Simples Decoração - Porque o bom é simples

Organização Quarto Quarto Casal

12 jeitos de distribuir móveis em um quarto 3×3 – Parte 1

Fiquei aqui um dia exercitando de quantas formas eu conseguiria distribuir os móveis mais comuns (cama padrão, guarda-roupa, criados-mudos e uma cômoda/mesa estreita) em um quarto 3x3m. Achei 12, algumas ótimas e outras nem tanto assim, mas se vc está aí sem saber como organizar o seu quarto, quem sabe isso ajuda ?  Este é um bom exercício quando vc quer decorar a sua casa, viu ? 

Distribuição 1 

quarto3x3a1

Uma das formas mais comuns de distribuir os móveis no quarto. Os círculos mostram pontos que não são tão bons assim (50 cm dá mas é “apertado” como área de circulação). O “A” em verde mostra um ponto onde poderia ser colocado um banco ou cadeira pequena para um rack ou  mesa de trabalho ou maquiagem com 35 cm de profundidade. Este móvel poderia ser mais comprido e ter maior profundidade (até 25 cm a mais é possível, mas não ideal). Para quem quer tv no quarto é uma boa distribuição. Seria similar a este quarto – que é bem mais largo:

blog_achados_de_decoracao_-_apto_2_dormitorios_-_decor_clean_8

(foto tirada da janela) Foto: Achadosdedecoracao)

Ou este:

asarquitetas suite-1

(foto tirada da entrada do quarto) (foto:asarquitetas )

Distribuição 2

quarto3x3b1

Outra forma que se vê muito por aí: Um dos lados da cama fica bem apertadinho, mas cabe um mínimo criado mudo. Em compensação, o espaço do guarda-roupa fica mais livre… Ainda dá para colocar uma cômoda mais estreita ou mesa que pode ir até abaixo da janela (o “A” em verde mostra onde pode haver extensão do móvel – abaixo da janela – e até uma cadeira). É uma boa distribuição para quem quer uma mesa office/estudo/maquiagem e não gosta de aperto para o guarda-roupa. Já para TV pode até não ser possível se a janela for muito grande e no mínimo, vai ficar “torta” em relação à cama. A distribuição seria similar a este quarto, que é um pouco maior que 3×3:

Melina Mundim Design de Interioresat-21-30-12

(a janela e a cômoda estariam atrás de onde foi tirada a foto) (foto:Melina Mundim Design de Interiores)

vickys-home LH090316021

Considerando que o guarda roupa está no lado esquerdo, poderíamos pensar em algo assim na parede da janela (foto: vickys-home)

 

Distribuição 3quarto3x3c

Outra distribuição legal para quem quer TV no quarto, é uma inversão da distribuição 1, dá mais espaço livre para guarda-roupa mas deixa a cama mais exposta para quem chega na porta. Também o acesso à janela fica prejudicado com somente 40 cm.

construindominhacasaclean KaliArquitetura_TPS_2014

Considerando que a porta é de onde está se tirando a foto e que há um guarda-roupa na direita, esta seria uma ideia desta distribuição. Ideia ruim, mas gente, é difícil achar fotos que mostrem ambientes inteiros, já perceberam???

Distribuição 4

quarto3x3d1

Esta distribuição  serve para quem precisa de um espaço para fazer um canto de estudos/ office/ maquiagem ou até um office + maquiagem o quarto.  Veja que há um bom espaço onde estão as setas amarelas, que pode ser usado com móveis. Vc poderia por exemplo, esticar o criado mudo até a parede e depois ligar a uma mesa com direito a ter uma pequena cadeira aí.E ainda tem o espaço vertical. Você pode ter até mais um guarda-roupa, percebe? Fora isso toda a circulação fica “apertada”, mas possível. E a TV pode até  ficar no guarda-roupa na frente da cama, o que hoje é possível e mais em conta que antigamente.

assimeugosto criado-mudo-madeira-quarto-casal

Estou falando de ter um canto assim por exemplo. Se vc não precisa disso, esqueça esta distribuição (foto:assim eu gosto)

achadosdedecoracao16

Outra ideia … mais ou menos tbém – não sei qual a largura deste quarto, mas me parece possível (foto: achadosdedecoracao)

Distribuição 5

quarto3x3e

Similar à distribuição anterior: Tudo fica apertado exceto aquele canto onde tem as setas amarelas. Você pode usar esta área para muita coisa:office, maquiagem, estudo, colocar mais um guarda-roupa, sapateira…enfim.No resto do quarto a circulação vai ficar apertada e uma TV só se for no guarda-roupa,

Distribuição 6quarto3x3F

Uma distribuição que deixa mais espaço livre que todas as anteriores (vc pode até ter um guarda-roupa de portas que não sejam de correr e pode ter um baita móvel com Tv/  office / maquiagem, etc que suba as paredes (ou outro guarda roupa até) mas…. sua cama vai ficar encostada na parede. Você pode colocar um lambri, por exemplo e resolver o problema da parede fria. Um pequeno móvel na cabeceira pode guardar coisas e tbém distanciar sua cabeça da parede. Além disso, ao menos o lado encostado na parede não vai ter criado-mudo. E a cama vai “invadir” o espaço da janela – algumas vezes isso não é possível e tem gente que não suporta. A questão é, talvez, testar, porque há vantagens! Tudo depende das suas prioridades, percebe?

Este post deu um trabalho danado e não consegui fotos que mostrassem de forma clara, o que queria mostrar, mas espero que ajude vocês a lidar com espaços pequenos que podem ter muitas possibilidades. É só usar a criatividade e tentar! 

Se vc tiver dúvidas, escreve aí que eu respondo, ok? Daqui a alguns dias vou colocar as outras 6 opções que pensei. Aguarde!!!

Posts relacionados

Comentários:

Cassia · 25 de maio de 2018 às 06:57

Genial! Realmente é uma questão de prioridades, mas considerando esteticamente, qual vc acha passa uma sensação mais harmônica?

Responder

Rosana Silva · 25 de maio de 2018 às 20:50

Oi, Cassia!
Boa pergunta! Eu, particularmente, não gosto de ver a cabeceira na entrada do quarto, como as distribuições 3 e 5 e tbém considero que a cama encostada na parede dificulta a harmonia. Penso que estas distribuições atrapalham o protagonismo que uma cama, em um quarto, deve ter. Mas o bom uso dos revestimentos e cores pode fazer milagres, viu ?
bjo e obrigada pela pergunta inteligente!
RO

Carlos · 25 de maio de 2018 às 23:09

Muito bom o artigo, isso prova que em pequenos espaços podemos fazer muita coisa. ABS

Responder

Danilo Pereira · 25 de maio de 2018 às 03:57

Estou fazendo uma reforma e um dos quartos tem quase exatamente essa medida.

Posso usar suas idéias?

🙂

Obrigado!

Responder

Rosana Silva · 25 de maio de 2018 às 09:33

Pode sim, Danilo.

Frederiko · 25 de maio de 2018 às 09:34

Nossa gostei muito, principalmente da forma como foi feita a distribuição dos quartos e de como ficou. Vou tirar umas ideias daí. Obrigado.

Responder

Márcia · 25 de maio de 2018 às 12:35

olá! exata medida do meu quarto
que tortuuuuuura fazer que caiba tudo
hahahaha
valeu pelas dicas
aceito mais
hahaha
beijo

Responder

Suzana · 25 de maio de 2018 às 01:06

Amei a distribuição do quarto 3x3m, quero saber se já publicou quarto 3×3 para mãe e duas filhas?

Responder

Rosana Silva · 25 de maio de 2018 às 18:26

Oi, Suzana!
Para mãe e 2 filhas em um quarto 3×3 a solução é uma cama de solteiro e uma bicama ou beliche e a posição depende de onde estão porta e janelas.
bjo
RO

Edilene · 25 de maio de 2018 às 22:00

Gratidão!!! Em minha nova casa os quartos são exatamente nessa medida, e eu estava preocupada em como poderia colocar a cama e guarda roupa de casal….vc trouxe Luz para meus pensamentos…Obrigada muitas bênçãos em sua vida bj

Responder

Rosana Silva · 25 de maio de 2018 às 22:25

Muito obrigada, Edilene!
Fico muito feliz quando consigo meu objetivo que é ajudar quem precisa de ajuda.
Que as bençãos retornem em dobro para vc e sua família.
bjo
Ro

Aline · 25 de maio de 2018 às 21:47

Olá!

Adorei suas ideias. Tenho um quarto desse tamanho e vou trocar uns móveis para ganhar mais espaço, e para adquirir outros. Sugiro fazer uma postagem na linha para estudantes, pois sempre temos muitos livros e é horrível adequar um lugar para uma estante (as prateleiras às vezes não suportam o peso). Estou nessa luta! rs.
Abraços.

Responder

Rosana Silva · 25 de maio de 2018 às 22:29

Obrigada, Aline, pela ideia. Está anotada!
bjo
RO

Geraldina Ouverney Ferreira · 25 de maio de 2018 às 20:43

Oi,pois é estou louca aqui, meu quarto tem 3.00 por 2.90 a disposição das portas tem uma sacada é a do primeiro quarto.Gostaria que pudesse me ajudar

Responder

Rosana Silva · 25 de maio de 2018 às 13:55

Oi, Geraldina!
Escreva para mim ([email protected]) mandando fotos do quarto como está agora, de forma que eu tenha uma boa noção do espaço (fotos tiradas de frente de todas as paredes seria o ideal).
Acredito que posso lhe dar um consultoria rápida.
bjo
ROsana

Deixe o seu comentário!