Integradas quer dizer: No mesmo ambiente. Coisa cada vez mais comum esta tendência de ter tudo no mesmo lugar, menos paredes e menos espaço. A sala de jantar é  mais uma área de jantar, com mesa, cadeira e aparador (e às vezes sem aparador) e o desafio de manter o conforto e cumprir bem sua funcionalidade. Selecionei 10 salas que seguem este modelo.

vmdesignblogga1514eb0a40f8fd

As salas que selecionei tem em comum o bom uso das cores e distribuição dos móveis

VM Designblogg004-loft-vila-leopoldina-diego-revollo-arquitetura

Certas vezes, mesmo com muito espaço, as soluções dão prioridade à área livre.

tresstudio783d1324ba1

Sem espaço, a cozinha também faz parte do ambiente único

thesomedayblogcom79

E para dividir os espaços a forma de distribuir os móveis e elementos que não ocupam área alguma, como um papel de parede.

revistacasalinda sala-de-jantar-pequena2

OU a pintura diferenciada de algumas paredes.

revista-casa-claudia-dezembro-apartamento-cozinha-living-02

O cinza acrescido de cores quentes avermelhadas é sofisticado e acolhedor

prodesign apartment-design

Cores bem escolhidas e o bom uso da iluminação transformam um ambiente!

ornare Decorado de Nigri e Albuquerque no Jardim das Perdizes 072-1024x688

O estar e o jantar estão tão unidos neste decorado que o sofá atende às duas áreas

Modern_Constructivist_Apartment_Dmitry_Pozarenko_afflante_com_4

Outra sala onde as poucas cores, bem colocadas elevaram o ambiente à outro nível

01-apartamento-de-69m2-para-morar-trabalhar-e-receber-os-amigos

Uma sala desafiante, pequena e irregular, resolvida extremamente bem: A mesa circular permite um maior número de assentos e combina com a arquitetura do ambiente.

22 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Soraia!
    Eu particularmente também só penso em sala de jantar perto da entrada se não houver outro jeito. Mas há quem tenha sem qquer problema. Não sei o tamanho da sua sala então, fica difícil lhe ajudar objetivamente.
    O que posso fazer é indicar alguns posts:
    http://www.casinhaarrumada.com/2015/03/20-salas-de-estar-e-jantar-integradas-inspire-se.html
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/02/decoracao-sala-de-estar-jantar-cozinha-tudo-junto/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/12/leitor-pergunta-como-organizar-a-sala-de-jantar/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/07/nao-sabe-como-organizar-os-moveis-na-sala/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/03/10-dicas-para-uma-sala-pequena/
    Espero que ajude
    bjo
    Rosana

  2. Ola Rosana, moro em um sobrado e a minha sala de entrada não tem uma definição, isso é, tenho apenas um espelho e uma mesinha pequena, como um bar. Gostaria de ter uma sala de jantar em casa ( recebo sempre amigos) mas se eu fizer isso vou perder a minha sala de estar, que não é tão grande assim e hoje é onde recebo as pessoas.Então pensei em fazer a sala de jantar na sala de entrada da minha casa, só que acho muito esquisito porque tenho a impressão que comer muito próximo a porta de entrada não combina. Gostaria de ideias, talvez incluindo a sala de jantar na de estar ou fazendo uma cozinha integrada com sala de jantar. Acha possivel?

  3. Oi, Jo!
    Conseguindo uma boa organização e distribuição, não vejo pq vai tirar a harmonia… Teste bastante.
    bjo
    Rosana

  4. Olá estou redecorando minha casa, gostaria de saber se posso inverter a mesa de jantar próxima a janela da sala e colocar o sofá antes visto que gostaria de uma sala de estar maior que a de jantar, pois a mesma tem pouco uso? esta alternação tira a harmonia da decoração? Antecipadamente agradeço

  5. Oi, Gianni,
    O preto é uma cor neutra, combina bem com tudo, mas minha dúvida é se sua sala não é ou está muito escura (não sei como são pisos ou paredes…). Caso não ache que estão, pode ser uma boa opção sim, mas acrescente detalhes em preto na sala, em objetos (muito poucos) somente para ter a cor preta no estar tbém e harmonizar mais.
    bjo
    Rosana

  6. Oi, Dani,
    Estas cadeiras são bem alegres e chamativas. Ficam bem com cozinha em branco sim (me parece q sua cozinha é branca, pelo q vc escreveu). Qto a combina-las com o restante da decoração, se vc colocar algum detalhe nesta cor das cadeiras (como almofadas, objetos pequenos, pouca coisa), já dará uma harmonia. Mas vc tem que ver se o restante das cores usadas na sala combinam com esta cor, o que não me parece difícil de acontecer.
    bjo
    Rosana

  7. Nossavtudo mto lindo!!Mas estou com mto dúvida.Minha sala tem 2.60 largura cm 3.20 comprimento.tenho sofa marrom e rack tom amadeirado envelhecido. E queria saber se posso colocar mesa jantar pq na cor preta cm tampo de vidro optei por banquetas com encosto baixo q ficarão em baixo da mesa!! Forma de ocupar menos espaço! !!
    me ajude.obrigada

  8. Olá, adorei as dicas. tudo muito bonito! gostaria de uma ajuda em relação à minha casa. a sala é integrada com a cozinha americana. gostaria de colocar umas cadeiras amarelas (sofia da tramontina) na cozinha (uma mesinha pequena com apenas 2 cadeiras), mas não sei como combinar isso com o restante da decoração da sala, que ainda não montamos – só temos o rack branco. pensei em colocar aquelas cadeiras allegra na mesa de jantar, brancas talvez. gosto de cor, mas nao quero deixar o ambiente pesado. e muita coisa branca também incomoda o olhar. gostaria de uma ajuda, por favor. obrigada!

  9. Oi, Andrea,
    1)Como a sala é bem iluminada e paredes e piso claros, o sofá cinza grafite ficará bem, sim!
    2) Qto às poltronas, a resposta depende muito do seu gosto, mas eu diria que uma estampa com fundo em cinza como o sofá é uma ótima pedida.
    3) Sendo o rack branco e amadeirado (neutros) não vejo problema algum, vai combinar com o resto.
    4) Acima do sofá vc pode pensar em só um ou mais quadros (eu preferiria um conjunto de quadros em tamanho médio, abaixo do split, colocados de forma que formem um retângulo (veja a 3a. foto desta matéria http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,ERT86345-16877,00.html
    Não se preocupe com combinar cores. Escolha quadros que fiquem bem entre si.
    bjo
    Rosana

  10. Suas ideias sao maravilhosas! Gostaria de uma ajuda na decoração da minha sala de estar ( retangular 3,70 X3,00).Estou mudando meus moveis.As paredes estão brancas e o piso porcelanato bege claro.Tenha porta de vidro que da para uma sacada, entra bastante luz. Minhas dúvidas? 1) tenho um sofa de 3 lugares que gostaria de cinza grafite( cinza claro ficaria melhor? 2) 2 poltronas biro de tecido (manter lisa na cor marfim ou suede roxo ou estampas) 3) comprar um rack 2,40 branco com detalhes de gaveta amadeirado mel com tv na parede 42′,4) que tipo de painel,quadro poderia colocar em cima do sofa ?( nesta parede tenho um split)
    Obrigada, Andrea

  11. Oi,Ana!
    Claro que se usa ! Aonde vc colocaria os equipamentos ? Muita gente hoje coloca a tv em painel, presa à parede, mas sempre há ao menos nichos abaixo para os equipamentos. E realmente, não é obrigatório o uso de painel, mas sim que os fios elétricos sejam bem escondidos…
    bjo
    Rosana

  12. Boa noite;
    Gostaria de saber se ainda se usa racks nas salas de estar.
    Pois na minha casa estamos colocando uma mesa de jantar redonda de tampa de vidro juntamente com a sala de estar. Estou diminuindo meu rack. A duvida é: o que devo colocar no lugar desse rack (grande o antigo) e o novo seria bem menor.
    Aguardo sua ideia. Abraços Ana

  13. Oi, Erika,
    O azul fica bem com o coral e com o rosa. Talvez seja uma opção, mas o branco poderia trazer o branco da cozinha para a sala, o que também seria bom, além de ser uma cor neutra que não lhe atrapalharia na escolha de outras cores para a sala. Outra opção neutra seria o metal, mas não sei se combina com a sua casa.
    bjo
    Rosana

  14. Oi, Aurineide,
    É difícil sugerir qdo não sei como é o resto da sua casa, a mobília, o estilo. Se vc acha que os modelos estão destoando do restante, talvez seja por conta dos mármores. Mas realmente, qquer coisa que dissesse seria um chute.
    Se quiser me mandar fotos, envie para [email protected]
    bjo
    Rosana

  15. Oi, Maíra,
    Branco e preto são clássicos e neutros. Sugiro que use coisas brancas no estar e pretas no jantar, para equilibrar. Eu acrescentaria objetos em tons de cinza e mais uma cor que vc gostar, mais alegre, para quebrar a seriedade do pretoxbranco.
    Sugiro que o rack e o aparador sejam em madeira de média para clara. Ou um deles em cinza por exemplo, e o outro em madeira ou cinza com madeira, enfim…
    beijocas
    Rosana

  16. Adorei as imagens de integração, muito lindas. Porém preciso urgentemente de ajuda para decidir como compor minha casa justamente nesse quesito: sala-cozinha. Minha casa possui uma sala bem pequena integrada por um balcão estilo americano para a cozinha. Nas paredes da sala, pintamos uma de cor coral e outra de rosa bem claro, a cozinha tem móveis e azulejos brancos. Daí ainda vou comprar as banquetas, porem não sei em que cor ficaria mais interessante. Por favor, você poderia me dar umas dicas. Grata desde já.

  17. Amei as salas de jantar.
    Queria pedir ajuda para a minha. Tenho duas mesas : uma com 6 cadeiras e outra com 4, ambas com tampo de mármore, base e cadeiras de ferro. Uso uma na sala e outra na cozinha. As cores são diferentes.
    Que sugestão você me daria para reformá-las?
    Agradeço sua atenção.
    Um grande abraço!

  18. Estou montando minha casa e estou em dúvida em relação aos móveis da sala de jantar e de tv, que são integradas! Gostaria muito de usar sofá preto e a mesa branca… Da certo? O rack e o aparador da sala de jantar devem ser da mesma cor? O chão é porcelanato cru!
    Muito obrigada!

  19. Gosto muito de ambientes integrados, principalmente quando os espaços são pequenos… deixa o espaço mais amplo. Adorei as imagens, principalmente as que tem amarelo. Bjus!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui