As cozinhas passaram nos últimos anos por grandes transformações: Antes um ambiente fechado, agora é praticamente impossível encontrar, nos novos imóveis, cozinhas que não tenham um balcão de onde pode ser ver, da sala, toda a cozinha. Nos pequenos imóveis, muitas vezes,  ela está totalmente integrada, fazendo um só ambiente acrescido do estar e jantar.

jurnaldedesignInteriorIsso transformou a decoração deste ambiente: Revestimentos diversificados e mais sofisticados e a necessidade de maior preocupação com a decoração e organização são quase obrigatórios, assim como a harmonia estética com os demais ambientes.

Hoje, entre outras, 2 tendências divergentes acontecem:

1) Uma espécie de “volta ao passado”, lembrando as cozinhas de fazenda, com um certo romantismo, revestimentos como o azulejo hidráulico ou que são ou se parecem com materiais convencionais (mármore, pedras, madeira) , geladeiras e fogões com design retrô ou brancos, arandelas, prateleiras com louças de design antigo. Outro detalhe são as torneiras que podem seguir o estilo e se apresentar em tons dourados e design de épocas passadas.

centsationalgirltwo-color-cabinets-bhgKikareichert3qG3hfmCozinhas basicamente retrô nos móveis e revestimentos

 2) A outra tendência, contrária à esta volta ao passado, investe na tecnologia, no design de vanguarda, na pegada minimalista (ou industrial), nas cores neutras e claras, nos novos revestimentos como corian, silestone e outros compostos sintéticos.  Ou, ao contrário, coloridos ousados, nos revestimentos e móveis. O inox nos fogões, bancadas e geladeiras se adequam bastante à este estilo. Simples prateleiras ao invés ou completando os armários. As torneiras  cheias de tecnologia (sensores, luz, etc) e/ou com visual enxuto, sem curvas.(É claro que mesmo na tendência retrô a tecnologia está presente também, mas com uma roupagem “antiguinha”)

desiretoinspiremode-lina_beamblock_house7i12a

homeDsgngrey-loft-05-800x529Cozinhas com tendência minimalista, futurista

 O bacana é ver como estas 2 tendências, mesmo contraditórias (passado x futuro), na “vida real” acabam se misturando e o que você realmente vê são ambientes em que uma das tendências prevalece, mas há toques da outra contrária (mesmo em algumas das fotos acima, você pode ver esta mistura)

vmdesignblogg3002641_original1Uma cozinha com toques de “passado” no revestimento e no móvel lateral à bancada

vidaeestiloterra90getO azulejo na área do fogão remete aos  hidráulicos, mas a bancada e armários são “de vanguarda”

PerfeitaordemcozinhahidraulicoMadeira de demolição e azulejos hidráulicos convivem em harmonia com o corian e a coifa super tecnológica com design industrial

 Devido à exposição , um sistema de exaustão é prioridade para levar cheiros e gordura o máximo para fora do ambiente. E as cozinhas com ilha, também uma tendência (quando possível, pois precisam de muito espaço)  tornaram mais comuns as coifas centrais, que não ficam encostadas na parede. E a necessidade de boa iluminação atrelada à busca por beleza trouxe soluções bem diferenciadas, muito além da iluminação de teto, branca e convencional de anos atrás.

project-Belo_Horizonte-8A ousada perfeição na junção das 2 tendências, criando uma cozinha de vanguarda com inúmeros toques retrô

vidro serigrafado no frontaoDetalhe do vidro serigrafado no frontão e iluminação com spots usando led.

Tendência existe, mas como ela é usada e as transformações e influências que ela recebe no tempo é outra coisa. É assim na moda e também na decoração.

Fotos dos sites e blogs: Freshome, Perfeitaordem, vidaeestiloterra, vmdesignblog, jurnaldedesignInterior, homeDsgn, centsationalgirl, Kikareichert e desiretoinspire

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rosana!
    Estamos prestes a iniciar uma reforma em um apartamento antigo. Me identifico muito com o estilo industrial, mas o marido não entusiasmou muito não. Então chegamos em um meio termo: vamos usar uma mistura de rústico com industrial. Cimento queimado no chão, eletrodomésticos de inox, armários de madeira e uma faixa de ladrilhos em frente ao fogão.
    Assim como você exemplificou muito bem no post, não é necessário seguir um único estilo na decoração, o importante é que a decoração seja harmoniosa e reflita a personalidade dos moradores.
    Obrigada pelas dicas!
    Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui