Sempre se fala em usar branco ou cores claras em pequenos espaços. Isso tem sentido, principalmente quando os ambientes são pouco iluminados pela luz natural, porque o branco é a cor que mais reflete a luz. Mas decorando pequenos espaços com cores escuras você pode ter efeitos muito interessantes! Vem ver!

teste1

Quando não há luz, o branco vira um monte de tons de cinza, até quase o preto. Mas quando há alguma luz ele dá uma sensação de expansão.

Decorando pequenos espaços com cores escuras

Em espaços pequenos, cores escuras podem sim ser usadas. E quando há pouca luz e queremos sensação de aconchego, elas são, em geral, mais interessantes que o branco. O importante é a escolha da cor. Veja só: Os tons quentes e vivos, como este vermelho que pintei a parede abaixo:

Decorando pequenos espaços com cores escuras

Dão, claramente, a impressão que a sala é mais estreita. Porque cores quentes e vivas SALTAM MUITO aos olhos. Como saltam, dão a impressão que a parede está mais perto.

Já as cores atenuadas e principalmente as frias, não fazem isso. Veja este azul:

persiana-romana-cortineiro-cortina-voil4

É um azul nem tão escuro, mas atenuado, não chama tanta atenção e não dá a impressão que a sala é mais estreita. Além de ser bem aconchegante (mais que o branco cinza da 1a foto….)

decor_do_dia_2014_07_29

Como a variação da luz faz com que todas cores tenham nuances diferentes (como o branco que se torna diversos cinzas diferentes dependendo da luz) pode ser muito mais rico você ver a sua cor mudando de acordo com a luminosidade.

E dependendo de onde vc posiciona a cor, ela pode, inclusive, fazer o ambiente parecer maior. Cores escuras e atenuadas dão profundidade, fazendo o olhar não saber onde realmente está a parede. Veja só:

tendenciadecoradesigninnova

As paredes de fundo e laterais em preto tornam os cantos difíceis de definir, dando a ideia de profundidade a este lavabo, fazendo-o parecer maior.

Lavabos e quartos são ótimos para testar esta ideia. Aproveite!

construindominhacasaclean 50b

Este marrom funcionou super bem neste banheiro

home adore 015-turin-apartment-uda

Neste quarto de solteiro dá para ver bem o quanto uma cor escura pode lhe enganar em termos de profundidade. A cabeceira parece que é mais profunda. E não é.

desiretoinspire int2architectureOOD12a1

Aconchego com este azul que aprofunda o quarto pequeno (ele é dentro de uma caixa azul, mas isso é para outro post)

Fotos dos sites e blogs: CasaVoguedesigninnova, ViajandonoApe, Construindominhacasaclean, Homeadore, desire to inspire

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Maria,
    As cores que vc me disse são neutras, vc pode escolher uma variedade grande de cores para esta parede. Como quer um tom quente , pense em cores tipo tijolo, como a banana com canela da suvinil ou algo parecido..
    bjo
    ROsana

  2. Oi, Leilce,
    O vermelho é uma cor de muita presença e muito forte. Sugiro vc diminuir a área onde a usa. O vermelho escuro em uma parede inteira vai fazer sua sala parecer menor e pode tbém precisar de mais iluminação.
    Sugiro que vc escolha cores mais claras e leves para as paredes e coloque mais objetos vermelhos espalhados pela sala, mas nem precisa ser muitos, pois o sofá já é vermelho, ok ?
    bjo
    Rosana

  3. Ola Vc pode mim ajuda?minha sala é pequena e quero pinta una parede de vermelho escuro e as outras de areia Ourense gelo o sofá é vermelho e a porta e janela de vidro incolor Tem um balcão que separa a sala da cozinha. Obg

  4. Realmente quando há pouca luz e queremos sensação de aconchego, elas são, em geral, mais interessantes que o branco.

  5. Oi, Maria!
    Já lhe respondi no facebook. Só se preocupe se a cor da parede combina realmente com o piso. Beges enganam muito.
    bjo
    Rosana

  6. Olá. Adoro suas dicas e decorações. Tenho uma dúvida: cor papel picado suvinil fica bom com piso pietra di firenze camel e piso teca suave (portobello)? Ou fica muito pesado ? As portas são brancas. Obrigada!

  7. Marcela,
    Se vc colocar todas as paredes em cor escura é claro que vai escurecer.
    Uma opção seria ter só uma parede escura mas não colocar nela o sofá (talvez ela na frente do sofá seja o que vai dar mais equilíbrio) e colocar nesta parede prateleiras ou móveis ou quadros, enfim… em cores claras.
    bjo
    Rosana

  8. Olá
    Bom dia Rosana, tenho uma dúvida.
    minha sala não é tão grande mas também não é tão pequena quanto de apartamentos,
    dá para mudar os moveis sempre de posição.
    porém, pretendo mudar a sala para uma parede escura, e o meu sofá talvez seja preto ou marrom, na sua opinião ficará muito escura a minha sala?
    agradeço qualquer ajuda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui