Muitas pessoas me escrevem pedindo ideias para mudar um ambiente que está bom, mas “cansou”. Reclamam que agora tudo está  “sem graça” ou pouco aconchegante. É claro que cada ambiente tem as suas soluções possíveis e tento ajudar de acordo. Vou usar uma foto para dar um exemplo:

Vamos dizer que a moradora da sala abaixo está com este problema: Agora acha a sala “seca” demais, muito preto e branco, um tanto “masculina” e pouco aconchegante (ainda mais em tempos frios). Ela deseja um pouco de alegria mas, como a maioria das pessoas, não quer gastar muito nem arriscar demais.

houzzdotcom2456

Analisando a foto, realmente vemos que apesar dos assentos confortáveis, a sala é”fria”. Isso se dá, principalmente devido ao uso do branco e preto, uma combinação elegante, mas séria demais, sem “meio-tom”.  O que podemos fazer?

Uma ideia é criar um “fundo”, de forma que se forme um “cantinho aconchegante”. Fiz isso colocando um azul acinzentado escuro e clássico na parede atrás do sofá. Escolhi esta cor pois ela não diminui o ambiente, combina bem com o verde das plantas lá fora e tbém com o estilo clássico da sala. A sala é grande e bem iluminada, logo, permite (e até necessita para dar aconchego) esta escolha.

houzzdotcom2456a

Outra ideia foi retirar o máximo de preto (a mesa preta virou marrom – um tom de madeira quente). Acrescentei um amarelo tbém clássico, tipo mostarda, para aquecer, nas almofadas, cúpulas e em volta dos quadros, muito escuros. Trouxe para dentro da casa um pouco do verde do exterior, nas listras do tapete e almofadas que acrescentei às cadeiras.E espalhei um pouco do azul da parede nas almofadas dos sofás.

Veja que a sala mudou, ficou mais aconchegante, alegre e menos “masculina”. Usando 3 cores. Pensando bem agora, as cores da nossa bandeira, veja só!

Usei um editor de fotos bem simples para fazer isso – não ficou muito bom, mas dá para ter uma boa ideia – vc pode fazer isso com uma foto da sua sala. É só ter um pouco de paciência, mas vale a pena pq vc pode ver o efeito e depois realizar!

Gostaram ?

(Foto do site Houzz)

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Cylene,
    Sugiro um tom neutro e claro, para não escurecer nem pesar demais. Boas cores são: cinza claro, areia e off white tendendo para o amarelo bem claro, nesta ordem de preferência minha.
    bjo
    rosana

  2. por favor, podem me dizer que cores (cor) posso usar numa grande sala de estar onde a parede dominante ( 2 pisos visíveis) está recoberta por papel de parede em tons de vinho e uva? Agradeço
    Cy Gama

  3. Oi, Daniane,
    Usei o Corel draw (editor de fotos). Mas quase qquer editor de fotos, como o photoshop, por exemplo, permite isso.
    bjo
    Rosana

  4. Adorei, como ficou aconchegante depois das novas cores na sala.
    Gostei também do post anterior.
    Beijo
    Roseli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui