No 1o. post desta série falei sobre algumas características dos revestimentos, como Coeficiente de atrito, Absorção de água, Resistência a cargas, Resistência à abrasão (PEI), e Resistência ao risco. Hoje quero acrescentar algumas informações gerais sobre os revestimentos cerâmicos em geral.

Revestimentos Cerâmicos

Revestimento Cerâmicos, em linhas gerais, são placas instaladas com rejuntamento e argamassa e tem em sua composição argila e outros minerais queimados em altas temperaturas, tais como azulejos, ladrilhos,  pastilhas, etc.  É um produto durável, de fácil manutenção, antialérgico, resistente, impermeável,  decorativo, não inflamável e acessível a todas as condições financeiras. E hoje existem revestimentos cerâmicos tão variados que a maior dificuldade é escolher.

Revestimentos Cerâmicos - ceramica extrudada Woodazulejos Retro Eliane

ceramica extrudada Wood e azulejos Retro Eliane

ceramica Ecco Nature Porto ferreira    ceramica retificada Batistella

ceramica Ecco Nature Porto ferreira e ceramica retificada Batistella

ceramica esmaltada Incefra

ceramica esmaltada Incefra

Há uma característica além das comentadas acima, que influencia muito no preço: a Classe: Classe A indica produtos que não tem defeitos visíveis a 1 metro de distância; Classe B ou C  podem apresentar pequenos defeitos.

terramurata Portinar

terramurata Portinari

classificação visual de qualidade é a classificação dos fornecedores em relação a defeitos no produto:  A ou Extra – Sem defeitos; B ou Standard – defeitos quase imperceptíveis; C ou Comercial – defeitos aparentes pequenos; D, Resíduo ou Defeituoso – Defeitos bem visíveis; E ou Caco.

listelocristalRomantic

listelocristalRomantic

Outra é a resistência à gretagem, isso é,  a fissuras e trincas na superfície.

tozzetos Eliane

Locais mais sujeitos a umidade (piscinas, saunas, etc) devem ser revestidos com materiais com baixo índice de absorção de água, porque quando a cerâmica absorve água, aumenta de volume e quanto menor o índice de absorção de água , menor a sua expansão por umidade.

hipnose Eliane

Uma questão que vira e mexe respondo aqui: Posso usar revestimento para piso na parede e vice-versa? A resposta é: Revestimento de Piso na Parede sim, muitas vezes. Mas o contrário não, nunca! E minha sugestão é sempre seguir a recomendação do fabricante ou vendedor especializado.  Um piso usado em parede, por exemplo, pode descolar mais facilmente que o revestimento específico para parede.

stones Gail  Senise da Incepa

Quando o revestimento será instalado como piso em ambiente onde há AREIA, deve ter a maior resistência ao RISCO.

Revestimento cerâmico
linha Ecoportinari

Em áreas molhadas, outro cuidado a ser tomado é quanto à caída. A instalação do piso deve permitir que a água tenha escoamento correto, evitando poças pelo caminho que, além de danificar o material, podem causar acidentes.

revestimento cerâmico
Fleur White portobello

Harmonia: Quanto mais padronizados os pisos e paredes, mais harmônico é o conjunto. Evite transições bruscas (cores e materiais totalmente diferentes, por exemplo) entre os revestimentos, isso compromete a beleza e o requinte dos espaços. Você pode manter o mesmo material ou a mesma cor no piso e na parede, por exemplo. E usar as combinações, com listelos e tozzetos criadas pelos fabricantes.

Quantidade: Normalmente calculados em metros quadrados, ao comprar os revestimentos cerâmicos, você deve acrescentar, no mínimo, 10% a mais que a metragem do espaço onde irá assentá-los.

E nunca é demais repetir: Consulte o fabricante, use o material como ele especifica, assim como as  argamassas e rejuntes especificados. Isso lhe dará muito mais segurança de um ótimo resultado.

As fotos aqui usadas foram retiradas do site e curso de decoração da Casa Abril.

Veja aqui o quinto post desta série

47 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Tarciza!
    O revestimento liso fará a parede mais leve visualmente. O Decorado, para não cansar, deve ser bem leve ou só usado como detalhe, em pequenas áreas.
    bjos
    ROsana

  2. olá PATRICIA QUERO FAZER UMA REFORMA NA MINHA COZINHA MAS ESTOU CHEIA DE DÚVIDAS NÃO SEI SE FAÇO O REVESTIMENTO NA PAREDE LISO OU DECORADO PODE ME AJUDAR?

  3. Bom dia, sou a Patrícia Kubo, arquiteta responsável pela Empresa KF Empreendimentos Imobiliários e Residencial Ilha Bela de Carlópolis-PR (CNPJ 01390135/0001-73), gostaria de atualizar nosso acervo de catálogos e manter contato para possíveis serviços e parcerias. Desde já agradeço a atenção.

    Arquiteta Patrícia Kubo
    KF Empreendimentos Imobiliários
    Rua Benedito Salles, 572
    CEP 86.420-000
    Carlópolis-PR

    ATT. Arq. Patrícia Kubo.

  4. Oi, Sonia,
    Enquanto vc não descobrir e resolver a umidade (que deve estar subindo do solo) sugiro que não coloque piso. Ele vai soltar. Procure um profissional para descobrir de onde vem o problema e impermeabilizar a área. Neste caso, talvez nem precise colocar cerâmica nas paredes (que não seria legal não. ficaria estranho) e no piso (no piso vc pode colocar).
    abs
    Rosana

  5. stou querendo reformar minha casa,o dinheiro e pouco mas quero dar um jeito pois na minha casa tem muita umidade e minhas paredes estão todas descascando na parte de baixo.vi na internet que posso botar piso parede no quarto e sala o que você acha? fica legal? você poderia me dar uma luz no que posso fazer.pois todo ano tenho que rebocar e pintar.ja estou cansada disso.grato sonia

  6. Oi, Gabriela,
    Talvez cera acrílica, mas não sei se é aconselhável ou vai resolver para o tipo de cerâmica que vc possui. Além disso, se resolver a questão do brilho, pode ficar escorregadio e perigoso. Sugiro que procure boas lojas e saiba como retirar se não ficar bom sem danificar o piso e teste o produto em uma pequena área.
    bjos
    Rosana

  7. Oi, Gabriela,
    Vc está com umidade subindo do solo ou alguma infiltração. Não adianta fazer nada se vc não descobrir o que está realmente acontecendo. A cerâmica, por exemplo, pode cair. Então sugiro que contrate um profissional para descobrir o que está acontecendo e só depois dê uma solução. Muitas vezes, na construção, não há preocupação com impermeabilização do solo, mas hoje há produtos que vc pode colocar para evitar isso.
    bjos
    Rosana

  8. Olá. Mais uma dúvida! Minha casa possui o piso todo revestido de cerâmica acetinada, sem brilho nenhum. Gostaria de saber se tem algum produto que posso passar para dar brilho. Fiz um teste com impermeabilizante e não deu certo, não teve aderência suficiente. Teria alguma sugestão de produto?
    Abraço e obrigada.

  9. Olá. As paredes de minha casa estão todas com bolhas até aproximadamente uma altura de uns 80cm. Já raspamos e refizemos o concreto, mas as bolhas aparecem novamente e muito rápido. Pensei em, de repente, revestir as paredes com cerâmica, porém não toda a parede, apenas cerca de 1m de altura, para tapar as bolhas. Entretanto, estou um pouco em dúvida, não sei se isso é possível, se é aceitável ou se fica muito estranho e feio. O que você acha?
    Obrigada.

  10. OI, Benê
    Vc mandou (acho) umas fotos mas não entendi bem… Mas se o cachorro suja a parede vc poderia colocar revestimento cerâmico até a altura que ele alcança, de forma a facilitar a limpeza. Como é uma área aberta seria bom tbém para proteger as paredes da umidade. E acima desta altura, pintura em tinta acrílica para exterior se desejar que dure mais ainda.
    abs
    Rosana

  11. Gostaria de uma sugestão de revestimento de parede.
    Trata-se de uma área lateral que dá acesso à entrada social.
    A área é continuação dos muros laterais e parede da casa.
    Tem 26 mts.2, é totalmente aberta (sem portas), e coberta por lage.
    O motivo é que meu cachorro suja muito essas paredes.

  12. Oi, Léah!
    A melhor forma é fazer uma pesquisa no google, por exemplo:
    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1440&bih=730&tbm=isch&sa=1&q=cozinhas+com+listelo&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=
    bjo
    Ro

  13. Gostaria de encontrar exemplo isto é fotos de paredes de cozinha decoradas com listelo ou filete ( uma das paredes somente)
    Voces que são expert em decoração poderiam me indicar onde visualizar estas fotos?
    Muito Obrigada,
    Léah

  14. Quebrei uma parede de 2 quartos onde havia armários dos dois lados e não sei como integrar os pisos já que ambos são de táboa corrida e o espaço entre eles´ficou de 90 cm.Não acho que emendar com madeira possa ficar bom, mesmo que eu mande sintecar novamente, então pensei em colocar pastilha de vidro preta e combinar tudo com móveis brancos,o que vc acha? A possibilidade de trocar todo o piso está descartada já que ficaria muito caro.
    Obrigada,
    Rogéria

  15. Pode me dar uma sugestão o que usar em pisos e paredes de cozinhas? Estou querendo um piso neutro porque os armários serão marfim. Agradecida. Pensei porcelanato bege mas estou indecisa quanto ao tamanho.
    .

  16. OI, CLaudia,
    Obrigada, viu ? Olha só, vc pode fazer o acabamento sem a soleira sim, mas atenção que realmente tem que ser muito bem feito, sem desníveis. Como as áreas são secas (não ha cozinha nem banheiro na sua lista) não vejo problemas.
    bjos
    RO

  17. Rosana, Boa noite!! Primeiramente parabéns pelo belo trabalho, incluindo a organização do site e suas belas pinturas. Gostaria de saber se pode me ajudar com questão. Vou colocar Marmoglass branco na sala , hall, e espaço do lavabo.Mas tenho três ambientes com assoalho de madeira ( cumaru), que são um quarto, um escritório e um Home.Não gostaria de usar a soleira de granito branco Itaúnas que usei em alguns ambientes. Posso abrir mão da soleira, fazendo um òtimo corte/acabamento entre os dois pisos?Desde já agradeço. Claudia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui