“Cobogó é o outro nome do elemento ou tijolo vazado. Seu nome vem das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis que registraram a patente e o nome em 1929. O cobogó é uma invenção pernambucana.” (tirei daqui) .

Cobogó é super legal:

minha-casa-renovada-setembro-cozinha-clara-atualizada-03

Deixa passar a luz e a ventilação, separando ambientes de uma forma saudável e bonita. Dependendo do jeito que é usado e do seu desenho, permite alguma privacidade visual.

mc22-sobrado-50-09

mc9-48-decoracao10

(Você não imagina o quanto 2 carreiras de elementos vazados na parte superior de uma parede podem trazer de luz e ventilação)

E ainda pode produzir lindos jogos de sombra  e luz. blog-portobello-cobogo

Existem tantos modelos e materiais diferentes (porcelana, vidro, mármore, argila,cerâmica, ferro, concreto,MDF, limestone, gesso,  resinas, alumínio, aço inoxidável….em unidades, em painéis modulares..feitos à mão ou até moldados digitalmente) quanto formas de usar. Vai bem em casas, apartamentos, lojas, bares, restaurantes e escritórios.

restaurante_vammos_lmarchitects_grecia_02

contemporistcobogos

(Na 2a. foto o teto do restaurante foi revestido com papel de parede com estampa que simula cobogós)

Mas também pode ser usado em projetos de móveis e do tipo faça vc mesma(o):

noiva

queroservintageDSC09476

 (a cabeceira desta cama e também guarda-corpo do corredor, foi feita com cobogós – Projeto da Casa Cor Goiás 2013  -Projeto arquiteta Selma Pereira e dos designers Elisa Salgado e Dênis Rezende )

minhacasaminhacaramariamole

minhacasaminhacaracobogo-porta-controle2

Bancadas e divisórias da loja com cobogós e um porta-trecos simples, mas funcional

decoradorasbh irmãos campana

abril02-quarto-jovem-solteiro

E olha a Mesa dos Irmãos Campana – Cobogó! Na parede do quarto ao lado ele guarda os carrinhos e serve para pendurar objetos e brinquedos,além de decorar.

E você ? Tem algum projeto feito com cobogó? Manda foto que acrescentarei aqui os mais legais!

Fotos dos sites e blogs :decoradorasbh, Casa Abril, minhacasaminhacara, Acasaqueminhavoqueria, queroservintage, CasaCorGoiás, contemporist e Blog Portobello

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cátia!
    Depende da forma como vc fizer e do modelo do cobogó. Uma parede de cobogós necessita de sustentação, assim como prateleiras fixadas nesta parede, entende?
    Chame um bom profissional que ele faz isso com segurança, ok?
    bjo
    Ro

  2. Oi, Katia!
    Depende do material de que é feito o cobogó. Alguns acho que nem é possível pintar. Qual é o material ?
    bjo
    Ro

  3. Oi, Laura,
    Pronto eu não sei, mas é super fácil de fazer: Limpar bem , pintar se desejar ou passar verniz, se quiser, colar um fundo que pode ser uma placa fina de mdf, revestida ou pintada.
    bjo
    Rosana

  4. Durante muitos anos vivi no RS, e, talvez pelo clima frio não tivéssemos o cobogó por lá. Mas quando fui viver no nordeste, ele estava presente na maioria das casas. Hoje existem cobogós lindos, um bom recurso para ventilar e decorar.

    abraço,
    Denise – dojeitode.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui