A vida agitada e cheia de atividades dos grandes centros urbanos tem levado as pessoas a optarem por moradias acessíveis e que estejam mais perto do trabalho e boas áreas de lazer. Assim surgiram as Kitnets (junção das palavras em inglês Kitchen – cozinha e dinnete – sala de jantar pequena) que também chamamos Quitinete ou conjugado e de studio (em geral, quando o edifício tem facilidades como serviço de diarista, lavanderia coletiva, etc).

Acerte na decoração de sua Kitnet

Acerte na decoração de sua Kitnet

(foto: CasaAbril)

Imóveis com sala e cozinha conjugadas integradas com área de serviço,  quarto (que às vezes tbém é integrado à sala) e banheiro,  as kitnets são investimentos atraentes pois tem tido nos últimos anos um grande crescimento  na sua procura. Em Curitiba, por exemplo,  é possível encontrar muitas kitnets para alugar , assim como opções de kitnets à venda.

tudoconstrucaoQUITINETE-61-660x421

(foto: tudoconstrucao)

Planejamento é tudo em uma quitinete !

É, muitas vezes, a primeira moradia de estudantes longe de casa, solteiros e casais sem filhos, que tem a vantagem do espaço compacto mas bem situado e econômico tanto em termos de manutenção, limpeza, gastos com luz e taxas de condomínio.

Mas apartamentos pequenos necessitam de organização e bom planejamento. Confira algumas dicas para que sua  kitnet seja mais valorizada, confortável e acolhedora.

Leia estas sugestões e Acerte na decoração de sua Kitnet

1) Prefira móveis planejados

Móveis sob medida bem projetados especificamente para seu imóvel, ocupam cada centímetro sem desperdício de espaço e ajudam a organizar os pertences. É fundamental pensar na área de circulação, no uso criativo do ambiente – usando, por exemplo, cama retrátil ou sofá cama, mesas dobráveis e móveis multifunção.

designinnova umaquitineteemSãoPetersburgo2

foto: designninova)

2) Use cores claras nas maiores áreas e transparências

A dica é apostar em uma base neutra, paredes e móveis claros, e deixar as cores para os pequenos detalhes e objetos de decoração.  Móveis de vidro, acrílico, enfim, transparentes, parecem ocupar menos espaço visualmente.

vmdesignblogg 004-studio-transition-interior-design

(foto:vmdesignblogg)

O Banheiro que muitas vezes não tem iluminação natural, com paredes e móveis claros facilita a iluminação artificial e mantém o aspecto de limpeza.

3) Use espelhos bem posicionados

Um espelho de frente para a janela traz luz para áreas menos iluminadas e colocados em paredes laterais dão a impressão de maior espaço. Uma dica é colocar placas de espelho menores ao invés de  uma só grande pois no caso de quebra você economiza com a troca.

assimeugsoto0ecca8008f14

(foto:assimeugosto)

4) Aproveite todos os espaços

Use móveis que possam acomodar objetos, como baús, puffs e bancos, que também sirvam como mesas e assentos extras. Instale prateleiras, nichos suspensos, cabideiros e ganchos  em locais práticos onde você possa organizar utensílios de cozinha, roupas, etc. Use o espaço vertical à seu favor. Sofá cama é multifunção e hoje temos modelos bastante confortáveis.  A TV pode ser colocada na parede.

cepaynasi546

(foto:cepaynasi)

5) Se não houver, “crie” o seu quarto

habitissimo dividindo-o-espaco-975217

(foto:habitissimo)

Quando não há paredes dividindo o quarto e sala, posicione a cama o mais afastado  da área da cozinha e procure separá-la do resto do ambiente usando uma estante ou cortinas, móveis vazados e até biombos. As portas de correr e de sanfona também são boas opções para dividir ambientes e poupar espaço.

6) Facilite a organização

Use  cestos para colocar roupas para lavar e/ou passar; Caixas organizadoras para guardar livros, revistas, miudezas, documentos, etc.  Tenha lugar para tudo (use etiquetas para ajudar) e coloque sempre tudo em seu lugar. Dessa forma, toda a bagunça pode ficar escondida e a casa em ordem.

delikatissen8

(foto:delikatissen)

Organize e aproveite os espaços!

7) Como fazer para ter um pet em uma kitnet

Se  você quiser ter um bichinho de estimação, prefira aqueles com pequeno porte e temperamento tranquilo. O ideal é levá-lo para casa ainda pequeno para que se adapte ao tamanho e rotina da nova casa desde cedo. Os gatos também são ótimos companheiros para dividir uma kitnet.

E lembre-se que se deseja e tem condições neste momento de investir em  kitnets e outros imóveis em Curitiba  este é o momento certo para faze-lo.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui