E a nossa super editora de Paisagismo e Jardinagem esteve na Expoflora e só trouxe coisas lindas para mostrar, viu ? Vamos ver? E atenção que tem vídeo da Mostra dos ambientes lá no   Canal do Simples Decoração no You Tube!

Expoflora 2017

E também vamos ter mais fotos no Instagram e Facebook do Simples Decoração!

Expoflora 2017

A Mostra de Paisagismo da Expoflora 2017 sugere maneiras de usar plantas e flores em casa e soluções sustentáveis. EU acho isso muito bacana pois a tendência saudável é encher os lares de plantas e isso tem até nome e tem sido muito utilizado nas redes sociais com as hashtags:  #urbanforest #florestaurbana #indoorgarden #indoorplants #petfriedlyplants, etc.

20170824_103130

Para inspirar o público na utilização de plantas ornamentais e flores dentro de casa, nos jardins e em quintais, foram criados 19 ambientes de uma residência onde as diversas espécies são usadas tanto no paisagismo quanto na decoração. Além disso há o apelo para o Faça Você Mesmo (DIY).

20170824_114517

 A Mostra traz ideias muito interessantes, como reaproveitamento de materiais e mobiliário ecologicamente correto. Há também dois ambientes corporativos: um coworking (local de trabalho cujo espaço é compartilhado) e um café bistrô no qual os visitantes poderão entrar para tomar um cafezinho e descansar à sombra das árvores envoltas por delicadas flores.

jardinsinterativos20170824_161556

O desafio para os profissionais foi a criação de projetos com sugestões simples, deixando os espaços mais confortáveis, alegres e bonitos. O nomes das espécies utilizadas estão em negrito, então, caso se interesse por alguma delas basta perguntar, aliás, já falamos de várias aqui. Então, inspire-se..

20170824_115837

Ambiente 1 – Garagem – Karina Taccola (arquiteta) coordenadora da Mostra

GaragemP1050695

A ideia foi criar um espaço masculino e a escolha foi por espécies de fácil manutenção. Na entrada um caminho de pedriscos  que passeia por canteiros de buchinhos em vaso espaldados por Dracenas reflexas (Pleomele) com forração de cascas de pínus, que termina em um quadro de Asplênios. No ambiente você se depara com um automóvel Opala verde 73, mesa de sinuca e um bar. Os barris de latão pintados em verde entre os vasos com Ficus lyrata servem como mesas bistrô. Atrás das fontes que refrescam o ambiente e contornando o muro, Fórmio e Dracena arbórea e há também as decorativas Sansevierias (Espadas de São Jorge).

Ambientes 2 e 3 – Jardim de entrada – Raul Cânovas (paisagista) e Alice Izumi (arquiteta)

Jardim de entradaP1050575

Marcando  o caminho que leva os visitantes pela Mostra, vemos do lado direito os painéis em madeira tratada que remetem aos movimentos das montanhas, salpicados por SamambaiasCycas revolutasSunpatiens (impatiens resistentes ao sol). Do lado esquerdo, um conjunto de Palmeiras rabo de raposa emoldura a paisagem e um renque de Licualas (Palmeiras-leque) faz fundo e no centro um lago que termina em uma parede curva de Antúrios vermelhos.

jardimdeentrada20170824_130513

Ao fundo, o muro verde recebe telas de gabião para sustentar MoréiasAspargos, Peperômias e Jiboias. Por fim, a variedade da grama fina e resistente, Zeon, preenche as transições do espaço como um grande tapete verde.

Ambiente 4 – Terraço Garden – Mauro Contesini (engenheiro agrônomo e paisagista)

Terraço Garden20170824_130403

Os 120 m² do espaço buscam a interação entre pessoas e natureza.  É um terraço para descansar, brincar ou receber amigos. Os canteiros desenhados tem flores em cores diferentes e contrastantes, como a Minilantana e a Platycodon (“A Star” – uma estrela, devido ao seu formato), lançamentos de 2017, além das Sunpatiens que contornam um banco de 3,2 metros. O deck de madeira conduz ao lounge. Na lateral, a parede de seixos rolados tem uma prateira de madeira de demolição decorada com plantas pequenas, como cactossuculentas e orquídeas. A parede ao fundo é tijolo vazado para ventilação e luminosidade.

Terraço Garden20170824_130437

Ambiente 5 – Jardim em movimento – Nivaldo Dellagostini (paisagista)

jardimemmovimento20170824_130140

Lagos com carpas, luzes, Bromélias, arbustos e árvores, cascas de pínus, pedras e gramado compõem este espaço simples e harmonioso.

Ambiente 6 – Horta – Dirceu Daieira e Fernanda Souza Leme (arquitetos, urbanistas e paisagistas)

Horta20170824_130115

Design e sustentabilidade para apresentar um ambiente de cultivo, bem-estar e relaxamento. Destaque para pneus que, além de ganhar nova utilidade, tornam o espaço muito decorativo. Eles foram coletados em um aterro sanitário e após serem forrados, foram plantadas diferentes hortaliças em distintos tons de verde. O piso atérmico na área externa não absorve o calor do sol. Os bancos de cruzetas (madeira de reúso) reforçam a proposta. A composição ficou muito interessante e chama a atenção.

Release fornecido pelo Ateliê da Notícia e parafraseado e adaptado por mim para o Blog, com algumas observações pessoais.

E veja a parte 2 com mais ambientes prá vc

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Serviço:
36ª Expoflora
Localização:
 Holambra/SP
Data: 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, e no dia 7 de setembro (feriado da Independência do Brasil)
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos: R$46,00
Onde comprar: na bilheteria do Parque da Expoflora (nos dias do evento), no site www.ingressorapido.com.br ou com os representantes informados no site www.expoflora.com.br.
Informações para o público: (19) 3802-1499 / (19) 3802-1421

Ateliê da Notícia
Jornalista responsável: Vera Longuini
Cel (19) 9 9771-6735 – Vivo ou (19) 9 8840-6735 (Oi)
Atendimento: Caroline Magalhães, Bárbara Martins, Beatriz Scariot e Maiko Magalhães
Redação: (19) 3252-9385
[email protected].br
www.ateliedanoticia.com.br

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Anderson,
    As Par 20 tem, no meu entender, foco muito pontual para iluminação geral de um ambiente (veja aqui: https://blog.iluminim.com.br/lampadas-par-20-30-e-38-entenda-a-diferenca/ e veja aqui uma pessoa que usou par 20 para iluminar um ambiente https://blogagendacheia.com.br/faca-voce-mesmo-luminaria-trilho/
    O formato das luminárias e spots interferem na eficiência e efeito das lâmpadas, portanto … é complicado….
    Sugiro que vc procure uma boa loja especializada em iluminação e converse com os vendedores. Sendo uma boa loja e especializada eles vão lhe indicar o melhor em termos de lâmpadas, spots e luminárias para seu objetivo.
    abs
    ROsana

  2. Gostei do post.

    gosto de decoração e design hoje trabalho com porcelanato liquido 3d, para quem gosta de design interior vai ai a minha dica, conheça o nosso trabalho

  3. Olá, Rosana!

    Primeiramente parabéns pelo site, lindíssimo e muito instrutivo. Estou construindo e preciso de ajuda com umas dúvidas sobre iluminação. Quero iluminar os quartos dos meninos que são suítes e têm uma escrivaninha em cada um. Pelo que li pensei em lâmpadas PAR20 na iluminação geral e uma dicróica em cima de cada escrivaninha. Tá certo? Na cozinha que tenho mais dúvidas. Quero 3 pendentes em cima da ilha e pensei em iluminar a bancada da parede, mas ela terá armários. As dicróicas servem? Que espaçamento usar?

    Muito obrigado! Se pudéssemos conversar no whatsapp seria ótimo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui