Cozinha Dicas

Mais medidas importantes na cozinha

Um dos posts mais compartilhados no Pinterest do Simples Decoração é o “Medidas importantes na cozinha“.  Um post completo, com todas as sugestões de medidas necessárias em uma cozinha seria enorme . Por isso estou sempre voltando ao assunto, com mais informações e desenhos que tentei adaptar para nós, brasileiros.

Veja que eu digo sugestões de medidas porque TODA medida deve ser boa para a altura e condições físicas de quem usa o ambiente: Se você é cadeirante ou sua altura é maior ou menor que a da média da população (1,75 para homens e 1,62 para mulheres) você deve adaptar estas medidas para o seu caso, testando o melhor para vc.

thisoldhouse 10-dimensions-cozinha2

(Estes bonitos desenhos com os móveis em amarelo foram feitos pelo sr. Arthur Mount e estão por toda internet faz tempo mas continuam sendo totalmente válidos.)

Microondas é uma coisa complicada em muitos projetos que vemos por aí. A posição dele deve ser fácil e segura para você lidar com recipientes quebráveis e quentes.

cozinha2

Estude com atenção este desenho. Nele há  muitas medidas importantes para seu conforto na cozinha. A altura da bancada dever ser tal que lhe permita se manter ereta(o) ao lavar a louça e os armários superiores devem estar posicionados de forma que você consiga alcançar com facilidade a maior parte  dos objetos.

Medidas-cozinha-FotoCasaabril

Aqui um exemplo, no mundo real (Foto CasaAbril)

thisoldhouse11-dimensions

Achei  interessante mostrar relação entre a altura de uma bancada e a necessidade de espaço para as pessoas sentarem nas banquetas e se sentirem confortáveis. Reparou que qto mais baixa a bancada, mais espaço é necessário? É que conforme a bancada é mais baixa, mais as pernas e pés ocupam espaço. Veja só:

michellilucas3

(fonte: michellilucas

thisoldhouse09-dimensions

Se você quer fazer um banco como este na sua cozinha (ou sala/espaço de jantar), preste atenção na inclinação do espaldar. Talvez não seja necessário 12 graus de inclinação, mas alguma há de haver. Isso faz um diferença enorme no conforto ao sentar. Outro detalhe importante é que as alturas dos assentos do banco e das cadeiras seja o mesmo, senão fica muito estranho e alguém, com certeza, vai se sentir desconfortável.

cozinha1

Outro desenho que estou repetindo é este com as distâncias mínimas que vc deve ter para pensar em uma ilha na cozinha. Às vezes, este sonho legal pode se tornar um pesadelo se você não tem espaço bastante.

Medidas-cozinha-FotoCasaabril2

Outra foto – que já usei, mas vale repetir – para que vc lembre de medidas e ações que deve tomar para sua segurança, economia e conforto: Leia os manuais dos equipamentos e exija que eles sejam seguidos! (foto: CasaAbril)

thisoldhouse 08-dimensions-cozinha-2

Achei este desenho já traduzido para o português e não guardei de onde foi, mas as informações são pertinentes.

thisoldhouse15-dimensions1

E já que estamos na cozinha pq não dar uma olhada na área de serviço? Poucos tem uma área tão grande, mas as medidas continuam valendo. Perceba que, assim como na cozinha, você deve escolher os eletrodomésticos antes do projeto dos móveis. E ler os manuais!!!

Espero que, além de ser um sucesso, este post ajude vc a pensar melhor em todas as medidas importantes em uma cozinha, que, afinal, é uma área de trabalho e precisa ser muito bem planejada. Não se prenda tanto às medidas mostradas aqui, mas teste bastante para saber quais são as medidas boas para você!

Posts relacionados

Comentários:

Geovana · 16 de fevereiro de 2017 às 16:25

Boa tarde Rosana!

Um tempo atrás “reformei” uma churrasqueira que ficava nos fundos da casa da minha família, porem é um lugar bem pequeno.
Como funciona para ter um projeto de decoração?
Gostaria d ver quais são as minhas opções na minha sala/cozinha porque realmente é minusculo.
Desde já agradeço.

Obs: Tentei te mandar um e-mail mas apareceu “destinatário invalido.”

Responder

Rosana Silva · 16 de fevereiro de 2017 às 19:54

Oi, Geovana!
Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br (assim, sem acentos nem til). Se tiver a planta, envie.
Se puder, mande fotos tbém.
bjo
Rosana

Ana · 16 de fevereiro de 2017 às 16:44

Dicas inteligentes e que também facilitam na hora da limpeza! Parabéns adorei!!!

Responder

Liliana · 16 de fevereiro de 2017 às 15:35

Olá, adorei as dicas, envie um e-mail com planta, queria um projeto cozinha americana,
Desde já agradeço

Responder

Rosana Silva · 16 de fevereiro de 2017 às 01:07

OI, Liliana!
Eu não recebi. Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Verônica Rodrigues da Silva · 16 de fevereiro de 2017 às 02:20

Eu venho procurando dicas assim já faz tempo. Ganhou mais uma seguidora!!! 😉 😉 😉

Responder

Rosana Silva · 16 de fevereiro de 2017 às 07:55

OBAAAAA!
bjo
Ro

Luana Welter · 16 de fevereiro de 2017 às 23:21

Olá!! Será que pode me ajudar??? Tenho uma bancada – cozinha americana… Sempre que sento bato o joelho na mureta, a pedra ficou muito estreita. Qual a medida ideal? Fico com receio de ficar muito larga e ficar feio. Vou reformar e preciso de ajuda. Hoje a pedra tem 1,50x 32cm apenas, a mureta tem 14cm .Agradeço muitíssimo. ( bencaosingela@gmail.com ou l.work2013@hotmail.com)

Responder

Rosana Silva · 16 de fevereiro de 2017 às 18:47

OI, Luana,
O problema é a pouca profundidade da pedra. Sugiro vc fazer a mureta mais larga e com isso conseguir colocar mais da pedra para fora. No desenho deste post vc vê as medidas: Se a altura da bancada é 1,10 (bancos altos) , a área livre – quer dizer, o quanto a pedra deve vir para fora – deve ser de 32 cm mais ou menos… Se a altura é 90cm, a área deve ser de 38… Isso pq qto mais baixo, mais dobrada fica sua perna e mais ela precisa de espaço para não bater o joelho.
bjo
Rosana

Dilva Cavalcante · 16 de fevereiro de 2017 às 21:17

Boa noite! Gostei mt das tuas orientações. Vou reformar minha cozinha e quero que fique mt bonita, funcional e confortável. Ela é grande, mas quero ganhar mais espaço então quero fazer balcão americano integrado à sala de jantar. Vc pode me mandar fotos? E tb gostaria de saber se ainda se usa lajota nas paredes, de cima a baixo ou basta na parte da pia de lavar louças? Por favor, me ajude.
Obrigada

Responder

Rosana Silva · 16 de fevereiro de 2017 às 19:21

Oi, DIlva!
O Blog tem muitos posts e fotos de cozinha veja todos aqui: http://www.simplesdecoracao.com.br/category/cozinha/Atualmente a tendência é usar azulejos e outros revestimentos além da pintura somente nas áreas que ficam mais molhadas (frontão da pia). Mas se vc preferir colocar em toda a parede, não há problema, escolha peças retas e discretas.
bjo
Rosana

Alethea Vieira · 16 de fevereiro de 2017 às 00:07

Olá, Gostaria de receber umas dicas de como fazer uma ilha de tijolinhos para minha cozinha se eu mandar as medidas da cozinha você pode me ajudar.

Responder

Rosana Silva · 16 de fevereiro de 2017 às 01:14

OI, Alethea,
Isso seria um projeto e só analisando posso se dizer se é possível ou não. Envie fotos e a planta da cozinha para rosana@simplesdecoracao.com.br para um orçamento sem compromisso, caso seja possível.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!