Nossa editora de jardinagem e paisagismo, a Marcia Nassrallah, foi na Expoflora em Holambra, SP. Já mostramos a primeira parte da visita aqui.

Acesse também o YouTube do Simples Decoração. Tem mais vídeos sobre a Expoflora 2019. E veja mais da Expoflora no nosso Instagram (Stories, Destaques e Feed) e no Facebook. Em todos temos mais fotos e detalhes. A Mostra vai até 29 de SetembroSaiba mais sobre o evento aqui.

E vamos ver os demais ambientes da Expoflora 2019! Caso queira saber sobre alguma espécie específica basta nos perguntar nos comentários.

Expoflora 2019 – Ambiente 11 – Wine Bar por Allan de Oliveira, Nayara Laurindo Pereira e Renato Lima

Expoflora 2019 ambiente wine

O balcão é de granito e pallet, madeira reaproveitada para a construção do deck. Os caixotes de feira fazem as vezes da cristaleira e da adega. No bar, o papel de parede foi substituído pelos lambe-lambes (impressão em sulfite aplicado com cola branca).

O destaque é a mesa posta, feita de isopor banhado em cimento, e o espelho d’água. Eles estão ligados por um vinco de água que escorre pelo centro da mesa formando a cascata. 

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 1

Expoflora 2019 – Ambiente 12 – Quintal da Paisagista por Carla Dadazio

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 2

A passarela que liga a varanda ao fundo do quintal tem plantio retilíneo de folhagens, com faixas de pedriscos, casca de pinus e balizadores. Todas as espécies são de baixa manutenção.

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 3

A área de convívio tem sofá e poltronas de fibra e mesa de centro em tora. Perto da lareira, poltronas de corda náutica. Porta-retratos, arranjos de suculentas e minikokedamas decoram as mesas.

A lareira artesanal pode ser usada como churrasqueira e é facilmente desmontada e montada. No estilo “faça você mesmo”, a fonte com vaso transbordante é montada de maneira simples e funciona com uma bomba de aquário e com um tubo de PVC.

Expoflora 2019 – Ambiente 13 – Garagem Gourmet por Orpheu Thomazini e Cléia Thomazini

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 4

Em homenagem a Burle Marx, traz elementos ousados e coloridos, em laranja, azul turquesa e verde, cores do movimento de “contracultura” dos anos 1970. Estacionados estão um antigo Opala, duas motos e duas bicicletas daquela década.

Os quadros são dos artistas plásticos Paula Rochel e Charles Chaim, de São Paulo. O mosaico de pedras portuguesas remetem ao calçadão de Copacabana, marca registrada de Burle Marx.

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 5

(foto: Juliana Lazarini)

Na área gourmet, balcão e prateleiras de concreto com granito verde. Os nichos em laranja combinam com a geladeira retrô.  O piso é de madeira de pinus tratada e as luminárias de vidro reciclado.

Expoflora 2019 – Ambiente 14 – Solar da Fazenda por Marcelo Oliveira

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 6

O ambiente retrata os terraços das sedes das antigas fazendas cafeeiras, o modo de vida do século XIX, trazido pelos imigrantes. Os móveis, os candelabros de cobre e ferro fundido e a mesinha de pinho-de-riga com pés de fôrma de sapateiro foram garimpados em antiquários, marcenarias e lojas especializadas. Os bancos são de madeira de demolição e a porta de madeira de lei tem três metros de altura e quase dois de largura.

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 7

O baú de madeira, usado como mala na época, é a mesa de centro. O assoalho de pinus – utilizado em construções e envelhecido – imita os de tábua corrida. No alpendre, as pedras arredondadas, com mais de 200 kg cada, foram esculpidas à mão. 

Expoflora 2019 – Ambiente 15 – Paraíso Tropical por Cris Antonelli e Ricardo Natalicchio

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 8

A novidade é a piscina de areia polimérica que forma uma prainha; cascata de pedras naturais e artificiais em isopor, com bromélias. Há espreguiçadeiras de madeira de demolição e um lago orgânico das carpas acessado pelo deck de dormentes ao lado do pergolado de madeira de engenharia (LVL), de alta resistência.

Os painéis ao fundo também são de EPS – Poliestireno Expandido (isopor). Eles foram revestidos de um composto cimentício pintado com tintas acrílicas e formam figuras de árvores, aves e plantas tropicais.

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 9

Nos suportes em verde e laranja da parede, há vasos de papelão 100% reciclável. 

Expoflora 2019 – Ambiente 17 – Ateliê Naturarte por Marisa Trippia

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 10

(foto: Juliana Lazarini)

Marisa leva a natureza de suas telas para o paisagismo e os jardins para seus quadros. Para este ano, ela criou a personagem Hanna, que caminha pela estrada florida, trazendo na cabeça um cesto de kalanchoes naturais. O caminho do painel segue pelo ambiente com flores em tons rosas. Tecidos de Chita floral formam painéis ao lado da estrada e encapam os suportes de madeira que escoram os cestos de flores.

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 11

As flores foram escolhidas pelo que propagam: o kalanchoe, pela vibração das cores; a peperômia, pela harmonia; e a Neomarica Caerulea (falsa Íris), pela beleza rústica. A cor rosa predomina pelo romantismo e ternura que transmite. Gravuras pintadas com tinta a óleo decoram o espaço. O ateliê conta com móveis de madeira de demolição e peroba rosa. 

Expoflora 2019 –Ambiente 18 – O Bistrô por Allan Oliveira

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 12

Sofisticado e moderno, o trabalho deu nova vida aos insumos que seriam descartados e torna a praça sustentável, com reaproveitamento de madeiras, troncos de eucalipto descartados, contêineres, paletts e blocos de concreto. O café do bistrô foi instalado em um contêiner sobre deck de pallets. Há vasos funcionais feitos com materiais de descarte. Eles são usados para plantas ou como bancos ou mesas. 

Expoflora 2019 –Ambiente 19 – Tenda Escola por Cinara Libéria Pereira Neves e Roberta Cicivizzo Lazarov

Visita à Expoflora 2019 – Reusar para não comprar - parte 2 13

(Foto:Juliana-Lazarini)

Aqui há um pouco de tudo: plantas de corte, ervas aromáticas ou condimentares, cactos e outras suculentas, folhagens, forrações e flores coloridas. Plantas de fácil acesso com manejo simples para serem utilizadas em residências ou escritórios. Móveis de demolição foram usados como bancadas e aparadores. Mesas de refeitório foram adaptadas para os alunos. A decoração foi feita com os vasos de polietileno, cerâmica, vidro e lata e plantas diversas que serão utilizadas nas aulas. A miniestufa ajuda a proteger as plantas.

A Expoflora,vai até 29 de setembro, de sexta a domingo. Além da Mostra de Paisagismo há Exposição de arranjos florais, a Parada das flores e Chuva de pétalas, o Shopping das flores, o Passeio turístico por Holambra com visita a uma fazenda produtora de flores, parque de diversões, mini sítio, Museu de Holambra, danças e gastronomia típicas holandesas.

Se gostou, curta, comenta e compartilha.

Quer saber sobre algum ambiente específico? Mande sua pergunta.

Não deixe de ver o FacebookInstagram e You Tube. Neles você vai ver mais fotos e detalhes dos ambientes. 

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

P​interest  —  Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui