Simples Decoração - Porque o bom é simples

Quarto Quarto Casal

Decoração – Criando espaço em quarto pequeno

Dá para criar espaço ? É, dá! Com criatividade!

Uma frase que sempre repito aqui é que por menor que seja o ambiente ele sempre tem paredes (e se vc tiver sorte, tem 4 paredes!) . E parede usada é espaço a mais criado.

Há outras idéias também:

1) Por mais que vc queira aquela cama monstra de grande, compre um tamanho menor e tenha espaço para circulação e para talvez, ter outros móveis nas paredes laterais para colocar aqueles sapatos que não cabem no guarda-roupa, fazer aquele cantinho de estudo ou beleza, etc. Sugiro que invista em ter, por menores que sejam, 2 criados mudos. Fazem uma falta danada!

(clique nas imagens para ver maior)

2) Mas se não tiver jeito e a cama ficar encostada na parede, faça um tipo lambri com uma placa de MDF que pode ou não ser revestida com espuma e tecido para não encostar o corpo na fria parede (um painel). E vc pode até dar um clima com uma mangueira de luz…Ou inclua um elemento qualquer (como uma luminária) e afaste-a o mínimo.

3) Também pode colocar uma prateleira ou móvel mínimo entre a cama e a parede, criando assim uma área de apoio que funciona como criado mudo.

4) Outra idéia é cama que tem gavetas ou área para guardar coisas embaixo do colchão… Sei que esta moda das camas box é forte (e cama box tbém economiza espaço) mas se seu problema é não ter onde guardar aquelas colchas, edredons, etc enormes, uma cama com espaço embaixo para guardá-los vai ser uma mão na roda!

5) Marcenaria não é barata, eu sei. Mas custa cada centavo o que vc vai ganhar de espaço (e se fizer um projeto com um designer de interiores ou arquiteto antes, vai ser melhor ainda).

 

Fotos dos sites e blogs: Ikeafamilylive, achadosdedecoração, habituallychic, casaabril, decophoto, videcorando, thedesignerpad, thediversionproject, shelterness e tudoedimais

Posts relacionados

Comentários:

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 01:27

Oi, Bianca!
Com só esta informação é difícil lhe ajudar. Mas sugiro que tente colocar os berços mais distantes, mantenha o quarto bem iluminado e ventilado e coloque o indispensável. Berços pequenos, móveis pequenos, nada volumoso ou grande demais. Mantenha a simplicidade pois vc tem pouco espaço e ele deve ser prático e fácil de manter limpo.
bjo
ROsana

Responder

Ana Paula · 24 de agosto de 2011 às 15:14

Boa tarde! Meu nome é Ana Paula e preciso de ajuda… Recebi as chaves do meu apê e ele tem um quarto só medindo 3,10 por 2,40 sendo que a janela fica na parede de 3,10 e a porta na outra parede de 3,10…Precisa ser uma cama queen pois meu noivo mede 1,90 , não sei como fazer com o espaço…me ajuda…anafs21@gmail.com obrigada

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 19:31

Oi, Ana Paula,
É provável que a única solução seja que a cama fique encostada no canto da parede onde há a janela. Assim vc poderá ter o guarda-roupa no quarto.
bjo
Rosana

Gabriela Hayashida · 24 de agosto de 2011 às 20:30

Olá, tudo bem? Achei o blog super interessante, gostei muito das dicas! Como o post é antigo, não sei se vai visualizar, até mandei um email, o que for visto primeiro, é lucro! Eu preciso de ajuda, porque estou me mudando, e meu quarto é MUITO PEQUENO, achei desanimador, na verdade. Ele mede 2,75 x 2,38. A janela fica na parede menor e a porta no canto da parede maior. Eu estou me separando e terei que comprar a maior parte da mobília, então pensei em fazer algo bem planejado justamente para tentar ganhar espaço. Eu queria muito uma cama queen (1,98 x 1,58), pensei em comprar aquela com baú embaixo do colchão, mas fico com medo de mesmo assim ser uma cama muito grande para um ambiente muito pequeno. Ainda preciso de um guarda-roupas e queria espaço para colocar uma tv e meus livros, ou então uma escrivaninha, mas tá parecendo uma missão impossível!!

Gostaria de saber também se é difícil achar algum profissional que possa me ajudar, a minha casa é em Niterói, vc é do Rio mesmo?

Muito obrigada!

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 00:52

OI, Gabriela,
Olha uma cama queen neste quarto, ainda com um guarda roupas é complicado. Provavelmente vc terá que colocá-la junto à parede. Veja a 2a foto deste post: http://www.simplesdecoracao.com.br/2015/03/10-dicas-para-quartos-pequenos/
Talvez assim vc consiga resolver o espaço, usando tbém o guarda roupa com porta de correr e a tv direto na parede ou em painel preso à parede. Livros podem ficar em prateleiras, sem ocupar espaço de circulação.
Eu faço projetos de decoração on line. Caso tenha interesse, escreva para mim. Mande fotos onde eu possa ver todo o espaço e eu lhe envio o orçamento, ok ? Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Rosa · 24 de agosto de 2011 às 14:54

BOA TARDE!GOSTARIA DE PEDIR UMA AJUDA TENHO UM CASAL DE FILHOS E MEU APT E MUITO PEQUENO SO TEM DOIS QUARTOS TEM UMA Q E AUXILIAR MAS MUITO RUIM PARA PUXAR SERA Q UMA BELICHE FICARIA LEGAL

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 21:12

Oi, Rosa!
Com certeza beliche é ótimo para pequenos ambientes, mas o melhor ainda seria q vc pudesse mandar fazer um que se adeque ao seu espaço, pois é difícil encontrar modelos diferenciados e prontos, mas …
Veja este post para ter ideias: http://www.simplesdecoracao.com.br/2014/03/quartos-de-crianca-com-beliches/
http://www.simplesdecoracao.com.br/2015/04/um-quarto-para-seus-filhos-14-ideias/
bjo
Rosana

Maria · 24 de agosto de 2011 às 23:30

Boa noite.
vou me mudar agora e tô um pouco aflita com o quarto do meu bebê,ele tem de largura 1,40 e de comprimento 3,20 não tem janela e a porta fica no canto da parede. Tem como fazer algum milagre na decoração?

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 17:44

Maria,
O pior para mim não é o tamanho, na verdade um bebê precisa de pouca coisa e se vc tiver somente o indispensável, acredito que conseguirá dispo-los. O problema é a falta de janela. Porque sem janela não há ventilação nem luz natural e isso é extremamente ruim para um bebê. Pense em resolver ao menos a ventilação criando uma abertura deste comodo mesmo que seja para outro comodo ou corredor na casa. Outra possibilidade para aumentar o espaço útil é colocar uma porta de correr (ou sanfonada, por exemplo) q deverá ficar aberta ou meio aberta a maior parte do tempo para manter a ventilação, ok ?
bjo
ROsana

Marli · 24 de agosto de 2011 às 10:16

Bom dia. ..meu quarto e super pequeno e tenho uma bebê de 3anos e estou gravida como o quarto e muito pequeno não sei o que fazer pós o bb está próximo …no quarto tem uma cama casal uma solteiro e dois guarda roupa meu e da minha filha me ajudar com uma idéia ….

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 18:16

Oi, Marli!
Tem como trocar a cama de solteiro por uma cama alta que possa colocar um berço embaixo ? Uma ideia que pode ser mais simples que esta: http://bebe.abril.com.br/familia/o-melhor-jeito-de-um-bebe-e-uma-crianca-dividirem-o-mesmo-quarto/
espero ter ajudado
bjo
Rosana

tamires · 24 de agosto de 2011 às 13:55

ola! ROSANA , tudo bem ?
queria mto sua ajuda , pois em minha casa é pequena e só tem dois quartos um meu e o outro que é do meus filhos Alejandro e Bianca mais o quarto é pequeno e agora estou gravida e quase no final restando 2 meses e meio e o quarto deles é pequeno e queria uma ajuda sua pois nao sei onde coloca a o berço da bebÊ , no meu quarto não cabe pois é pequeno e não cabe no meu quarto tem a cama de casal e um guarda roupa bem grande e a mesinha do computador , e no quartos das crianças onde quero coloca a bebe tem duas camas de solteiro que é uma de cada e uma comoda a televisão e um guarda roupa de pequeno , mais com a chegada da bebe ganhei um guarda roupa de seis portas que no casa vou coloca no luga do pequeno mais RO não sei como arruma e nem decorar pois tenho pouco tempo e o quarto preciso deixa confórtavel para os trÊs , pois agora nao tenho mais dinheiro para faze outro quarto e nem aumentar devido a supresa da chegada da bebe (Lorena) , me ajude por favor ate eu poder faze um quarto para o meu filho , pq sendo duas meninas mais para frente da para deixa-las no mesmo quarto e por enquanto os tres podem dividir pois são pequenos please !!!
desde ja obrigado ! aguardo sua ajuda
for the love of God

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 19:23

Oi, Tamires!
Vc pode colocar um beliche no lugar das 2 camas; OU Pode retirar a cômoda e colocar o berço no lugar dela e Pense na possibilidade de retirar a tv pois com um bebê vai ser complicado…
Espero ter ajudado
bjo
Rosana

Shirleane · 24 de agosto de 2011 às 14:24

Oi Rosana. Tenho um quarto pequeno com duas paredes inteiras, uma parede com janela centralizada e outra parede com a porta no canto. Tenho que organizar colocando um berço, uma cama pequena, cômoda pequena e guarda roupa com três portas. Ainda tem brinquedos que quero deixar em facil acesso.Não sei como fazer pois quero deixar espaço, que facilite a brincadeira e limpeza.

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 19:25

OI, Shirleane,
Respondo gratuitamente dúvidas específicas de decoração. Para analisar um ambiente inteiro e dar solução para ele, isso seria um projeto. Caso tenha interesse em um orçamento, envie fotos e descreva as suas necessidades neste ambiente. Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
aguardo
bjo
Rosana

Aline · 24 de agosto de 2011 às 16:30

Ola Rosana boa tarde!

Tenho meu quarto de casal e agora vou ser mãe e terei que montar o quarto do bebê junto do meu. Tenho uma parede onde fica minha cama que é King e a outra fica o meu guarda roupa então sobrou uma parede de 3,00m para usar para o bebê e uma outra com 1,30 Já comprei um berço que tem 1,60 não sei se faço guarda roupa de porta de correr de 1,20 ou cômoda ou guarda roupa aéreo estou perdida poderia me ajudar por favor??

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 14:13

Oi, Aline!
Acho que já lhe respondi por e-mail, não foi ?
bjo
ROsana

Angelica · 24 de agosto de 2011 às 08:56

Eu tenho um guarda roupa que a cama embuti nele mas estou mudando de quarto e o guarda roupa não cabe no quarto será que posso deixar o guarda roupa no cômodo que vou fazer de uma copa ?

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2011 às 22:05

Oi, Angelica,
Se vc encontrar função para ele nesta copa e talvez, sei lá, colocar uma mesa ou assentos no espaço antes ocupado pela cama…enfim, se tiver funcionalidade possível, pq não ?
bjo
RO

Deixe o seu comentário!