Jardim Quintal

As vantagens de ter uma pequena piscina

Com este calor absurdo que está fazendo no meu Rio de Janeiro, só consigo pensar em água, chuveiro, ar condicionado, banho, praia e piscina. E fico me lembrando da pequena (mínima) piscina (mais prá tanque..) que já tive em uma casa tempos atrás: Podia ser mínima, mas era uma delícia!

plantasdecasaspiscina17O meu antigo “tanquinho” era maior um pouco que este e quebrava o maior galho…

Tem gente que acha q o quintal é pequeno e não vai valer a pena… Nem pense nisso! Piscina pequena (e até menor que as das fotos que vou mostrar) só tem vantagens! Veja bem:

bridetobridepiscinas-pequenas-decor-carla-cantidio-02Achei esta bem bonita

Piscina pequena é igual a menor gasto com construção e manutenção: água, luz, sistemas de limpeza (que podem até não existir), produtos… todo este gasto diminui e você mesmo(a) pode fazer a limpeza, reduzindo muito o gasto com manutenção.

decorfacilimagem-224Esta parece ser em cobertura.. Leia lá embaixo para saber os cuidados antes de pensar em construir

E a construção é sempre mais barata, seja como for sua piscina – alvenaria, fibra, vinil, etc. Assim como bombas e filtros precisam ser mais possantes (isso é, mais caros) quanto maior for a piscina e podem até não existir (como era o caso do meu tanquinho…) Mas não economize em um aspecto: Use os melhores materiais e contrate ótimos e reconhecidos profissionais para construção.

habitissimopiscinas-pequenas-936454aQuase nada, mas é tão bom!

Piscina pequena e rasa é menos preocupante para quem tem crianças: Claro que criança você tem sempre que estar de olho, mas se a piscina é rasa e pequena refresca do mesmo jeito com um pouco mais de segurança.

limaonagua01-piscina-pequena

Piscina pequena valoriza a casa: Qualquer piscina valoriza muito uma casa (dizem que de 20 a 30% sobre o preço sem piscina), mas em um quintal pequeno ela vai ser realmente um grande diferencial. E as pessoas vão pensar que a manutenção não vai ser um bicho de 7 cabeças.

tuacasapiscinas-pequenas-11-730x563

Para saber mais sobre os tipos de piscina leia este artigo: Qual piscina construir: alvenaria, fibra de vidro ou vinil? e tenha em mente que: Uma piscina da alvenaria ou concreto pode durar até 30 anos, enquanto a de fibra de vidro tem uma durabilidade média de 10 anos.

plantasdecasaspiscina47

Achei este post, que fala da instalação de uma piscina de vinil em 2010 e pelos comentários (leia q tem muita informação interessante) está funcionando bem até hoje.

plantasdecasaspiscina21

E antes de fazer qualquer coisa consulte um arquiteto ou engenheiro para ter uma piscina segura e proteger seu investimento. Leia este artigo sobre piscinas em cobertura (mas que serve para piscina em qualquer terreno).

Minha experiência informa que (em locais quentes como o RJ) até um pouco de sombra na parte da tarde é bem vinda pq a água não fica tão quente…Só acho que não dá é colocar a piscina em um local onde não bate sol nunca, ok ?

Fotos dos sites e blogs: Casaabril, Tuacasaplantasdecasalimaonaguahabitissimodecorfacil e bridetobride 

 

Posts relacionados

Comentários:

Fernando C. Gussão · 28 de dezembro de 2016 às 20:00

Adoraria uma pequena “piscina/tanque” em casa. Muito bacana e inspiradora a postagem.

Responder

Anderson · 28 de dezembro de 2016 às 17:34

Olá, sobre a “casa de máquinas” de uma piscina pequena como essa. Poderia informar uma medida pra um pré-dimensionamento, apenas para saber se irei ter espaço suficiente?

Responder

Rosana Silva · 28 de dezembro de 2016 às 21:43

Anderson,
Muitas vezes estas piscinas pequenas não tem nem bomba ou filtro fixos instalados. O tratamento é todo manual (vc encontra vídeos sobre isso no youtube). Agora, realmente esta não é a minha praia. Mas achei estas 2 informações na internet:
https://poolrescue.com.br/blog/de-quanto-espaco-preciso-para-ter-uma-piscina/
http://br.piscinas.com/perguntas/qual-a-distancia-maxima-para-instalar-bombafiltro-de-piscina-igui
abs
Rosana

Marina Leite · 28 de dezembro de 2016 às 09:54

Tão charmosas e diferentes, piscinas pequenas arrasam para qualquer área externa, adooorei as dicas.

Responder

Deixe o seu comentário!