As plantas com flores brancas iluminam qualquer jardim. Como a tinta branca faz na decoração, as plantas com flores brancas dão um descanso para o olhar, permitindo que as demais cores de flores sejam enfatizadas. Nosso país tem uma grande variedade de plantas com flores brancas, tanto nativas como adaptadas aos nossos climas. Vamos ver 10 plantas com flores brancas!

Dentro de casa elas alegram e dão a sensação de tranquilidade e frescor. No Jardim, chamam sempre a atenção e muitas perfumam o ar com aromas inebriantes!

10 Plantas com flores Brancas

1) Jasmim – Existem mais de 200 espécies de jasmins (a família Oleaceae), todos com seu perfume peculiar. Ele é originário de países do sul da Ásia, Oceania e parte do Oriente Médio

jasmim officinale ou jasmim branco - 10 Plantas com flores Brancas
Jasminum officinale Fotos: wIkipedia e carbethplants

Entre os jasmins brancos, os mais comuns por aqui são: Jasmim branco ou comum (Jasminum officinale), Jasmim espanhol (Jasminum grandiflorum) – Variação do officinale com aroma mais suave. Veja esse texto sobre o jasminum grandiflorum. Jasmim-árabe (Jasminum sambac), que tem flores pequenas e Jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum).

Jasminum grandiflorum ou Jasmim espanhol
Jasminum grandiflorum ou Jasmim espanhol Foto: Biologiadapaisagem

Em geral, os jasmins são trepadeiras bem ramificadas que crescem rápido, tem perfume doce e dão flores em abundância. Aceitam Sol pleno (em clima ameno, mais para o Sul do Brasil) ou meia sombra. São muito usados em pergolados, cercas, treliças e vasos que devem ser profundos.

Jasmim-árabe  ou Jasminum sambac
Jasmim-árabe ou Jasminum sambac Foto: Thesiagarden

O solo deve ser rico em matéria orgânica, não pedregoso, bem drenado e irrigado em intervalos regulares quando estiver seco. Adube a planta com fertilizante orgânico no final do inverno ou início da primavera.

Não gostam de geadas, solos salinos nem ventos ou calor fortes. Precisam de podas de condução e limpeza anual e as mudas podem ser feitas por estaquia dos ramos depois da floração. 

Jasmim-dos-poetas ou Jasminum polyanthum
Jasmim-dos-poetas ou Jasminum polyanthum – Foto: Ciprest / Gustavo Giacon

Observação: O Jasmim-manga e a Dama da noite não são jasmins e são tóxicos.

2) Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii) –  A segunda das 10 Plantas com flores Brancas, além de possuir uma “flor” branca e ser bonito, o lírio da paz é purificador de ar. Já falamos do lílio da paz por aqui.

3) Angélica (Polianthes tuberosa) – Nativa do México, tem flores brancas em formato de espiga, folhas finas, parecidas com capim nos maciços, sem caule e com até 80 cm de altura.

Suas flores, que duram bastante e aparecem na primavera e outono, tem um perfume que é suave de dia e mais forte à noite (evite em quartos). A planta é usada em maciços, bordaduras de caminhos e em vasos a pleno Sol.

angelica ou polianthes-tuberosa
angelica ou polianthes-tuberosa foto Flores e Folhagens/ Cristina Braga

Ela precisa de solo rico em matéria orgânica e bem drenada. Misture farinha de osso na terra dos vasos e canteiros. Regue quando estiver com a terra seca e evite o excesso de água e adubo. Faça sempre a limpeza das flores mortas.

Ela é reproduzida por separação dos seus bulbos (plantar com a ponta para cima no início da primavera, depois que as folhas secarem). De cada bulbo nasce uma haste de flor no ano. Guarde os bulbos em local seco e fresco durante o inverno. Replante-os para ter sempre essa flor no seu jardim.

4) Copo de Leite (Zantedeschia aethiopica) – Nativa da África, a copo de leite tem flores brancas (na verdade, folhas modificadas) que parecem um cálice branco, muito bonitas e perfumadas. Os pendões do meio da flor são tóxicos para pessoas e animais.

Pode ser cultivada no jardim em grupos ou vasos grandes de barro, nas janelas e em jardins de inverno, em solo rico com terra misturada com húmus de minhoca ou outro composto orgânico.

Copo de Leite -Zantedeschia aethiopica
Copo de Leite -Zantedeschia aethiopica Foto: J. Parkers

Para plantar compre os rizomas ou plantas já em vasos. O solo deve estar sempre um pouco úmido e bem iluminado (4 horas de Sol em clima ameno). Ela não gosta de muito calor nem vento ou água em excesso, mas tolera bem o frio). Evite molhar as folhas e flores na rega.

Cresce até uns 90 cm. Suas flores podem aparecer todo o tempo quando ela está saudável. Retire sempre flores, folhas e galhos mortos. Estando em vasos, no outono leve-a para o interior e replante no ano seguinte.

5) Gardênia (Gardênia jasminoides) – Essa linda perfumada como o jasmim, gosta de algum sol (meia sombra), umidade e terra rica em matéria orgânica, ácida, argilo-arenosa, bem drenada.

Gardênia Gardênia jasminoides
Gardênia Gardênia jasminoides Foto: xeraplants

Pode chegar a 2 metros de altura. Não suporta geadas, ventos nem frio intenso ou baixa umidade. Prefere Sol no clima ameno e a meia sombra em locais quentes. Floresce no fim da primavera até o verão. Como seu perfume é forte, evite plantar perto de quartos. Faça podas de limpeza após a floração.

O solo deve ser mantido úmido mas nunca encharcado. Não molhe as flores. Adube com humos de minhoca de 3 em 3 meses. Ela se multiplica por estacas verdes das pontas dos ramos.

6) Camélia (Camellia japonica) – Esta arvoreta (pode chegar a 2 m ou mais de altura) se sente melhor onde as temperaturas são mais amenas, onde pode ser plantada sob Sol Pleno ou meia sombra, em solo rico em matéria orgânica, levemente ácido.

Camélia Camellia japonica
Camélia Camellia japonica Foto Jardiland

Elas toleram geadas e frio, mas não gostam de muito calor. O solo deve ser bem drenado e mantido levemente úmido. A época de floração depende do clima, mas, em geral, no outono e inverno e suas flores duram muito tempo.

A adubação pode ser feita com composto orgânico e farinha de ossos ou adubo específico para ela, no início da primavera.

7) Rosa Branca (Rosa alba L.) – Há rosas de toda a cor e tamanho, podem ser arbustos, trepadeiras e rasteiras, mas basicamente, necessitam de cuidados similares. Veja o post sobre como plantar e cuidar das rosas.

Rosa Alba
fitoterapiabrasil

8) Plumeria ou Jasmim do Caribe (Plumeria pudica) – Outro arbusto com belas flores brancas, que chega até a 3 metros de altura. As flores aparecem quase todo o tempo em formato de buquê.

Ela pode ser plantada isolada ou em maciços e até em grandes vasos, em pleno Sol, solo rico em matéria orgânica misturada à farinha de ossos e, como sempre, bem drenado. Deve ser adubada com composto orgânico no início da primavera, para florir bastante,

Plumeria ou Jasmim do Caribe Plumeria pudica
Plumeria ou Jasmim do Caribe Plumeria pudica Foto Revista Natureza / Valerio romahn

Regue moderadamente. Ela suporta seca e pode ser plantada até no solo pobre. É bastante resistente. O arbusto não ocupa muita área sendo ótima para corredores laterais estreitos e cercas.

9) Margarida – (Bellis perennis – bonina) – Muito fácil de cuidar, a margarida é aquela flor que nos faz abrir um sorriso ao vê-la. Singela e delicada, vai bem em vasos ou canteiros.

Existem centenas de espécies de margaridas. Estou falando aqui dessa espécie, muito usada em bordaduras e maciços, mas muitas outras tem manutenção similar.

Plante na primavera em meia sombra ou Sol pleno em locais de clima mais ameno. Ela não gosta de frio nem tolera geadas.

Margarida Bellis-perennis
Margarida Bellis-perennis Foto plantasflores

O solo deve ser rico em matéria orgânica, mas ela é bastante resistente aos diversos tipos de solo, desde que sejam bem drenados. Não aceita encharcamento, mas gosta de água todo dia, de manhã ou à noitinha.

Pode entre junho e agosto e retire as folhas secas sempre. Replante após a floração em terra nova. Suas flores aparecem abundantemente no verão e no outono e são duráveis.

10) Clematis (Clematis x hybrida) – E mais uma trepadeira de meia sombra ou Sol pleno em clima ameno, que pode chegar a 3 metros, com inúmeras variedades, algumas arbustivas.

clematis-clematis-hybrida
clematis-clematis-hybrida Foto floresefolhagens

Suas flores adornam e perfumam cercas, treliças, pérgulas, muros e até árvores, chamando a atenção dos beija-flores e borboletas. O solo deve ser fértil, solto, com matéria orgânica, bem drenado e mantido levemente úmido.

Ela não gosta de seca, calor demais e geada. Mas gosta do frio. Conforme envelhece fica mais forte e rústica. Adube anualmente, pode após a florada e proteja o solo com uma cobertura (que pode ser de pinos ou palha).

Gostou dessas 10 plantas com flores brancas? Comente, compartilhe! E tenha um lindo jardim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui