Simples Decoração - Porque o bom é simples

Bebê

O Quarto do Bebê:

O silêncio, a tranquilidade  e a limpeza são os itens principais. As cores devem ser relaxantes, pastéis preferencialmente. Azuis, lilases, verdes são bem vindos. O piso deve ser  fácil de limpar e antiderrapante.  Boa Ventilação e Temperatura agradável.

Deve-se pensar em áreas para cada atividade: amamentar, dormir, trocar roupa, dar banho em banheira (se não houver ambiente específico para isso),  guardar produtos, roupas e acessórios, talvez uma cama extra…

limaonagua quarto-bebê-moderno-cinza-1

O ponto principal é o berço, que deve estar perpendicular à parede, de forma que possa ser acessado pelos 2 lados. Ele deve ser arejado e sem vãos grandes que possam prender as mãos, pés ou cabeça do bebê.  Estrado regulávelalmofadas amarradas nas grades do berço são boas idéias   E não esqueça o mosquiteiro do berço.

sweetiepiepunpkinNoodle70_zhJEL1ZM_c-332x500

Prefira nos tecidos produtos naturais, como algodão.  Esteja atento a correntes de ar (por ex.: o berço na direção da porta e da janela – Coloque-o longe da janela e perto do armário. Uma cômoda ao lado do berço pode guardar as fraldas e roupas. Uma comodidade são as cômodas com acolchoado na parte superior (trocador).

Os produtos usados na limpeza do bebê devem ficar tbém nesta cômoda em algum recipiente especial para isso (uma cesta, caixa, etc).

thebooandtheboy 13

A poltrona para amamentação deve ficar oposta ao armário, no mesmo lado da cômoda. Escolha um modelo confortável, com encosto alto e laterais de apoio.

Se houver uma cama para acompanhante, esta poderá ficar perto da janela. Perto dela uma mesa de apoio para as mamadeiras e outros acessórios.

108-decoracao-para-bebe-em-rosa

Os móveis não devem possuir quinas e arestas. Tapetes e carpetes não são recomendados. Use pinturas atóxicas.

No piso, material vinílico acolchoado, formipiso branco ou piso flutuante claro.

Evite  revestimentos que acumulem (ou escondam) a poeira e sejam difíceis de limpar. Tecidos grossos e pesados para cortinas, por exemplo, não são uma boa idéia. Assim como muitos elementos, bichos de pelúcia, etc.

thebooandtheboybkids_typepad-369x500

É importante pensar em uma decoração que possa acompanhar a evolução da criança por uns 3 ou 4 anos, quando o berço se tornará uma cama, a cômoda e a poltrona, uma mesa para brincadeiras e estudo, devendo ainda existir um lugar para guarda de brinquedos, além de algum espaço livre para que a criança possa brincar.

 

thebooandtheboy13

Medidas:

Berço: largura 70cm profundidade 1,40 cm; Com rodízios (e travas de segurança)  quando o quarto é pequeno. Estrados e grades reguláveis (minimo de 60cm de altura)   Cômoda: largura 1,20 profundidade 60 cm, altura ideal: rente ao cotovelo da mãe quando é usada tbém para troca de fraldas.

Poltrona: largura 70cm e profundidade 70cm ; Cama : largura 90 cm profundidade : 1,90; Armário : Largura 70 cm profundidade 90 cm ;Mesinha: diâmetro: 60 cm; Espaço mínimo de 60cm entre as peças.

Comentários:

karla · 21 de abril de 2012 às 15:02

Rosana, o quarto do meu bebê é 2 x 2,50. Muiiito pequeno. Fora o berço, pensei em só ter um armário. O q VC acha? Me dá um help.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 15:03

Oi, Karla,
Se o berço tiver um trocador acoplado OU vc instalar um que possa ser fechado (preso à parede) quando não estiver sendo usado e vc conseguir acrescentar uma poltrona bem pequena para amamentar, está completo.
bjo
Rosana

Josefa maria · 21 de abril de 2012 às 18:24

Boa noite. Achei muito útil a postagem me ajudou bastante, mais fiquei com uma dúvida, qual a distância entre a cômoda e a prateleira q ficará acima da cômoda?? E acima da prateleira um nicho?…

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 20:12

Oi, Josefa!
Depende da profundidade da prateleira e da cômoda. Qto maior a diferença entre elas (quer dizer, qto mais estreita for a prateleira e mais profunda a cômoda) mais baixa a prateleira pode ser. E ela não pode ficar tão alta que seja difícil vc alcançar. Ela tem que fica em uma distância tal que não atrapalhe o seu trabalho – no caso deste ser o lugar onde vai colocar o trocador. Não há uma medida exata. Teste a prateleira a uma altura (por ex: 50cm acima) e veja se ao se debruçar para trocar o bebê ela não vai atrapalhar.
bjo
Rosana

Taty · 21 de abril de 2012 às 01:41

Desejo saber se posso colocar uma prateleira na altura d 1metro para colocar o kit higiene e abajur?
Não comprarei cômoda e sim um guarda roupa.
Penso se depois ele poderá bater a cabeça quando estiver maiorzinho?
Por isso pensei em uma altura d 1metro.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 16:34

Oi, Taty,
Neste momento, se a criança ainda é bebê, vc tem q se preocupar se vai lhe atrapalhar. Depois, conforme a criança for crescendo, vc pode mudar a prateleira de posição, certo ?
bjo
Rosana

Ana Luiza Pizzatto · 21 de abril de 2012 às 08:55

Bom dia! Estou tentando montar o quartinho do meu bebê Antônio. Por enquanto tenho o berço e a cômoda (são de imbuia) o marceneiro está terminando o armário. Comprei um kit berço verde clarinho com bege com o tema de ursinho. Tem tbm 2 nichos e uma prateleira. Gostaria de dicas de como combinar mais cores. Para deixar um quarto mais aconchegante e fofo… Obrigada.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 11:43

Oi, Ana!
Envie e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br com fotos para ver como posso lhe ajudar, ok ?
abs
Rosana

Maria Micheli · 21 de abril de 2012 às 11:06

Estou grávida e nao tenho um quarto extra pra o bebe! Vou colocar pra dormir no meu quarto,ha comprei o bercinho meu quarto de espaço de sobra pra colocar um quarda roupa . Como faço pra combinar
Pq meu quarto ja tem um quarda roupa q e o do casal .

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 20:59

oi, Maria,
Não tenho certeza, mas me parece que vc já tem um guarda roupa e quer colocar outro para o bebê, é isso?
Se for, sugiro que vc combine o guarda roupa com o berço, pois imagino que o berço e o guarda roupa vão tipo formar um mini ambiente separado no seu quarto, certo ? Agora, se o guarda roupa for ficar mais ao lado do seu guarda roupa que do berço, sugiro seguir o estilo dele.
bjo
ROsana

Mirian · 21 de abril de 2012 às 22:49

Tenho uma dúvida estou montando o quarto do meu futuro bebê
Irei fazer um guarda roupa planejado de 2 portas pois o quarto não è muito grande.
Será que fica estranho e perigoso colocar duas portas de correr de espelho???

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 20:48

Oi, Miriam,
Enquanto ele for bebê, não será. Mas qdo crescer, sim, vejo problemas…. Entao, será que não dá para fazer meia porta com espelho , por exemplo ?
bjo
ROsana

Suellen · 21 de abril de 2012 às 21:46

Olá, estou montando o quartinho da minha bebe e estou com uma dúvida. O berço que comprei tem pés quadrados e tem 83 cm de altura. E estou com dificuldade de encontrar cômodas na mesma altura. Amei uma cômoda com pés palito e com 1m de altura. Será que irá ficar estranho no quartinho?

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 17:22

Oi, Suellen,
As alturas devem ser as mais confortáveis para você em cada função que estiver realizando. Quer dizer, se vc vai colocar o trocador acima da cômoda é importante que esta altura seja boa para vc cuidar da sua bebe com conforto. Se não tiver trocador acima, a altura não é tão importante assim.
Na questão se vai ficar bem ou não juntas o importante é que tenham o mesmo estilo ou materiais / cores em comum (ao menos um dos dois). Se eles não tiverem nada a ver um com um outro vai ser bem mais difícil combinarem. Cuidado que pé palito, às vezes fica um pouco para fora e ocupa mais espaço.
bjo
ROsana

Esther · 21 de abril de 2012 às 10:42

Estou fazendo o quarto da minha pequena de 2 anos
Todas as peças queria colocar a mão para facilitar seu acesso. Qual seria a altura ideal?
Vou colocar nincho e prateleiras acima de uma mesa. Devo colocar em qual altura?

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 18:54

Oi, Esther,
É fácil saber pela própria altura da sua filha. Coloque o acesso às coisas em uma altura que seja um pouco mais alto que o braço dela dobrado, entende? Mas o que sugiro é que pense em móveis que possam ser movidos na altura de forma que acompanhem o crescimento dela. Assim a decoração vai durar mais tempo e vc economizará.
bjo
Rosana

DAIANA · 21 de abril de 2012 às 14:16

ola, estou com muita duvida na decoração do quartinho do Arthur que nasce em abril, devido as cores, por exemplo moveis brancos,protetor de berço verde claro,kit higiene turquesa, estou em duvida qual o cor colocar na parede, cortina,cadeira de amamentação,sendo a almofada de amamentação que ganhei listra cinza.
poderia me fornecer alguma dica.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 11:39

Oi, Daiana,
Sugiro cores leves, tipo off white cinza (quase branco). Cortina pode ser cinza ou um tecido listrado ou não em fundo cinza e desenhos verdes. Cadeira verde clara tbém e pequenos detalhes (moldura de quadrinhos por ex, em turquesa). Mas há diversas opções… Pense em cinza ou bege, verde ou azul, e um pouquinho de turquesa.
bjo e Felicidades!
RO

greice · 21 de abril de 2012 às 14:02

ola estou.gravida de meu pequeno joao pedro o quarto dele vai ser dentro do meu quarto ai meu.guarda roupa e de madeira claro qual cor do movel do bebe devo comprar para conbinar com os moveis do meu quarto

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 20:09

Oi, Greice!
Compre móveis claros como o seu guarda roupa ou brancos.
bjo
Ro

Deixe o seu comentário!