Simples Decoração - Porque o bom é simples

Ambiente Comercial Bar / Restaurante

Decoração em Bar e Restaurante

Diversas pessoas pediram que eu tocasse neste assunto. Portanto, atendendo a pedidos, vamos falar sobre as características da decoração de ambientes comerciais, principalmente de bares e restaurantes:

desiretoinspirebar1

A decoração de um estabelecimento comercial é extremamente importante pois ela mostra a “CARA” do negócio e, de certa forma, ainda mais em lojas, bares e restaurantes, SELECIONA quem vai entrar ou não no seu ambiente.

tigerrestaurante

Então, a decoração tem que ser pensada para agradar o público que lhe interessa, mostrando quais são os VALORES da empresa e enfatizando a sua MARCA e IMAGEM. (Por exemplo: Bar do Joca e Le Chateaux são possíveis nomes de restaurantes que atraem um público diverso e por isso devem ter uma decoração completamente diferente, concordam ?)

tigerRestaurantContemporist

Além do espaço de atendimento aos clientes é preciso estudar as atividades que os funcionários exercem e como a exercem, que áreas devem estar próximas, a circulação pelo recinto, as questões de iluminação, limpeza,  ventilação, manutenção, enfim, a distribuição e organização de todo o estabelecimento. Se estes fatores não são considerados o cliente vai perceber ou sofrer com um atendimento atrapalhado ou ruim.

remodelistabar5

No espaço dos clientes deve-se pensar nas crianças, idosos e deficientes físicos. Atualmente há leis e normas que devem ser seguidas em relação à isso (Norma Técnica NBR 9050).Outro assunto importante é a escolha correta dos revestimentos dos pisos para segurança dos clientes e os revestimentos de parede, teto e piso para ter minimizar os ruídos inconvenientes.

isuitehotelitaliacontemporist

Outros itens são a ventilação, circulação de clientes e funcionários, cuidados com a visão que cada cliente terá tanto da área externa como da área interna. Ambientes mais sofisticados tem mais espaço entre as mesas.

remodelistabar4

Em relação à bares e restaurantes, se o objetivo é que o cliente permaneça muito tempo no recinto, atenção especial aos assentos e mesas;

weheartdotcodotUKbarburrito

A iluminação deve ser mais difusa e aconchegante (em ambientes mais sofisticados, principalmente), mas os pratos devem ser bem iluminados (evite iluminação que muda a cor dos alimentos) ;

remodelistabar1

O ambiente deve ter decoração que chame a atenção, com detalhes que façam o cliente ter curiosidade em vê-los e se sinta cativado, enfim, o ambiente não pode ser “frio”. A Iluminação branca e clara faz o cliente demorar menos no recinto (ótimo para fast-foods).

NATrestauranteContemporist

A escolha das cores em ambientes comerciais tem a ver com o Logotipo da empresa, o clima que se deseja passar e as caracteristicas do espaço (estreito ? Baixo?, etc). Usar somente preto/branco/cinzas ou cores neutras (marrom, bege, terra, areia,etc)  dá um que de sofisticação.

Observe com atenção as fotos acima. Os pontos que comentei estão exemplificados nelas. Veja o espaçamento das mesas, as cores, a circulação, os materiais usados, etc e o clima que todos estes itens conferem aos recintos.

Para sua apreciação,  Veja este ambiente que a Arquiteta Maria Amélia Reader projetou (onde eu participei, toda feliz)  para um pequeno restaurante em Maricá -RJ.

Fotos dos sites e blogs: desiretoinspireContemporist, remodelista, weheart e setdesignthinking

Posts relacionados

Comentários:

Rosana Silva · 27 de Maio de 2010 às 19:38

Oi, Nathalia,
Achei boa sua ideia de uma off white nas paredes e laranja e vinho nos detalhes.
Em linhas gerais, eu diria que se vc quer um clima mais jovem e descontraído, use o laranja. Se quer um clima mais sofisticado, use o vinho. O que pode fazer tbém é usar as 2 cores: Uma nas paredes e a outra em detalhes como rodapé, ou guarnição de porta, etc… Da mesma forma, a cor que usar em maior quantidade é que vai dar o clima…
bjo
Rosana

Responder

Patrícia · 27 de Maio de 2010 às 23:15

Boa noite Rosana!

Imagino que você é muito procurada, porque suas dicas são excelentes.
Estou com um ponto em uma área onde tem muitas lanchonetes, no entanto, os estabelecimentos não tem nenhum tipo de atrativo visual. Gostaria de ajuda pra ter um diferencial nesse sentido. Na área onde estou colocando minha lanchonete não tem açaí, nem hambúrguer gourmet e são justamente esses produtos que pretendo vender. O público alvo são jovens, não se trata de um
Fast food, é pra ser um espaço descontraído onde os amigos possam se encontrar. O espaço é comprido e tem 2,9 M de altura por 15m de extensão. Reservei um
Espaço para a cozinha e aproveitando a parede da cozinha coloquei um balcão. Estou com uma dúvida tremenda com relação às cores, gostaria de tivesse cores e também imagens. Gostaria que as paredes fosse coloridas, mas não sei o que usar. Você pode me ajudar?

Grata

Responder

Rosana Silva · 27 de Maio de 2010 às 18:31

Patrícia,
Eu apostaria em decorar com um toque de estilo industrial por 2 razões: Está na moda e é simples, logo, econômico. Usar cores como cinza e amarelo ou laranja ou vermelho por exemplo, chamaria a atenção do pessoal mais jovem.
Veja estes posts:
http://www.simplesdecoracao.com.br/2016/12/decoracao-criativa-em-bares-e-restaurantes/
http://www.simplesdecoracao.com.br/2015/08/restaurantes-e-bares-10-ideias-economicas/
http://www.simplesdecoracao.com.br/2014/02/mais-simples-e-boas-ideias-para-baresrestaurantes-e-lojas/
Algumas destas fotos podem lhe dar uma boa inspiração.
Veja tbém este:
http://www.marciarispoli.com.br/single-post/2017/01/25/Restaurantes-com-estilo-industrial
Boa sorte!
bjo
RO

Wellington · 27 de Maio de 2010 às 03:31

Muito bom porque tem opções bem criativas

Responder

Deixe o seu comentário!