(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

Desta vez, vamos mostrar o Antes e Depois na criação de um jardim árido. Veja como foi o planejamento, escolha de espécies, e a evolução das plantas. O ambiente é privado, sem fins lucrativos e de visitação pública. O desenvolvimento do projeto, a execução e a manutenção são feitos através de trabalho voluntário.

Um jardim árido – Antes e Depois

um jardim árido – Antes e Depois

Este trabalho é um exemplo claro que o Paisagismo modifica e muito ambientes antes mal aproveitados ou degradados. Ele tem o poder da transformação! As ideias aplicadas aqui podem ser utilizadas em grande parte do território brasileiro. Veja como foi feita esta transformação:

O ANTES

1 - situação encontrada em 2015

A situação do espaço em 2015. Era um canto que estava mal aproveitado,  onde havia uma muda de Palmeira Azul e grama. As paredes pintadas em 2 tons neutros transmitiam a ideia de algo antigo.

O que foi solicitado:Renovação do espaço para benefício dos usuários com economia de recursos e baixa manutenção.

O que foi feito: Levantamento do local;  Estudos sobre insolação, solo, clima, usuários; Planejamento; Execução e Manutenção.

Após o levantamento, no planejamento foram executadas: limpezapreparo do solo e marcação. Então, a execução:

DURANTE

limpezamarcacaoeplantio

Primeiro, retirou-se com cuidado a Palmeira azul que foi transplantada em outro local, depois foi retirada a grama e feitas limpeza e descompactação do solo. Em seguida, ao solo existente foi incorporado substrato para plantio e areia grossa de construção, já que as espécies escolhidas para o local, em sua maioria são áridas.

DEPOIS

Após o plantio, as áreas livres foram forradas com manta drenante e após isso foi colocado como acabamento pedrisco palha nº 2 e cascas de pinus. Embora o jardim seja árido, as cascas foram usadas por questão de economia.

8 - conclusão com pintura feitaConclusão com a pintura feita

As espécies utilizadas foram escolhidas levando em conta:

  • Baixa manutenção; são plantas resistentes e perenes (raramente adoecem ou são atacadas por pragas, e vivem muitos anos);
  • Pouco uso de recursos hídricos (xerófitas*) já que em geral são regadas pelas chuvas; (XERÓFITAS: Plantas adaptadas a viver em regiões secas (xerós= seco e phyto= planta).
  • Aplicando conceitos da ergonomia ligados a segurança, evitou-se plantas tóxicas ou que pudessem causar ferimentos, já que o espaço é frequentado por crianças;

especiesusadas

As principais espécies utilizadas foram: Pata de elefante, Agave dragão, Babosa, Bulbine, Crássula, Mandacaru, e para termos cor no jardim, acrescentou-se Iresine, Onze horas e Dracena tricolor, (nomes populares)

ardim arido meses depois

Obs.: O Mandacaru especificado foi o sem espinho, mas na entrega veio com espinho, então ele foi realocado e cercado por outras espécies para evitar acidentes. Ah, em janeiro de 2018 ele floriu

flores

Mandacaru florido

Pintura das paredes: 

Foi feita uma mistura de 2 partes de verde escuro com 1 parte de preto.

O objetivo desta cor é inserir o muro ou a parede no contexto do jardim. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, as cores claras nos muros os trazem para mais perto do nosso olhar, enquanto que as cores escuras os afastam e os inserem mais naturalmente à paisagem, além de valorizar o projeto paisagístico.

9 - cada espécie em seu lugar

Observe a natureza… os fundos são sempre mais escuros.

Por motivos alheios o jardim foi montado antes de fazer a pintura, mas deixou-se espaço para este fim e para as futuras repinturas. No fim deu tudo certo.

6 - espécies

Esta reforma tem quase 3 anos e as plantas estão cada dia mais exuberantes e bem desenvolvidas. A manutenção é muito baixa, com retirada de folhas velhas ou mortas, alguma tiririca que atravessa a manta e poucas podas estéticas.

2016-2018Agora compare as primeiras fotos com as mais recentes. Nos conte o que achou.

Se você tem um pequeno espaço ensolarado, não se intimide. Inspire-se. Crie um jardim na proporção do seu espaço.

Mas se precisar de Consultoria ou Projeto, entre em contato.

Um profissional te fará economizar recursos.

Bom, já sabe…Se gostou, por favor… curta, comente e compartilhe e se inscreva no canal do Simples Decoração no Youtube.

Marcia Nassrallah 

Studio MS no Facebook

Studio MS no Instagram

Studio MS no Pinterest

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui