Dicas Faça Você Mesmo

Ideias e cuidados com pallets

Sim, eu não falo muito sobre pallets aqui. Afinal, falam tanto que não quero “chover no molhado”. Mas tem um assunto sobre o qual se fala pouco relacionado a pallets: Os cuidados que devemos ter no seu uso. Vou acrescentar umas ideias que achei muito bacanas e alguns problemas que vejo em alguns modelos que são executados por aí.

1) Cuidados na escolha:

–  O ideal é saber a procedência do pallet. Mesmo os que parecem bem novos podem causar danos à saúde devido ao tratamento recebido ou ao que eles transportaram. Pallets rachados, ocos, quebradiços, manchados com óleo ou com marcas de cupim ou mofo devem ser descartados. A madeira é muito porosa e o mofo pode infiltrar nela. Neste caso, não adianta lixar e pintar – o mofo estará lá embaixo.

   condominiosverdes mural-para-fotos-palletsO trabalho aqui não valeu a pena, concorda ? Leia com atenção para não correr riscos:

 – Os pallets são, em geral, tratados contra insetos. Este tratamento pode ser feito usando produtos químicos ou por calor. O carimbo HT ou KD-HT no pallet informa que ele sofreu tratamento térmico, o mais seguro. Se vc encontrar o carimbo MB ele foi tratado com Brometo de Metila, um pesticida forte, o que não é seguro para reutilização. (

– Não ter carimbo não informa nada…Pode ter havido ou não tratamento químico. Neste caso, verifique se há algum cheiro estranho, se tem aspecto oleoso, se está muito pesado ou tem muitos pregos retorcidos…Em qquer destes casos, não use.

– Furinhos na madeira pode indicar infestação por cupim.

inspiringinteriorsgrandes29_5gVc pode amar este aspecto detonado…Mas não vai gostar quando uma farpa entrar na sua perna…Ou bate-la nestes cantos pontudos…

2) Cuidados no tratamento:

– Remova todos os pregos. Use sempre luvas para evitar ferimentos.

– Esfregue a madeira com água sanitária misturada com água e sabão. Enxague e deixe secar.

– Proteja o pallet contra cupim,fungos e bactérias.  E use produtos impermeabilizantes ecologicamente corretos, sem produtos tóxicos.

– Para lixar ou serrar proteja os olhos e use máscara. Lixa grossa para remover sujeira e farpas e depois uma lixa mais fina, para acabamento. É bom arredondar as quinas com grosa. Assim evita mais ainda farpas e ferimentos.

– Massa corrida preenche vazios de pregos e imperfeições. Só depois aplique tinta ou verniz. Antes da tinta use selador. A pintura pode ser por pistola. O verniz fosco, brilhante ou transparente. A tinta pode ser esmalte sintético brilho ou acetinada.

arquitrecos 02_Dactilo_pet_caixoteSerá que o Milo está realmente protegido ?

3) Cuidados no uso:

– Preferencialmente evite criar móveis que permitam contato direto da madeira do pallet com alimentos, plantas (como hortas) ou brinquedos para crianças (eu acrescentaria bichos tbém).

– Os pallets tem tamanhos, alturas e espessuras variados (em geral, entre 1,25 a 1,20m de largura e de  0,80 a 1,05m de profundidade). A madeira deve estar em muito bom estado se vc pretende criar um móvel que deve resistir a pesos (cama, por exemplo)

Existem empresas que vendem os pallets crus, lixados, com proteção contra insetos, pintados…Talvez seja uma boa forma de ganhar tempo e evitar problemas.

E agora móveis que me parecem mais bem cuidados e finalizados e/ou usados para fins que não colocam ninguém em risco:

acasaqueminhavoqueria varanda-com-pallete1

casinhaarrumada o-guia-da-casa-econômica-1-os-móveis-3

condominiosverdes mesa-moderna-pallet

cupdesign pallets-10

Joia de Casa pallet-nightstand1

lecycpicorelli-bioarquitetura table_living_pallets2

reciclagem_pallets_gimisonLimaBritto

Fontes para o texto: http://www.joiadecasa.com.br/dicas/tudo-oque-voce-precisa-saber-antes-de-reutilizar-um-pallet/

http://sustentarqui.com.br/dicas/dez-dicas-para-reutilizar-paletes-de-madeira/

http://sossolteiros.bol.uol.com.br/pra-casa-pallets-sim-paletts/

http://www.informeeinspiredecor.com.br/2013/05/7-dicas-preciosas-para-trabalhar-com.html

http://www.cgimoveis.com.br/tecnologia/voce-ocnhece-o-tratamento-a-calor-ht

Fotos dos sites e blogs: ViladoArtesão, lecycpicorelli, Joia de Casa, cupdesign, condominiosverdes , casinhaarrumada e acasaqueminhavoqueria

Posts relacionados

Comentários:

AMEI DEMAIS AS PROPOSTAS DE DECORAÇÃO DO AMBIENTES COM OS PALLETS !!!!!!!!!!!!! VALEU, QUERO MAIS SUGESTÕES !!! !!!!!!
Marília Vargas de Senna !

Responder

Joia de Casa · 04 de julho de 2015 às 11:47

Que legal, Rosana, adoramos o post e ficamos felizes em contribuir! Muito importante abordar esses cuidados na hora de reutilizar pallets!
Obrigada, bjs.

Responder

Rosana Silva · 04 de julho de 2015 às 17:26

Obrigada a vcs, pelo ótimo conteúdo!
abs
Rosana

Carina Pedro · 04 de julho de 2015 às 20:53

Rosana, achei seu post super esclarecedor! A gente precisa saber mais sobre os materiais que estamos usando e/ou indicando, ainda mais pallets, que virou uma febre. hehe..
Beijos

Responder

Rosana Silva · 04 de julho de 2015 às 10:58

Exatamente, Carina!
Obrigada!
abs
Rosana

Andre · 04 de julho de 2015 às 16:10

Olá, tudo bem?
Boa matéria, parabéns!
Fiz meu sofá com pallets e, recomendo muito que se usem pallets feitos de eucalipto, pois é uma madeira dura e muito resistente a cupins e outras pragas! Além de ter o acabamento lindo depois de lixado.

Abraço!

Responder

Rosana Silva · 04 de julho de 2015 às 13:30

Obrigada, Andre, pelo acréscimo de informação!
bjo
Rosana

Simone Schmidt · 04 de julho de 2015 às 10:15

Bom dia, Luz e paz, com carinho e admiração pelo teu trabalho com os posts aqui.
Sou uma verdadeira ANTI-Pallet, desculpe, exatamente como você disse, não vale a pena o trabalho na maioria das vezes. Trouxe até barata pra dentro da casa da minha irmã, e não fica bonito misturado com mobília nova.

Responder

Natali Pires · 04 de julho de 2015 às 10:56

Olá,
Muito bom sua ajuda sobre o cuidado com esse material.
O uso de paletes é uma alternativa para ir na contra-mão do consumismo desenfreado,mostrando que podemos sim aliar bom gosto,simplicidade e criatividade.
Sim,para quem curte um estilo de vida alternativo,para quem tem pouco dinheiro também rsrs.
A graça está em fazer você mesmo,torna-se uma terapia!
Parabéns!

Responder

Deixe o seu comentário!