Você conseguiu investir em um imóvel e está querendo alugar. Parabéns por esta grande conquista! Viver da renda de aluguel é o sonho de todos que querem um complemento para aposentadoria e os que buscam abandonar o dia a dia estressante dos escritórios. Mas ficar com o imóvel vazio pagando as despesas de condomínio é um pesadelo….Veja como alugar rapidamente seu apartamento!

Como alugar rapidamente seu apartamento ou casa

Então, tendo o imóvel, o que fazer para atrair os futuros moradores? Veja algumas dicas para alugar rapidamente seu apartamento e ter logo aquele dinheiro extra todo mês.

casaComo alugar rapidamente seu apartamento ou casa

(Cores claras e neutras, belos armários. Esta casa aluga rápido! Foto: Pixabay

Tipos de aluguéis

Você pode alugar seu imóvel a longo prazo ou para temporada. O longo prazo tem contrato no mínimo anual. Você pode contratar uma imobiliária para divulgar, auxiliar no processo de locação, elaborar o contrato e dar a assistência necessária para você e o seu inquilino. Se preferir, você pode alugar diretamente, porém ficará responsável em dar andamento de todo o processo de locação, inclusive do contrato. Pode ser mais barato, mas tem maior grau de risco.

casaeconstrucaocores-de-muro-verde-1

(uma casa bem cuidada não fica muito tempo sem inquilino – foto :Casa e Construção)

Se o seu imóvel está localizado em uma região muito buscada por turistas, a locação por temporada pode ser bem lucrativa. Você pode alugar por final de semana, pacotes de 10 e 15 dias, por mês, no prazo que quiser. Neste caso, você também pode contratar imobiliárias, alugar diretamente e ainda contar com a ajuda de sites que possibilitam a comunicação entre turistas do mundo inteiro e donos de imóveis. Pode dar mais trabalho, com o entra e sai de locadores, mas muita gente está preferindo esta modalidade quando tem apartamentos ou casas perto de pontos turísticos.

Bons armários embutidos para valorizar e alugar mais rápido

Casas ou apartamentos totalmente mobiliados podem ser alugados nas duas modalidades, mas é mais comum nos aluguéis por temporada. São ideais também para recém-casados, profissionais que precisam mudar constantemente de cidade ou estado e estudantes de outras regiões.

Seja por longo prazo ou temporada, ter armários na cozinha, armários de banheiro e guarda-roupas embutidos aumenta e muito o valor do aluguel.

uacasacozinhas-planejadas-pequenas-modernas-83

(Cozinha perfeita para aluguel por temporada – foto: Tua Casa)

Mas atenção: Manter os móveis em boas condições, usar modelos simples, resistentes e clássicos e cores que não chamem a atenção é muito importante. Evite também móveis grandes demais que possam fazer o espaço parecer maior. Uma das dicas mais importantes para ampliar visualmente uma casa é ter os espaços desobstruídos e bem organizados. Aproveite e confira algumas destas Kitnets para alugar em Curitiba e perceba a diferença que móveis embutidos bem escolhidos podem fazer ao seu imóvel.

No caso de locação por temporada será necessário que a casa ou apartamento possua também os eletrodomésticos. Fogão, geladeira, televisão, ar-condicionado é o mínimo… Quem viaja de férias espera encontrar tudo isso no local que ficará hospedado.

Manutenção é essencial 

É preciso, para que seu imóvel não se desvalorize e seja alugado facilmente, por longo prazo ou temporada, que ele esteja sempre em perfeitas condições. Para isso, são necessárias manutenções periódicas, pinturas e revisões  das rede elétrica e hidráulica. Não permita que esta sua fonte financeira se deteriore.

Se for o caso, renove pisos e azulejos. Hoje temos pisos vinílicos, laminados ou porcelanatos bem em conta e que podem ser colocados em cima do piso existente em um ou dois dias até. Nos banheiros vale trocar a saboneteira, o suporte de papel higiênico, chuveiro, as torneiras, o espelho e até mesmo o box, se for um tipo muito antigo. Não esqueça: Banheiros e cozinhas renovadas fazem muita diferença na decisão por alugar um imóvel.

mcmcBT_PATRICIA_CILLO_AFONSO-BRAZ-166-iloveimg-resized-1

(uma decoração simples, boa iluminação, cores claras com alguns pontos coloridos para dar vida – Foto: Minha Casa, Minha Cara)

Nas locações a longo prazo, os inquilinos podem fazer melhorias, mas sempre com a autorização do proprietário. Esta pode ser uma cláusula prevista no contrato.

Já nas locações de temporada é indispensável cuidar para que, no ato da entrega, o imóvel esteja limpo e em perfeitas condições de uso para os inquilinos. É claro que na saída do locatário o imóvel seja vistoriado para que você se certifique que tudo está como foi entregue.

Decoração perfeita para alugar é a que valoriza o imóvel

As cores neutras e claras são bem-vindas pela maioria das pessoas – afinal, cor é uma escolha muito pessoal e com as neutras (principalmente nas paredes!) você não interferirá nas escolhas futuras do novo morador – cores neutras combinam com praticamente todas as outras, além de darem um toque de sobriedade, elegância, limpeza e também sensação de amplitude ao imóvel.

Deixe entrar a luz natural durante as visitas, ainda mais se tiver uma bela vista das suas janelas. Se a luz for escassa, crie um ambiente acolhedor com luminárias. Você pode utilizar spots e luminárias bonitas em pontos estratégicos. Paredes claras ou brancas e a luz ideal criam frescor e sempre são uma aposta segura.

habitissimoiluminacao-banheiro-1468966

(Um banheiro simples e que qualquer inquilino vai adorar! Foto: habitissimo)

Para os aluguéis temporários, vale tudo! Cores, objetos de decoração, plantas, o importante é deixar o seu imóvel para alugar sempre com estilo e qualidade. Não esqueça dos utensílios de cozinhas, panelas, garfos, facas, pratos e tudo em excelente estado. Afinal quem viaja, não vai levar essas coisas na mala, não é mesmo?

Seja para aluguel a longo prazo ou para temporada, a dica principal é tornar o seu imóvel o muito mais atraente para o mercado, tudo para que ele se destaque entre as demais opções de imóveis para locação.

Neste post você encontra mais dicas para que a decoração seja sua aliada na hora de alugar seu imóvel.

Gostou destas dicas? Então, confira as opções de apartamentos para alugar em Curitiba ou as casas para alugar em Curitiba e inspire-se para ingressar no mercado dos aluguéis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui