Dicas

Como clarear, aumentar, iluminar,ventilar e economizar decorando sua casa

Selecionei algumas dicas e ações que vc pode fazer nos ambientes de sua casa de forma que eles  possam parecer maiores, mais claros, iluminados e ventilados, além de medidas que vc pode tomar para economizar seu rico dinheirinho.

As fotos são dos sites e blogs: casaejardim, casaabril, deardesigners, acervodeinteriores, alkemie e roxxn

- Cores claras  nas paredes e mais claras ainda no teto, se desejar que o ambiente pareça mais alto (pinte o teto mais escuro se ele for muito alto e vc quiser diminuir esta impressão). Cor clara não quer dizer tudo branco, viu ? Cores frias tem o mesmo efeito (azul , verde).

-  Se desejar usar uma cor mais forte, use-a na parede menor e/ou a  que receba menos luz e/ou a de fundo. A claridade das outras vai minimizar o efeito dela. Se o ambiente é  comprido, pinte uma das paredes menores com tom mais escuro que as outras.

- Móveis escuros tem a tendência de escurecer e diminuir os ambientes. Para evitá-la, quando usar móveis escuros abuse dos demais objetos de decoração, cortinas e paredes mais claros.

- Móveis com material transparente (vidro, acrilico, espelho) dão leveza. Mas tbém não se deve abusar para o ambiente não ficar frio demais.

- Cortinas leves, claras e que deixam aparecer as janelas. Cortinas pesadas tomando toda a parede fazem o ambiente parecer menor. E usando cortinas leves vc aproveita melhor a luz do dia, economizando energia.

 

- Prateleiras ou estantes ou móveis  estreitos e altos permitem que vc guarde mais coisas e dão a impressão de que o ambiente é maior tbém. MAS ATENÇÃO: Não coloque detalhes demais à vista e não entulhe o ambiente de móveis. Isso gera confusão, circulação ruim e dá impressão de espaço menor.

- Não encoste todos os móveis nos cantos. Faça a circulação pelos cantos tbém e tente, se possível, criar “ilhas” ou ambientes bem separados – de estar, de jantar, por exemplo, na mesma área (se for necessário).

- Use tapetes com listras no sentido que vc deseja alongar. Quanto menor o ambiente, mais finas as listras.

- Ambiente pequeno = móveis pequenos… Aquele sofá de 3 metros não vai ajudar sua sala a ficar maior, muito pelo contrário… Ambientes pequenos são normalmente mais bem aproveitados com móveis BEM feitos sob medida.

- Se o ambiente é muito quente e for possível fazer mais uma janela ou abrir uma parede, use o princípio da ventilação cruzada: Janelas em lados opostos do ambiente e nos lados por onde o vento normalmente tenta atravessar o ambiente, batendo nas paredes. Não esqueça que: Se o vento não tem por onde sair, ele não entra! (abaixo, desenho simplificado)

- Sim, espelhos dão a impressão de que o ambiente é maior e o clareiam , mas não exagere no uso de espelhos, preste atenção na segurança e não coloque espelhos onde a luz (natural ou não) vai bater e criar reflexos indesejáveis. Atenção também para a imagem que o espelho vai refletir: Se for aquele canto cheio de coisas, vai dar a impressão que há 2 cantos cheios de coisas… Se a área onde vc decidir colocar o espelho é muito grande, divida o espelho em placas. Facilita tudo e economiza o seu dinheiro se quebrar. Use espelhos de 6mm no mínimo. Menos que isso deforma a imagem.

- Se o ambiente  tem menos de 2,60 de pé direito (altura) não use rodapés muito altos, pois ele vai parecer mais baixo.

- Não encha o ambiente de móveis. Deixe espaços para circulação. Harmonize usando o vazio. Ele é muito importante.

Clique aqui para ir á página DICAS

Posts relacionados

Comentários:

luciana · 20 de janeiro de 2010 às 07:00

Gostaria de uma ajuda de vocês quanto ao piso e revestimento da minha cozinha.
Minha bancada é granito preto indiano com um barrado de + ou – 10 cm e estou querendo colocar um piso escuro (preto) e o revestimento branco com uma faixa também escura, minha cozinha é bem comprida com 2,20 de largura meio escura e com pouca ventilação.
O que vou fazer pode ficar bom??

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 20:44

Luciana,
Se sua cozinha já é escura e o granito é escuro, sugiro vc colocar um piso + claro e não preto… Além disso, o preto esquenta e, como o branco, qualquer coisinha, se vê… Pense em um piso cinza. O que acha?
bjos
RO

graziela rodrigues · 20 de janeiro de 2010 às 09:27

minha casa é edicula feita no fundo de uma area verde,entao a cozinha nao tem ventilação e nem claridade alguma estou reformando e preciso de uma ajuda urgente.

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 19:52

OI, GRAZIELA!
Veja com o profissional que está realizando sua reforma se não é possível fazer aberturas, mesmo que seja da cozinha para outro ambiente da casa (a sala ou um corredor), mesmo que estas sejam mínimas, na parte superior das paredes, de preferência, se não der para integrar a cozinha à sala com um passa-pratos, por exemplo, já vai ajudar bastante. Use cores claras e boa iluminação artificial.
bjos
RO

elis · 20 de janeiro de 2010 às 15:59

Preciso de uma ajuda, estou alugando um apartamento que a sala é muito escura, devido a urgência da mudança e a falta de imóveis pra alugar tenho que ficar com ele. O sol não bate hora nenhuma na sala que precisa de iluminação artificial pelo dia. O que posso fazer pra deixar a sala mais clara sem parecer que já é noite e sem quebrar nada, pois duvido que o dono queira reformar.

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 22:19

OI, ELIS!
Bem, vou lhe dizer tudo que vc pode fazer para “iluminar” a sala ou, ao menos diminuir a sensação:
1) Paredes: Branco ou um amarelo como o A035 da Suvinil
2) Piso: Branco ou bem claro
3) Teto: Branco
4) Cortinas/persianas: em cores claras e com pouco volume – preferencia bem finas (amarelo, creme, areia)
5) Móveis : Claros ou brancos
6) Tapete:Cinza claro
7) Detalhes de decoração, quadros: Usar amarelo,laranja, azul, todos em tons claros. Vc pode colocar alguns objetos em azul escuro, para dar algum contraste.
8) Boa iluminação
espero ter ajudado
bjos
RO

Rosa · 20 de janeiro de 2010 às 11:29

Quero fazer um armário no quarto de um jovem, o quarto é pequeno, a cama, o criado ea mesa de estudo é castanho bem escuro. Gostaria de fazer o armário com duas portas de correr, uma de espelho e a outra laqueada de azul celeste. Fica bom ou você me sugere outra cor,a intensão é clarear o quarto um pouco. Obrigada, Rosa

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 12:19

Oi, Rosa!
Se vc deseja clarear o quarto, a porta com espelho deve ser a que receber mais diretamente a luz de fora e o azul deve ser claro, ok? Mas acredito que se vc colocar esta outra porta em branco ficará mais claro ainda.
bjos e FELIZ ANO NOVO!
Ro

Rosa · 20 de janeiro de 2010 às 16:33

Rosanafe, a gradeço sua atenção. Obrigada por sua orientação. Rosa

Responder

Aída · 20 de janeiro de 2010 às 09:00

Gostaria de receber uma orientação quanto a “cor” da porta do armário de vidro laqueado.
Quero fazer um armário num quarto de um jovem.
O quarto mede 3×3mt
Os móveis são: 01 cama medindo 2×110mts, 01 criado, uma mesa dobrável de 01mx35cmt e uma cadeira.
Todos os móveis na cor castanho escuro.
O armário terá duas poratas de 265×1mt.
Quero fazer uma de espelho e a outra de vidro laquedado.E a cor?
Obrigada,Aída

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 12:23

Oi, Aída!
Para lhe ajudar necessito saber a cor do piso, paredes e tapete, se houver. Se puder mandar fotos, tbém é bom. Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjos
FELIZ ANO NOVO!
ro

Aída · 20 de janeiro de 2010 às 14:57

Rosana, boa tarde!
Feliz Ano Novo!
Rosana, as paredes são brancas, o piso é taco de sucupira.
As medidas são as que já lhe enviei.
No momento estou sem câmara fotográfica.
Antecipo agradecimentos,Aída

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 20:30

OI, Aída!
Sugiro esta porta em branco, azul , verde ou até amarelo e marrom claro. Na verdade, como todos os elementos são neutros vc pode usar praticamente qualquer cor, mas ela deve ser clara, para clarear e alegrar o quarto, pois o piso e os móveis são mais escuros.
bjos
Ro

fernanda luiza · 20 de janeiro de 2010 às 16:56

ola boa tarde estou p me mudar de emergencia so q sala e o banheiro sao muito escuros gostaria de saber o q devo fazer p clariar este ambiente pois ñ bate sol neste 2 lugares brigada

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 20:23

Olá , Fernanda Luiza!
Para ambientes escuros use cores claras nas coisas maiores (piso, teto, paredes, móveis grandes – não precisa – e nem deve ser tudo branco, mas claro e vivo, como aqueles verdes refrescantes,puxando para o amarelo, o branco mesmo, azuis clarinhos, amarelos claros em pouca quantidade – as cores frias, como azul e verde, afastam, dão a sensação de amplidão. Já as quentes aproximam) e detalhes pequenos em cores mais fortes, para colorir , alegrar e dar volume e profundidade; Muita iluminação; Cortinas finas e claras tbém.
Bjos
Ro

daniela · 20 de janeiro de 2010 às 20:28

MInha não é ventilada. fica de costas para o vento e só possui abertura de um lado, mas é construida no final do terreno e assim não posso abrir janelas.
Tem alguma outra forma para deixá-la mais ventilada.
Obs: o teto é forrado com madeirite.

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 01:06

OI, DANIELA!
Vc não pode abrir janelas mas acredito que possa fazer uma parte da parede (que pode ser no alto, comprida) de elementos vazados (são aqueles tijolos com buracos). Isso trás luz e vento sem invadir a casa do vizinho nem prejudicar sua privacidade.
Espero que consiga
bjos
Ro

Déborah · 20 de janeiro de 2010 às 20:32

Olá, estou reformando a minha casa, e tenho um corredor que é escuro e que gostaria que ficasse claro. Estava pensando em colocar vidros na parede na parte de cima, mas muita gente que tem fala que entra bastante caro. Você poderia me dar uma sugestao melhor para que o corredor possa ficar claro. É um corredor lateral da casa e que eu gostaria de colocar forro de pvc.
Obrigada

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 21:38

Oi, Déborah,
Para clarear de fato um espaço vc precisa fazer com que a luz chegue a ele, ser for possível. Então, qualquer abertura para o exterior, de onde vem a luz, é a melhor solução. Vc pode fazer isso fazendo uma abertura e colocando vidros ou cobogós (tijolos vazados). Caso não seja possível fazer isso, pinte de branco ou de branco (off white) tendendo para o amarelo bem claro, se isso combinar com o restante do ambiente, claro. E coloque lâmpadas mais fortes, que iluminem bem o espaço.
abs
rosana

Ana · 20 de janeiro de 2010 às 22:24

Olá,

Gostaria de ajuda na escolha da cor do móvel para a Tv da minha sala de estar. O ambiente é integrado com a sala de jantar e possui teto, rodapé e persianas em branco, paredes pintadas na cor clara sendo que duas foram destacadas com cores frias pois o apto recebe muita iluminação. Optei por móveis escuros para a sala de jantar. Devo escolher também a mesma cor para o home? Gosto muito de ambientes modernos com móveis brancos, será que ficaria elegante separar os dois ambientes com móveis de cores diferentes?

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 21:53

Oi, ANA!
O equilíbrio é um item importante em um projeto de interiores. Por isso não acho, a princípio, que fazer um ambiente escuro e outro claro vai dar equilíbrio ao seu ambiente. Sugiro que vc use detalhes claros no ambiente que tem móveis escuros e detalhes escuros no ambiente com móveis claros. Quer dizer, que vc misture. Vai estar equilibrado quando vc perceber que apesar dos móveis escuros de um lado e claros de outro, há um equilíbrio entre claros e escuros.
Espero ter ajudado.
abs
Rosana

Silvana · 20 de janeiro de 2010 às 11:00

Gostaria de uma ajuda de vocês quanto a decoração, a minha sala tem cerâmica preta com pequenos detalhes q representam marrom, as paredes são amarelas e meu sofá é bege… Queria sugestão da cor para colocar o tapete edas cortinas também, para não ficar algo muito apagado… Obrigada…

Responder

Silvana · 20 de janeiro de 2010 às 14:40

Gostaria de uma ajuda de vocês quanto a decoração, a minha sala tem cerâmica preta com pequenos detalhes q representam marrom, as paredes são amarelas e meu sofá é bege… Queria sugestão da cor para colocar o tapete edas cortinas também, para não ficar algo muito apagado… Obrigada…

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 22:01

OI, SILVANA !
Como o piso é escuro, acho que o tapete e as cortinas devem ser claros. O tapete pode ser em um tom bege mais escuro que o sofá. Já as cortinas podem ser em um marrom claro, quase bege, mas se não tiver problemas com luminosidade, pode ser um marrom médio. Para colorir e alegrar a sala use peças, almofadas, etc nas cores vermelha, amarela ou laranja. Teste para ver.
bjos
RO

ana paula · 20 de janeiro de 2010 às 20:57

Oi gostaria de ajuda para decorar minha sala de estar e jantar, elas são integradas em L na sala de estar tenho estante com painel tabaco e preto, sofa bege escuro e duas poltronas chocolate, tapete castor(esverdeado) com marfim, e cortinas brancas;na de estar tenho mesa de jantar tabaco com assento preto e dois moveis antigos luis xv (comoda e bar) cor mel, minhas paredes são brancas e uma maior trabalhada que engloba os dois ambientes cor creme, tudo é neutro mas muito sem vida, e me parece pesado. gostaria de dicas para os objetos de decoração(cor) almofadas, abajur,vasos,. lustre p a sala de jantar, pois gostaria de dar mais leveza para o ambiente e torna-lo mais acolhedor. agradeço e espero resposta.

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 14:02

Oi, ANA PAULA,
Realmente há uma predominância de cores neutras mas escuras nas suas salas. Caso não queira trocar ou revestir algum dos móveis, como o sofa ou poltronas, acrescente elementos coloridos em tons claros, que podem usar os tons de sua sala, mas mais claros, junto com verdes claros e toques de laranja e branco para iluminar, alegrar e clarear.
abs
Rosana

Caterina · 20 de janeiro de 2010 às 18:54

Olá Rosana, estou com muitas duvidas em relacão ao piso que coloco em meu apto 70m²,não gosto de piso frio, gostaria de colocar laminado(menor custo)porém meus filhos tem móveis escuros(preto) nos quartos,qual cor ficaria melhor?
obrigada
Caterina

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 19:09

Oi, Caterina!
Eu acho laminado um produto com ótima relação custo/benefício. Tenho na minha casa, da Durafloor e estou muito feliz com ele. É importante que vc encontre empresas especializadas para fazer um bom trabalho, pq além da manta que deve ser colocada abaixo dele, tem o contrapiso, que deve ser bem nivelado. Vc pode colocar sobre outros pisos, desde que sejam nivelados. Se vc tem móveis escuros, coloque um piso de cor clara, de forma que não fique “pesado” demais o ambiente. Eu prefiro os laminados sem vincos laterais, como o Design da durafloor (http://www.durafloor.com.br/Durafloor/web/linhas/default.aspx?linha_id=13) ou o Nature (http://www.durafloor.com.br/Durafloor/web/linhas/default.aspx?linha_id=16) Veja neste site que há diversos padrões. Escolha um claro que vc goste.
bjos
Ro

Caterina · 20 de janeiro de 2010 às 19:51

Oi Rosana, obrigada pela dica, só mais uma dúvida..
quando vc diz cor clara, precisa ser necessariamente os brancos, pátinas?
obrigada

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 20:03

OI, CATERINA!
Não precisa ser branco ou pátina não… O carvalho montreal, por exemplo, é claro. O parquet maple tbem, assim como o Carvalho reno e o Cerezo Carmel. (olhando o site da durafloor, só para vc ter uma idéia).
bjo
RO

giseli · 20 de janeiro de 2010 às 12:18

oi queria uma dica sobre iluminaçao..minha copa da assesso aos quartos e unica claridade vem deles .. a casa e alta e forrada com cedrinho .. ok poderia ser feito ..obrigada

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 01:45

OI, GISELI!
Se as paredes da copa se comunicam com o exterior veja se há forma de abrir áreas na parte superior de alguma das paredes e colocar elementos vazados, por exemplo.
Outra opção é se puder ser feito um rasgo no teto até o telhado e lá colocar telhas de vidro ou transparente.
Além disso, boa iluminação e cores claras ajudam
bjo
Ro

Sonia · 20 de janeiro de 2010 às 15:43

gostaria de saber qual a largura que se coloca a faixa de pastilhas na vertical num banheiro pequeno (larg. 1,40 x 2,30 prof.). Penso em colocar entre a pia que é de coluna e o vaso, e também revestir o nicho dentro do box da mesma cor das pastilhas. esta correto? desculpe o abuso, mas queria saber como colocar blocos de vidros na abertura da janela da cozinha que vai para a lavanderia, porque acho que a cozinha está escura. como posso colocar, de forma que fique retangular ou quadrado. A abertura da janela mede 1.60 de largura.
Desde ja agradeço a atenção.

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 01:02

OlÁ, Sonia!
Olha só, a largura da faixa vai depender do espaço que vc tem. Peque uma fita crepe, por exemplo e coloque na parede onde deseja colocar a pastilha até que o resultado lhe pareça agradável, nem fina demais nem tomando todo o espaço, entende ?
Para colocar blocos de vidro vc tem que contratar um pedreiro que vai derrubar a parte da parede que vc deseja (não pode passar elétrica nem hidráulica nem ser coluna ou viga) e colocar no seu lugar os blocos. Vc pode tbém colocar elementos vazados, que além de luz dão ventilação. procure um bom profissional pq todo trabalho tem suas técnicas para ficar bem feito. Procure referências de trabalhos similares.
bjos
RO

monique · 20 de janeiro de 2010 às 08:47

Bom dia, tenho um armário de madeira maciça na cor tabaco e gostaria de clareá-lo pois fica muito pesado no ambiente. Teria como mudar a cor da madeira ou só aplicar técnicas tipo pátina ? É possível esta modificação em madeira ?? caso positivo saberia indicar lugares que realizam o trabalho ?
Grata,
Monique.

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 00:55

OI< MONIQUE!
Dependendo da madeira é possível clareá-la. E tbém vc pode mandar pintar da cor que desejar. Não tenho referências, procure um bom marceneiro.
bjos
Ro

soraya · 20 de janeiro de 2010 às 17:00

OLA ROSANA TENHO UMA SALA DE JANTAR UMA MESA RETANGULAR COM 6 CADEIRAS E UM ORATORIO OS MOVEIS SAO DE COR ESCURA AS PAREDES SAO CLARA E UMA PEQUENAS DE UM TOM FORTE DE LARANJA, QUERO SABER OQUE POSSO FAZER PARA DECORAR ESTE AMBIENTE A SALA E BEM ESPACOSA, OQUE DEVO COLOCAR NO ORATORIO EM CIMA DA MES QUE QUADRO DEVO USAR, POIS SOU MUITO INSEGURA PARA DECORAR DESDE JA AGRADECO. MEU NOME E SORAYA

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 18:32

Oi, Soraya,
Desculpe a demora na resposta, ando enrolada.
Acho que o oratório ficaria bem deve ficar Ou na entrada da casa ou se vc o usa e não é somente decoração, em um corredor mais largo (se possível) ou em uma área mais íntima da casa. Não coloque na sala de jantar. Qto a quadros e outras dúvidas, só consigo responder se vc mandar fotos: rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjos
ROsana

NIKA · 20 de janeiro de 2010 às 19:03

DE MAIS AMEI

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 22:17

Obrigada, NIKA!
bjo
RO

beatriz · 20 de janeiro de 2010 às 09:31

por favor me ajudem, eu tenho uma sala estilo americana, a unica entrada de luz e uma telha transparente que passa a iluminaçao, agora vou forrar com forro pvc, como fasso p ter uma entrada de lus?, a unica entrada de ar que tem tabem e pela porta e não tem como fazer uma janela, o anbiente e pequeno, a sala e coberta com telha eternite, tornando o ambiente bem quente, por isso vou forrar, não é uma casa e um barracão de 3 comodos, lembrando que a ajjuda que pesso é algo barrato que eu possa fazer. desde ja muito abrigada.

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 02:23

Oi, Beatriz!
Não dá para fazer no forro uma entrada (tipo um tubo para cima) chegando mais perto da telha e colocar um vidro para fechar ? Ou só colocar nesta área um vidro?
abs
Rosana

Liz · 20 de janeiro de 2010 às 10:26

Gostaria de saber o que faço para clarear a minha cozinha que não existe maneira de clarea-la através de janelas ou basculantes a unica forma seria através do teto, como faço e o que faço?

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 10:48

Oi, LIz!
Telhas de vidro ou outro material transparente / translúcido se vc não tiver forro (ou mesmo se tiver, mas teria que fazer um rasgo). Outra idéia é, mesmo que vc não tenha como fazer janela , é possível fazer uma faixa na parte superior de qquer das paredes, com tijolos vazados ou de vidro ? Se não tiver jeito mesmo: Use branco para o teto (a Suvinil lançou uma linha que estou usando aqui em casa e o branco é mais branco mesmo) , móveis e objetos em cores claras e vivas (não precisa ser em grande quantidade) e muita iluminação.
bjo
Rosana

Adeilson Batalha · 20 de janeiro de 2010 às 14:41

Boa tarde…

Gostaria de uma idéia como faço para clarear minha cozinha, pois estou levantando as paredes e não posso por janelas em nem um dos lados, é recomendado por basculantes ? que faço ??

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 01:43

Oi, Adeilson,
Basculante, tijolo vazado, preferencialmente na parte superior, para iluminar e refrescar o ambiente (o ar quente sobe e se encontrar saída em cima, ele vai embora).
bjo
Rosana

Fernando · 20 de janeiro de 2010 às 18:00

ola quero iluminar a festa da minha irma qua vai fazer 15 anos só que a festa della ela quis fazer um churrasco beneficiente com varios infeites e varias iluminação legais só que nos não temos dinheiro suficiente para comprar ou contratar alguem para fazer isso e gostari de fazer isso só que eusó tenho materiais que se encontram em casa queesta construindo.

PORFAVOR ME AJUDE RAPIDO A FESTA DELLA É NO DOMINGO QUE VEM.

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 09:15

Oi, Fernando,
Eu não entendi direito se vc quer ideias para iluminação geral ou só para detalhes.. De qquer forma, aquelas làmpadas de árvore de Natal, por exemplo, podem ser usadas em diversos pontos para dar um efeito luminoso, por exemplo. O tipo de iluminação geral mais barato e simples poderia ser a instalação de um trilho com spots direcionáveis, o que é outra idéia e pode ser instalado no teto ou nas paredes com os spots direcionados para cima, para baixo, etc. Outra idéia é usa bolas de espelhos (tipo aquelas das danceterias antigamente) que vc pode fazer com bola de isopor mesmo e colando pedaços de espelho. Depois é só iluminar que eles fazem um efeito legal.
Espero que ajude
bjo
Rosana

Rosilene Lopes · 20 de janeiro de 2010 às 11:06

Olá Quero pintar a minha casa,ela tem forro e roda teto de gesso que será braco só que quero uma cor clara que clareie e aumente o ambiente, mas que ao mesmo tempo der um ar de calma e alegria sendo a cor predominante em todos os comodos.E em cada ambiente uma parede com cor diferente, e que cor fica melhor para cada ambiente? Por favor me ajudem!!!

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 11:21

Oi, Rosilene,
É muito difícil lhe ajudar pois não sei a cor dos móveis, se os ambientes são claros ou escuros, etc. Mas, sugiro off whites tendendo para o amarelo na sala e para o verde ou azul nos quartos, com uma parede que seja 2 ou 3 tons mais escura que o off white escolhido, fica uma mistura bem leve. Nos quartos escolha a parede da cabeceira da cama para este tom mais escuro. O amarelo bem claro (tipo bege) é quase neutro e vai permitir que vc use tons mais vivos e alegres no ambiente. Quartos em verde combinam com objetos (poucos) em vermelho por exemplo. E azuis com amarelos e liláses
bjos
Rosana

Ceiça · 20 de janeiro de 2010 às 14:41

Olá!
A parede da minha sala é branca, meu sofá é preto e a persiana também. Que cores devo usar no tapete e nos quadros? Obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de janeiro de 2010 às 12:29

Oi, Ceiça,
Praticamente qualquer cor, visto que branco e preto são neutros. Mas sugiro que o tapete seja em cinza médio. E que os quadros e demais objetos sejam coloridos em cores vivas da sua preferência, não mais que 3 cores e usando uma mais que as outras.
bjo
rosana

Tiago · 20 de janeiro de 2010 às 07:56

Parabéns pelas dicas e imagens postadas.

No link abaixo estão disponíveis algumas imagens interessantes de ambientes decorados:

http://www.casabelainteriores.com/p/projetos-realizados.html

Grande abraço e sucesso.

Responder

Ina · 20 de janeiro de 2010 às 00:31

Gostaria de ter uma sala mais clín., o problema é que as paredes estão quase todas revestidas de Madeira quase tabaco, meus moveis também são escuros( tenho uma mesa com tampo de vidro a base de Madeira escura, uma cristaleira com armação escura, um aparado de laca escuro, meu sofá e verde oliva, minhas cortinas são claras, meu roome é da mesma Madeira que reveste a maior parte da parede) enfim, ainda nao comprai a decoracao, mais estou insatisfeita com o ambiente. Hoje conotei um tapete palha para a sala de tv e mandarei fazer um centro baixo, retangular todo revestido de espelho para esta sala. Bem gostaria de sugestões para a decoracao deste ambiente e da cristaleira para salvar este ambiente….se possível!

Responder

rosana · 20 de janeiro de 2010 às 21:25

Oi, Ina,
Vc pode pintar a madeira das paredes ? Cobri-las com papel de parede claro ? Ou cobrir alguma parede de frente para a janela de espelhos ? Ou fazer um painel em MDF em cor clara e colocar à frente destas paredes escuras ? Ou colocar muitos quadros claros nas paredes ?
Se não, vc pode mudar as cores dos móveis para mais claras ?
O importante é clarear uma coisa ou outra. As 2 coisas escuras…. É muita escuridão!
A idéia do tapete palha é boa. Mas não é o bastante.
bjo
Rosana

bianca · 20 de janeiro de 2010 às 23:00

Boa noite ,tenho uma sala de aproximsdamente 7 m2. O piso eh de pedra,tem um parede ao fundo qeh onde pretendo colocar a tv, e tem uma parede lateral de pedra tb ……o q posso fazer alem de clarear as psredes de tinta, colocar mais iluminacao e cortinas claras???

Responder

rosana · 20 de janeiro de 2010 às 00:24

Oi, BIanca,
Provalvemente vc vai conseguir clarear bastante se fizer estas 3 coisas. Outra coisa que poderá fazer, mas dará mais trabalho e nao sei se é o que deseja, é revestir parte da pedra com madeira clara ou nivelá-la e pintar sobre (como um painel em uma área) Converse com um bom pintor se desejar fazer isso e escolha uma cor clara que combine com a pedra.
bjo
Rosana

Bianca · 20 de janeiro de 2010 às 14:42

Oi Rosana , gostaria de te enviar uma foto teria como ?
tenho uma prateleira pra mater em madeira de demolição tbm …. ta osso ….. nao consigo chegar num bom resultado!

Responder

rosana · 20 de janeiro de 2010 às 14:58

Oi, Bianca
Entendi não , mas envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
ro

claudivan · 20 de janeiro de 2010 às 21:38

Boa noite.

gostaria de saber como ventilar dos quartos interligados, sem janelas e sem possibilidades de faze-las, minha casa é forrada no PVC com um pé direito de 3m, minha cozinha também sofre com iluminação e ventilação,no banheiro abri uma lareira para ventilar e da luz, no entanto não sei o q fazer nos quartos e cozinha.
tenho uma ideia q seria fazer um recuo de 60cm no quarto do meio e fazer uma jardim de inverno abrindo até o teto, fazendo entrar luz e ventilação para o 1º quarto, para o segundo quarto era colocar um basculhante de 1,20m de altura por 0,40m de largura e roubar essa mesma luz como a ventilação dessa parede q recuei.
a outra ideia é fazer sancas na casa toda, quartos cozinhas,sala e hall e retirar a primeira chapa de PVC, pois o ar quente sob e se tiver local para escape ele sai, a pergunta é e a renovação do ar se faz como nesse caso, sabendo que tenho a porta da frente e a janela do 1º quarto como entrada da ventilação, há acima do forro percebo que existe uma boa corrente de ar,

Responder

rosana · 20 de janeiro de 2010 às 00:49

Oi, Claudivan,
Acredito que as 2 opções dariam certo. E vc pode pensar em abrir áreas pequenas na parte superior das paredes dos quartos (se alguma das paredes der para o exterior e puder ser aberto é uma possibilidade, colocando elementos vazados, por exemplo). Na questão do teto eu não sei se vc não teria aumento de temperatura vinda do teto. Pense e veja isso. E talvez vc não precise retirar toda a chapa mas só fazer aberturas, será possível ?
abs
rosana

Sandra Maurami · 20 de janeiro de 2010 às 14:01

Oi Rosana, me socorre. Não aguento mais minha cozinha escuro, não tenho iluminação natural durante o dia, preciso acender a luz toda vez. Os armários do apto que já estavam aqui antes de me mudar, são escuros, num tom de madeira bem escura, não gostaria de mudar a cor deles pois combinam com a madeira do balcão que separa a sala da cozinha. Porém, os armários que trouxe comigo que é apenas um balcão com gavetas e um que vai em cima da geladeira (sabe o que quero dizer?) bem pequeno são brancos. O azulejo da parede é uma cor horrorosa, uma cor que parece que está encardido. Isso deixa a cozinha muito mais escura. Não sei o que fazer, pensei em pintar os azulejos de branco e os meus armários brancos escurecer e trabalhar detalhes coloridos, como potes. Cada hora penso algo diferente. Me ajude, por favor!!!

Responder

Rosana Silva · 20 de janeiro de 2010 às 23:50

Oi, Sandra,
Olha só! branco combina com tudo! Se mudar a cor dos armários eles provavelmente vão continuar combinando com a madeira do balcão, concorda ? E o azulejo eu tbém pintaria, não sei se de branco ou uma outra cor clara, como um marrom bem clarinho, quase branco, para combinar com a tal madeira do balcão, que tal?
Além disso, acrescente luz artificial! Se não há luz natural é necessário que a luz artificial seja boa o bastante. Tem na parte inferior dos armários superiores ? Se não tem, acrescente. Se acha que a luz geral é fraca, aumente a potência! Só não fique no escuro, ok ?
beijos
RO

Susy goes · 20 de janeiro de 2010 às 14:33

Olá! Gostaria muito que vc me desse uma dica de como ventilar minha casa. Ela e bem comprida e só tem entrada de ar pela frente (porta e janela), atras fica os quartos e são um forno. Só da pra ficar neles com ar. Ela e parede e meia com outras casas e fico muito triste com o calor. Qual seria idéia de fazer algo pra cima pra ventilar. Ela não e de telha e toda forrada. Um abraço.

Responder

Rosana Silva · 20 de janeiro de 2010 às 02:15

OI, Sucy,
Complicado… A saída pode ser fazer aberturas na parte superior de 2 paredes dos quartos, pode ser basculante de 1 só báscula móvel para vc fechar quando quiser. Na parte superior pq o ar quente sobe e 2 para o ar poder entrar e sair, sendo assim renovado. O ideal seria que estas aberturas fossem em paredes externas, mas se não for possível, mesmo para outros ambientes que tenham janela já vai melhorar. Faça o mais alto possível, mas sem mexer em vigas ou colunas. Muito cuidado com isso.
abs
rosana

Rosângela Reis · 20 de janeiro de 2010 às 21:55

Gostaria de ajuda. Depois de um ano procurando um pedreiro consegui um. Quero reformar meu banheiro e gostaria de colocar pastilhas de vidro, mas disseram-me que não está usando mais. É verdade? Obrigada!

Responder

Rosana Silva · 20 de janeiro de 2010 às 16:49

Oi, Rosângela!
De jeito alguma! Pastilhas de vidro continuam sendo usadas sim! E são lindas, quando bem escolhidas e (eu acho) em pequenas áreas (o q fica tbém mais barato!)
bjo
Rosana

Estter Coelho · 20 de janeiro de 2010 às 12:55

gostaria de receber um desenho (planta) de uma edicula mas com 2 quartos,a cozinha pode ser junta com a sala,podem ser bem pequenas,só os 2quartos q eu gostaria q fosse mais espaçosos. me ajude mande no meu email

Responder

Rosana Silva · 20 de janeiro de 2010 às 15:10

Estter,
O profissional habilitado para fazer plantas é o arquiteto. Sugiro que faça uma consulta com um arquiteto que vá ao seu terreno e faça um projeto adequado para ele. É necessário estudar diversas coisas: solo, posição do sol, etc, etc.. que só se fazem visitando o lugar, ok ?
abs
Rosana

Juliane Pinheiro Mendonça · 20 de janeiro de 2010 às 13:43

Oi gostaria de uma sugestão, mandei fazer os armário da cozinha em baixo é uma madeira rústica escura e em cima e clara puxando para um cinza quase branco e a pedra é verde labrador, e o revestimento da parede é branco. Gostaria de mudar a cir da parede achei sem graça, e não consigo visualizar que cor usar para ficar moderno! Me ajude por favor

Responder

Rosana Silva · 20 de janeiro de 2010 às 14:38

Oi, Juliane,
Acredito que deve estar muito bonita a sua cozinha. Teste tons de verde e bege ou marrom. Se quiser algo mais ousado, teste tons de laranja. Outra possibilidade seria estes adesivos para azulejo, dê uma pesquisada pois dão um ótimo efeito, são baratos e é fácil instalá-los.
bjo
Rosana

carla ferraz de lima · 20 de janeiro de 2010 às 13:59

ola acabei de comprar minha casa mas preciso de uma ajuda ela nao e grande tem uma pequena area nos fundos a cozinha um corredor cumprido dos quartos e uma sala ai tem uma pequena area na frente mas pouco ventilada gostaria de uma dica para clarear e ventilar nao tem como abrir janela no corredor e nem no meu quarto da pra mexer na laje e colocar aquela telhas transparente beijos aguardo resposta

Responder

Rosana Silva · 20 de janeiro de 2010 às 14:43

Oi, Carla,
Se não há forma de trazer luz pelo teto, sugiro fazer aberturas na parte superior das paredes que tenham contato ou com o exterior ou com outro ambiente que tenha bastante luz e ventilação. Mas para isso é necessário saber o posicionamento de vigas e colunas, para não ter problemas estruturais. Sugiro o acompanhamento de um profissional experiente.
Leia estes posts:
http://www.simplesdecoracao.com.br/2013/09/decoracao-diversos-usos-para-o-cobogo/
http://www.simplesdecoracao.com.br/2013/04/uma-casa-ou-apartamento-fresco-no-verao-quente-no-inverno/
Bjo
Rosana
bjo

cleuba eliane borges · 20 de janeiro de 2010 às 14:44

tenho um restaurante com fogão a lenha, ele fica separado do salao entre 3 paredes gostaria de clariar iluminar como faco?

Responder

Rosana Silva · 20 de janeiro de 2010 às 21:11

Oi, Cleuba!
O ideal seria vc enviar fotos para mim.
Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

andreia · 20 de janeiro de 2010 às 16:22

oi minha sala nao tem janelas e agora nesse calor ninguem consegue ficar dentroo dela o que eu posso fazer para melhorar esse ambiente.obrigada,.

Responder

Rosana Silva · 20 de janeiro de 2010 às 15:32

Oi, Andreia,
Depende. Se é uma casa ou apartamento, se a construção tem paredes estruturais ou não, se a sala tem alguma parede que dá para o quintal ou outro ambiente de forma que dê para se fazer uma abertura… enfim… Se quiser, responda estas perguntas e mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br.
bjo
Rosana

RAIMUNDA QUEIROZ MOUSINHO · 20 de janeiro de 2010 às 15:24

A minha casa tem vária janelas, mas mesmo assim, é quente e escuro. Agora mandei forrar o meu quarto. Durante o dia é ventilado, mas quando fecho a janela a noite, se torna um forno. O que fazer?

Responder

Rosana Silva · 20 de janeiro de 2010 às 00:42

Oi, Raimunda,
Se vc tiver condições de manter ou abrir, na parte superior das paredes, aberturas pequenas q possam ficar abertas à noite talvez seja uma solução. O forro pode ajudar tbém.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!