O projeto de iluminação de um ambiente deve ser focado na funcionalidade, harmonização com a decoração e, preocupação mais atual, na economia energética.

Há atividades que necessitam de mais luz, como ler, cozinhar, trabalhar no computador e o tipo de iluminação a ser usado muda de acordo com a atividade. Por exemplo: Para preparo de refeições a iluminação não deve modificar a cor dos alimentos; Quando no computador a fonte de luz não deve estar direcionada para o rosto do usuário nem para o monitor. Importa inclusive se o usuário é destro ou canhoto!

A quantidade de luminosidade também é importante: Tente ler com uma iluminação extremamente forte ou muito fraca !

A iluminação pode modificar totalmente o clima de um ambiente e atualmente os equipamentos de automação tem facilitado muito o projetista da iluminação e o cliente que pode, com um simples toque transformar sua sala em um cantinho aconchegante, ou uma sala de cinema ou um ambiente luminoso de festa.

Portanto: Atenção à iluminação para deixar sua casa mais funcional, bonita e agradável para todos os momentos e atividades.

Abaixo, seleção de fotos de ambientes onde os elementos de iluminação tem destaque, dos sites e blogs: orangebeatiful , stylefiles, casaabril, apartment, delightbydesign e  ffffound

stylefilesbanheiro1

A iluminação do espelho e bancada da pia deve ter um circuito separado para que seja acionada quando necessário. É importante observar o posicionamento da iluminação para o espelho, que não deve ser direcionada para o rosto do usuário nem criar áreas de sombra no rosto.

casaabrilcrianca2

Pontos de luz para o computador e a cabeceira da cama, que também devem ter circuitos separados.

forrodegessocasaabril

Um outro sistema deve ser a iluminação geral do banheiro

paredetomateapartment1

boa iluminação para o cantinho de leitura (abajur de pé, acima e um pouco atrás de onde ficará a cabeça do leitor)

orangebeatifulDotcomBarraBlogcantinho5

a iluminação para um ambiente de leitura (muita luz e alta, para iluminar por igual a mesa, sem criar sombras por estar no meio desta)

apartment3346

A cozinha possui spots para iluminar bem as áreas de preparo e cozimento.

Luminárias, Lustres, Pendentes, spots, etc. na Decoração 1

O quarto usa abajures de leitura funcionais e que enfatizam a decoração, criando um efeito muito bonito na parede. Além disso, o lustre central aumenta o clima romântico do ambiente.

Luminárias, Lustres, Pendentes, spots, etc. na Decoração 2

Aqui temos a iluminação para leitura (a famosa ptolomeu) a iluminação central, com um plafon difuso e  iluminação embutida no  forro (provavelmente uma mangueira luminosa) que possui uma abertura no canto da parede para aconchegar e enfatizar a textura da parede marrom.

Luminárias, Lustres, Pendentes, spots, etc. na Decoração 3

Outra cozinha muito bem iluminada, com spots  favorecendo as áreas de trabalho e  um lustre sobre a mesa de refeições, bem no centro desta

114 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Juliane!
    Acima da mesa de jantar o ventilador não é muito usual, mas não vejo problemas se ele for discreto.
    bjo
    Rosana

  2. Oi Rosana, parabéns pelo site, estou com uma dúvida. Fiz uma sanca em cima do balcão que é cozinha americana e coloquei três pendentes e vou fazer uma sala de jantar. Posso estar usando em cima da mesa um ventilador de teto com duas luminárias? Obrigada.

  3. Oi, Maria!
    Leia este post (e os sobre os quais falo nele) que acredito vão lhe dar o bastante para fazer melhor a sua escolha:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/09/iluminando-a-mesa-de-jantar-parte-2/
    Fora isso: 1) O cobre fica ótimo com o cimento queimado. 2) Para esta mesa um só pendente funciona se ele for retangular e comprido ou, se redondo, tiver o facho muito aberto e ser colocado mais alto, para a iluminar a mesa inteira de forma homogênea. Eu usaria mais que um pendente e acho que 3 pendentes em geral ficam mais bonitos (mas isso é meu gosto). O diâmetro e distância entre depende do facho e modelo realmente. Mas menos que 30 cm de diâmetro para 3 e menos que 40 para 2 eu acho pequenos. Para escolher o lugar de cada um divida a metragem por 2 (para 2 pendentes) ou por 3 (para 3 pendentes) de forma que eles fiquem centralizados, ok ?
    bjo
    Rosana
    bjos
    Rosana

  4. Oi. Adorei o seu blog. Tenho uma mesa branca de 1,60×0,9m com cadeiras de madeira. Em uma das paredes, tem um papel de parede imitando cimento queimado. Estava pensando em colocar pendente na cor cobre. Você acha que fica legal?

    Se for o caso de usar apenas um pendente, qual o diâmetro ideal?

    Se o mais adequado for usar mais de um pendente, coloco quantos? 2 ou 3? Qual seria o diâmetro adequado de cada um? Qual a distância mínima para as extremidades e entre eles?

    Agradeço.

  5. Oi, Veronica!
    Depende dos lustres, mas em geral, 3 pendentes tão perto assim um do outro fica pesado… Eu preferiria um plafon discreto no teto.
    abs
    ROsana

  6. Olá adorei seu blog vou fazer o quarto do casal com pendentes na lateral da cama dos dois lados .posso colocar lustre também e tem que combinar com os pendentes e tem que ser como o lustre embutido ou normal obrigado

  7. Oi, Patricia!
    Sem nenhum problema! o importante é que eles combinem em termos de materiais e/ou estilo
    abs
    Rosana

  8. Tenho uma sala de 28 metros quadrados. Vou colocar spot na sala de jantar , mais um lustre sobre a mesa. Na sala de visita comprei Sport , mas agora gostaria de colocar um ventilador de teto também , posso????

  9. Oi, Daniela,
    Acredito que vc não terá problemas com isso. Se for possível, escolha um modelo que tenha pontos em comum no estilo com o pendente, isso é, se o pendente tem linhas sóbrias, por exemplo, não escolha um ventilador com linhas modernas demais..
    bjo
    Rosana

  10. Tenho uma sala com dois ambientes, na mesa de jantar um pendente de madeira oval e como eh casa de praia, gostaria de colocar um ventilador de teto tb de madeira na sala de tv( conjugada) , a sala tem 8 metros no total fica desarmonioso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui