Já falamos sobre a limpeza da primavera no jardim, faz tempo. Agora vou detalhar 10 dicas para manter o jardim na primavera. Afinal, a estação das flores merece uma ajuda!

10 Dicas para manter o jardim na primavera - jardim florido
DepositPhotos

10 Dicas para manter o bgremover.htmljardim na primavera

1) Faça podas de contenção e limpeza retirando galhos secos, brotos ladrões e ervas daninhas ou invasoras. Não faça podas radicais.

poda de galhos secos
DepositPhotos

Aproveite também para tratar doenças nas plantas, escorar arbustos que cresceram e manter cercas, treliças, comprar novas ferramentas, vasos, etc.

2) Essa é uma boa hora para mudar de posição as plantas que desejar. Elas vão se adaptar mais rápido.

Mulher com vaso de plantas florido e regador
DepositPhotos

3) Nos canteiros, hortas e principalmente se tiver grama dê uma boa observada: Retire ervas daninhas maiores e faça uma aeração:

A grama acumula raízes e palhas e, com o pisoteio, passagem de carros, etc, acaba que a terra fica compactada, não permitindo que água e nutrientes penetrem o solo.

aeração de grama
DepositPhotos

Para resolver isso, para a grama, ao menos uma vez por ano, na primavera ou verão, é preciso criar pequenos “buracos” nesse solo. É a chamada aeração, que deve ser feita com o solo úmido, usando um ancinho, garfo de solo, sapatilhas de pregos ou equipamentos específicos.

Depois da aeração, deixe a grama descansar por um ou dois dias e depois limpe e adube.

regando a horta
DepositPhotos

Já as hortas e canteiros devem ser aeradas sempre que renovar plantas. Depois dela, adube e cubra com cobertura morta.

4) Nunca é tarde para fazer uma adubação no solo e planta a planta em vasos, de acordo com as suas necessidades. Use adubo orgânico (humos de minhoca, farinha de osso, torta de mamona, etc) e/ou preparados como bokashi.

adubo orgânico
DepositPhotos

Sempre misture bem com a terra do vaso ou canteiro – você pode também trocar toda ou parte da terra – e use os adubos de acordo com o informado nas embalagens.

5) As regas devem começar a ser menos espaçadas conforme o Sol vai ficando mais forte. O ideal é molhar as plantas no início do dia, no máximo até as 10 horas da manha e mais cedo se as plantas estiverem secas. Se necessário, regue novamente ao final da tarde.

regando as plantas
DepositPhotos

6) A primavera é uma boa época para plantar em geral. Seguem algumas plantas sugeridas, mas observe se as condições do seu jardim são boas para elas:

Íris, calandra, azaleia, primavera, lantana, camarão amarelo, alyssum, cravina, lavanda, ixora, tagetes, alamanda, frésia, vinca, hibisco, crista-de-galo, prímula, jasmim, crisântemo, dama da noite, girassol, clívia e mais:

Dalia, azaleia, primula e lirio
DepositPhotos

Camélia, rosa, dedaleira, lágrima de cristo, narciso, orquídea, violeta, estefânia, gérbera, hortênsia, kalanchoe, helicônia, dracena, boca de leão, cróton, cheflera, abacaxi roxo.

Compre em mudas para crescerem e florescerem mais rápido.

Petúnias, gladíolos, dálias e plantas floríferas anuais podem ser replantadas. Você também pode fazer seu gramado na primavera.

Clivia e dedaleira
DepositPhotos

7) A primavera é também perfeita para fazer mudas por touceira ou estaquia (calypha ou rabo de galo, coleus, etc).

8) Tenha cuidados especial com as pragas na primavera: Cochonilhas, pulgões e ácaros se propagam com rapidez nessa época.

9) O site sítio da Mata dá uma lista do que plantar na primavera na horta e no jardim por região:

Região Sul: Abóbora, Berinjela, Cenoura, Melancia, Mostarda, Pimentão, Tomate

Região Sudeste: Espinafre, Jiló, Mamão, Maracujá, Melancia, Melão, Salsa

Região Centro-Oeste: Coentro, Feijão – em vagem, Jiló, Melancia, Quiabo

colhendo alface
DepositPhotos

Região Nordeste: Abóbora, Aipo,Cenoura, Morango, Pepino, Pimentão, Quiabo, Tomate

Região Norte: Abóbora, Alface, Maxixe, Melão, Pimenta Caiena, Tomate

10) Continue mantendo seu jardim, observando suas necessidades, se aparecem pragas e curta cada florzinha que aparecer como se fosse a única!!!!

Obs.: Todas as fotos são do nosso Parceiro br.depositphotos.com

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui