Uma seleção de soluções bonitas para a parede, em geral, mais importante do quarto de casal – a chamada cabeceira. Esta seleção foi difícil fazer pq você pode fazer tanta coisa e há tantas variáveis e combinações destas coisas que quase o post não sai! Rs! Mas saiu:

01-como-escolher-a-mesa-lateral-para-um-quarto-pequeno

Esta ideia, por exemplo: vc pode fazer uma cabeceira com aspecto parecido ou igual a este usando madeira, mdf, laminado e similares, adesivo, papel de parede… Pode levar o revestimento até as paredes laterais – tendo mesa de cabeceira acoplada ou não – ou terminar um pouco após a cama. Pode acrescentar acima dela quadros, prateleiras, espelho, adesivo… Pode iluminar embaixo, acima, atrás (se o material usado tiver profundidade), dos lados, ou simplesmente ter abajures de pé, de teto ou de parede (ou as 2 coisas).

08-ape-em-recife-tem-vista-linda-para-a-praia-e-e-cheio-de-luz-natural

A cabeceira agora em tecido, com um avanço lateral e rodeada de espelhos. Você pode ter espelhos só acima ou só nas laterais. Esticar ou não a cabeceira para além da cama. O tecido pode ser liso, estampado, mais acolchoado ou mais fino…. pode ser um patchwork de tecidos! Pode fazer a cabeceira, ao invés de reta, com  curvas na parte superior e pode iluminá-la de diversas formas.

13-duplex-tem-texturas-da-parede-ao-teto-e-belas-obras-de-arte

Outra possibilidade é o uso, acima da cabeceira, de revestimentos com texturas, em 3D ou mesmo em relevos, que podem ser desde papel de parede até placas de fibras ou cerâmica.

casavoguecv332_lazer_viagem_rj_0708-apartamento-varanda-com-jeitao-de-casa-terrea

Painéis grandes com fotografias, desenhos do seu próprio punho ou que você mande fazer, letras em madeira ou material plástico, adesivos prontos como este da segunda foto, que vc pode colocar em um dos cantos (muito charmoso)  ou no centro, acrescentando ou não a cabeceira em qualquer material dos acima (ou qquer outro que vc imaginar!). Você pode até tomar toda a parede com um painel fotográfico, adesivo ou desenho, como na primeira foto.

achadosnuevoestilo-421_3_11g

Se o espaço permitir,  prateleiras,  armários fechados ou até uma “estante” de livros e objetos decorativos

casaejardimsite2_4

Pode também, se tiver espaço ou a arquitetura permitir, com drywall ou gesso, criar nichos e iluminá-los.

arquiteturadoimovel designfieldnotes10

Painéis de madeira tbém podem ser usados para criar os nichos, acoplando prateleiras e criados-mudos.

casaabril07

E nesta foto, um exemplo do que falei: Cabeceira + espelho + papel de parede. E ainda foram colocados quadros no papel. Mesmo assim, não ficou demais, pois há muito branco e poucas cores diferentes.

petitevanou tumblr_mw67l1Sr1v1qkgl21o1_500

desiretoinspire romainricard16

Mesmo com tinta simplesmente, você pode fazer cabeceiras bem originais.

quarto1

Esta é a cabeceira do meu quarto .. por enquanto, porque agora fiquei cheia de ideias na cabeça! E você? Faça uma coisa legal para a cabeceira da sua cama e mande a foto para mim! Que tal?  Envie para [email protected]. Tire uma foto bem legal, com boa iluminação, para ficar bem aqui no Simples Decoração, ok ? Aguardo vc!

Fotos dos sites e blogs: PetiteVanou, DesiretoInspire, CasaAbril, ArquiteturadoImovel, CasaeJardim, AchadosdeDecoração e CasaVogue

24 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Elieoeni,
    Acredito que suas paredes sejam brancas, ja que não falou delas. Sugiro que vc escolha cortina com cor similar à cabeceira, só que mais clara.
    bjo
    Rosana

  2. ola ..bom dia;meu nome e miriam;;gostaria de uma ajuda;;sou bem criativa ;;mas no momento estou perdida e sem opçoes.. comprei um dormitorio na cor carvalho escuro..com acabeçeira da cama na cor capucino.estou sem cabeça p cor da cortina por favor aguardo uma ajuda;muito obrigado;;

  3. Oi, Juliana,
    Para amenizar, além de colocar o criado mudo, que pode ser no mesmo estilo da penteadeira, sugiro uma luminária pendente como aqui:
    http://casa.abril.com.br/materia/leitora-investiu-no-faca-voce-mesmo-para-decorar-o-quarto
    Ou use o truque do 2o. quarto deste post http://decoracaoearquitetura.blogspot.com.br/2010/08/quartos-de-casal.html que de certa forma separa a penteadeira da cama com o posicionamento do papel de parede, percebe ?
    bjo
    rosana

  4. Olá!! Estou planejando a decoração do meu futuro apartamento e no quarto gostaria de colocar uma penteadeira pequena ao meu lado da cama, como se fosse um criado mudo. Para isso eu acabaria usando 1m entre a cama e a parede que tem a janela, do outro lado da cama, sobra 75 cm da cama ao armário. Meu namorado não ta gostando dessa assimetria, o que você pode me dizer? Colocar uma mesinha de cabeceira pequena no mesmo estilo da penteadeira iria amenizar essa sensação de assimetria?

    Obrigada por todas as dicas por aqui 🙂

  5. Uma mais linda que a outra o quarto é um lugar para sagrado.
    bjs

    Passe no quanta gordice a qualquer hora, lá tem um super sorteio.
    Quantagordice.blogspot.com.br

  6. Olá Rosana, adoro o blog!
    Estou mudando para um apartamento cuja parede do quarto tem uma viga, parecida com a da última foto, apenas em uma quina da parede. Já quebrei a cabeça sobre como resolver o problema sem ter de nivelar a parede inteira com gesso, pois desta forma perderia centímetros valiosos em um quarto pequeno. Você tem alguma sugestão? Essa parede será a da cabeceira da cama, nem tenho como trocar a cama de lugar por conta dos armários embutidos.
    Outra pergunta: gosto da ideia dos pendentes em cima do criado mudo, mas com um fio tão longo será que ao abrir a janela eles não correm o risco de balançarem e quebrar ao bater na parede?
    Obrigada!
    Abraço!

  7. Oi, Paula,
    Então: Eu coloco sempre os 3 primeiros posts do blog inteiros. Quer dizer, por mais ou menos uma semana. Depois, eu só deixo a primeira foto. Sei que é um pouco chato, mas isso permite que você veja o conteúdo das páginas mais rápido e só clique naqueles posts que realmente lhe interessar ler…Estou tentando sempre melhorar isso> Deixar todos “inteiros” e manter a velocidade, desculpe e obrigada!
    bjo
    rosana

  8. Rosana,
    adorei as sugestões, de cabeceiras, são fantásticas e muito versáteis. Vou colocar em prática a idéia da cabeceira em madeira clarinha com papel de parede e espelho logo acima.. Gosto muito do seu blog. Assim que estiver pronto, mando uma foto.
    Um abraço,
    Margarete

  9. Olá!
    Gostaria de parabenizar o blog, sempre informativo e inspirador!!
    Adorei também a conformação deste post, sem a necessidade de “expandir” para ler todo o conteúdo! Bem mais prático, na minha opinião!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui