Olá,

Pessoal vive me pedindo sugestão de combinações de cores para a fachada, o muro, a sala, o quarto, enfim… para tudo! Então, sempre volto a este assunto, até porque adoro falar sobre cores!

Agora quero mostrar exemplos práticos de combinações de cores  para ajudar vc aí que está em dúvida. Vamos lá ?

Combinação de cores quentes: Vc já sabe, são aquelas que usam amarelos, laranjas, vermelhos e terrosos em geral e trazem uma sensação de aconchego e/ou vivacidade. Não esqueça que as madeiras também são quentes quando tendem para o amarelo e o vermelho. O risco deste tipo de combinação é ficar sufocante e cansativo pelo excesso de “quentura” rs!

Vc pode fazer um ambiente bem tranquilo usando estas cores. É só usar tons atenuados, acrescentar brancos e neutros ou até usá-las somente nos objetos menores. Pode tbém acrescentar uma cor fria. Veja só:

Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 1Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 2

Esta sala e este quarto  usam as cores quentes nos pequenos objetos e tem muitas coisas em cores neutras. Os ambientes são aconchegantes e “leves”. As cores quentes são atenuadas, nada VIVO demais..São ambientes quentes e tranquilos.

  Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 3Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 4

Já esta sala e este quarto usam as cores quentes em muito mais área, pouca área em branco ou neutro. Na sala o o aspecto geral é mais “pesado” e “masculino” pois as cores são escuras e intensas. O quarto é mais leve porque há muito rosa, que é uma mistura de vermelho com branco, atenuando o aspecto final.

Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 5Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 6

Esta sala ganhou frescor com os verdes e brancos assim como o quarto que tem amarelos fortes atenuados pelo branco e a parede em azul. Quando as cores são fortes e vivas assim um “respiro” é bem vindo…

Perceba nas fotos como  o preto e as cores mais escuras  “fecham” os ambientes, tornando-os mais masculinos e sérios e como o branco faz o contrário. e veja que a intensidade das cores usadas modifica totalmente o “clima” que o ambiente terá.

Veja mais sobre cores:

Comecei falando dos conceitos gerais e depois falei sobre diversas cores,  em sequência de posts: Branco e azul, Amarelo, VerdeVermelho, Roxo e Lilás, Marrom, Preto. E voltei ao Branco para questionar “Quantos Brancos Existem?

Falei tbém sobre os Conceitos relacionados às combinações : Contrastantes, Neutras , Harmônicas

Além disso, dei um exemplo de como vc pode fazer para criar uma paleta de cores ,  e sugeri  uma terapia para acabar com o mêdo de usar cores fortes  mas dei um alerta para vc não exagerar na dose

Fotos dos sites e blogs: omovel, alifesdesign, apartmenttherapy e  decorpad

61 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Suellen,
    O laranja é uma cor forte, por isso sugiro que vc use ou branco ou um off white tendendo para o bege ou amarelo. Outra cor que pode ficar boa é um cinza médio.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui