Área super importante da casa, a sala de estar pode servir para diversas atividades: ver TV, ouvir música, bater papo, descansar, ler, namorar… E, além disso, é o espaço social da casa, onde vc recebe seus amigos e família. Logo, deve atender a todas as necessidades funcionais além de mostrar um pouco da personalidade dos donos da casa, dar as boas vindas, com aconchego, elegância e conforto.

Use as fotos abaixo para observar detalhes que tenham a ver com vc e que possam ser adaptados à sua sala de estar ou área de descanso. Veja  o “clima” que cada foto lhe passa e pense nas características que o ambiente tem para lhe passar este “clima”: as cores, a combinação das cores, os revestimentos, as texturas, o estilo dos móveis, a organização destes, os objetos de decoração, a iluminação…  O que cada elemento está acrescentando à decoração, como ele interage com os demais elementos, tudo isso é importante para decorar e para encontrar o SEU estilo na decoração.

zhushsalaescura

Parede e piso negros; tapete, sofá, luminária e fundo do quadro claros. A sala super iluminada permite. Almofadas repetem cores do quadro. Observe o teto.

thesomedayblog1

Verde, azul, amarelo – impacto e frescor. Observe o teto.

vtwonensala

Cores suaves, claras, texturas, linhas sinuosas e móveis relaxantes. Veja o toque de dourado e o piso azul claro, quase cinza

videcorando

Cores neutras e aconchegantes, iluminação indireta , toques de rosa e azul

tranquiltownhousesalacolor

Muita cor, muita luz, muito branco – Alegria

onetogosala1

O grande espaço e luz são compensados pela parede em tom mais escuro e iluminação indireta para trazer mais calor à sala

thediversionprojectsala1

Ambiente divertido e lúdico – Sofá vermelho com florzinhas, luminária “bailarina”, desenhos na janela

romremixsala

 Azul e amarelo, luminária vintage, poltrona e estante atuais: Atualização no design – Brincar de misturar

roxxnwordpresssala1

Romantismo jovial nas listras e flores;

thecitysagesalavermelho

Luz com sensualidade no branco e vermelho profundo. O móvel atrás acrescenta romantismo ao design de linhas retas

velvetandlinensala

Sofisticação nos cinzas, vibração nos amarelos e vermelhos. O quadro nasceu para esta parede..

Dos sites e blogs: velvetandlinen, thecitysage, roxxn, roomremix, thediversionproject, thingsthatinspire, onetogo, tranquiltownhouse, videcorando, thezhush, thesomeday e vtwonen

59 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Eliane
    Todas as cores que vc falou são neutras. Logo, não há problema… Vc pode por exemplo, usar as cores do quadro como inspiraçaõ para os móveis e objetos. Ou pode escolher umas 2 ou 3 cores de sua preferência, acrescidas do branco e preto, e decorar toda a sala com estas cores. Vc pode, sim, usar uma cor diferente na parede do aparador. Escolha uma cor tbém neutra, tipo um bege ou marrom claro, ou cinza, por exemplo. Não use uma cor muito forte para continuar tendo liberdade de colorir do jeito que quiser nos detalhes.
    bjo
    Rosana

  2. Olá,
    Estou querendo mudar minha sala de estar, mas quero aproveitar o que já tenho.
    Penso em mudar a cor do sofá, mas não sei qual.
    Tenho um aparador castanho e preto, mesa de centro e mesinha lateral preta.
    Acabei de ganhar um quadro colorido de 1,00cm x 0,70cm. Meu piso é beige marmorizado. As paredes são brancas.Será que poderia usar a parede do aparador com uma cor diferente? Veja quantas dúvidas! Obrigada pela ajuda!!!!

  3. Oi, Emilse,
    Branco combina com tudo, mas suja muito facilmente tbém… Então, que tal um bege ou marrom clarinho ou cru ?
    bjo
    Rosana

  4. Boa Noite, gostaria de saber se você vai até o local e presta assessoria na decoração, gesso, piso etc.

    Grata

  5. Gostaria de algumas dicas, minha sala tem 20m2, estou colocando piso ( tipo tabua corrida no tom marron escuro ) Pergunto qual a cor ficaria melhor no sofá , estou pensando em branco , já que minhas cortinas tambem são brancas e os móveis marron escuro,, será que combina !

  6. Oi, Simone,
    Pode pode, mas tem que combinar. Sugiro, para facilitar, que as poltronas sejam iguais e com cores diferentes. O sofá pode ser estampado e as poltronas terem 2 das cores da estampa do sofá.
    bjo
    Rosana

  7. Oi, Rosana (ou dra.Nadia??)
    Então, faltam toques de cor no seu apto. Sugiro que os quadros sejam bem coloridos, que tenham vermelho, verde, azul, laranja. E que vc use estas cores para os demais objetos que vai espalhar pela sala.
    No mais, parece que está bem legal
    bjo
    Rosana

  8. Oi, Miriam,
    Para clarear a sala, use off white tendendo para amarelo muuuuuito leve nas paredes. Os acessórios devem combinar com o sofá (não sei a cor) e use branco neles tbém.
    bjo
    Rosana

  9. Oi, Marilda,
    As 3 cores que vc sugeriu são neutras e ficariam bem, mas como todas as cores que vc tem na sala são tons quentes, eu escolheria o bege. Se quiser dar um tom mais ousado, um azul médio ficaria ótimo tbém, além de trazer cor à sala. O tapete pode ser em marrom médio ou cru. E as cortinas podem ser em marrom claro Ou , se quiser ousar um laranja que não seja forte, mais acinzentado.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Tarcyana,
    com O espelho atrás do sofá vc tem que ter cuidado com a altura onde ele começa para evitar acidentes e a prateleira em vidro ficaria leve. Provavelm, uma boa idéia.
    abs
    ROsana

  11. oi, Elda,
    Vc só falou da cor do sofá, que é neutro, logo, permite qquer cor. Mas não sei de que cor são seu piso ,os demais móveis, cortinas, etc, quer dizer, fica dificil! Mas considerando somente o cinza e preto, vc pode usar cinza bem clarinho quase branco ou um bege bem claro nas paredes (se quiser uma base neutra para colorir com almofadas e objetos). Se quiser que a parede do sofá seja o destaque, vc pode usar um vermelho mas que não seja vivo demais. Se achar o vermelho muito forte, um azul tbém fica super bem com o cinza.
    bjo
    Rosana

  12. olá! eu posso colocar um sofá de 3 lugares em uma cor , e duas poltrona de cores e modelos diferentes,obrigada.

  13. Rosana, estava precisando de umas dicas:
    Estou mobiliando meu apt novo, pela 1ª vez e estou com duvidas na sala. Meu sofá e bege claro e a parede logo atras é um tom parecido com mostarda, tenho um puff retangular bege tb, o piso é branco, a sala é pequena. Mandei projetar os moveis, mas ainda nao escolhi as cores. Queria comprar o tapete, mas nao sei a cor que combina e nem os quadros, pois queria colocar uns dois atras do sofa,nessa parede mostarda, tb nao sei o tamanho. Ganhei o centro de mesa que tem uma base de granito branca com pintinhas leves pretas, o tampo é de vidro. A sala de jantar fica ao lado e tb ganeuri a base do mesmo material da mesinha de centro. A parede da sala de jantar tb é da mesma cor da sala, pois ficam no mesmo ambiente, coloquei até o puff para dividir o ambiente. Por favor, me ajude. Estou tão confusa. Bjs

  14. Olá, estou totalmente perdida, os móveis da minha sala são imbuia com preto e eu não sei que cor devo pintar as paredes e nem de cor os acessórios de decoração,pois já que os móveis são escuros ,não sei qual cor para combinar, se puder me dê uns toques! grata…

  15. Oi, Camila,
    Com a parede vermelha, vc pode usar mais cores sim, mas não muitas. Se quiser um ambiente mais sério e sofisticado, use branco, cinzas e azuis acinzentados. Se quiser dar um tom mais alegre, use tons quentes, como laranja e amarelo por exemplo. Mas não demais.
    bjos
    rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui