Nossa editora de jardinagem e paisagismo resolveu facilitar totalmente a sua vida com as plantas!

Nós sempre falamos aqui de plantas fáceis de cuidar, não é mesmo? Por falar nisso há uma Série com esse nome com dicas testadas e compartilhadas aqui com vocêMas agora, resolvemos radicalizar! Vamos falar e mostrar 10 plantas difíceis de matar.

10 Plantas Difíceis de Matar

10 plantas difíceis de matar

Esqueça essa ideia! Dedo-podre não existe!!!

Quando começamos no mundo da jardinagem, nos inspiramos nas imagens que vemos nas redes sociais. Imagens muitas vezes montadas para as fotos e por isso, nem sempre as plantas aparecem nos locais mais apropriados.

Vemos plantas que necessitam de muito sol em ambientes de sombra e plantas de sombra em ambientes de sol forte. Mas lembre-se, é só para a foto!

Se você tentar reproduzir a imagem sem conhecimento, com certeza irá se frustrar porque não vai dar certo e suas plantas irão enfraquecer, adoecer e morrer com o tempo. Para piorar você vai ficar achando que não tem “mão boa” para plantar. Já passou por isso?

Fizemos uma seleção de 10 Plantas que além de serem difíceis de matar, são fáceis de cuidar. Elas não estão na ordem de melhor ou pior. São 10 sugestões, mas existem muitas mais. Nos pergunte e teremos prazer em dar mais detalhes.

Seleção das 10 plantas difíceis de matar

  1. Sansevieria trifasciata e todas as variedades dela, também conhecida como Espada-de são-Jorge. Já falamos dela aqui mais de uma vez. 

10 plantas difíceis de matar - espada de são jorge

Mas por que é difícil de matá-la? Bem, se você é daqueles(as) que esquece de regar suas plantas, ela é perfeita. Pode ficar muito tempo sem água. Repare nelas quando são plantadas em terrenos onde ninguém faz rega e há grandes períodos sem chuva até por 1 ou 2 meses  e elas continuam numa boa. Ou seja, isso é um indicativo de que é difícil de morrer. Ela também se reproduz com facilidade e tolera frio intenso e calor. Gostou né?

2. Aloe vera ou babosa e todas as suas variedades. Também é bem difícil de matar. Aguenta seca tranquilamente e mesmo quando arrancada do solo e deixada sem plantar continua viva por muito tempo. Mas não precisa fazer isso, eu já testei para contar para você. Ela só precisa de 4 a 6 horas de Sol por dia. Se reproduz muito facilmente junto à planta mãe. Veja mais detalhes da babosa aqui.

10 plantas difíceis de matar - Aloe vera

3. Agave attenuata ou agave dragão. Assim como as anteriores, tolera seca por períodos prolongados. Precisa de 4 a 6 horas de Sol diários. Se reproduz muito facilmente junto a planta mãe. Tem um formato lindo. É de crescimento lento, mas pode chegar a 90 cm de diâmetro. Fica linda em vasos altos. Quando estiver adulta, você pode retirá-la e doar ou vender e ficar com as menores. Esse processo não termina nunca e você sempre terá plantas novas. Veja um lindo jardim árido de baixa manutenção onde ela foi usada.

10 plantas difíceis de matar - Agave

4. Agapanthus africanus ou Agapanto. É uma florífera com folhagem linda, alongada e que permanece brilhante durante o ano todo. Produz uma floração magnífica na primavera/verão. Não é exigente quanto a regas e nem ao solo, mas precisa de Sol durante 4 a 6 horas por dia. Se reproduz por divisão de touceira. Veja mais informações sobre ela e outra plantas de Sol fáceis de cuidar aqui.

10 plantas difíceis de matar - Agapanto

5. Russelia equisetiformis ou simplesmente Russélia. Produz flores que atraem beija-flores, e é a rainha dos ventos, não exige regas frequentes demais. Mantenha o solo  um pouco úmido. É uma planta pendente que fica linda em jardineiras e vasos altos. Precisa de 4 a 6 horas de sol direto também. Veja aqui alguns detalhes sobre ela nesse post sobre flores para ter na sacada, varanda ou jardim.

10 plantas difíceis de matar - Russelia

6. Asparagus densiflorus ou Aspargo rabo de raposa. O charme dele é a textura e formato que lembra um rabo de raposa. É muito linda, não exige regas frequentes e gosta de sol e vento. Muito resistente a seca. Os cuidados são os mesmos mostrados aqui para o arpargo pluma, similar.

10 plantas difíceis de matar - Aspargo

7. Zamioculcas zamiifolia ou Zamioculca. Para matar essa planta é muito difícil. Só se manter o solo encharcado, pois isso ela não tolera. Parece uma planta de plástico. Forte, resistente, brilhante e de sombra, portanto é ótima para interiores. Pode esquecer de regar sem problemas. Aqui você vê mais informações sobre ela.

Zamioculca

8. Bougainvillea spectabilis ou Primavera. Essa nativa do Brasil é amada no mundo inteiro. Com visual marcante de suas folhas modificadas e coloridas. Exige sol pleno ou um mínimo de 6 horas diárias e regas espaçadas. Necessita de poda e pode ser planta em grandes vasos. Veja aqui mais informações sobre ela.

planta primavera

9. Hemerocalis x hybrida ou Lírio amarelo. Floresce na primavera/verão, gosta de vento, tolera curtos períodos de seca e necessita de sol por pelo menos metade do dia. Pode plantar em canteiros formando maciços, bordaduras ou em vasos e jardineiras

Lírio amarelo

10. Rhipsalis bacífera ou Ripsális. Não dá trabalho nenhum. Nem de terra precisa. É uma epífita, ou seja, se apoia em rochas, árvores e troncos, mas vive de “brisa”. É da família dos cactos, mas isso não quer dizer que gosta de sol. Ela vive sob a sombra de árvores e recebe uma luz filtrada. Então basta reproduzir a mesma condição aí na sua casa. É uma planta pendente linda e muito difícil de matar. Veja mais sobre ela nesse post.

ripsalis

Veja que a maioria precisa de Sol e pouca rega. Enfim, você praticamente esqueça essas 10 plantas difíceis de matar no Sol e pronto!

Sucesso pra você com as 10 Plantas Difíceis de Matar

Quer mais sugestões? É só pedir.

Queremos lembrar vocês que temos um grupo chamado Jardinagem com Plantas Fáceis de Cuidar lá no Facebook.

Então, se gostou, curte, comenta e compartilha.

Marcia Nassrallah

Designer de Interiores e Paisagista

@marcia_nassrallah_ambientes

@jardinagem_faz_bem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui