Simples Decoração - Porque o bom é simples

Sala de Estar

Decoração – Usando o vermelho em qualquer estilo

Resolvi falar do uso das cores em estilos de uso de cores diferenciados – O que quero dizer com isso ? É que cada pessoa tem um jeito de usar as cores e isso tem influência –  ou é influenciado, sei lá – pelo estilo de decoração que lhe agrada.  Vou usar como exemplo o vermelho que, pelos comentários que recebo, é uma cor que muita gente quer mas tem mêdo de usar. Então vão aqui minha teoria maluca, meus palpites e alguns exemplos:

1) Estilo “comportado”

Eu adoro inventar nomes e “estilos”, liga não. O “comportado” seria aquele mais clássico moderno, com puxada para cores neutras, nada “Tamrám!”, nenhum modismo exagerado, a pessoa quer um clima tranquilo, tipo assim :]

Se vc é fã deste estilo, mas deseja um pouco mais de calor e alegria (uma especialidade do vermelho), vá colocando vermelho em uma almofada aqui, um objeto ali e veja qual é o ponto ótimo para vc – cada um tem o seu! – Observe tbém o tom do vermelho. Há os mais vivos, os atenuados, os fechados, os quase marrom, os quase rosa … e cada um traz uma sensação diferente, indo do “grito de alegria e juventude” até o “sussurro da sensualidade” (hoje estou meio poeta.. rs!)

Todos os vermelhos ficam muito bem com os tons neutros.

       

2) Estilo “comportado meio rebelde”

Este é aquele “estilo’ que podia ser “comportado”, mas tem uns “atos de rebeldia”  aqui e ali. Quer dizer, algumas ousadias mais fortes, seja no design dos móveis, nas cores, na distribuição, na mistura de épocas, em detalhes descontraídos ou humorísticos enfim, tipo assim :]

Pessoas que eu encaixaria neste “estilo” gostarão de usar o vermelho acrescido de outras cores em tons fortes (no máximo 2) – como amarelos, azuis, verdes –  e de forma mais marcante, mas mantendo o controle com branco/neutros e elementos “comportados”.

Se vc tem tudo a ver com este “estilo”, tenha cuidado, principalmente em ambientes pequenos! Coloque as suas cores fortes em itens menores e escolha uma delas para ser a cor mais usada. E pense em ter uma ou mais áreas neutras (paredes, piso, tapetes, grandes móveis). Assim vc poderá usar suas cores fortes com maior liberdade.

     

3) Estilo “rebelde total”

Este é aquele “estilo” que gosta mesmo é de um arco íris. A tendência é que os ambientes sejam mais despojados, descontraídos, misturados, com muitas cores diferentes, design mais arrojado, coisas “da moda” (atualmente, sustentabilidade, artesanato, faça vc mesmo, reciclagem…), tipo assim :]

Se vc se sentiu confortável com este “estilo” , faça como os exemplos acima: Base neutra em grandes áreas (paredes / piso / teto). Assim vc pode encher a mão de tinta e sair por aí colorindo tudo! E sempre pense em uma cor que tenha presença mais marcante no ambiente.

       

É claro que a teoria acima foi inventada por mim agora, sem nenhuma base científica e nenhum fundamento. Esta foi só uma forma de mostrar como podemos usar as cores nos ambientes, mesmo muitas cores e mesmo em ambientes pequenos.

Fotos dos sites e blogs: Thedesignerpad, casa abril,prettyspace, umbrinco, casaejardim, thedesign-files, youquesedreams, achadosdedecoração, cafofofino,  e mdemulher.

Posts relacionados

Comentários:

rosanafe · 07 de novembro de 2011 às 18:03

Oi, Michele,
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Lucilene · 07 de novembro de 2011 às 10:11

Ola Rosana, ja te escrevi começo deste mes, mas não consegui achar resposta, também enviei um e-mail , mas deve ter sido o tamanho dele e por isso vc não me respondeu,rsrs. Vi esta mat´ria sobre o vermelho e minha pergunta tem tudo a ver , mas ainda to na dúvida. Será que posso usar um tapete vermelho na minha sala de estar que mede 2,00X3,00X4,90m, se meus móveis são em tons branco, bege, canadian e as paredes estão todas brancas? O que me sugere? Aguardo as sugestões.

rosanafe · 07 de novembro de 2011 às 19:50

Oi, Lucilene,
Acho que já lhe respondi, mas … Sim pode colocar vermelho, mas não um vermelho vivo demais, escolha um tom mais fechado
bjo
rosana

maricelia · 07 de novembro de 2011 às 16:54

Será que uma parede com textura ficaria bonita pintada na cor vermelha cereja com tendo um sofa na cor marrom escuro?

Rosana Silva · 07 de novembro de 2011 às 14:24

Oi, Maricelia,
Em geral, eu não uso cores fortes em paredes com textura, pq a textura já é o bastante para chamar atenção para a parede. Escolho uma cor um pouco mais clara ou mais escura que a cor das demais paredes (sendo neutras) ou uma cor neutra mesmo. Mas se vc deseja colocar o vermelho cereja mesmo,o marrom não fica ruim, ainda mais se for um chocolate, por exemplo. Mas acrescente cores claras e mais leves no ambiente.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!