Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas

O que vale a pena fazer em um apartamento alugado

Uma grande parte da minha vida adulta morei em apartamentos alugados e na maioria das vezes, ao alugar, os encontrava em más condições. Com o tempo descobri que muitas vezes a culpa era dos locatários anteriores – coisa que nunca entendi.  Sinceramente: Como aquelas pessoas viviam naquelas casas tristes e mal cuidadas, por anos, sem tentar melhorar nada só porque “O apartamento não é meu!!” – como ouvi algumas pessoas dizerem? Sei lá, eu tenho outra ideia: Aquele é o meu lar, por enquanto. E enquanto pode durar muito. E lar é muito importante! Eu preciso me sentir bem nele!

onetogo tumblr_obcje0ROdW1qztjh2o1_500Vc vai deixar de colocar estes quadros na parede pq o imóvel é alugado? Fala sério!

Pensando nisso, vou dizer prá vc algumas coisas que pode fazer em um apartamento alugado (se vc não pretende sair este ano dele) e que vão lhe fazer tão bem que mesmo tendo que gastar sem retorno, valem sim ser feitas:

1) Pintura – Muitos contratos de locação tem uma cláusula que diz que vc tem que pintar o apartamento (em geral, de branco) quando sair. Se o seu tem, ótimo! Se não tem, caramba! Vc vai ficar anos aturando aquela cor que não gosta ou aquele branco amarelado que estraga qquer decoração ? Aproveite e pinte você mesmo(a) e chame a família e os amigos prá ajudar. Tenho certeza que você vai adorar! Quando for sair, pinte de branco como o contrato exige. Ou até negocie que fique do jeito que vc pintou. Quem sabe o dono gosta?

modasemcensurad96Esta parede marrom faz toda diferença… pq não em um ap alugado ? 

2) Pendurar quadros, prateleiras, etc – Enfim, fazer buracos na parede. A coisa mais simples que existe é tapar um buraco em uma parede. Vc vai ficar anos sem um quadrinho ? Uma prateleira ? Valeiminhanossasenhoradopãodurismo! E se vc tem que pintar ao sair, tampa os buracos e pinta!

arquidicasbanheiro-pequeno-chique-682x1024Sim! Seu banheiro precisa de uma boa iluminação!

3) Dar um trato na iluminação – Você aluga o ap e há uma luminária horrorosa na sala… Jura que vc vai viver anos olhando para ela ? Não acredito! Você pode fazer duas coisas: OU retira a feiosa e guarda, colocando aquela linda que viu na loja e quando for embora destroca OU – se o preço da lindona for alto – conversa com o locador ou a administradora e negocia de deixá-la no final do contrato de locação em troca de um desconto.

tamanhosdetapete_voceprecisadecor09Sim, vamos colocar um ar condicionado no ap alugado! 

4) Instalações elétricas – Algumas vezes acontece de vc querer e precisar de, por exemplo, um ar condicionado em um quarto que alugou sem a instalação necessária para ele OU uma coifa. Negocie este acréscimo e viva mais fresquinho e confortável!  Ou você pode perceber  que as instalações elétricas estão mesmo ruins…Este é um caso de segurança da sua vida,  seus pertences e do bem do locador ! Informe a situação URGENTE e negocie a atualização das instalações para o seu bem e do locador tbém (quem quer ver seu imóvel se acabar em um incêndio?)

cotemaison une-cuisine-rouge_5397279Você pode querer uma coifa em um apto alugado…

5) Instalações hidráulicas –  Isso pode chegar à mesma situação das instalações elétricas – a necessidade absoluta de reparos sérios – ou pode ser somente uma questão de que aquelas torneiras antigas, toalheiros ou saboneteiras funcionam bem mas são horríveis. De qualquer forma, vc pode sempre negociar um desconto ou guardar as antigas e repô-las quando for embora.

casaeconstrucaobanheiro-simples-6

Eu gastei algum dinheiro, não foi muito em geral, mas sempre deixei as casas que aluguei melhores do que quando as encontrei. Elas mereceram isso. Nelas eu fiz a minha história, vivi minha vida, fui feliz. E quem me alugou recebeu por isso, mas me fez um grande favor: você sabe quantos apartamentos estão vazios, fechados, pq os donos simplesmente não suportam mais ter que gastar muito dinheiro para consertar tudo que um locatário deixou estragar sem avisar ou simplesmente levou quando foi embora? (tem gente que leva espelhos das tomadas, plafons, até tampas de vaso sanitário… Eu já vi e é uma coisa louca!)  Pense nisso.

Fotos dos sites e blogs: casaeconstrucao,  cotemaison,  voceprecisadecor,  arquidicas,  modasemcensura e  onetogo 

Posts relacionados

    Não existem posts relacionados

Comentários:

Marília · 12 de janeiro de 2017 às 15:34

Amo seu site, suas dicas, tudo ! rs. Moro em casa alugada. Tenho uma parede marron e o restante branco. Gostaria de investir mesmo nos meus móveis, pois são meus. Meu sofá está marrom tbm da cor da parede. Gostaria de algo cinza. MAs como faço para combinar esse sofá cinza com as cadeiras da mesa de jantar ? Vou trocar as cores das cadeiras também, hj são branco gelo. Fica legal um cinza escuro na cadeira e um cinza claro no sofá ? E dai eu ponho tapete cinza também ? O chão é piso laminado madeira (mais para escuro) e a parede que é marrom fica a tv. As cortinas são bege. Obrigada!!!!!

Responder

Rosana Silva · 12 de janeiro de 2017 às 11:39

Oi, Marília!
Todas as cores que vc falou são neutras. Em geral, funcionam bem, principalmente se vc colocar objetos (como almofadas, quadros, etc) em cores mais vivas e alegres qu vc goste.
Não acho necessário que o tapete seja cinza tbém. Ele pode ser bege, já que vc gosta das cores neutras. Uma possibilidade seria que o sofá tivesse um cinza mais escuro e as cadeiras o mais claro. Penso que seria mais fácil a manutenção.
abs
ROsana

Celi Hapukia · 12 de janeiro de 2017 às 09:15

Nossa, ate que enfim um pensamento coerente, moro há anos em imóvel alugado, alguns por até 4 anos. Demorei a perceber que vale a pena sim dar uma iluminada no ambiente, basta criatividade e coragem de por a mão na massa. Rsrs. Bjos sucesso com a página.

Responder

Rosana Silva · 12 de janeiro de 2017 às 19:04

Obrigada, Celi!
bjo
RO

[…] O que vale a pena fazer em um apartamento alugado […]

Fábio · 12 de janeiro de 2017 às 10:31

Moro em uma casa alugada e não penso em sair de lá tão cedo. Gostaria muito de instalar uma churrasqueira. Nesse caso, compensa instalar um de alvenaria ou uma churrasqueira portátil funciona melhor?

Responder

Rosana Silva · 12 de janeiro de 2017 às 18:52

Fábio,
Sugiro que vc converse com o proprietário antes pois pode ser até que ele concorde em pagar a obra (no caso de alvenaria) ou ao contrário, não permita e aí neste caso a portátil seria a saida.
abs
ROsana

Amanda · 12 de janeiro de 2017 às 14:22

Esse post ajudou muito a aliviar minha consciência. Mas tem mais, eu me incomodo muito com as janelas de certas casas, essas janelas de madeira sabe ? Pq algumas não tem verniz (como da minha casa atual) e incham se molham, acumulam poeira (sou alérgica) e são um paraíso pra aranhas (tenho fobia). Talvez eu esteja apenas reunindo motivos haha mas será que valeria a pena eu fazer uma obra mais “pesada” e trocar janelas (quem sabe as portas ?) sabendo que a possibilidade é que eu more com meu namorado na casa alugada por cerca de 5 a 6 anos ? Como você disse, eu não quero passar esses anos todos olhando praquilo.

Responder

Rosana Silva · 12 de janeiro de 2017 às 22:07

Oi, Amanda!
Não tem jeito: para fazer isso (trocar as portas e/ou janelas) vc tem que pedir autorização do proprietário, quer ele aceite descontar no aluguel o seu gasto ou não. Para somente manter (lixar, passar verniz ) vc pode fazer sem pedir, mantendo as características – quer dizer, nada de pintar de uma cor diferente sem falar com o/a dono(a).
bjo
Rosana

Fernanda Puppi · 12 de janeiro de 2017 às 11:36

Olá, eu sou proprietária e fiaria feliz se todos os meus inquilinos pensassem como vc! Acho que não custa nada uma conversa com o proprietário para dar uma valorizada no imóvel e o inquilino se sentir bem. Parabéns pelo post!

Responder

Rosana Silva · 12 de janeiro de 2017 às 19:08

Pois não é , Fernanda?
Quem não quer q seu imovel seja bem tratado?
Bjo e obrigada!
Ro

Elineide · 12 de janeiro de 2017 às 18:45

Eu achei simplesmente demais

Responder

Wagner · 12 de janeiro de 2017 às 20:01

Eu sou inquilino e penso exatamente como você! O atual apto que eu moro tinha tanto problema mascarado que eu não percebi na vistoria inicial e só morando me dei conta! Ao invés de continuar mascarando resolvi todos os problemas, descontando a maioria deles do aluguel! Cheguei a quebrar e trocar parte do encanamento do banheiro por causa de um vasamento pequeno e irritante que já estava no apto (rodei 5 lojas de azulejos na cidade para achar modelo igual), chamei pedreiro para recolocar azulejos estofados, pintei os rodapés por minha conta, estou negociando para trocar vaso sanitario e pia do banheiro, enfim, cuido do apto como se fosse meu! Até o final de 2018 estarei aqui e caso não renove o contrato com certeza deixarei o proprietário feliz pois ele encontrará o apto melhor do que quando alugou!

Responder

Rosana Silva · 12 de janeiro de 2017 às 21:53

Parabéns, Wagner!
bjo
RO

KARLA ALESANDRA RIBEIRO TORRES · 12 de janeiro de 2017 às 11:15

Oi Rosana… tudo bem? Estou querendo alugar um apto que está com as paredes e chão da cozinha e banheiro em péssimo estado. Vc acha que vale a pena colocar pastilhas adesivas brancas em toda a parede da cozinha e do banheiro e também piso vinilico no chão da cozinha e do banheiro para dar um ar de apto novo?

Responder

Rosana Silva · 12 de janeiro de 2017 às 17:50

Oi, Karla!
Já lhe respondi por e-mail, ok?
bj
RO

Deixe o seu comentário!