Eu já falei sobre o que você precisa para ter um clima calmo ou vibrante ou aconchegante na decoração da sua casa. A sensação que um ambiente lhe faz sentir é dada, principalmente, por um conjunto que envolve as escolhas de: Cores, revestimentos, estampas, acessórios e luz. Então, simplificando e mostrando exemplos, vamos ver como mudar o clima da decoração de um ambiente

Como mudar o clima da decoração sem gastar rios de dinheiro

Exemplo prático da criação de mais sensação de aconchego em uma sala

Como mudar o clima da decoração sem gastar rios de dinheiro

(Não coloquei a iluminação mas ela é super importante – As cores quentes só dão o melhor para um ambiente aconchegante quando iluminadas por lâmpadas tbém tendendo para  quentes. Uma fluorescente azulada estraga todo o clima, viu ?)

Veja uma vista em 3D deste projeto de decoração on line que fiz para a sala do cliente Cláudio, de SP:

salaclaudio1A

Uma sala funcional e atual com toques clássicos, do jeito que o Cláudio queria. A área de jantar está distante da varanda (de onde a vista foi feita) e por isso coloquei as paredes de lá mais claras e também o espelho, para levar luz à esta área escura. O tapete claro contrasta bem com o piso e o sofá escuros. As cores escolhidas vieram do quadro na parede esquerda, um bem querido do Cláudio.

Mas se o Cláudio quisesse ter uma sala mais aconchegante? Uma sugestão que eu poderia dar, mantendo a distribuição e os móveis, poderia ser essa:

salaclaudio3A

1) Mudar as cores das paredes, usando beges e marrom, o que traz a sensação de uma caverna aconchegante, sem perder a luminosidade na área de jantar e fazendo um contraste suave de claro/escuro. 2) Acrescentar mais almofadas em tecidos gostosos. 3) Colocar um tapete mais felpudo. 4) Puffs ao lado do sofá 5) Aumentar a quantidade de cores quentes sem perder a ideia das cores do quadro 6) Uma mesa em madeira no lugar da branca…Tudo isso fez o ambiente parecer mais “gostosinho” de ficar, concorda ? E ainda poderíamos colocar outro abajur para ter mais opções de iluminação acolhedora…Compare os 2 ambientes para perceber:

salaclaudio12

Então, se vc quer dar um toque de aconchego à sua casa sem fazer maiores mudanças, usando somente algumas destas ideias vc conseguirá: Ande pelos ambientes pensando no que poderia fazer para dar uma sensação gostosa e acolhedora aos espaços..

Exemplo prático da criação de mais vibração e alegria em uma sala

Ainda usando a sala do Cláudio, vamos agora torná-la mais alegre e vibrante ? Não esquecendo que: 

climavibrante

A iluminação de ambientes vibrantes não tem esta obrigação de ser “acolhedora” por si só. Há lanchonetes, por exemplo, que tem um clima vibrante e luzes frias. E até uma cozinha pode tbém ter luz fria e ser vibrante. Mas sugiro que não coloque cor fria em  uma sala em casa, viu ?

E a sala do Cláudio, como ficaria, gente? Eu tive esta ideia:

salaclaudio2A

Aumentando o contraste das cores das paredes (azul vivo no estar e um off white quase branco nas demais paredes), acrescentando tecidos em cores também mais vivas e levando o azul para a área de jantar com o aparador…. E a sala ficou bem mais alegre e descontraída, você viu ? Compare os 2 ambientes agora:

salaclaudio13

Então, se vc quer dar um toque de vibração à sua casa sem fazer maiores mudanças, ande pelos ambientes pensando no que poderia fazer para criar mais contrastes: Revestimentos, almofadas,  quadros, objetos em cores vivas…

Exemplo prático da criação de um clima calmo e relaxante em uma sala

Novamente  usando a sala do Cláudio, vamos agora torná-la mais calminha ainda ? Não esquecendo que: 

calma2

A sala do Cláudio já é até bem calminha, mas vamos dar mais “rivotril” para ela chegar ao máximo da tranquilidade. E veja abaixo como ela é e após a transformação para você comparar:

salaclaudio4D

Como falei, a sala já é calminha, mas o que fiz foi usar tons mais suaves das cores da paleta, diminuindo os contrastes claro/escuro, que é o que faz um ambiente ficar mais “agitado”. Quando as nuances são suaves e as cores com luminosidade similar, naturalmente o ambiente parece mais calmo.

Então, se vc quer criar uma sensação de calma na sua casa sem fazer maiores mudanças, ande pelos ambientes pensando no que pode mudar para diminuir os contrastes e atenuar as cores: Revestimentos, almofadas,  quadros, objetos …

Vou continuar usando a sala do Cláudio como exemplo para lhe ajudar a visualizar estas transformações, ok ?

Nos próximos posts desta série vamos ver outros climas: sofisticado, criativo, praiano,  de fazenda …. e olha como tem climas diferentes! Decoração é sensação! Acompanhe aqui!

4 COMENTÁRIOS

  1. Este post também é bom para que vc descubra qual o clima que vc prefere, como vc fez, Cassia! Vou escrever isso. Muito obrigada por sua ajuda neste post. Foi super legal!
    bjo
    Ro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui