Diversas pessoas pediram que eu tocasse neste assunto. Portanto, atendendo a pedidos, vamos falar sobre as características da decoração de ambientes comerciais, principalmente de bares e restaurantes:

desiretoinspirebar1

A decoração de um estabelecimento comercial é extremamente importante pois ela mostra a “CARA” do negócio e, de certa forma, ainda mais em lojas, bares e restaurantes, SELECIONA quem vai entrar ou não no seu ambiente.

tigerrestaurante

Então, a decoração tem que ser pensada para agradar o público que lhe interessa, mostrando quais são os VALORES da empresa e enfatizando a sua MARCA e IMAGEM. (Por exemplo: Bar do Joca e Le Chateaux são possíveis nomes de restaurantes que atraem um público diverso e por isso devem ter uma decoração completamente diferente, concordam ?)

tigerRestaurantContemporist

Além do espaço de atendimento aos clientes é preciso estudar as atividades que os funcionários exercem e como a exercem, que áreas devem estar próximas, a circulação pelo recinto, as questões de iluminação, limpeza,  ventilação, manutenção, enfim, a distribuição e organização de todo o estabelecimento. Se estes fatores não são considerados o cliente vai perceber ou sofrer com um atendimento atrapalhado ou ruim.

remodelistabar5

No espaço dos clientes deve-se pensar nas crianças, idosos e deficientes físicos. Atualmente há leis e normas que devem ser seguidas em relação à isso (Norma Técnica NBR 9050).Outro assunto importante é a escolha correta dos revestimentos dos pisos para segurança dos clientes e os revestimentos de parede, teto e piso para ter minimizar os ruídos inconvenientes.

isuitehotelitaliacontemporist

Outros itens são a ventilação, circulação de clientes e funcionários, cuidados com a visão que cada cliente terá tanto da área externa como da área interna. Ambientes mais sofisticados tem mais espaço entre as mesas.

remodelistabar4

Em relação à bares e restaurantes, se o objetivo é que o cliente permaneça muito tempo no recinto, atenção especial aos assentos e mesas;

weheartdotcodotUKbarburrito

A iluminação deve ser mais difusa e aconchegante (em ambientes mais sofisticados, principalmente), mas os pratos devem ser bem iluminados (evite iluminação que muda a cor dos alimentos) ;

remodelistabar1

O ambiente deve ter decoração que chame a atenção, com detalhes que façam o cliente ter curiosidade em vê-los e se sinta cativado, enfim, o ambiente não pode ser “frio”. A Iluminação branca e clara faz o cliente demorar menos no recinto (ótimo para fast-foods).

NATrestauranteContemporist

A escolha das cores em ambientes comerciais tem a ver com o Logotipo da empresa, o clima que se deseja passar e as caracteristicas do espaço (estreito ? Baixo?, etc). Usar somente preto/branco/cinzas ou cores neutras (marrom, bege, terra, areia,etc)  dá um que de sofisticação.

Observe com atenção as fotos acima. Os pontos que comentei estão exemplificados nelas. Veja o espaçamento das mesas, as cores, a circulação, os materiais usados, etc e o clima que todos estes itens conferem aos recintos.

Fotos dos sites e blogs: desiretoinspire,  Contemporist, remodelista, weheart e setdesignthinking

97 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rosana estou adorando a forma que você expõe suas ideias de decoração.
    quando tiver um tempo de uma olhada em
    http://numerodacasa.blogspot.com.br/2015/03/nomes-de-lojas-nome-de-loja.html

    grande abraço

  2. Ola. ..vou abrir uma churrasqueira com 30 a 40 lugares sentados e gostaria de ter a vossa opiniao como decorar. ..gosto muito do rustico que acham?

  3. Oi, Marta!
    Posso lhe dar dicas gerais: 1) Se preocupe com a circulação, deixe um bom espaço entre mesas, use boas cadeiras, não deixe muito apertado, para dar conforto aos clientes e naturalmente chamar uma boa clientela 2) Mantenha o ambiente simples, muito limpo e acrescente detalhes caprichados na decoração das mesas (toalhas, porta condimentos, etc) 3) Invista em boa iluminação. Se possível, para noite invista em uma iluminação mais intimista, com abajures ou luminárias nas mesas 4) Invista na boa apresentação dos funcionários, mesmo que sejam simples, os uniformes devem combinar com a decoração e estar impecáveis. 5) Invista em equipamentos para self service de boa qualidade e que mantenham a comida longe de insetos, recipientes sempre fechados, enfim… 6) As cores a serem usadas, se vc quer uma clientela mais chique, devem ser menos chamativas. Uma combinação que pensei agora é marrom ou bege e laranja acinzentado (nada de cores vivas demais) nos detalhes, com mesas e cadeiras de madeira clara e assentos em bege e toalhas estampadas nos tons das paredes, por exemplo.
    Para um público seleto o mais importante é a higiene, o bom atendimento, a qualidade da comida e o conforto do ambiente.
    Sucesso!
    bjo
    Rosana

  4. Ola amigo,me ajude por favor.a muitos anos trabalho no ramo do self service,hoje vou montar um self service no centro da cidade de dia self service a noite um ambiente petiscos e bebidas,o ponto e de esquina com enormes portas de vidro bem arejado,gostaria que as mesas fossem de madeira,pois acho muito chique,quero montar um self service para receber as pessoas mais chique,a noite nos finais de semana um show de MPB baixo sem bagunça e balbúrdia,meu interece e conquistar outro publico.por favor me ajude na decoração e dicas.te agradeço amigo

  5. Oi, Lucineia,
    Sugiro que vc mantenha uma decoração despojada, descontraída, clara e simples. Provavelmente seus clientes serão pessoas que sairão do trabalho, então, nada melhor do que um ambiente relaxante, tranquilo e confortável (em termos de cadeiras, espaço) para relaxar antes de ir para casa.
    bjo
    rosana

  6. Tenho um restaurante que atende funcionários do comércio e estou pretendendo abrir a noite. Estou precisando de uma ajuda para definir um tema e decoração que não venha interferir e sim casar com a mesma

  7. oi.
    Adorei o artigo.
    Será que é possivel enviar para voces um projeto e receber suggestões e simulações?
    Obrigado

  8. Oi, Gabriela,
    Isso é um projeto, só assim poderia lhe atender satisfatoriamente. Mas no momento não estou aceitando novos projetos. Se o seu negócio for no RJ (zona oeste ou sul) posso lhe passar referências.
    abs
    Rosana

  9. Oi, Esther,
    Provavelmente estes bancos foram feitos sob encomenda. Mas achei esta loja que parece vender móveis deste tipo (o nome em ingles é booth) http://www.axcess.com.br/produtos/restaurantes-cafeterias-e-hoteis/bancos-booth-novelle.php
    bjo
    Ro

  10. Oi, Maria do Socorro,
    O que vc precisa é de um projeto de interiores para o seu restaurante. O ideal é que contrate um designer ou arquiteto que veja o espaço e lhe faça um orçamento do trabalho.
    abs
    Rosana

  11. estou com um planejamento de montar um restaurante que abra de manha e a noite vire um bar para confraternização não tenho ideia de como decoralo pode miajuda elocalizado fica perto da br empresa mpx vale não e nada muito sofisticado mais quero um ambiente agradavel

  12. João,
    Sem ter uma idéia de como é o ambiente é completamente impossível lhe responder. Caso tenha interesse em um orçamento, mande a planta baixa e uma descrição do seu negócio para [email protected]
    abs
    Rosana

  13. oi, rosanafe . Tenho um bar e restaurante em um mesmo ambiente mas quero uma ideia p decorar, acho que o que falta nele é um estilo, p ter uma melhor clientela. Ele fica no melhor ponto da cidade, mas prescisa de uma decoração mais sofisticada, quero uma ideia chique e que não gaste muito. Agradeço pela atenção.

  14. Onde posso comprar os sofás duplos ( verdes) que aparecem logo após a explicação da luz clara no ambiente. Agradeço o retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui