Em apartamentos pequenos é uma dificuldade conseguir criar em pouco espaço, uma área de serviço ou lavanderia que seja bonita e principalmente, funcional. Por isso, selecionei 12 ideias para áreas de serviço pequenas e dou algumas dicas para você se inspirar e fazer o melhor neste pequeno ambiente. 

12 ideias para áreas de serviço pequenas

12 ideias para áreas de serviço pequenas

Esta pequena área de serviço, projeto da Tetriz Arquitetura (que peguei no blog JeitoDeCasa) , tem espaço e instalações idênticas a diversos aptos por aí – inclusive o meu! – É típico da “cozinhas corredor” que lá no fundo, tem a única janela do ambiente e muitas vezes já vem com as instalações de água e gás necessárias para a instalação do aquecedor. Apontei alguns itens importantes na foto. Se tiver dúvidas sobre as instalações faça um comentário aqui no post que a gente responde, ok ? 

Área de serviço pequena 2

(foto:decorfacil)

Outra organização bem bonita, com móveis sob medida, para uma área de serviço em cozinha pequena, normalmente as do tipo corredor também

área de serviço pequena 3

(foto:decorfacil)

Uma outra forma de dispor os itens em uma cozinha corredor. Se ela é mais larga que o espaço que vc tiver após a parede onde normalmente está o fogão, é uma boa ideia, mesmo que a área fique mais visível. Você ganha espaço.

área de serviço pequena 4

(foto:decorfacil)

Outra opção que começa a ser usada é não dividir a lavanderia da cozinha. A vantagem é que ganhamos mais espaço. A desvantagem é que as coisas ficam mais expostas e as atividades devem ser mais organizadas.

área de serviço pequena 12

(foto:Tuacasa)

Este projeto de Patrícia Anastassiadis tem uma divisão mínima com vidro transparente entre a cozinha e a área de serviço junto com uma ideia que se puder, use pois aumenta a luminosidade – o espelho na parede refletindo a luz que vem da janela!

área de serviço pequena 5

(foto:decorfacil)

Quando a cozinha termina em uma área aberta (e ensolarada ainda por cima) é uma benção

area de servico pequena 6

(foto:homedesigning )

Esta forma de organização, empilhando as máquinas de lavar e secar, é comum fora do Brasil, mas por aqui vc encontra máquinas que permitem esta configuração. Nesta foto especificamente, elas estão dentro de nichos (é importante observar os manuais das máquinas para saber quanto de área livre elas precisam para funcionar bem dentro de nichos,ok?)  e não uma diretamente sobre a outra diretamente (o que é mais complicado, pq vc precisa ter certeza de que a de baixo suporta a de cima e que não vão “escorregar” – o melhor é prender a de cima na parede e já temos tbém kits que – ao menos é o que levantei – são comprados separados das máquinas) 

área de serviço pequena 7

(foto:homedesigning )

Se você tem a sorte de um ambiente (pequeno e estreito, mas relativamente grande em relação aos da cozinha corredor) para a lavanderia sugiro muito um projeto como este, que utiliza todos os cantinhos, percebe ? 

area de servico pequena 8

Projeto da Imade Pastel (empresa vietnamita) que achei no site home-designing, usa parte da varanda para instalação da máquina de lavar dentro de um móvel planejado para ela. Para realizá-lo por aqui é  importante conseguir tanto aprovação do síndico e dos orgãos que regem as leis municipais destas instalações – o que muitas vezes é impossível – como trazer – e levar – as instalações hidráulicas necessárias. Bem complicado, mas se possível, é uma boa ideia

área de serviço pequena 9

(foto:delikatissen)

Para quem tem este espaço “todo”, o legal deste projeto é o fato das máquinas ficarem a uma altura boa para serem usadas. Abaixar para colocar e tirar roupa é realmente muito chato e problemático para muita gente

área de serviço pequena 10

(foto:decorfacil)

Outra opção, também pouco usada no Brasil (até devido ao tamanho mínimo também dos banheiros) é a instalação da máquina em um banheiro. Se vc tiver espaço é interessante porque vc pode economizar um pouco nas instalações de gás e água. Veja que legal os aramados acima da máquina. Vc pode usar esta ideia, seja qual for o lugar onde instalar a máquina (para perfurar as paredes é sempre bom saber por onde passam os encanamentos, não se esqueça) 

área de serviço pequena 11

(foto: decorfacil)

Embutido ou não, este projeto usa muito bem o espaço, com a secadora elevada

Tomara que vc encontre aqui a sua inspiração!

E não se esqueça!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui