Ambiente Comercial Bar / Restaurante

Decoração em Bar e Restaurante

Diversas pessoas pediram que eu tocasse neste assunto. Portanto, atendendo a pedidos, vamos falar sobre as características da decoração de ambientes comerciais, principalmente de bares e restaurantes:

A decoração de um estabelecimento comercial é extremamente importante pois ela mostra a “CARA” do negócio e, de certa forma, ainda mais em lojas, bares e restaurantes, SELECIONA quem vai entrar ou não no seu ambiente. Então, a decoração tem que ser pensada para agradar o público que lhe interessa, mostrando quais são os VALORES da empresa e enfatizando a sua MARCA e IMAGEM. (Por exemplo: Bar do Joca e Le Chateaux são possíveis nomes de restaurantes que atraem um público diverso e por isso devem ter uma decoração completamente diferente, concordam ?)

Além do espaço de atendimento aos clientes é preciso estudar as atividades que os funcionários exercem e como a exercem, que áreas devem estar próximas, a circulação pelo recinto, as questões de iluminação, limpeza,  ventilação, manutenção, enfim, a distribuição e organização de todo o estabelecimento. Se estes fatores não são considerados o cliente vai perceber ou sofrer com um atendimento atrapalhado ou ruim.

No espaço dos clientes deve-se pensar nas crianças, idosos e deficientes físicos. Atualmente há leis e normas que devem ser seguidas em relação à isso (Norma Técnica NBR 9050).Outro assunto importante é a escolha correta dos revestimentos dos pisos para segurança dos clientes e os revestimentos de parede, teto e piso para ter minimizar os ruídos inconvenientes. Outros itens são a ventilação, circulação de clientes e funcionários, cuidados com a visão que cada cliente terá tanto da área externa como da área interna. Ambientes mais sofisticados tem mais espaço entre as mesas.

Em relação à bares e restaurantes, se o objetivo é que o cliente permaneça muito tempo no recinto, atenção especial aos assentos e mesas; A iluminação deve ser mais difusa e aconchegante (em ambientes mais sofisticados, principalmente), mas os pratos devem ser bem iluminados (evite iluminação que muda a cor dos alimentos) ; O ambiente deve ter decoração que chame a atenção, com detalhes que façam o cliente ter curiosidade em ve-los e se sinta cativado, enfim, o ambiente não pode ser “frio”. A Iluminação branca e clara faz o cliente demorar menos no recinto (ótimo para fast-foods).

A escolha das cores em ambientes comerciais tem a ver com o Logotipo da empresa, o clima que se deseja passar e as caracteristicas do espaço (estreito ? Baixo?, etc). Usar somente preto/branco/cinzas ou cores neutras (marrom, bege, terra, areia,etc)  dá um que de sofisticação.

Observe com atenção as fotos acima. Os pontos que comentei estão exemplificados nelas. Veja o espaçamento das mesas, as cores, a circulação, os materiais usados, etc e o clima que todos estes itens conferem aos recintos.

Para sua apreciação,  Veja este ambiente que a Arquiteta Maria Amélia Reader projetou (onde eu participei, toda feliz)  para um pequeno restaurante em Maricá -RJ.

Fotos dos sites e blogs: desiretoinspireContemporist, remodelista, weheart e setdesignthinking

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

[...] This post was mentioned on Twitter by Teresa C Vilela and Ana Carla Araujo, Blog da Ro – SDeco . Blog da Ro – SDeco said: #decoração Decoração em Bar e Restaurante http://goo.gl/fb/nW6n0 [...]

Gabi – ObraVipBlogs · 27 de maio de 2010 às 15:22

Adorei essas decorações! muito bom o post, quase nunca vejo fotos relacionadas a decoração de restaurantes e bares…

beijos, Gabi

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 15:28

Obrigada,Gabi!
bjo
RO

Silvio Alvarez · 27 de maio de 2010 às 16:49

Gostei muito do ambiente em branco, foto lá de cima.
Parabéns pelo espaço. Sempre maravilhoso e informativo!

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 19:12

Brigada, coisa fofa!!!
bjos grandes
RO

Queila Melone · 27 de maio de 2010 às 00:43

Ola meu nome e Queila e estou com muitas duvidas em relaçao a qual cor devo pintar minha pizzaria. Li sobre oque voce escreveu e vi que uma coisa puxa a outra tudo vem desde o nome, o nome da minha pizzaria e Fattoria Magno, meu cardapio e marron entao gostaria de seguir esta linha, com cores neutras e que torne meu ambiente mais serio…se puder me dar algumas dicas ficarei agradecida

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 12:48

oi, Queila!
Pizzarias em geral usam muito o vermelho/verde, como vc deve saber. De acordo com seu pedido e o nome da sua pizzaria, eu sugiro que vc use tons de terra (terracota, areia, mel, ouro escuro, etc) acrescidos do verde nos detalhes. Este verde deve ser mais fechado, tipo oliva, por exemplo. É uma variante do vermelho / verde com mais sofisticação e remete ao nome da pizzaria.
Espero ter ajudado
abs e SUCESSO
Rosana

carlos · 27 de maio de 2010 às 21:24

olá tenho uma choppria gostaria de dicas de cores para deixar o ambiente
elegante e aconchegante grato aguardo seu retorno

Cordialmente Carlos Tavares

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 12:05

OI, CARLOS,
Para tornar um ambiente aconchegante o uso de cores terrosas é sempre uma boa aposta – marrons, areia, creme, com toques de amarelos suaves. Outra coisa importantíssima é a iluminação, que deve ser intimista, leve, nunca branca (fluorescente). Mas não esqueça que é importante que o cliente tenha uma boa visão do que está bebendo ou comendo, então iluminação direta nos pontos onde ele vai exercer estas atividades.
Quanto a materiais, o couro ou similar de boa qualidade, traz sofisticação. Vc tbém não pode esquecer de aliar a sua marca à decoração, usando as cores do seu logotipo, mesmo em detalhes da decoração.
Para sugestões mais específicas, me escreva : rosana@simplesdecoracao.com.br
Veja tbém:
http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/10/decoracao-de-lojas-bares-e-restaurantes/
http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/08/decoracao-em-bares-restaurantes/
http://www.simplesdecoracao.com.br/2009/11/decoracao-em-bares-e-restaurantes/

abs e sucesso
ROsana

jerrie ribeiro da silva · 27 de maio de 2010 às 10:42

ola em primeiro parabenlizalos pelo belo trabalho feito nesse site gostaria de saber um pouco sobre qual a melhor cara pameu meu comercio comprei um bar restaurante beira rodovia muito bem localisado e frequentado mas em pessima estrutura tudo muito velho estou com uma boa verba para emvestir e gostaria de saber se vcs podem me ajudar nessa nova obra deis de ja agradesso

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 19:44

OI, JERRIE!
Obrigada!
Caso vc deseje um orçamento para um projeto do seu bar/restaurante, pf, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br, enviando mais informações sobre o seu negócio e sobre o seu gosto, necessidades, estilo que deseja, enfim, tudo que considerar importante para entendermos melhor seu problema e, se possível, planta baixa e fotos, que faremos um orçamento para um projeto, ok?
abs
Rosana

wilson katakura · 27 de maio de 2010 às 14:20

olá ! Acabei de adquirir um ponto em Moema, era um restaurante self service que funcionava apenas no almoço, queremos transformar o local num bar com espetos, caipirinhas, além de futuramente voltar a servir os almoços no sistema self service, mas um pouco mais refinado do que está hoje. O local tem área para umas 60 pessoas, mas com a reforma que estou iniciando, pretendo colocar 100 pessoas sentadas, dentro de uma semana vou ter uma planta em CAD e o projeto de reforma fisica do local, mas estou sem dicas para a decoração. Será que voce poderia me ajudar ?
Penso num lugar bem arejado com vidros
Obrigado e parabéns pelo site.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 01:45

oi, wilson!
Ou é muita coincidência ou sua cunhada já falor comigo e eu a respondi:
Veja o abaixo>

Bastante interessante e original o seu negócio! Eu adoraria frequentar!
Basicamente entendi a idéia: Um local descontraído mas com uma dose de sofisticação, correto ?

Preciso saber algumas coisas (vou lhe encher de perguntas, desculpe! Mas a decoração de um estabelecimento comercial tem características diferentes da de um ambiente residencial.
Há 4 itens super importantes: A imagem da empresa, que deve ser refletida na decoração do ambiente e adequada para o seu público alvo, a organização das diversas áreas para que o serviço de atendimento seja eficiente; As questões legais e técnicas que o projeto de decoração deve considerar (som, acessibilidade, odores, transito seguro dos funcionários, proteção de incêndio e acidentes, projeto da cozinha e áreas de preparo, ventilação, segurança, iluminação, etc ) e a manutenção (limpeza rápida, materiais duráveis, facilidade para reparos, etc)

1) Vc deseja um projeto somente para decoração da área de atendimento ou tbém da área interna (escritório, caixa, cozinha, depósito, banheiros, etc) , externa (estacionamento, paisagismo, fachada, etc), ajuda na exploração da marca (uniformes, decoração temática, etc)?

2) Possui a planta do imóvel? Ele necessitará de modificações em paredes, revestimentos de piso, paredes, etc ?

3) Já possui móveis, equipamentos, etc ?

4) Já possui marca ? Logo ? Quais são as cores que pensa em usar ?

5) O espaço possuirá estacionamento ? Atendido por seus funcionários ?

6) Qual a capacidade do local ? Pretende um ambiente somente com mesas e cadeiras + bar ou sofás, mesas com bancos, etc ? Um salão aberto ou pequenos espaços delimitados?

7) Público Alvo: Quais as características do seu público alvo? Jovens ? Meia-idade ? Casais ? Grupos ? Empresas ? Condição social ?

8) Deseja um projeto completo (3D, vistas, plantas de elétrica, hidráulica, forros, tratamento acústico, detalhamento de móveis para marcenaria, etc) OU 3D, vistas e sugestões de móveis, revestimentos e cores, com medidas básicas ?

Preciso saber o máximo sobre o espaço e sobre o que vc exatamente deseja que façamos para poder chegar a um orçamento.

Acrescentando, para ter uma idéia do que vc já possui para acelerar este processo:

9) Fez pesquisa de mercado, plano de negócios, possui uma estratégia delineada para o negócio ?

10) Já tem um planejamento do processo de atendimento (recepção, pedido, preparação, atendimento, pagamento, fechamento..) e da organização, distribuição e circulação entre as áreas para executar este processo eficientemente ? Necessita de ajuda neste item ?

Aguardo e muito obrigada!!!
E FELIZ 2011!

fabitalisma · 27 de maio de 2010 às 09:48

eu amei as dicas

Responder

fabitalisma · 27 de maio de 2010 às 09:56

oi meu nome é fabiana estou com muitas duvidas em relacao as cores de um restaurante de bairro mesmo é simples mais quero deixa bem aconchegante e elegante mais simples e barata vc me sugeri tb marrom e areia uma cor suave pro local aonde ja esta na cor de laranja eu vou reinalgura lo em marco pois peguei o ponto troco ou nao acara do estabelecimento…

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 19:47

OI, FABIANA!
Marrom e laranja são cores que ficam super bem para um restaurante. Mas sugiro que vc acrescente creme (marrom clarinho) ou o areia mesmo em maior quantidade para amenizar e dar uma clareada no espaço e use o laranja em menor quantidade, pois ele é uma cor muito forte e deve ser usada com cautela e em um tom mais “ameno” para ser sofisticado, entende?
Muito sucesso no seu negócio.
bjos
RO

Fernandes · 27 de maio de 2010 às 23:12

Oiii, meu nome é Juliana e estou pesquisando para abrir um restaurante mexicano. Estava vendo que iluminação deve ser boa, mas nos mexicanos que costumo ir a iluminação é mais alternativa, nesse caso pode ser esse tipo de iluminao? E também vi algumas paredes cobertas com papel de parede, isso pode poluir o ambiente?

Muito obrigada

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 21:58

Oi,JULIANA
Ter iluminação alternativa ou não, não tem nada a ver com ter uma boa iluminação . A boa iluminação em um restaurante é a que permite que o cliente veja bem a comida sem ofuscar sua visão (iluminação direta para a mesa) e a que tbém permite que os atendentes e clientes possam se locomover com facilidade (iluminação difusa geral em boa quantidade para o espaço). Quanto ao papel de parede, depende da estampa deste. Se o ambiente é pequeno, a estampa deve ser menos “espalhafatosa” ou estar somente em poucos espaços. Agora, se vc vai usar uma estampa discreta, fica mais fácil não”poluir”.
bjos
RO

Leonardo · 27 de maio de 2010 às 09:48

Oi, adore as luminarias azuis da terceira foto. Pode dizer aonde acho elas? Ou é segredo? Hahaha
Desde ja obrigado.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 23:05

oi, Leonardo,
Já lhe respondi por e-mail.
abs
Ro

vivi · 27 de maio de 2010 às 14:27

ola irei fazer um barzinho numa cidade do interrior, e gostaria de fazer algo bem aconchegante, sem gastar muito e com um toque de sofisticacao,como eu amo branco e o estilo provencal ate pensei em ser assim,mas acho q pra um barzinho tvz nao fique um lugar mais “quente”me entende, ai pensei fazer preto com branco e em apenas uma parede colocar um tecido bonido p/b,tipo bordado,mas ai agora pensei muito em fazer algo com azul turquesa mas nao sei como combinar e se ficara legal p/um bar por favor me de algumas dicas obrigada.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 21:55

Oi, VIVI!
Desculpe a demora…
O estilo provençal é claro, romântico e feminino. Tenho dúvidas se atrairia o público que vc deseja. Sugiro que vc siga esta idéia de bco com preto (acrescentaria cinza) e cinza, vemelho fechado e o turquesa que vc deseja em revestimentos estampados de cadeiras – talvez algumas em estilo provençal, para dar este toque sem exageros e de uma forma moderna. E objetos espalhados com estas cores. Pense nesta idéia.
bjos
RO

jose carlos · 27 de maio de 2010 às 15:18

Ola!meu nome e Jose Carlos e estou lhe enviando este pedido de ajuda pq estou montando um pequeno restaurante de pequeno porte e quase sem recursos…mas crendo que ira dar certo. as paredes sao azul piscina e as pilastras sao cinzas.o chao nao tem piso entao tive a ideia de pinta-lomas confesso que nao sei por onde começar.a unica certeza que tenho e que nao quero algo brega ou cafona…help-me

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 14:44

Oi, José Carlos,
Pinte o chão em cinza, como as pilastras, ok ?
abs
Rosana

darliene · 27 de maio de 2010 às 16:30

Olá! Meu nome é Darliene. Eu e minha mãe estamos com um projeto de montar um restaurante. O nome será MANJERICÃO. Bom pensamos em algo com chitão, palhas, um ambiente meio interior(roça). Gostaria de uma sugestão sobre cor da fachada e interior e o que mais você puder nos ajudar. Agradecidíssima. Beijocas. Fica com Deus.
Aguardo resposta

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 21:45

OLá, Darliene,
Para o restaurante manjericão, nada melhor do que a cor do manjericão, aquele verde lindo! Acrescente beges claros e um pouco de vermelho e marrom (em menor quantidade ainda).
SUCESSSO!
Rosana

NEIDE · 27 de maio de 2010 às 11:37

OLA!TENHO UMA GARAGEM E GOSTARIA DE TRANSFORMA-LA NUM BARZINHO, METADE DAS PAREDES SAO AZULEIJOS BRANCO E OUTRA METADE PAREDES BRANCAS E PORTAO DE FERRO QUE ABRE PARA FORA. ME AJUDEM A DECORA-LO

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 21:41

Olá, Neide,
Mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br e se tiver a planta baixa tbém seria interessante. Em 2 dias úteis lhe envio um orçamento para a decoração deste espaço, ok ?
bjos
RO

Glauber · 27 de maio de 2010 às 03:10

Olá.
Minha mãe tem um bar bem simples anexo à nossa residência ha 18 anos. Contamos com um público fiel e familiar, porém nunca foi investido na climatização do ambiente. Eu devo assumir o empreendimento e quero modificar o visual do local, mas não tenho muita verba disponivel para gastar. Estou com a idéia de algo que tenha madeira, pois acho que dá uma visão bem simples e agradável. Você pode me dar alguma sugestão? Obrigado.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 10:44

OI, GLauber!
Parabéns pelo seu bar!
Madeira é uma boa idéia (mas cuidado com madeira perto de fogo e gordura, ok ?). Sugiro madeiras puxando para a cor dourada, que dá um visual mais leve e vc pode combinar com laranja nos detalhes e/ou pequenas áreas (ótima cor para ambientes de alimentação – exalta o apetite) e bege para as paredes maiores. Vai ficar bem aconchegante e vivo.
Acrescente plantas, para um toque em verde, ok ?
bjos e SUCESSO!
ROsana

Juliana Mara · 27 de maio de 2010 às 14:42

Vou comprar um bar e quero uma decoraçao simples mas bem aconchegante?
preciso de ajuda…

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 17:19

Oi, Juliana!
Em linhas gerais: Use cores quentes e aconchegantes (marrom, vermelho, laranja – o vermelho nem o laranja devem ser muito vivos demais, sabe?) e em maior quantidade um bege leve; iluminação indireta e quente (Lámpadas amarelas se usar fluorescente, mas prefira incandescente mesmo nas mesas..) assentos agradáveis de sentar – invista nisso. Ninguém fica sentado muito tempo em lugar desconfortável -. plantas sempre bonitas, flores (sem cheiro) simples, um sorriso no rosto dos atendentes e muito carinho e limpeza na preparação dos alimentos.
bjos e SUCESSO
Rosana

cavalcante · 27 de maio de 2010 às 12:25

bom dia, tenho um fast food top 10 lanches, com um cardapio bem variado
lanches combo, a la carte , sorvetes, parmegianas, massas etc, qual seria o tipo de decoração

fico no agurdo
obrigado

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 18:56

Oi, Cavalcante!
Em linhas gerais, por ser um fast food, o ambiente deve ser descontraído e jovial e vc pode usar cores mais vivas como o trio laranja,+verde + branco por exemplo. Os assentos devem ser confortáveis, claro, mas em materiais plásticos, que facilitam a limpeza. A iluminação deve ser farta e todo o ambiente permanecer sempre limpo. O piso deve ser claro, mas sugiro que não seja branco, pois este é mais difícil de manter com aparência limpa.
Boa sorte no seu negocio
abs
Rosana

Dodi · 27 de maio de 2010 às 16:45

Estou montando uma Cafeteria e Confeitaria e gostaria de fazer algo esteticamente bonito, simples, mas sem gastar muito. Por enquanto as paredes estão todas brancas. Não gostaria de exageros, mas de algo que chamasse a atenção, um toque de bom gosto no recinto. Aguardo a dica. Abraço.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 19:55

Oi, Dodi,
Para cafeteria se usa muito as cores que lembram o café – marrons e amarelos tendendo para o dourado. Sugiro tbém acrescentar detalhes em laranja, como as louças por exemplo, para dar um diferencial.
No mais, cadeiras confortáveis, boa iluminação (+ amarela na área do café e + branca na área da confeitaria se elas forem bem divididas. Se não, não use luz branca, só amarela – incandescentes principalmente na área de alimentação).
bjos
Rosana

Fernando · 27 de maio de 2010 às 18:06

Olá Rosana, parabéns pelo site, suas dicas são ótimas e você escreve muito bem!
Te mandei um site pedindo orçamento.
abs

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 19:55

Obrigada, Fernando!
bjo
RO

Maria do Carmo · 27 de maio de 2010 às 20:05

Olá

Estou reformando um bar. O espaço é bem legal. Colocamos a parede com lajota tipo pedra ate metade da parede, o chão é bem clarinho(cinza). Que acha do balcão em preto (porcelanato)?

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 12:02

Oi, Maria do Carmo!
Se o ambiente e as paredes são claras, o preto vai ficar bom. Mas não sei se porcelanato é uma boa idéia… As pedras, como granito, por exemplo, são mais fáceis de manter.
bjos
Ro

Ana Cléia · 27 de maio de 2010 às 22:31

Oi,

Tenho um restaurante com espaço razoável. Quero terminar de decorar mais estou travada. Como posso te enviar uma foto para ter sua ajuda?
Desde já agradeço.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 00:51

Oi, ANa Cleia,
Sim, mande para rosana@simplesdecoracao.com.br, em formato não muito grande, ok ?
bjos
RO

Diego Freitas · 27 de maio de 2010 às 21:16

Ola,

Bem li seu site de ajuda e vi que trabalhou em maricá! Sou de niterói e estou abrindo um bar e lanchonete, entrei com porcelanatos pretos e beges e em uma parede vou por 1,20 de porcelanato preto depois entra 10cm de pastilhas de vidro nas cores pretas e cinzas e logo a cima espelho, sendo estas pastilhas entrando como acabamento para molduras para os espelhos. Porem o que me vem deixando mais encucado é a iluminação, poderia dar uma ajuda ou mandar o seu telefone e marcarmos uma reunião.

Atenciosamente
Diego Freitas

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 20:27

Oi, Diego!
Envie um e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br e se possível, fotos do ambiente. A questão importante da iluminação qdo vc tem espelhos é o reflexo. Ele não pode atrapalhar a visibilidade ou “estourar” , entende? Qdo há espelhos a iluminação deve ser acima e à frente, de forma que enfatize o ambiente mas não crie reflexos inadequados.
bjos
Rosana

jose · 27 de maio de 2010 às 11:34

ola, tenho uma petisqueira, e internamente é da cor vermelha e amarela, gostaria de saber qual é a cor q eu coloco do lado de fora

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 00:37

Oi, José!
vc pode colocar laranja, branco, bege, azul…
todas estas cores ficarão bem…
abs
rosana

jose · 27 de maio de 2010 às 11:24

é tipo uma lanchonete e restaurante, sirvo, comida e salgados, juntamente com cerveja e outras bebidas, as cores internas sao fundo em vermelho e as paredes laterais em amarelo ouro, o q gostaria de saber qual é a cor q eu coloco do lado de fora, para chamar a atençao do publico. no mais obrigado

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 00:06

Oi, José,
Vermelho e amarelo ouro não são muito fortes não ? Se vc não acha, tudo bem! No lado de fora depende muito do entorno. Coloque cores que contrastem com as cores dos imóveis em volta. Se quiser uma cor chamativa e que combine com o vermelho e o amarelo internos, sugiro laranja OU azul escuro.
abs
Rosana

MARA · 27 de maio de 2010 às 21:39

Estou à procura de uma mesa IGUAL à da foto com várias- pé tulipa cromado e tampo quadrado branco de laca branca ou resina. Sabe onde posso encontrar? Obrigada,

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 00:08

Oi, Mara!
Infelizmente ainda não vi este tipo de mesa à venda por aqui. Esta foto é de um restaurante na europa.
bjos
ROsana

Paulo Alexsander · 27 de maio de 2010 às 15:54

Então, olha pretendo montar um serviço que ofereça como basse ou pratos da casa, omeletes, penso tambem em colocar aguns pratos, voltados para comida francesa….
Mas confeço que não disponho de muitos recursos financeiro para tal. Entao preciso usar criatividade e fazer um espaço, aconchegante, sofisticado com ar de leveza onde posso receber clientes de todos os niveis,gosto de muita leveza,muita tranquilidade. Gostaria muito de ter o povão mas sem fazer que tudo vire um boteco sem estilo… podem me ajudar com algumas ideias,por favor…
Obrigado,
Paulo Alexsander Mariano

Desculpem se pareci um tanto prepotente…….

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 01:28

Oi, Paulo,
De forma alguma vc pareceu prepotente.
Sugiro as seguintes cores: bege, marrom, azul, branco. São cores tranquilas, elegantes sem ser sofisticadas demais e que criam um ambiente leve. Use o marrom nos detalhes, 2 tons de azul (médio e claro) que sejam meio acinzentados (se não vai parecer quarto de bebe) e mais branco qto mais o ambiente for escuro, com pouca luz natural.
Se quiser dar uma pitada de alegria (é sempre bom), acrescente objetos pequenos nas mesas por exemplo) em amarelo.
Boa sorte!
Rosana

Joa Vitor · 27 de maio de 2010 às 11:51

Boa Tarde!
Estava procurando modelos de bares e gostei muito de suas ideias, estou abrindo um bar numa cidade pequena com poucos abitantes, mas que é precaria nessa area de bares, a maioria da população que sai a noite é de jovens, o que poderia me sugerir para chamar a atenção num local assim com essas características? Obrigado…

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 15:55

Oi, João Vitor,
Jovem gosta de preço baixo, comidinhas rápidas e ambiente descontraído., com cores claras e alegres Se tiver música, melhor.
bjo e SUCESSO!
Rosana

leiliane · 27 de maio de 2010 às 20:33

Estou querendo abrir uma loja de churrasquinho a loja nao é muito grande deve ter mais ou menos 6 mt de comprimentos e 5 de largura, preciso muito de dicas pra decorar , quero um ambiente bem familiar.bem organizadoo…

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 16:50

Oi, Leiliane,
Para organizar, setorize as mesas, coloque-as em linha; na área de atendimento tenha prateleiras arrumadas, caixas para objetos pequenos e móveis fechados para não mostrar o que não é necessário. Nas paredes não coloque um monte de coisinhas pequenas, mas sim objetos, quadros, etc em tamanho grande e médio e em pouca quantidade. Para um ambiente familiar, sugiro cores leves, atenuadas e alegres, como amarelo e azul (mas bem atenuados, não vivos). Faça o ambiente parecer uma grande área de festa de família de uma casa limpa e organizada. Pense por aí que vc encontra as respostas.
bjos
ROsana

Rosilene · 27 de maio de 2010 às 20:48

gostaria de ter algumas opiniões como decorar meu novo restaurante

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 16:53

Oi, Rosilene,
Impossível lhe dar qualquer dica sem saber como é o espaço atual, que público vc quer atrair, qual a sua especialidade, qual a sua marca.
veja tbém:
http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/08/decoracao-em-bares-restaurantes/
bjo
ROsana

Mirtes · 27 de maio de 2010 às 20:58

Olá,

temos este bar que durante o dia é restaurante e a partir das 18:00 vira bar, o que vc sugere para decoração POR FAVOR????????????

Ele é um CASTELO DE PEDRAS MEDIEVAL.

grata

abraços

Mirtes

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 12:09

Oi, Mirtes
Recebi o e-mail. Respondo brevemente, mas vi as fotos e uma coisa me chamou a atenção: O ambiente me parece muito escuro. O teto branco e bem iluminado foi um acerto, mas não compensa a “overdose” de exposição do revestimento de pedras e muitas cores escuras usadas. Por enquanto, em uma primeira vista rápida pergunto: 1) Há forma de pintar o contorno das janelas de branco ou o mesmo bege usado em uma das paredes ? 2) Há forma colocar um ou 2 painéis em gesso para esconder um pouco das pedras ?
Se puder enviar fotos que mostrem todo o ambiente, parede por parede, seria interessante.
bjos
ROsana

Gabriel Menossi · 27 de maio de 2010 às 09:52

Bom dia.
Estou com um planejamento de montar um Café Bar que abra de manha e a tarde como o CAFÉ, e a noite vire um Bar para confraternizações, happy hour, encontros etc…
Não tenho ideia de como decoralo para deixar agradável para ambos negócios. Pode me ajudar, me mandar alguma decoração que atenda minha necessidade e eu possa expressar minha base do ambiente que tenho em mente ?
Desde já agradeço.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 19:47

Oi, Gabriel,
Desculpe a demora na resposta.
Não vejo problema em juntar as 2 funções em um só ambiente. Afinal todos os 2 podem ter de balcão com bancos altos e mesas e cadeiras.
Achei este textos na internet:
http://decorabrasil.com.br/blog/index.php/2009/06/24/cafe-bar-decoracao-moveis-madeira/
Este blog tem coisas legais : http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/arch2006-08-01_2006-08-31.html
http://jornalismogastronomico.com/tag/cafe-bar/
Veja mais no google :
http://www.google.com.br/search?q=caf%C3%A9+bar+decora%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&ei=nIUgT-SAFcTs0gHPiqAG&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CDMQ_AUoAQ&biw=1440&bih=704
abs
Rosana

Marvela · 27 de maio de 2010 às 12:48

quero uma ideia de decoração pubs,modelo rustico,moro em afria.
podiam me ajudar

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 23:44

Oi, marvela,
Vou fazer um post logo, logo, sobre restaurantes e bares, ok ?
Obrigada,
Rosana

Ta · 27 de maio de 2010 às 16:39

Olá, gostaria de saber quais escritórios ou arquitetos na cidade de São Paulo, que ja estejam especializados neste ramo de decoração de bares e restaurantes.

Obrigada

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 10:57

Oi, Tayane
Infelizmente não tenho referências com as quais já tenha trabalhado em SP.
bjo
Rosana

Esther · 27 de maio de 2010 às 14:37

Onde posso comprar os sofás duplos ( verdes) que aparecem logo após a explicação da luz clara no ambiente. Agradeço o retorno.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 16:53

Oi, Esther,
Provavelmente estes bancos foram feitos sob encomenda. Mas achei esta loja que parece vender móveis deste tipo (o nome em ingles é booth) http://www.axcess.com.br/produtos/restaurantes-cafeterias-e-hoteis/bancos-booth-novelle.php
bjo
Ro

Gabriela · 27 de maio de 2010 às 20:56

oi, rosanafe . Tenho um bar e restaurante em um mesmo ambiente mas quero uma ideia p decorar, acho que o que falta nele é um estilo, p ter uma melhor clientela. Ele fica no melhor ponto da cidade, mas prescisa de uma decoração mais sofisticada, quero uma ideia chique e que não gaste muito. Agradeço pela atenção.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 18:47

Oi, Gabriela,
Isso é um projeto, só assim poderia lhe atender satisfatoriamente. Mas no momento não estou aceitando novos projetos. Se o seu negócio for no RJ (zona oeste ou sul) posso lhe passar referências.
abs
Rosana

João · 27 de maio de 2010 às 22:16

Queria uma ideia para loja de sandes típicas portuguesas.

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 18:27

João,
Sem ter uma idéia de como é o ambiente é completamente impossível lhe responder. Caso tenha interesse em um orçamento, mande a planta baixa e uma descrição do seu negócio para rosana@simplesdecoracao.com.br
abs
Rosana

maria dosocorro mesquita de lacerda · 27 de maio de 2010 às 08:22

estou com um planejamento de montar um restaurante que abra de manha e a noite vire um bar para confraternização não tenho ideia de como decoralo pode miajuda elocalizado fica perto da br empresa mpx vale não e nada muito sofisticado mais quero um ambiente agradavel

Responder

rosanafe · 27 de maio de 2010 às 10:56

Oi, Maria do Socorro,
O que vc precisa é de um projeto de interiores para o seu restaurante. O ideal é que contrate um designer ou arquiteto que veja o espaço e lhe faça um orçamento do trabalho.
abs
Rosana

Décio · 27 de maio de 2010 às 15:35

Dica de móveis para escritório,escola,lar,shopping,bares ,restaurantes e outros. Somos uma empresa que representa um pool de indústrias do ramo mobiliário. Atendemos todo Brasil há mais de 32 anos.Nossa dedicação esta em ofertar aos nossos clientes o melhor custo beneficio, na aquisição de suprimentos necessários e adequados a suas necessidades de desenvolvimento e crescimento de suas atividades. Atender bem para servir sempre.
Agradeçemos a atenção
http://www.facebook.com/profile.php?id=100003807972096&ref=tn_tnmn

Responder

A decoração de um bar: por onde começar | Makro · 27 de maio de 2010 às 12:29

[...] Simples Decoração [...]

Mwila · 27 de maio de 2010 às 13:50

oi.
Adorei o artigo.
Será que é possivel enviar para voces um projeto e receber suggestões e simulações?
Obrigado

Responder

rosana · 27 de maio de 2010 às 00:00

Oi, Mwila,
No momento não estamos executando projetos on line. Caso more no RJ ou SP tenho referências de arquitetas parceiras que poderão lhe ajudar. Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
rosana

Lucineia Chaves · 27 de maio de 2010 às 19:49

Tenho um restaurante que atende funcionários do comércio e estou pretendendo abrir a noite. Estou precisando de uma ajuda para definir um tema e decoração que não venha interferir e sim casar com a mesma

Responder

rosana · 27 de maio de 2010 às 00:23

Oi, Lucineia,
Sugiro que vc mantenha uma decoração despojada, descontraída, clara e simples. Provavelmente seus clientes serão pessoas que sairão do trabalho, então, nada melhor do que um ambiente relaxante, tranquilo e confortável (em termos de cadeiras, espaço) para relaxar antes de ir para casa.
bjo
rosana

marta carneiro · 27 de maio de 2010 às 14:22

Ola amigo,me ajude por favor.a muitos anos trabalho no ramo do self service,hoje vou montar um self service no centro da cidade de dia self service a noite um ambiente petiscos e bebidas,o ponto e de esquina com enormes portas de vidro bem arejado,gostaria que as mesas fossem de madeira,pois acho muito chique,quero montar um self service para receber as pessoas mais chique,a noite nos finais de semana um show de MPB baixo sem bagunça e balbúrdia,meu interece e conquistar outro publico.por favor me ajude na decoração e dicas.te agradeço amigo

Responder

Rosana Silva · 27 de maio de 2010 às 21:09

Oi, Marta!
Posso lhe dar dicas gerais: 1) Se preocupe com a circulação, deixe um bom espaço entre mesas, use boas cadeiras, não deixe muito apertado, para dar conforto aos clientes e naturalmente chamar uma boa clientela 2) Mantenha o ambiente simples, muito limpo e acrescente detalhes caprichados na decoração das mesas (toalhas, porta condimentos, etc) 3) Invista em boa iluminação. Se possível, para noite invista em uma iluminação mais intimista, com abajures ou luminárias nas mesas 4) Invista na boa apresentação dos funcionários, mesmo que sejam simples, os uniformes devem combinar com a decoração e estar impecáveis. 5) Invista em equipamentos para self service de boa qualidade e que mantenham a comida longe de insetos, recipientes sempre fechados, enfim… 6) As cores a serem usadas, se vc quer uma clientela mais chique, devem ser menos chamativas. Uma combinação que pensei agora é marrom ou bege e laranja acinzentado (nada de cores vivas demais) nos detalhes, com mesas e cadeiras de madeira clara e assentos em bege e toalhas estampadas nos tons das paredes, por exemplo.
Para um público seleto o mais importante é a higiene, o bom atendimento, a qualidade da comida e o conforto do ambiente.
Sucesso!
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!