Em 2012 fiz um post chamado “O nome das coisas”e pensei, naquela época, em criar uma série sobre isso porque é tanto nome que a gente não conhece, não é verdade?  Bem, acabei esquecendo de continuar…. Mas hoje  ouvi um grupo de pessoas que estavam em dúvida sobre o nome “daquele negócio onde vc encosta o corpo na cama se estiver sentado nela” (a CABECEIRA da cama, que é tão normal para mim que não pensei que houvesse quem não soubesse.  Por isso resolvi falar mais sobre isso, em posts que vou criar de vez em quando … Espero que gostem e que perguntem sobre algum termo que não saibam o que é, ok?

Mais nomes de coisas na decoração, design e arquitetura

Alguns que já percebi que pessoal não conhece:

Mais nomes de coisas na decoração, design e arquitetura

(foto: tuacasa)

Pé direito é a distância do piso até o teto ou até o forro – Que é um “falso teto”, mais baixo que o real (e pode ser feito de diversas formas), que se usa quando a pessoa quer colocar iluminação embutida ou tem algo no teto que deseja esconder. Apesar da maioria das pessoas adorar,  muitos apartamentos hoje tem o teto verdadeiro tão baixo que não vale a pena SE for só para colocar iluminação embutida- é melhor colocar luminárias de sobrepor (como este plafon, por exemplo, que não precisa de forro, na verdade) ou trilhos de iluminação e não fazer forro (ou até tirar o existente). Vc ganha em sensação de espaço e ventilação! 

tuacasa.salas-pequenas-103A

(foto: tuacasa)

Veja só um ambiente com o trilho de spots e sem forro (aliás, há forro lá no fundão, tá vendo? Uma das razões pode ser para a passagem da tubulação necessária para o ar condicionado…  O móvel abaixo da TV tem janelas em veneziana ou persiana, para permitir a ventilação interna.

ape-de-projeto-popular-reune-beleza-e-requinte-sala-de-jantar8a

(foto: CasaAbril)

BOISERIE é o nome (francês, fala-se “boaserrí”) de revestimentos originariamente em madeira, com partes decorativas em relevo, que nos séculos 17 e 18 eram usadas para melhorar o isolamento térmico. Hoje tem aparecido por aí e pessoal coloca muitas vezes somente as madeirinhas pregadas ou coladas (ás vezes gesso, fios elétricos e até papel de parede imitando em efeito 3d) na parede de alvenaria. Dão um efeito bonito e sofisticado.

Também estou chamando a atenção para: A) o bom uso dos revestimentos no piso: Brilhante na sala e fosco na cozinha – qto mais brilhante, mais escorregadio, por isso o fosco na cozinha é ótimo. B) A luminária Pendente sobre a mesa, que leva uma luz pontual (pq só ilumina a mesa) e de tarefa (a boa tarefa de comer com uma boa iluminação!) . C) Outra decisão bem pensada é a mesa com pé central, que permite que as cadeiras ocupem menos espaço ao redor e que as pessoas sentem sem o desconforto que os pés nas pontas poderiam trazer. Perfeito para colocar o máximo de cadeiras em mesas pequenas e em ambientes pequenos. D) Na cozinha, note a luminária no centro do ambiente: Ela é de sobrepor e tem a função de iluminar todo o ambiente +/- por igual, muito importante na cozinha (e eu diria que em todos os ambientes, para o uso no dia-a-dia e complementando as outras luminárias pontuais e de tarefa que valorizam a decoração).

vidaeestiloterrasala9A

(foto:vidaeestiloterra)

Na foto acima vemos exemplos de: A) spots embutidos no forro – você só vê a luz. O equipamento está dentro do forro, por isso o “embutido”. B) Na parede da direita o que deve ser  uma coluna (a vertical) e uma viga (a horizontal) que são suportes para a estrutura do imóvel e NUNCA devem ser retirados total nem parcialmente sem o acompanhamento e responsabilização de um arquiteto ou engenheiro civil (o profissional é que vai lhe dizer se é possível fazer isso com segurança).  Veja que eu não sei se são mesmo colunas e vigas , mas elas parecem ser. Só quem pode lhe dizer o que sustenta a sua casa e não deve ser mexido é o profissional engenheiro civil ou arquiteto. C) O alizar é este acabamento em volta da porta (a palavra tem origem árabe e quer dizer: “Aquilo que cobre”. Ele cobre, de forma bonita a junção da porta com a parede. Já aquele acabamento que corre entre o piso e as paredes é o rodapé, que pode ter diversas alturas que não precisam ser a mesma do alizar. Fica mais harmonioso quando o conjunto tem o mesmo material e/ou cor.

arquitrecosrede na sala arquitrecos via casa e jardimA

(via arquitrecos/casaejardim)

Se ainda houver dúvidas, a luminária deste tipo é chamada de piso ou de pé (enquanto as de mesa são “luminárias de mesa” , claro! rs!).  Esta área fechada mas, em geral, sem teto, onde vc pode colocar bancos e plantas é o Jardim de Inverno, ótimo para trazer  alguma ventilação e luz para ambientes muito escuros e este trabalho lindo de incrustação de madeiras diferentes  que vc vê no tampo da mesa de centro se chama Marchetaria, que também vem do francês (marqueterie), e parece ter se originado na Itália renascentista. É uma técnica complexa e pode produzir obras maravilhosas, inclusive criando imagens, como quadros. Eu espero que nunca morra.

Digam aí se querem mais deste tipo de post, ok ?

E não esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rosana! Muito obrigada, agora sei o nome e real função, rs. E eu me referi ao sócalo mesmo, é um acabamento que fica no encontro entre o rodapé e o alizar, aqui: http://arquiteturemais.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Rodap%C3%A9-com-s%C3%B3calo.jpg

  2. Oi, Thaís,
    Acho que vc está se referindo ao sóculo ou soco, sobre o qual falei no 1o. post sobre isso, aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/04/decoracao-o-nome-das-coisas/
    Acredito que o anteparo à que se refere se chame para-vento ou guarda-vento. Na verdade, o objetivo original é resguardar as pessoas da chuva e vento antes de adentrarem a área da igreja propriamente dita.
    bjo e obrigada!
    Rosana

  3. Muito interessante! Estes todos eu já conhecia. Tinha um acabamento que eu não sabia o nome e descobri há um tempinho que se chama sócalo, fica a sugestão para um próximo post da série. Tem algo que eu gostaria de saber o nome (se é que tem um nome específico) , fiz uma pesquisa e não consegui descobrir: aquele anteparo que fica na frente da entrada de algumas igrejas, por dentro, na mesma direção da porta, para bloquear a visão direta de quem olha de fora. Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui