Continuando nossa série sobre programas de tv cujo assunto é decoração, construção e reforma, vamos aos fatos e curiosidades de um queridinho por aqui: Ame-a ou Deixe-a (Love it or list it original). Esta série é para quem gosta de programas de TV e Decoração !

3) programas de TV e Decoração – Ame-a ou Deixe-a

a) O programa:

O Original Love it or List it surgiu em 2008, no Canadá. Os programas sempre tem a mesma história: Uma família não sabe se reforma e fica na sua casa ou se a vende e compra outra. Um dos apresentadores reforma a casa atual, buscando que a família se mantenha nela e o outro apresentador procura e mostra casas, tentando fazer a família mudar.  No final, um dos dois “vence” a disputa de acordo com a decisão da família.

Atualmente é apresentado na OWN TV do Canadá, no HGTV nos EUA e aqui no Discovery Home and Health. É uma franquia com 6 programas, sendo que 2 são apresentados aqui : O original, que tem como apresentadores a Hilary Farr  e o David Visentin; e o Love It or List It Vancouver, com Jillian Harris e Todd Talbot .

programas de TV e Decoração ame-a ou deixe-a

No programa mais antigo, já na 11a. temporada,  Hilary Farr, nascida em Toronto, designer de interiores que queria ser atriz (trabalhou no Rocky Horror Picture Show e alguns outros filmes na década de 70 e há pouco fez um papel na Bela Adormecida é quem “gerencia” a reforma na casa atual. Ela foi uma das primeiras designers a trabalhar com a chamada home staging (design/decoração de casas para vender mais facilmente). É presidente da Hillary Farr Designs, empresa de construção e reforma de imóveis.  Já o David Visentin , também de Toronto, é engenheiro elétrico e  corretor imobiliário (desde 1987) em uma empresa com o pai em Ontário e, no programa,  é o corretor que procura e mostra as casas. (Detalhe: Acredito que a Hilary continua ganhando!!! Até a 9a. temporada, de 154 episódios, ganhou 90 e o David ganhou 64)

programas de TV e Decoração ame-a ou deixa-a vancouver

No Ame-a ou Deixe-a Vancouver (apresentado nos EUA como  Love It Or List It Too ) os apresentadores são: A Jillian Harris, canadense, designer de interiores desde 2006, que trabalhou nas séries  The Bachelor, e Extreme Makeover: Home Edition entre outros. Olha o site dela aqui. O outro apresentador (o que faz o papel do corretor) é o Todd Talbot, ator (trabalhou série canadense de TV  Hillside e na Smallville) e corretor de imóveis, dono de uma empresa de reforma, marketing e design. É casado com a modelo e cantora Rebecca Talbot. O programa está na 4a. temporada (e a Jillian está ganhando!  – aliás, ganhou nas 3 temporadas – score: 45 x  32!!!)

b) Por trás das cenas – O que é real?

(Os links do próximo parágrafo vão para páginas em inglês. Não encontrei nada em português falando sobre isso!)

ame-a ou deixa-a vancouver

(um antes e depois de uma cozinha do programa)

Olha, tem algumas fofocas no ar. Não consegui saber o que é real ou não, mas há sites  fofocando que há problemas ,e não é só este! Veja aqui. Inclusive parece que há um processo contra a empresa de um casal que se sentiu lesado  . Enfim….complicado! Eu particularmente acho estranho que a Hilary / Jillian sempre encontrem alguns problemas que acho que deveriam ser diagnosticados antes de começarem a reforma.

ame-a ou deixa-a vancouver

(outro antes e depois do programa)

A impressão que tenho é que é só para acrescentar “drama”. Dependendo da forma como os proprietários são informados disso (afinal, estão investindo no negócio, mesmo que seja mais barato por estarem participando de um “reality show”) pode ser uma grande “furada” para eles…. sei lá! Mas, como diversão e fonte de algumas boas ideias e insights sobre o que é importante para decidir entre ficar ou partir para outra em relação à sua casa, acho um bom programa.

E 2 coisas para pensar: 

1) Escutei esta frase um dia – faz muito tempo, quando ainda se produzia o Fusca e era um carro barato e popular: “Mesmo que vc revista os bancos do fusca do couro mais caro, ele continua sendo um fusca“. A pessoa pode ter sido meio arrogante depreciando o pobre do fusca assim, mas o que ela estava querendo dizer naquele dia tem todo o sentido: EM MATÉRIA DE CASA, LOCALIZAÇÃO É UM DOS ITENS MAIS VALOROSOS. E localização além de significar um bom bairro (com sorte na zona “rhica” da cidade)  significa ter transporte fácil, escolas perto, comércio variado, baixo índice de assaltos (se vc estiver no RJ , esquece pq não vai achar, mas..) enfim, estas coisas que facilitam a vida,  te dão alguma sensação de segurança e valorizam sua casa para venda.

2) Um item importantíssimo na compra de um imóvel é o posicionamento dele em relação ao Sol. Neste calor do inferno do RJ tenho um exemplo aqui onde moro: Há uns apartamentos aqui no prédio que mudam de morador como eu mudo de roupa, pq ninguém suporta o verão dentro deles: O Sol da tarde bate insuportavelmente em todos os ambientes!

E a série para quem gosta de programas TV e Decoração continua com o Santa Ajuda. Aqui!

14 COMENTÁRIOS

  1. meu sonho é fazer reforma na minha casa mas não tenho condições, não sei como fazer. minha casa é muito antiga feia. Tenho 5 netos, minhas filhas moram todas perto uma é casada tem um casal de filhos e outra tem 3 filhos um só mora com ela mas quando eles ficam com ela só DEUS sem espaço. bem espaço tem mas sem condições . por favor me explica como funciona.

  2. Oi, Karin,
    O programa original é Canadense (Toronto) e a Hillary e o David tbém são canadenses, Em 2014 começou a ser filmado nos EUA tbém e eles tbém participaram (por isso vc se confundiu). Mas o programa se tornou uma franquia (por isso tem ame-a ou deixe-a vancouver, UK, Austrália, com diversos apresentadores diferentes…).
    bjo
    RO

  3. Afinal, Ame-a ou Deixe-a com a Hillary e o David, se passa nos EUA ou no Canadá? Sempre achei que era EUA, mas estou em duvida…

  4. Oi, Henrique,
    Não sei, mas fazendo uma pesquisa no Google, a única coisa que aparece é que o Leonardo Santhos dublou ele em outra produção…
    Mas não sei se é o mesmo
    abs
    ROsana

  5. Oi, Jonathan,
    Eu não tenho nenhuma relação com o programa e ele é feito no exterior… Então, não devem chamar brasileiros para participar. No Brasil não existem programas deste tipo.
    Se quiser ajuda para decorar um cômodo e mora em SP, pode tentar o Decora. Veja aqui: http://gnt.globo.com/programas/decora/materias/participe-decora-com-mauricio-arruda.htm
    abs
    Rosana

  6. Como faço pra participar sou de Belo Horizonte eu minha esposa tem um sonho de ir mora em uma casa, hoje temos um apartamento queremos reformar

  7. Adoro este programa, pois assisto tanto com Hillarry / David e Jillian/ Todd, mais prefiro a com a Hillary , pois gosto do muito do seu estilo.

    Beijos Ró,

    Amei mais uma vez o assunto!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui