Já falei sobre as Medidas importantes na Cozinha e tenho uma página falando sobre diversos pontos importantes para no planejamento do espaço das cozinhas, mas nunca é demais voltar ao assunto e sempre há o que acrescentar: Planejamento na cozinha, que é uma área de trabalho antes de tudo, é essencial!

Mas atenção: Para uma cozinha realmente perfeita para você (e principalmente se você é mais baixo(a) ou alta(o) que a maioria das pessoas) seria necessária uma avaliação ergométrica que envolveria a medição do seu corpo (altura total, comprimento dos braços, peso, etc, etc) e adequar as alturas principalmente de bancadas à sua compleição. No final do post falo um pouco mais sobre isso, NÃO DEIXE DE LER.

Medidas importantes na cozinha

No desenho abaixo (que adaptei deste post do Apartment Therapy) é importante considerar:Medidas importantes na cozinha

a) Uma mesa ou bancada baixa para refeições tem por volta de 75/78cm de altura. O assento para ela deve ter, no mínimo, 28/30 cm a menos de altura – a maioria das cadeiras tem por volta de 45cm de altura do piso ao assento.

cozinharustica-galeria3

Está claro que estas poltronas não funcionam para esta bancada, certo?

b) Uma bancada alta para refeições rápidas, deve ter até 110 cm. Neste caso o assento deve ter altura tal que haja um vão de no mínimo 25 cm para o corpo (como mostrado no desenho). E não se esqueça que deve haver um recuo na parte inferior da bancada (mínimo de 25cm) para as pernas.

cozinha3

c) Em geral, a luminária pendente acima da mesa ou bancada deve ter de 80 a 90 cm de distância para a superfície da bancada.

d) “Cozinhas-corredor” – aquelas estreitas que só tem bancada de um lado – devem ter, no mínimo, 80 cm de área livre para circulação. Já as cozinhas com bancadas dos 2 lados precisam de, no mínimo 100cm. O ideal é 120, ainda mais quando há mais que uma pessoa cozinhando ou em ilhas com fogão na ilha.

cozinha1

As áreas de maior circulação devem ter mais espaço livre, ainda mais quando há fogão / geladeira (ou qualquer coisa que tenha portas que abrem para fora…)

e) A altura da bancada onde está a pia pode ter de 85 a 95cm (para alturas medianas), mas depende da altura da pessoa que trabalha mais na cozinha. A maioria das vezes tem entre 85 e 90. Veja abaixo uma tabela que sugere alturas do tampo da bancada diferentes para diversas alturas de pessoas:

Medidas importantes na cozinha 1

f) a Largura da bancada onde está a pia tem de 55 a 60cm. O ideal é 60cm. Quando tiver 55cm somente, os armários superiores devem ter 35 cm de profundidade no máximo. E deve existir ao menos 60 cm de distância entre a bancada e o início dos armários superiores.

g) A bancada deve ir além 2cm dos móveis que estão abaixo dela. Isso para que os móveis fiquem protegidos da umidade.

h) O sóculo (que é o recuo em armários inferiores que não são aéreos) tem entre 7 a 10cm de altura e 10 cm mínimo de recuo. Ele existe para que seus pés tenham espaço quando vc encosta o corpo na bancada.

casaabril 4002766598_nA prateleira mais larga começa a, provavelmente, uns 60 cm da bancada, mas prateleiras estreitas como a dos temperos podem ficar mais abaixo.

E existem muitos outros pontos de atenção para a cozinha. Estas não são as únicas medidas importantes na cozinha! Não deixe de planejar muito, para ter uma cozinha realmente eficiente.

ATENÇÃO NOVAMENTE:

As medidas acima são o padrão da indústria e o que é usado pela maioria dos projetistas, mas se for possível, na construção ou reforma não deixe de considerar as características físicas do usuário que mais usa a cozinha. O ideal é que as medidas – principalmente das bancadas –  sejam adaptadas a ele.

Ergonomicamente falando, o mais perto do correto seria: Com os ombros relaxados, peça para alguém medir a distância do seu cotovelo ao chão. Desconte mais ou menos 21 cm dessa medida e você terá uma altura de bancada mais correta para vc (não é absolutamente correta pq também vai depender do comprimento dos seus braços, profundidade da cuba, etc, etc mas é bem mais correto que vc seguir o padrão).

Fotos de CasaAbril, ApartmentTherapy, 1kinddesign

46 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas! É importantíssimas, não só pra ficar no tamanho adequado pra gente no cotidiano, mas até pra ficar com um melhor acabamento e harmonia.

  2. Andriete,
    Na bancada sempre sugiro, ao menos, 40 cm, de cada lado da pia. Mas depende muito da configuração da sua cozinha e até do tamanho do escorredor que vc quer colocar. Eu sugiro que vc acrescente ao menos 35 cm de área livre além da largura (ou comprimento) do escorredor, se deseja mante-lo na bancada sempre.
    abs
    Rosana

  3. Oi, Tamy!
    Poxa, uma boa informação para acrescentar no post, obrigada! Em geral, se usa 2cm de recuo. Isso é o bastante para proteger os móveis da água.
    Um beijo
    abs
    ROsana

  4. Oi, Iara,
    Na verdade,essas são medidas padrão, em geral usadas pela indústria. Mas o ergonomicamente correto é que as medidas (como informei no final do texto) sejam adaptadas ao usuário que mais tempo trabalha na cozinha, da seguinte forma: Com os ombros relaxados, peça para alguém medir a distância do seu cotovelo ao chão. Desconte cerca de 21 cm dessa medida e provavelmente você terá a altura da sua bancada ideal (não é absolutamente certo, pq também vai depender do comprimento dos seus braços, mas é bem mais correto que vc seguir o padrão). Com uma pia de profundidade de 17 cm sua dor lombar vai diminuir, com certeza.
    Eu agradeço sua pergunta pq me fez lembrar de colocar mais informações sobre isso no post, que assim ficou mais completo e correto.
    abs
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui