Resolvi falar do uso das cores em estilos de uso de cores diferenciados – O que quero dizer com isso ? É que cada pessoa tem um jeito de usar as cores e isso tem influência –  ou é influenciado, sei lá – pelo estilo de decoração que lhe agrada.  Vou usar como exemplo o vermelho que, pelos comentários que recebo, é uma cor que muita gente quer mas tem mêdo de usar. Então vão aqui minha teoria maluca, meus palpites e alguns exemplos:

1) Estilo “comportado”

Eu adoro inventar nomes e “estilos”, liga não. O “comportado” seria aquele mais clássico moderno, com puxada para cores neutras, nada “Tamrám!”, nenhum modismo exagerado, a pessoa quer um clima tranquilo, tipo assim :]

Se vc é fã deste estilo, mas deseja um pouco mais de calor e alegria (uma especialidade do vermelho), vá colocando vermelho em uma almofada aqui, um objeto ali e veja qual é o ponto ótimo para vc – cada um tem o seu! – Observe tbém o tom do vermelho. Há os mais vivos, os atenuados, os fechados, os quase marrom, os quase rosa … e cada um traz uma sensação diferente, indo do “grito de alegria e juventude” até o “sussurro da sensualidade” (hoje estou meio poeta.. rs!)

Todos os vermelhos ficam muito bem com os tons neutros.

       

2) Estilo “comportado meio rebelde”

Este é aquele “estilo’ que podia ser “comportado”, mas tem uns “atos de rebeldia”  aqui e ali. Quer dizer, algumas ousadias mais fortes, seja no design dos móveis, nas cores, na distribuição, na mistura de épocas, em detalhes descontraídos ou humorísticos enfim, tipo assim :]

Pessoas que eu encaixaria neste “estilo” gostarão de usar o vermelho acrescido de outras cores em tons fortes (no máximo 2) – como amarelos, azuis, verdes –  e de forma mais marcante, mas mantendo o controle com branco/neutros e elementos “comportados”.

Se vc tem tudo a ver com este “estilo”, tenha cuidado, principalmente em ambientes pequenos! Coloque as suas cores fortes em itens menores e escolha uma delas para ser a cor mais usada. E pense em ter uma ou mais áreas neutras (paredes, piso, tapetes, grandes móveis). Assim vc poderá usar suas cores fortes com maior liberdade.

     

3) Estilo “rebelde total”

Este é aquele “estilo” que gosta mesmo é de um arco íris. A tendência é que os ambientes sejam mais despojados, descontraídos, misturados, com muitas cores diferentes, design mais arrojado, coisas “da moda” (atualmente, sustentabilidade, artesanato, faça vc mesmo, reciclagem…), tipo assim :]

Se vc se sentiu confortável com este “estilo” , faça como os exemplos acima: Base neutra em grandes áreas (paredes / piso / teto). Assim vc pode encher a mão de tinta e sair por aí colorindo tudo! E sempre pense em uma cor que tenha presença mais marcante no ambiente.

       

É claro que a teoria acima foi inventada por mim agora, sem nenhuma base científica e nenhum fundamento. Esta foi só uma forma de mostrar como podemos usar as cores nos ambientes, mesmo muitas cores e mesmo em ambientes pequenos.

Fotos dos sites e blogs: Thedesignerpad, casa abril,prettyspace, umbrinco, casaejardim, thedesign-files, youquesedreams, achadosdedecoração, cafofofino,  e mdemulher.

25 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Maricelia,
    Em geral, eu não uso cores fortes em paredes com textura, pq a textura já é o bastante para chamar atenção para a parede. Escolho uma cor um pouco mais clara ou mais escura que a cor das demais paredes (sendo neutras) ou uma cor neutra mesmo. Mas se vc deseja colocar o vermelho cereja mesmo,o marrom não fica ruim, ainda mais se for um chocolate, por exemplo. Mas acrescente cores claras e mais leves no ambiente.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Lucilene,
    Acho que já lhe respondi, mas … Sim pode colocar vermelho, mas não um vermelho vivo demais, escolha um tom mais fechado
    bjo
    rosana

  3. Ola Rosana, ja te escrevi começo deste mes, mas não consegui achar resposta, também enviei um e-mail , mas deve ter sido o tamanho dele e por isso vc não me respondeu,rsrs. Vi esta mat´ria sobre o vermelho e minha pergunta tem tudo a ver , mas ainda to na dúvida. Será que posso usar um tapete vermelho na minha sala de estar que mede 2,00X3,00X4,90m, se meus móveis são em tons branco, bege, canadian e as paredes estão todas brancas? O que me sugere? Aguardo as sugestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui