Selecionei algumas dicas e ações que vc pode fazer nos ambientes de sua casa de forma que eles  possam parecer maiores, mais claros, iluminados e ventilados, além de medidas que vc pode tomar para economizar seu rico dinheirinho, Lembrando que além das dicas abaixo, para que for comprar itens de decoração online, existem sites que oferecem descontos como o CupomValido.com.br onde é possível economizar ainda mais!

Como clarear, aumentar, iluminar,ventilar e economizar decorando sua casa

– Cores claras  nas paredes e mais claras ainda no teto, se desejar que o ambiente pareça mais alto (pinte o teto mais escuro se ele for muito alto e vc quiser diminuir esta impressão). Cor clara não quer dizer tudo branco, viu ? Cores frias tem o mesmo efeito (azul , verde).

Como clarear, aumentar, iluminar,ventilar e economizar decorando sua casa
foto:decoradornet

–  Se desejar usar uma cor mais forte, use-a na parede menor e/ou a  que receba menos luz e/ou a de fundo. A claridade das outras vai minimizar o efeito dela. Se o ambiente é  comprido, pinte uma das paredes menores com tom mais escuro que as outras.

Sala com parede escura
Foto: Arquitetura do Imóvel

– Móveis escuros tem a tendência de escurecer e diminuir os ambientes. Para evitá-la, quando usar móveis escuros abuse dos demais objetos de decoração, cortinas e paredes mais claros.

movel escura sala clara
foto: caseeinterni

– Móveis com material transparente (vidro, acrílico, espelho) dão leveza. Mas tbém não se deve abusar para o ambiente não ficar frio demais.

– Cortinas leves, claras e que deixam aparecer as janelas. Cortinas pesadas tomando toda a parede fazem o ambiente parecer menor. E usando cortinas leves vc aproveita melhor a luz do dia, economizando energia.

sala com sofás laranja
Foto: deardesigners

– Prateleiras ou estantes ou móveis  estreitos e altos permitem que vc guarde mais coisas e dão a impressão de que o ambiente é maior tbém. MAS ATENÇÃO: Não coloque detalhes demais à vista e não entulhe o ambiente de móveis. Isso gera confusão, circulação ruim e dá impressão de espaço menor.

– Não encoste todos os móveis nos cantos. Faça a circulação pelos cantos tbém e tente, se possível, criar “ilhas” ou ambientes bem separados – de estar, de jantar, por exemplo, na mesma área (se for necessário).

penteadeira no quarto
Foto: alkemie

– Use tapetes com listras no sentido que vc deseja alongar. Quanto menor o ambiente, mais finas as listras.

– Ambiente pequeno = móveis pequenos… Aquele sofá de 3 metros não vai ajudar sua sala a ficar maior, muito pelo contrário… Ambientes pequenos são normalmente mais bem aproveitados com móveis BEM feitos sob medida.

sala moveis sob medida
Foto: asarquitetas

– Se o ambiente é muito quente e for possível fazer mais uma janela ou abrir uma parede, use o princípio da ventilação cruzada: Janelas em lados opostos do ambiente e nos lados por onde o vento normalmente tenta atravessar o ambiente, batendo nas paredes. Não esqueça que: Se o vento não tem por onde sair, ele não entra! (abaixo, desenho simplificado)

ventilação da casa

– Sim, espelhos dão a impressão de que o ambiente é maior e o clareiam , mas não exagere no uso de espelhos, preste atenção na segurança e não coloque espelhos onde a luz (natural ou não) vai bater e criar reflexos indesejáveis. Atenção também para a imagem que o espelho vai refletir: Se for aquele canto cheio de coisas, vai dar a impressão que há 2 cantos cheios de coisas… Se a área onde vc decidir colocar o espelho é muito grande, divida o espelho em placas. Facilita tudo e economiza o seu dinheiro se quebrar. Use espelhos de 6mm no mínimo. Menos que isso deforma a imagem.

– Se o ambiente  tem menos de 2,60 de pé direito (altura) não use rodapés muito altos, pois ele vai parecer mais baixo.

Cozinha integrada à mesa de jantar em vidro
foto: roxxn

– Não encha o ambiente de móveis. Deixe espaços para circulação. Harmonize usando o vazio. Ele é muito importante.

135 COMENTÁRIOS

  1. OI, Sara,
    Não entendi exatamente, a não ser que vc tem um xadrez azul… Mande fotos para [email protected] e diga que é a menina do banheiro xadrez que escreveu no blog (pr´eu saber do que se trata).
    bjo
    Rosana

  2. ola Boa Noite

    estou com um probleminha serio, eu reformei a casa e na escolha do banheiro acho que eu desacertei um pouco escolhir para as laterais do banheiro um piso azul e branco em quadradinhos e para destacar o fundo do box escolhir pedra azul e branca e fiz tipo um jogo de xadrez. Agora meu esposo e eu nos arrependemos achamos que esta feio e que não teve harmonia. O que podemos fazer agora para quebrar este azul?
    Agradeço pelas dicas. Aguardo.

  3. Olá, boa tarde! Gostaria de uma ajuda. Moro em um apartamento que foi reformado.
    Tenho uma suite conjugada a outro banheiro que não tem janela…tem um exaustor mas não comporta o vapor. Tem também blocos de vidro na parte de cima da parede.
    Quero tirar os blocos de vidro e fazer uma abertura para a saida de vapor pro outro banheiro. Qual a dica?
    Desde já agradeço.

    Att Eliane

  4. Oi, Vanda!
    Ficou escura devido às cores que usou ou devido à pouca luminosidade do local ? Se foi devido às cores, pense em mudá-las para cores mais claras, se o o ambiente é escuro, tente aumentar a luminosidade com iluminação mais potente.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Cássio,
    Como disse neste post, para melhorar a ventilação o vento precisa de lugar para entrar (em um lado) e para sair (por outro), de forma que circule pela casa.
    Qdo vc tem aberturas somente de um lado da casa isso se torna praticamente impossível. Então, a solução é criar aberturas, por menores que sejam, se possível, na parte superior da parede contrária ou no teto. E se necessário, entre paredes internas – também na parte superior para manter a privacidade entre os ambientes e facilitar a saída do ar quente, que é o ar que “sobe” ficando na parte superior do ambiente.
    abs
    ROsana

  6. Olá, moro em uma edícula e gostaria de orientações para conseguir uma maior ventilação. Desde já, muito obrigado.

  7. Rosana boa tarde, estou precisando de uma orientação é sobre a cobertura da garagem entre a casa e o muro,gostaria de ter circulação de ar interna e claridadepara não ficar escura, já que é quente como fazer, no inverno quando chove molha tudo, queria fazer sem gastar muito.

    Grata,

    Almerinda

  8. Oi, Luciana!
    Pense em mudar a cor para um cinza azulado bem clarinho (off white). É mais fácil de combinar com tudo e é uma cor linda.
    bjo
    Rosana

  9. Bom dia, estou grávida e terminando de fazer um quarto para o bebê. Só que não tem como colocar janela no quarto dele, pois de um lado é corredor interno e do outro , um outro quarto. A dúvida é: Posso abrir uma janela para o corredor interno?

  10. Olá Rosana comprei um apartamento à três anos e a dois anos saiu a chave, já terminei a reforma é não gostei da cor que meu marido pintou o apartamento, ele pintou tudo de uma cor só azul achei horrível, pois qieria Branco é algumas paredes de outras cores.mais enfim o apt é pequeno dois quartos banheiro cozinha americana com a sala. Vivo comprando coisas pra lá mais acho que não vai combinar com a decoração gostaria da sua ajuda vou lhe enviar fotos.

  11. Olá Rosana minha casa é muito pequena principalmente a cozinha não dá nem pra ficar duas pessoas nela pois a cozinha é uma cozinha americana junto com a sala e não tem janela só a porta de saída pois não tem pra onde abrir janelas e o banheiro é junto e tem uma porta sanfonada que não deu espaço para por armário maior o que eu posso fazer pra me dá mais ângulo ou tentar aumenta o ambiente

  12. Oi, Maria!
    Teria que saber mais para lhe dar uma boa ideia de verdade. Precisava saber para onde dá esta janela, se o vento vem na direção dela para dentro de casa ou não, Se há forma de fazer outra abertura neste quarto, enfim…
    Se quiser mandar fotos e explicar melhor a situação, escreva para [email protected], ok ?
    Posso tentar lhe ajudar
    bjo
    Rosana

  13. Oi, Ana Paula!
    Teoricamente sim, não vejo problemas, mas consulte um especialista para ver a situação ele mesmo na sua casa, ok ?
    bjo
    Rosana

  14. Olá, gostaria de saber , se posso colocar cobogó, no lugar de um basculante de 60×23, que fica localizado em um quarto?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui