Toda decoração, para dar certo,  precisa de: Conceito, orçamento, planejamento, organização e projeto.  Com a decoração de uma festa infantil não é diferente. Vou lhe dar 10 dicas para que a decoração da festa da sua filha ou filho seja um sucesso!

10 dicas para decorar uma festa infantil

10 dicas para decorar uma festa infantil

(foto:Casadefirulas)

Dica 1 – Comece com antecedência

Antecedência faz parte da organização. Você não quer se estressar nem gastar mais para ter um resultado ruim, certo? Então, observe as festas que vai, guarde informações dos profissionais que fizeram bons serviços nelas, veja revistas e sites. Converse com sua criança se ela tiver idade para isso (Pode ser que ela queira uma viagem ao invés de festa! Mas dê um prazo para que possa mudar de ideia). Faça isso com muita antecedência para que, quando começar a contatar os profissionais (o que deve ser feito, no mínimo com 1 mês de antecedência para uma festa que seja bem simples) , você já saber o que quer e não enlouquecer e gastar mais do que deve.

festa infantil 1

Duas festas claramente com estilo e motivos bem diferentes (fotos: delasig , muitochic )

Dica 2 – Pense no Conceito

Pode ser no tema e estilo. Com isso vem as cores que vão ser usadas. Converse com a criança e tenha jeitinho para descartar ideias que não vão ser possíveis (ou tente, com a criança, alternativas criativas e possíveis). Converse também sobre brincadeiras, comidinhas, doces, salgados, atrações, músicas, convidados, etc, desejados. Anote tudo e sempre dê prazos máximos para mudanças. Quando estiver chegando o prazo revise tudo que foi combinado com seu filho/a.

100layercake 176820

Não se prenda somente a fotos de festa infantil para suas ideias. Essa, por exemplo, de um casamento, seria ótima e barata para o painel de uma festa com tema de floresta ou similar (foto: 100layercake)

Dica 3 – Faça uma lista

Listas são essenciais (veja esta) ou escreva “lista de organização de festa infantil” no google e divirta-se! MAS adapte para você e SIGA A LISTA que fizer. 

Dica 4 – Pense no orçamento e convidados

festa infantil 4

(Qual o tamanho da sua festa? Depende do orçamento! – Fotos: frescurinhaspersonalizadas Fernanda Lenzi Fotografia e capricho)

Esta é uma conta que deve fechar antes de tudo: Saber quanto você pode gastar lhe dá a ideia de quantos convidados pode ter e daí onde a festa pode ser realizada, quanto deve haver de comida e bebida (vc encontra muitos programas que calculam isso na internet), convites, tamanho do bolo, mesa, quantidade de mesas e cadeiras, enfim… A decoração depende destas decisões. E os convites devem considerar o tema e cores e enviados entre um mês e duas semanas de antecedência. Saiba que é possível criar belos convites de aniversário que você pode enviar ou até postar nas redes sociais.

Dica 5 – Tenha certeza do que é possível ou não realizar no ambiente

festa infantil 5

(Fotos: CasaeFesta e claudiamoveis)

Quer contratar um DJ ou um teatrinho ? Tenha certeza das regras do ambiente que alugou (regras do condomínio, por exemplo) para evitar problemas com vizinhos ou locadores. Salões de festas tem horários rígidos, então o planejamento da duração da festa é essencial. 

Dica 6 – Divida o ambiente da festa em áreas

festa infantil 6

(Fotos: antesdafesta, casadefirulas, stylemepretty )

Tudo acima não faz parte da decoração da festa, que é o assunto deste post, mas veja: Sem estes passos anteriores não adianta vc ter a decoração mais bonita do mundo: Não vai funcionar! Então, vamos lá:

O ambiente precisa ter, em geral: áreas para convidados com mesas e cadeiras, mesa do bolo e painel, mesas laterais, área livre para a bagunça, área de circulação boa para convidados, criança correndo, etc. , área para brincadeiras, entrada e banheiros fáceis de acessar e limpos (sempre – muitas vezes esquecemos este detalhe que pode ser uma grande decepção da festa).

festa infantil 3

(Fotos: arteriaatelie e casaefesta)

Tendo um planejamento bem elaborado vc vai saber o quanto de espaço vai precisar para  tudo. Se tiver algum decorador para lhe ajudar é melhor, mas ele ou ela vai precisar da previsão de pessoas e orçamento e  se vc tiver uma boa  ideia do que deseja as coisas vão fluir com mais facilidade e economia. Se a festa for em casa é claro que você vai retirar alguns itens para adequar ao espaço:Use seus móveis e organize-os da melhor forma.

festa infantil 7

(fotos: stylemepretty, muitochic)

Atenção: Se vc vai fazer uma festa ao ar livre, tenha cuidado: Se a previsão de chuva para o dia for maior que 60% pense melhor ou tenha um plano B (Coberturas, uma área coberta perto que possa ser usada, enfim…)

Dica 7 – Comece pela Mesa de bolo e Painel

festa infantil 8

(Fotos: muitochic  e casandosemgrana – outro exemplo de uma inspiração que peguei em uma festa de casamento e que pode ser adaptada para festa infantil)

O painel pode ser simples e preso à parede sem ocupar espaço. Use sua criatividade e prenda fitas, pompons, papéis cortados, bolas, etc,  na parede, criando  um simples e barato. Pense em usar objetos que já tenha em casa ou que poderá usar em casa. Assim vc economiza e evita acúmulo ou jogar fora objetos novos.

festa infantil 9

(fotos: casaefesta)

As mesas podem ser as que você tenha em casa (se não combinar é só cobrir com uma bela toalha). Mesas dobráveis são boas para facilitar a entrada em ambientes pequenos. Para facilitar a decoração, coloque o bolo no centro da mesa principal, separe os doces em 2 grupos iguais de apresentação – em bandejas de tamanhos e alturas diferentes –  e coloque dos 2 lados. Coloque sempre os arranjos maiores atrás e os menores na frente.

claudia festa-infantil-enfeites-papel

(Foto: Claudia)

Uma moda atual é colocar diversos sucos em uma mesa lateral. Fica bonito, é saudável e  barato. Use pratos e talheres descartáveis para facilitar a vida e por segurança. 

festa infantil 12

(fotos: frescurinhaspersonalizadas, theperfectpalette, bonde e Threelittlemonkeysstudio)

Dica 8 – Decore as Mesas laterais, Mesas e Cadeira

Nas mesas laterais continue colocando doces, bebidas e salgados.  Para evitar problemas com alergias e organizar, faça etiquetas ou tags presas em palitos com os nomes/ ingredientes dos doces e salgados. Use sempre as cores escolhidas para a festa. 

festa infantil 13

Usar de plantas , flores e/ou frutass ? pode sim! (Fotos: Casaefesta, ruflled, theperfectpalette ,stylemepretty)

Decore as mesas e cadeiras de forma que não atrapalhe a circulação nem saia com facilidade. Para festas de crianças pequenas que já andem evite decorar as cadeiras e usar vidros.

Dica 9 – Preencha  os demais espaços, inclusive aéreos e garanta a segurança e conforto

festa infantil 10

(Fotos: MorarMais – Isso é um painel divisória de um ambiente feito com pratos coloridos de plástico – Pode ser uma ideia original para decorar um parede! ; Casaefesta e  delasig)

Bolas e fitas são baratos e “enchem” um lugar sem muito gasto.  Quanto mais criatividade e tempo de antecedência, mais será possível a família executar os enfeites e economizar. Se possível, a área de brincadeiras deve ficar longe da área da mesa de bolo, laterais e mesas de convidados. Tenha certeza que é uma área segura.Observe ou coloque alguém para observar as condições dos banheiros. 

festa infantil 2

(fotos: artesanatopassoapassoja, arteriaatelie , bonde e caraminholando) 

Dica 10 –  Lembranças legais são importantes 

Minha última dica em relação à decoração da festa é pensar em lembranças que sejam de alguma forma ou gostosas ou úteis. Gastar material e dinheiro em coisas que vão ser jogadas fora é uma tristeza. 

E como não sou a especialista em festas, veja também o que dizem alguns destes sites: Sou Mãe, Claudia, Pequenada, Mildicasdemae   e Maeemdia

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Leila!
    Vc pode escolher entre: Fazer ou alugar a decoração ou contratar alguém que faça. Há serviços que entregam on line tbém. Para comprar materiais para executar ou alguns prontos depende da sua cidade. Procure no google “Materiais para festas” e acrescente a sua cidade. Por exemplo, se vc mora na Mooca em São Paulo, pode escrever :”Material para festa mooca sp”, ou “material para festa sp”. E vai ver uma lista enorme de pessoas que atendem estas diversas possibilidades, ok ?
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui