Quartos

Os quartos pertencem à área íntima e tem como função ser ambientes de tranquilidade, descanso, recolhimento e intimidade, além de guardar roupas e objetos íntimos em áreas específicas (Closets) ou não.  Há também as suites, onde se acrescenta um banheiro exclusivo.

Muitas vezes, hoje em dia, os quartos são pequenos até para sua função principal. E muitos, por desejo ou falta de opção, ainda tem áreas de trabalho – ideia que  considero ruim    devido à incompatibilidade entre descanso e trabalho.

É bem diferente decorar um quarto para uma só pessoa, um  casal, hóspedes, uma criança ou mais que uma criança. Desejos diferentes dificultam a decisão de decoração.

bebecriancaadolescenteBebê, Criança, Adolescente

O que é importante em qualquer quarto?

A Boa Ventilação, já que se passa muito tempo nele. Cuidado com fortes correntes de ar que podem prejudicar os mais sensíveis. Ventiladores de teto devem ficar no centro da cama (e não devem ser colocados presos somente a forros de gesso). O ideal é que o quarto seja iluminado pelo sol da manhã.

A Limpeza é essencial e para facilitá-la, além de evitar problemas alérgicos, não use pelúcia, acúmulo de brinquedos e objetos, tecidos pesados, tapetes grossos, etc.

Outro item que deve ser cuidado é a acústica; Preocupe-se com o ruído que entra ou sai do quarto para outras partes da casa ou exterior. As paredes não devem ser finas demais e  há muitos revestimentos que ajudam a evitar os ruídos indesejados (como cortiça, madeira, mantas acrílicas, etc).

Os comandos de iluminação e aparelhos devem ser acessíveis e confortáveis para quem está deitado. Na iluminação para leitura na cama de casal pense na pessoa ao lado:Ela não deve ser incomodada. Abajures e luminárias pequenas com braços giratórios e fixadas na parede são boas opções. Investir em dimmer é sempre uma boa ideia para iluminar de acordo com cada atividade.

quarto1

Casal, 2 Adolescentes, Hóspede

QUANDO O QUARTO É PEQUENO

Cama elevada pode ter um armário embaixo; Cama comum pode ter gavetas sob o estrado;

– Por mais que vc queira a maior cama possível, compre um tamanho menor e tenha espaço para circulação e, talvez, um móvel na lateral para sapatos, um cantinho de estudo ou beleza. Tenha, por menores que sejam, 2 criados mudos.

– Se  tiver que encostar a cama na parede, faça um lambri com MDF que pode ser revestido com espuma e tecido para não encostar o corpo na parede.

– Pense em porta de correr para o banheiro do quarto da suíte.

– TV no quarto (que eu detesto, mas..) sobre suportes presos à parede (que eu também detesto, mas..);

quarto2

Prateleiras no lugar de criado-mudo e arandelas presas às paredes; Prateleiras ou nichos na parede da cabeceira podem fazer o papel de mesas de apoio e guardar objetos de decoração, luminárias e livros.

– Use o espaço abaixo das janelas para móveis baixos;  Móveis com quinas arredondadas facilitam a circulação e evitam acidentes.

Boas medidas e ideias para guarda-roupas

– Analise tudo que vc tem,  doe o que não usa, não gaste o pouco espaço com o que não precisa. Doar é dar espaço para ter mais e melhor!

– Portas e tampos transparentes facilitam visualizar o conteúdo. Gavetas são para peças pequenas e coisas que não precisam estar à vista. Use divisórias internas: As meias, roupas íntimas e bijuterias ficam organizadas.

– Prateleiras são boas para sapatos e bolsas. As de correr facilitam o acesso; Portas ripadas evitam o bolor.

– Sapatos devem ficar separados das roupas, em compartimentos ventilados. Com prateleiras inclinadas ocupam menos espaço. Faça um móvel para isso embaixo da janela e coloque persianas ao invés de cortina até o chão.

quarto3Medidas importantes no guarda-roupa

– Profundidade: 60 cm com porta comum. 65 é o mínimo com porta de correr.

Maleiro: 30/40 cm de altura em armário com 65 de profundidade;

Ternos cabem em nichos com 1,10 a 1,30 de altura;

– Calças – 70/80 cm de altura; Camisas dobradas podem ficar em gavetas deslizantes com 10 cm de altura;

– Sapateira precisa de 34 cm de profundidade com alturas diferentes para botas, sapatos e sandálias;

– Prateleiras ou gavetas para camisetas com 20cm de altura e 32 cm para moletons e malhas , no mínimo.

1) Clique aqui para ver o Guia Quarto de Bebê

2) Clique aqui para ver o Guia Quarto de Casal

3) Clique aqui para ver o Guia Quarto de Crianças/Adolescentes

Comentários:

Livia · 21 de abril de 2012 às 14:26

Adorei o post, como explicou a importância do quarto em todos os casos, acho que além dessas dúvidas muitas pessoas também tem sobre qual colchão ter, porque o que adianta ter um belo quarto se seu colchão é péssimo né? Gostei bastante, só para ressaltar isso quero citar o Colchões
😀
Parabéns!

Responder

rosana · 21 de abril de 2012 às 19:24

Anotado, Lívia! Vou fazer um post sobre colchões!
bjo e obrigada!
Rosana

ANNA Paula · 21 de abril de 2012 às 14:53

Desejo decorar a varanda da minha casa. Nao irei fazer reforma. Ela está vazia e eu gostaria de saber qual seria a disposição dos moveis (gostaria de um sofá de fibra sintetica ou madeira, uma mesinha de centro, lateral), disposição de cachepo com planta ou um jardinzinho. . . Na verdade nao sei como decorá-la. Deve ter cerca de 40 m2. Poderiam me indicar algum decorador de interiores online que fizesse o layout ou projeto???

Responder

rosana · 21 de abril de 2012 às 22:58

Oi, Anna,
Escreva para mim (rosana@simplesdecoracao.com.br) mandando fotos do ambiente e se possível, a planta ou as medidas das paredes e posicionamento de portas e janelas.
Enviarei um orçamento para vc do projeto.
aguardo
abs
rosana

Andreia Almeida · 21 de abril de 2012 às 16:46

Adorei !

Responder

Mariana · 21 de abril de 2012 às 15:00

a opção de decorar com adesivos é muito prática e muito legal,pois dá pra soltar a imaginação e escolher a imagem que mais agrada,gostei muito do post!

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 16:51

Que Bom, Mariana!
Obrigada por comentar!
bjo
Rosana

Maria das Graças · 21 de abril de 2012 às 15:10

Rosana,

Boa tarde

Gostaria que me ajudasse a organizar o pequeno quarto de minha mãe que é idosa , mas pouco levanda.
metragem – larg. 2,53 m
comp. – 3,50 m
porta no comprim. com parede 1,40m

Tem uma cama box casal , pois não dorme sozinha.
Armario com metragem 1,25 x0,60 (não embutido)
Comoda 1,00 x060

Estou querendo pintar e arrumar para que fique com espaço, pois como não tem banheiro colocamos uma cadeira ( 0,40 x0,45 cm) para as necessidades.

Obrigada,
Graça

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 20:03

Vou lhe responder por e-mail, Graça!
bjo
Ro

Pedro · 21 de abril de 2012 às 13:09

Parabéns pelo site! Excelente! Já está nos meus FAVORITOS!!

Gosto muito dos seus posts sobre CORES. Mas estou com uma dúvida: como trabalhar com esquemas de cores na casa COMO UM TODO?

Você já me ensinou 😀 a combinar cores num ÚNICO cômodo. Mas quais são as “regras”, por assim dizer, para que o esquema de cores da sala não conflita com os dos quartos?

Até!!!!

Responder

Pedro · 21 de abril de 2012 às 18:06

Poxa, Rosana, muito obrigado! Extremamente didáticos esses posts! Deram-me uma boa “luz”!

No último link, aliás, eu vi que você citou a madeira clara como cor “mel”. Essa é outra dúvida minha: MADEIRA É OU NÃO É COR NEUTRA? :-)

Já ouvi que “madeira é basicamente um laranja escuro”, que “madeira combina com tudo”, etc.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 22:47

Pedro,
Existem madeiras de diversas cores, algumas tendem para o bege, cinza, preto, marrom acinzentado…cores consideradas neutras. Outras tendem fortemente para o laranja, amarelo e vermelho (muitas devido ao tratamento, vernizes, etc). Estas são cores quentes. Quer dizer: Depende da madeira. A tendência atual é o uso de madeiras em cores mais neutras.
abs
Rosana

Pedro · 21 de abril de 2012 às 18:57

Estou pensando em usar uma dica do post http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/06/sala-conversar-com-a-cozinha-como-assim/

Minha casa tem muita madeira, nos tacos e nos móveis. O que você acha, Rosana, de usar A MADEIRA como ELEMENTO DE LIGAÇÃO entre os cômodos??

Na sala, eu faria uma harmonia análoga: madeira, amarelo e laranja.

No quarto que serve de escritório, harmonia complementar: madeira e azul.

No quarto de casal, harmonia “complementar adjacente”: madeira e verde.

No quarto da filha, harmonia “complementar adjacente”: madeira e roxo.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 23:18

Pedro,
A madeira será naturalmente um elemento de ligação entre os ambientes, mas perceba que a boa “conversa” é aquela em que há mais de um “elemento” conversando (rs!). Cores vivas são elementos fortes que chamam muito a atenção. Qual a relação destas cores entre os ambientes ? A única coisa que vc vai levar para todos eles é a madeira…Sugiro que vc pense em 2 ou 3 cores q harmonizem entre si e q sejam usadas em quantidades diferentes em cada ambiente, pense também em estampas, texturas, estilos, detalhes. Como exemplifiquei no post.
abs
Rosana

Pedro · 21 de abril de 2012 às 10:01

Valeu, MESMO, pelas explicações! Assim fica fácil aprender decoração! 😀

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 11:07

Este é o objetivo!
abs
Rosana

Deixe o seu comentário!