Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos Dicas Iluminação

Como clarear, aumentar, iluminar,ventilar e economizar decorando sua casa

Selecionei algumas dicas e ações que vc pode fazer nos ambientes de sua casa de forma que eles  possam parecer maiores, mais claros, iluminados e ventilados, além de medidas que vc pode tomar para economizar seu rico dinheirinho.

– Cores claras  nas paredes e mais claras ainda no teto, se desejar que o ambiente pareça mais alto (pinte o teto mais escuro se ele for muito alto e vc quiser diminuir esta impressão). Cor clara não quer dizer tudo branco, viu ? Cores frias tem o mesmo efeito (azul , verde).

casaejardimsala3

–  Se desejar usar uma cor mais forte, use-a na parede menor e/ou a  que receba menos luz e/ou a de fundo. A claridade das outras vai minimizar o efeito dela. Se o ambiente é  comprido, pinte uma das paredes menores com tom mais escuro que as outras.

– Móveis escuros tem a tendência de escurecer e diminuir os ambientes. Para evitá-la, quando usar móveis escuros abuse dos demais objetos de decoração, cortinas e paredes mais claros.

cozilha_casaabr6

– Móveis com material transparente (vidro, acrilico, espelho) dão leveza. Mas tbém não se deve abusar para o ambiente não ficar frio demais.

– Cortinas leves, claras e que deixam aparecer as janelas. Cortinas pesadas tomando toda a parede fazem o ambiente parecer menor. E usando cortinas leves vc aproveita melhor a luz do dia, economizando energia.

  deardesignerswordpresscom3

– Prateleiras ou estantes ou móveis  estreitos e altos permitem que vc guarde mais coisas e dão a impressão de que o ambiente é maior tbém. MAS ATENÇÃO: Não coloque detalhes demais à vista e não entulhe o ambiente de móveis. Isso gera confusão, circulação ruim e dá impressão de espaço menor.

– Não encoste todos os móveis nos cantos. Faça a circulação pelos cantos tbém e tente, se possível, criar “ilhas” ou ambientes bem separados – de estar, de jantar, por exemplo, na mesma área (se for necessário).

alkemie1098

– Use tapetes com listras no sentido que vc deseja alongar. Quanto menor o ambiente, mais finas as listras.

– Ambiente pequeno = móveis pequenos… Aquele sofá de 3 metros não vai ajudar sua sala a ficar maior, muito pelo contrário… Ambientes pequenos são normalmente mais bem aproveitados com móveis BEM feitos sob medida.

 acervodeinterioresDOTcombanheiro

– Se o ambiente é muito quente e for possível fazer mais uma janela ou abrir uma parede, use o princípio da ventilação cruzada: Janelas em lados opostos do ambiente e nos lados por onde o vento normalmente tenta atravessar o ambiente, batendo nas paredes. Não esqueça que: Se o vento não tem por onde sair, ele não entra! (abaixo, desenho simplificado)

exemplovc1

– Sim, espelhos dão a impressão de que o ambiente é maior e o clareiam , mas não exagere no uso de espelhos, preste atenção na segurança e não coloque espelhos onde a luz (natural ou não) vai bater e criar reflexos indesejáveis. Atenção também para a imagem que o espelho vai refletir: Se for aquele canto cheio de coisas, vai dar a impressão que há 2 cantos cheios de coisas… Se a área onde vc decidir colocar o espelho é muito grande, divida o espelho em placas. Facilita tudo e economiza o seu dinheiro se quebrar. Use espelhos de 6mm no mínimo. Menos que isso deforma a imagem.

– Se o ambiente  tem menos de 2,60 de pé direito (altura) não use rodapés muito altos, pois ele vai parecer mais baixo.

roxxnwordpresspequenatransparencia

– Não encha o ambiente de móveis. Deixe espaços para circulação. Harmonize usando o vazio. Ele é muito importante.

As fotos são dos sites e blogs: casaejardim, casaabril, deardesigners, acervodeinteriores, alkemie e roxxn

Posts relacionados

Comentários:

Paula · 20 de Janeiro de 2010 às 14:48

Olá !

Vou me mudar para um apartamento em que não posso fazer modificações.
O piso é marrom (uma cerâmica) bem feia, ainda estilo anos 80.
A sala é muito escura (e não bate sol) e gostaria de clarear.
Gostaria de saber melhor cor de sofá e cortinas para deixar o ambiente o mais clean possível. O pior é o piso que não ajuda e não gosto da cor marrom.

Responder

Rosana Silva · 20 de Janeiro de 2010 às 22:05

Oi, Paula!
Como o piso é escuro e vc não gosta dele, sugiro que invista em um tapete que tenha cores claras e que vc goste.
É claro que o sofá, as cortinas e paredes tbém devem ser claros, Use cores mais fortes e vivas em detalhes e o resto em tons tipo areia, bege, cinza claro, o que vc gostar mais.
Ilumine muito bem os ambientes. Assim a sensação de “escuro” vai diminuir bastante.
bjo
Rosana

Glaucia Silva Sousa de Lima · 20 de Janeiro de 2010 às 11:11

Oi bom dia.. EstOu com um problema vou fazer um cômodo que será cozinha só que vai ficar de frente pra janela do meu quarto que já está está pronto …Eu não quero mudar a janela pra casa do vizinho .o que faço? Aguardo resposta .

Responder

Rosana Silva · 20 de Janeiro de 2010 às 20:06

Oi, Glaucia,
Não entendi. A entrada da cozinha vai ficar de frente para a janela ? Ou uma janela de frente para outra ?
Se quiser, manda a planta ou um desenho preu entender, ok? rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

MARIANA DA GAMA PINA · 20 de Janeiro de 2010 às 19:17

Ola!

Aluguei um apartamento antigo, não posso fazer obras. A sala além de ter o piso escuro e antigo, ainda tem madeira na metade da parede. A porta que entra luz fica no canto da sala.. Não sei o que fazer para ilumina-la.

Me salva !

Bjo

Responder

Rosana Silva · 20 de Janeiro de 2010 às 17:23

Oi, Mariana,
Se vc não pode mexer nem no piso nem na madeira, minha sugestão tão é usar tapetes claros e móveis também claros. E uma boa iluminação.
Veja a 45a. sala deste post: https://www.decorfacil.com/salas-de-tv-decoradas/

bjo
ROsana

Deixe o seu comentário!