É uma beleza a quantidade de programas que temos hoje sobre decoração, arquitetura, design de interiores, organização, faça você mesmo… enfim! Este mundo de coisas que tem a ver com o nosso lar! Por isso selecionei um monte deles e vou falar curiosidades que você não sabe sobre os protagonistas (todo mundo tem direito a seu momento de fofoca da televisão, até o Simples Decoração, haha!)

Para quem gosta de programas de tv e decoração

1) Irmãos à obra   (Tinha que começar por eles, um fenômeno de sucesso atualmente)

Dois irmãos gêmeos super simpáticos, começaram a trabalhar juntos em 1996 para financiar suas carreiras artísticas – Na verdade, os 2 sempre quiseram ser artistas e até já atuaram em  outros programas de tv do Canadá, Drew teve um papel em Smallville e Jonathan fez uma ponta no X-Files. Além disso, Jonathan trabalhou como mágico em Las Vegas.

programas de tv e decoração - irmãos à obra(Eu gosto mais do Jonathan, mas é só pq ele tem muito bom gosto na decoração …. 🙂 )

 Quase 10 anos depois, eles já tinham sua empresa de vendas e construções imobiliárias mas Drew decidiu se dedicar somente à vida artística e acabou que surgiu a oportunidade de um programa de TV falando (e mostrando) sobre construção, reforma, compra e venda de imóveis e decoração e … Gente! Ele chamou o irmão e os meninos acabaram fazendo um sucesso danado! Primeiro no Canadá e depois, EUA e 140 países e territórios, inclusive o Brasil. E a empresa de venda de imóveis vai bem tbém: Tem filiais em Vancouver, Calgary e Las Vegas!

Outra curiosidade é que os 2 são agentes imobiliários licenciados, mas no programa Drew é o corretor e Jonathan o empreiteiro.

programas de tv e decoração - irmãos à obra( O Antes de um episódio)

No programa inicial (o Irmãos à obra, Original: Property Brothers , já na 10a temporada) a história é sobre a venda de casas meio caindo aos pedaços para quem quer uma casa de sonho que não pode pagar. O desafio é transformar a casa caidinha na tal casa do sonho em um prazo inacreditável (ao menos para a gente aqui no Brasil, né não, pessoal?).

programas de tv e decoração - irmãos à obra(O depois da mesma cozinha – Eles derrubam paredes, inclusive estruturais, com uma facilidade que só na tv…)

Na verdade, os clientes pagam pela compra e reforma e o programa oferece de 20 a 25 mil dólares para móveis e decoração que também tem um cronograma “por fora” .

Depois fizeram uma série de programa em que ao mesmo tempo que um procura uma casa nova para o cliente, o outro reforma a casa atual para vender por um melhor preço (Compra e Venda. Original: Buying and Selling) 

irmãos à obra

Depois veio um novo programa onde eles botam 2 equipes de profissionais para competir na reforma de casas (quem conseguir a maior avaliação após reforma ganha o jogo (O Duelo Original: Brother Vs. Brother)

Irmãos à Obra

Eles já fizeram temporadas no Canadá, Texas, Georgia e NY. Atualmente eles moram em Las Vegas. AH! E tem um grupo de comédias, é mole ?

E depois disso, mais programas como Property Brothers: At Home  , Property Brothers: At Home on the RanchBrothers Take New Orleans … Enfim! Eles estão na TV o tempo todo. É só ligar e esperar que eles aparecem e é sempre divertido e interessante para quem curte Arquitetura, Construção, Reforma, Design de Interiores e Decoração. Tem de tudo um pouco, do jeito americano de construir, decorar e morar, de uma forma que é mais para superficial, mas mesmo assim vale a pena ver algumas soluções e dicas boas também para nós, ter uma pequena noção do mercado imobiliário americano e se divertir. No Discovery Home & Health.

E no site deles (e no You tube tbém)  vc vai ve-los cantando, sabia ?  Clica aqui! 

Impressionante tudo que esta família faz, vou lhe contar!

IRMAOS-A-OBRA-O-DUELO-COVER-HP

2) Decora 

Um programa brasileiro, de boa qualidade, que começou em 2011 com a arquiteta Bel Lobo, que queria ser psicóloga mas descobriu que sabia desenhar com uma amiga cuja mãe era arquiteta e conversa vai conversa vem, não sei que psicóloga ela seria, mas como arquiteta está fazendo uma bonita história… Enfim, a Bel fez o Decora até 2014, 7 temporadas de muito sucesso, com soluções que agradaram muito e um jeitinho de explicar as coisas bem simples e direto. Tem gente que até hoje sente saudade dela.Veja aqui um pedacinho de um dos episódios. (Eu gosto das trilhas sonoras deles… prestatenção..)

decorabellobo

Gostava muito das soluções com cara de casa da gente da Bel.

Decora-sala-620-1_1767244023916145520

(Não é uma simplicidade bonita?) 

Em 2015 foi a vez do Marcelo Rosenbaum que agradou gregos e desagradou troianos (ou o contrário), com muitas propostas ousadas, deixou sua marca e algumas soluções e episódios que não esqueci, como a sala para que o morador daltônico se sentisse confortável, só com cores primárias… Acho que talvez tenha sido o que mais surpreendeu por criar ambientes tão diferentes uns dos outros.

3651439_x720

decora-2(a sala do moço daltônico)

FELCO_DECORA_150819(a sala de uma casa onde moravam muitos jovens…)

A história é sempre a mesma: É escolhido, para cada programa, um vídeo/história de alguém que quer mudar um cômodo da casa e toda a transformação, desde a concepção até os detalhes de decoração são apresentados. É claro que a gente fica sempre querendo detalhes, detalhes e achando muito superficial principalmente o tempo dedicado à concepção do projeto… mas programa tem tempo e a verdade é que a maioria das pessoas quer ver o resultado, né ?  O que me incomoda algumas vezes é o preço de algumas coisas, mas acho o programa muito bom.

111c00c84e1e467720923232afd5cdfe6bd1b5db

(outro ambiente criado pelo Marcelo Rosenbaum)

E agora o Maurício Arruda que a cada episódio me parece ficar mais à vontade com a coisa toda, experimentando materiais e misturas interessantes, um pé no industrial, usando as cores de um jeito estudado e ousado, inserindo produtos com bom design e trabalhos de gente antenada e contemporânea. Estou gostando também.

mauricio-arruda-620

06

Uma característica diferente do programa é a parte onde se mostra a criação de algum objeto ou detalhe no estilo faça você mesmo, agregado ao conceito do projeto. Com a Bel Lobo trabalhava a blogueira  Thalita Carvalho, a menina gracinha que hoje comanda com muito sucesso o Mais Cor por favor, do qual também vou falar.

rita-lobo-thalita-carvalho-gnt-decora(Thalita e Bel)

Com o Marcelo Rosenbaum trabalhou a Chris Campos que começou com o Maurício mas foi substituída pelo Estúdio de Design (Paulo Biacchi) que entendo que tem mais a ver com a proposta do Maurício.

chris1(Chris Campos)

5255440(Paulo Biacchi)

Nossa! Só estes 2 programas e acabei quase fazendo um livro!!! Então, a série continua neste post!!! 

12 COMENTÁRIOS

  1. Sou viciada nos irmãos a obra pra mim é o melhor. Apesar de que a real é muito diferente pra nós quando falamos em demolição ecompra de acabamentos e eletrodomésticos ou moveis, lustres então aqui são absurdos, mas é uma delicia sonhar que é possível com os irmãos, também gostava de mais de Candice Olson, ainda revejo os programas no you tube, é ame-a ou deixe-a também é muito bom de ver, ou seja, fico esperando as quintas feiras e sábados para assistir os programas só lamento que os irmãos comecem tão tarde por volta de 22:30. Bj

  2. Trabalho no ramo de imóveis, como corretor, então esse tipo de programa acaba me inspirando bastantes. Adoro especialmente o Irmãos à Obra. Assisto sempre que posso. ótimo post, muitos que não conhecia ainda.

  3. Adoro o programa dos irmãos a obra, pois estou viciada e divirto me com as brincadeiras entre eles, mas o meu preferido é o Jonathan. o Decora também gosto, mas tenho muita saudades da Bel com aquele estilo aconchegante que ela dava aos ambientes. Eu também estou viciada em um programa que se chama Ame-a ou Deixe-a com Hilarry e David é muito divertido no canal Discovery Home e Health, pois a proposta é que os donos da casa ame novamente sua casa com a reforma que Hillary( arquiteta/ design) faz ou deixe-a para morar em uma nova casa que David( agente imobiliário) encontra.

    Beijos Ró, pois adorei o assunto abordado!.

  4. Oi, Catharina!
    Nossa, esta informação eu não havia encontrado em minha pesquisa e com sua dica achei até um video
    Muito legal! OBRIGADÂO!
    bjo
    RO

  5. Sim, os programas são inspiradores. Só pra registrar o Decora começou com a Cristina Brasil, chamava se Decora Brasil, um trocadilho com o nome da decoradora.

  6. Eu acho muito massa esses programas de decoração. Embora não sou muito fã de assistir tv, direto assisto com minha esposa algumas dicas do Discovery Home & Health, e já fiz várias coisinhas aqui na nossa casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui