Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos Dicas

Detalhes simples para melhorar a Decoração

Seja qual for o ambiente da sua casa, alguns detalhes básicos podem melhorar muito a decoração. Veja alguns, relacionados aos objetos de decoração:

1) Retirar o excesso de objetos espalhados e agrupá-los: Veja a parede horrível desta horrível sala:

2251909505_73161ae92f_z

É claro que há diversos problemas nesta decoração, mas vamos nos ater aos “enfeites” na parede: Milhões de objetos pequenos espalhados pela parede toda, criando uma confusão visual terrível. Estão dispersos e são muitos para a área (fora que são horríveis, mas vamos desconsiderar isso). Agora olhe as fotos abaixo:

casadecolorir colecao 2-crop casadecolorir colecao 2a

Quando você agrupa itens pequenos emoldurando-os ou formando com eles um item maior, a “bagunça” visual acaba, pois tendemos a ver tudo como se fosse uma coisa só.

Agrupar coisas horríveis não é um boa medida (o melhor seria sumir com eles) mas para exemplificar, veja abaixo como fica “menos pior” se o excesso for retirado e o restante agrupado, concorda?

2251909505_73161ae92f_z11

 E pense em formas diferentes de agrupar, como abaixo:

fmerablogmesa-jantar-com-pratos

desiretoinspirenetcoleçao

2) Formar pequenos “conjuntos” separados com os objetos torna-os mais interessantes:

02-projetos-racks-sala-tv

Estes objetos no móvel acima são um bom exemplo: Veja que os objetos não foram colocados um ao lado do outro simplesmente. Eles foram separados em grupos com tamanhos e formatos diferentes, uns à frente, outros mais atrás. Isso dá profundidade e interesse.

3) Preocupe-se com a proporção: Os objetos de decoração (ou o seu agrupamento) devem ter um tamanho proporcional ao móvel onde estão. Na foto acima veja que aquela miniatura de uma poltrona à esquerda, se estivesse separada do grupo seria muito pequena para o móvel. Mas como forma um grupo com objetos maiores, completou bem. Já na foto abaixo, não deu certo!

Aparador-de-bambu-20130610174044

Porque não deu certo ? Os 3 objetos são pequenos em relação ao móvel e ainda são em cores que não favorecem. Abaixo, um bom Exemplo:

02-projetos-cortinas-persianas-inspiradoras-crop

Veja que são também 3 objetos, mas  agora proporcionais ao móvel  e em uma cor que se destaca frente à madeira. E ficou ótimo!

Pequenos detalhes fazem grande diferença!

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, desiretoinspire, fmerablog, casadecolorir e outros 2 que não guardei…(ops!)

Posts relacionados

Comentários:

heydi milhose · 18 de agosto de 2013 às 07:46

Ficou ótimo…..e realmente que enfeites são aqueles?…Casa Terror?…beijos

Responder

Rosana Silva · 18 de agosto de 2013 às 21:24

Oi, Heydi,
Acho que são máscaras de super heróis… Sei lá! kkkkk!
bjo
Rosana

Jacqueline · 18 de agosto de 2013 às 11:53

Olá, gostaria de saber o que está se usando para decorar mesa de jantar. A minha sala de jantar fica agregada à sala de estar. Tenho uma fruteira de cerâmica, mas queria uma opção de objeto para alternar
Um abraço

Responder

Rosana Silva · 18 de agosto de 2013 às 22:11

Oi, Jacqueline
Vou fazer um post sobre isso, mas enquanto isso, pesquisei e achei os seguintes, com boas ideias, mas tenho uma sugestão: seja simples e não use coisas muito “batidas”, crie com o que tem em casa um arranjo original, só seu. Além disso, flores são caras, mas de vez em quando eu coloco um vaso simples com flores do campo e fico feliz só em ver..
http://quintaldicasa.blogspot.com.br/2013/04/adornos-em-mesa-de-jantar.html

http://www.clickinteriores.com.br/tendencias/o-que-colocar-no-centro-da-mesa-de-jantar/

http://www.acasaqueaminhavoqueria.com/como-decorar-a-mesa-de-jantar/

bjo
Rosana

Thiemi Okawara · 18 de agosto de 2013 às 15:17

A parede que você chama de horrível eu achei super interessante, lógico que organizada fica melhor, mas achei toda a decoração muito espontânea e kitsch.

Responder

Rosana Silva · 18 de agosto de 2013 às 21:22

OI, Thiemi!
Obrigada por seu comentário…É, realmente eu achei horrível, não posso negar! kkkkk!
Mas vc tem o direito de achar o que quiser aqui, com certeza! Sempre!
bjo
Rosana

jorge fortunato · 18 de agosto de 2013 às 16:12

Rosana
Seu blog é sempre uma fonte de inspiração. Parabéns. Tudo muito legal. Quanto à parede da primeira sala, de fato, poluição total. Mesmo agrupando, particularmente, não gostei das máscaras. O sofá vermelho, parede vermelha, não me agradam. Porém, gosto é pessoal.
Abraço

Responder

Rosana Silva · 18 de agosto de 2013 às 20:27

Obrigada, Jorge!
Para mim, aquelas máscaras, o único jeito é jogar fora mesmo…hahahahahha!
abs
Rosana

Andréa Silva · 18 de agosto de 2013 às 20:46

Olá, realmente esse comentário sobre ser ou não horrível, não saiu de bom tom! me desculpe por que estou sendo sincera tão quanto vc também o foi! e Obrigada por nos dar o espaço para também demonstrarmos nossa insatisfação! apesar de tudo seu blog é muito bom, parabéns!

Responder

Rosana Silva · 18 de agosto de 2013 às 17:04

Oi, Andréa,
Eu realmente não compreendo porque parece que não tenho o direito de escrever aqui que acho uma sala horrível. Eu tenho gosto pessoal, como todo mundo… E muitas vezes, um exemplo “negativo” explica melhor uma situação que mil palavras, por isso os USAVA… Mas já parei de usar este artifício didático, expor opiniões “negativas” e também de fazer postagens humorísticas, devido ao mesmo tipo de comentário… Enfim, aqui vcs, leitores e leitoras, mandam. E tem o direito de demonstrar sim, sua insatisfação com qualquer coisa. Sempre vão ter, pq eu lhes dou este direito. Afinal, faço o blog para que vcs leiam.
Muito obrigada por achar meu blog muito bom, apesar de tudo que agora não faço mais, ok ?
bjo
Rosana
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!