Iluminação

Luminárias, Lustres, Pendentes, spots, etc. na Decoração

O projeto de iluminação de um ambiente deve ser focado na funcionalidade, harmonização com a decoração e, preocupação mais atual, na economia energética.

Há atividades que necessitam de mais luz, como ler, cozinhar, trabalhar no computador e o tipo de iluminação a ser usado muda de acordo com a atividade. Por exemplo: Para preparo de refeições a iluminação não deve modificar a cor dos alimentos; Quando no computador a fonte de luz não deve estar direcionada para o rosto do usuário nem para o monitor. Importa inclusive se o usuário é destro ou canhoto!

A quantidade de luminosidade também é importante: Tente ler com uma iluminação extremamente forte ou muito fraca !

A iluminação pode modificar totalmente o clima de um ambiente e atualmente os equipamentos de automação tem facilitado muito o projetista da iluminação e o cliente que pode, com um simples toque transformar sua sala em um cantinho aconchegante, ou uma sala de cinema ou um ambiente luminoso de festa.

Portanto: Atenção à iluminação para deixar sua casa mais funcional, bonita e agradável para todos os momentos e atividades.

Abaixo, seleção de fotos de ambientes onde os elementos de iluminação tem destaque, dos sites e blogs: orangebeatiful , stylefiles, casaabril, apartment, delightbydesignffffound

A iluminação do espelho e bancada da pia deve ter um circuito separado para que seja acionada quando necessário. É importante observar o posicionamento da iluminação para o espelho, que não deve ser direcionada para o rosto do usuário nem criar áreas de sombra no rosto. Além deste sistema, um outro deve ser a iluminação geral do banheiro, como mostrado na 2a foto. Na 3a foto pontos de luz para o computador e a cabeceira da cama, que também devem ter circuitos separados.

Na 1a foto, boa iluminação para o cantinho de leitura (abajur de pé, acima e um pouco atrás de onde ficará a cabeça do leitor)  e veja na 2a foto a iluminação para um ambiente de leitura (muita luz e alta, para iluminar por igual a mesa, sem criar sombras por estar no meio desta). A cozinha possui spots para iluminar bem as áreas de preparo e cozimento.

O quarto usa abajures de leitura funcionais e que enfatizam a decoração, criando um efeito muito bonito na parede. Além disso, o lustre central aumenta o clima romântico do ambiente. Outra cozinha muito bem iluminada, com spots  favorecendo as áreas de trabalho e  um lustre sobre a mesa de refeições, bem no centro desta; No último quarto temos a iluminação para leitura (a famosa ptolomeu) a iluminação central, com um plafon difuso e  iluminação embutida no  forro (provavelmente uma mangueira luminosa) que possui uma abertura no canto da parede para aconchegar e enfatizar a textura da parede marrom.

Posts relacionados

Comentários:

[…] This post was mentioned on Twitter by Blog da Ro – Design, MARCIA RIP. MARCIA RIP said: http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/01/luminarias-lustres-pendentes-spots-etc-na-decoracao/ TAÍ! UMA COISA Q Ñ DOMINO É ILUMINAÇÃO. […]

mario slivak · 17 de janeiro de 2010 às 16:04

Srs.:
Desejo colocar luminárias redondas ao longo das paredes de uma sala de 4m de comprimento. Qual a distância da parede e qual a distância entre elas que devo deixar,aproximadamente.
Obrigado.
Atenciosamente,
Mário Slivak

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 16:14

Oi, Mário,
A distância depende do tipo de luminária que vc vai colocar, a intensidade da lâmpada e o tipo de foco. Aconselho-o a ver as especificações da luminária que escolher e conversar com o vendedor/fabricante.
abs
Rosana

Alessandra · 17 de janeiro de 2010 às 15:55

Boa tarde
Estou decorando me ap novo, tenho uma sala de jantar e sala de estar no mesmo hambiente, devo combinar as luminárias ou lustres?

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 09:54

OI, Alessandra,
Alguma coisa as luminárias e lustres devem ter em comum, seja a cor, material ou o estilo. Fica mais harmonioso. Caso deseje, vc pode tbém colocar as luminárias iguais contemporâneas e simples e um lustre poderoso, clássico para impactar. Neste caso só não acho que fique bem misturar metal dourado com metal prateado.
bjos
RO

Aglae Silva · 17 de janeiro de 2010 às 22:03

Tenho dois spots com vidro fosco. Desejo colocar na sala, mas sem ter que abrir as paredes. Pensei em enrolar o fio com corrente de lustre, da tomada até o spot, e deixar rente à parede, ou usar um cano de ferro como os de abajur de pé, ou,ou… Preciso sugestões. Obrigada desde já!

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 22:08

Vc pode mandar fotos ?
abs
Ro

Aglae Silva · 17 de janeiro de 2010 às 23:31

Não tenho fotos,mas são pequenos abajures com pés em metal dourado e cupulas como copos e a lampada vai dentro. Ficam cocados para cima.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 12:03

Aglae,
Infelizmente não consegui entender. Mas sugiro que vc leve estes spots a uma boa loja de iluminação e converse com o vendedor sobre as possibilidades de instalação. Com certeza ele lhe dará boas idéias.
bjos
RO

clarissa · 17 de janeiro de 2010 às 07:20

Olá!
Estou decorando um ap novo e estou super perdida em relação a luminária.
Minha mesa é de vidro e cadeiras de madeira (0,90 x 1,60), que tipo de luminária ficaria legal?
obrigada

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 11:26

OI, CLARISSA!
É difícil lhe dizer o tipo de luminária. Ela deve ter a ver com o estilo, cores e materiais da decoração do ambiente. Sempre prefiro sobre a mesa luminárias que levam o facho de luz somente para baixo, de forma a iluminar a mesa mas não atrapalhar as pessoas sentadas. A altura deve ser por volta de 90 cm do tampo da mesa.
Caso deseje que eu seja mais específica, mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok?
bjos e ótimo ANO NOVO!
Ro

Margareth · 17 de janeiro de 2010 às 17:25

TENHO UMA LUNINARIA PARA COLOCAR SOBRE A MESA DE JANTAR ,( minha sala são dois ambientes) PORÉM NÃO TENHO PONTO De LUZ NO LOCAL QUE ESTAR A MESA.Posso puxar esta´luz da luminaria que fica numa distancia de +-6 metro colocando um fio bonito e um suporte (gancho) no teto que fica sobre a mesa? POR FAVOR RESPONDA…..TENHA UM ABENÇOADO ANO NOV0.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 20:18

Oi, Margareth!
Obrigada, e um Feliz Ano Novo para vc tbém.
Qto ao seu problema, acho 6 m muito longe para trazer um fio externamente. O que vc pode fazer é rasgar um pouco o teto e colocar um fio (chama plastichumbo) de um ponto até o outro, no centro da mesa (depois é só emassar o rasgo). Daí, colocar uma saída para a luminária, como se o ponto estivesse ali, entende? Um eletricista saberá exatamente como fazer, ok?
bjo
Ro

carmen · 17 de janeiro de 2010 às 22:14

gostaria de saber se eu posso usar uma luminária e os spots prata na minha sala de estar/ sala de jantar com o varão dourado da cortina branca com alguns fios dourados. Muito obrigada pela sua atenção.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 19:51

OI< CARMEN!
Se estes elementos estão longe uns dos outros e são discretos, não há tanto problema assim. Mas se chamam a atenção e /ou estão muito juntos, o ideal talvez seja optar por um ou outro. Ou misturar, colocando outros elementos dourados e prateados, isso no caso da decoração da sala for neutra o bastante para permitir isso.
bjos
RO

wilson · 17 de janeiro de 2010 às 16:27

gostaria de saber que tipo de luminária posso usar em uma área com vigas aparentes?

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 18:36

Wilson,
Se vc quiser me mandar fotos do ambiente poderei lhe ajudar melhor. Pois também é importante ver a decoração do ambiente.
Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjos
RO

Edilaine · 17 de janeiro de 2010 às 14:49

tenho a salas de jantar e estar juntas. minha mesa a base é madeira e o tampo vidro , as cadeiras de tecido e madeira. meu rack é de madeira ( todos imbuia)Pensei em colocar plafons com detalhe em madeira nos dois ambientes… irá combinar?

Responder

Priscila · 17 de janeiro de 2010 às 12:39

Boa Tarde!!!
Meu nome é Priscila, e estamos decorando nossa casa. E eu gostaria de tirar uma dúvida, na cozinha vai ter tres pontos de Luz, sendo um ponto para o pendente que vai em cima da bancada, o pendente é fininho, e os outros dois para uma luminária comum.E minha dúvida é: no ponto de luz em cima da mesa eu não sei se coloco uma luminária comum quadrada ou coloco pendente. Estou com dúvida se vai ficar muito carregado pendente em cima da mesa e em cima da bancada… Ou não sei se coloco em cada lado uma luminária quadrada e deixo o pendente só para á bancada
Voce poderia por gentileza me dar uma sugestão?

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 11:54

Oi, Priscila,
Não sei como é a sua cozinha nem como é este pendente que quer colocar sobre a bancada, mas veja o seguinte: a iluminação da bancada deve ser difusa, preferencialmente com luz amarela (não fluorescente) mas que não aqueça muito. E ela deve ser colocada de tal forma que não crie sombra na bancada quando vc estiver trabalhando nela. Acho que um pendente talvez não funcione, se ele projetar sombras. Dê um olhada nisso. Em cima da mesa é uma boa opção, no centro, a 80 a 90 cm de altura do tampo, um pendente que jogue a luz para o tampo somente (para não ofuscar a vista das pessoas que estão sentadas) e que tenha luz amarela tbém (a luz fluorescente normal muda a cor das coisas. Mas existem fluorescentes amarelas, que funcionam melhor neste quesito, além das halógenas e incandescentes). Realmente 2 pendentes fica “pesado”.
abs
ROsana

Francisco · 17 de janeiro de 2010 às 11:26

Gostaria de uma informação a respeito de pratos decorativos de parede qual seria o melhor local de um apto para coloca-los.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 23:46

OI, Francisco!
Pratos decorativos de parede ficam bem na sala de jantar, cozinha, copa, enfim, áreas de refeições. Mas, atualmente há uma grande liberdade para usar elementos deste tipo por exemplo na sala de estar. Eu prefiro o mais convencional.
Abs
Rosana

monica costa · 17 de janeiro de 2010 às 16:42

gostaria de saber se posso colocar vários tipos de lustres ou pendentes em diversos comodos da casa.
ou devo usar o mesmo modelo?
posso usar várias cores de lustres?
ex.: sala, quarto, sala de jantar com um ambiente conjugado com salinha de computador, etc…..

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 23:53

OI, MONICA COSTA,
O lustre deve combinar com o estilo da decoração e se for o caso, as cores usadas. Se houver mais que um lustre no ambiente, um deve “aparecer” mais , ser o que chama mais atenção. E os outros mais discretos. Vc pode tbém colocar 2 lustres iguais mas se o ambiente (pelo tamanho e uso dos lustres) permitir. Neste caso, se o ambiente não for muito grande, use lustres mais discretos.
bjos
RO

Maria do Rosario · 17 de janeiro de 2010 às 17:51

Boa tarde,

Gostei muito do site, gostaria de aproveitar e tirar algumas dúvidas sobre iluminação. Primeiramente tenho uma sala de estar conjungada com jantar, ou seja, minha mesa que é triangular (pé de mandeira e tampo de vidro) fica na sala de estar. Tenho um plafon no centro do teto da sala e quero colocar uma pendente em cima da mesa. Pergunto: Se a mesa é triangular posso colocar o pendente redondo, retangular ou gradrado, já que triangular não achei. O pendente tem que combinar com o plafon central? Obrigade desde já caso me respondam.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 19:58

Oi, Maria do Rosário!
Seu pendente pode ser redondo. Ele não precisa combinar com o plafon no sentido de ser igual, mas ter materiais compatíveis é interessante (um dourado e outro de metal, por exemplo, fica estranho) e deve prevalecer, isso é , chamar mais atenção que o plafon.
bjos
RO

Claudio · 17 de janeiro de 2010 às 17:15

Eu queria saber que luminaria ficaria bem num banheiro que tem “claraboia”…

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 18:38

Olá, Claudio,
É melhor vc mandar uma foto pq não sei onde está a clarabóia nem qual o estilo do seu banheiro. Mande para Rosana@simplesdecoracao.com.br
E vote no Simples Decoração para o TOP BLOG BRASIL. É só clicar aqui, votar e dar seu e-mail http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=3111710
agradeço muito
bjo
RO

Cris · 17 de janeiro de 2010 às 23:02

Oi Rosana, tenho uma duvida: minha mesa de jantar está sob um teto rebaixado dividindo o ambiente com a sala de estar, q possui uma sanca. Devido ao pouco espaço, a mesa ficará encostada na parede qdo nao estiver em uso e qdo usarmos teremos q arrasta-la um pouco ate o centro. Se eu colocar o pendente no centro da mesa qdo nao estiver em uso, ele ficará fora de centro em relaçao ao teto. Se colocar no centro do teto, ele ficará fora de centro em relaçao a mesa qdo ela nao estiver sendo usada. O que eu faço? É melhor o pendente estar sobre a mesa (no centro) qdo estiver em uso ou sem uso? Obrigada!! Cris

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 17:23

Oi, Cris!
Coloque o pendente no centro quando a mesa estiver sendo usada. Ao menos qdo ela não estiver sendo usada ele estará no centro do teto. Outra opção é não usar pendente e fazer uma iluminação com arandelas nas paredes ,por exemplo.
bjo
RO

Ivana Menezes · 17 de janeiro de 2010 às 22:39

Gostaria da ajuda de vocês quanto a iluminação e tipo de lustre para o meu apto. Mudei-me a 3 semanas, e ainda não comprei os lustres para nenhum dos ambientes (2 quartos, 1 escritório, sala estar e jantar integrada e cozinha tipo americana. Não entendo nada sobre apto. O apto é pequeno, tem 78 m, pintei todo de branco, paredes e teto, exceto o quarto das meninas, que usei o violeta verona. Que tipo de lampada usar? branca? amarela? e os lustres? tipo plafon ou pendente? O teto é reto não tem sanca. Por favor me ajudem. Obrigada e um abraço.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 16:25

Oi, Ivana!
Na verdade, vc tem grande liberdade para usar o tipo de luminária que desejar. E as lâmpadas, sugiro amarelas (que são mais aconchegantes e hoje há opções de fluorescentes e leds tbém, além das incandescentes) nos ambientes de jantar, estar e quarto . Na área e nas áreas de trabalho da cozinha lâmpadas fluorescentes são mais recomendadas , por gerarem pouca ou nenhuma sombra, mas acrescente amarelas tbém na área central da cozinha pq elas não modificam a cor dos alimentos.
Nas salas sugiro que tenha um plafon central na área de estar e um lustre na de jantar. E alguns pontos para leitura e atividades que precisam de maior iluminação coloque abajures. Tudo com luz amarela.
Havendo forro, vc pode colocar alguns spots para iluminar quadros ou pontos de interesse que desejar (como mesas de centro ou laterais, por exemplo). No escritório, um plafon central e luminárias de mesa na área de estudo, leitura.
bjos
rosana

Erika · 17 de janeiro de 2010 às 14:14

Olá Rosana !!!

Acabei de pintar apto. Branco, mas, com uma parede Marrom Progressivo, da Coral. A sala é grande (03 ambientes) mas ainda não tenho mesa, somente o ambiente de estar. A ventilação é enorme e até os quadros ficam meio tortos !!!!! Estou pensando em colocar Spots brancos arredondados nos três ambientes. Será que ficaria bom ? Ficarei agradecida com o seu comentário.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 12:22

Oi, Erika,
Spots ou luminárias pendentes ? Spots são aqueles que ficam internos ou externos – em trilho ou não – no teto, normalmente . Acredito que vc está se referindo a luminárias pendentes, (aquelas que tem um cabo que desce do teto e a luminária fica a 80, 90 cm da mesa de jantar por exemplo. Se for isso, sugiro que coloque pendentes no máximo 2, e na iluminação central do estar coloque plafon.
bjo
RO

makis flankis · 17 de janeiro de 2010 às 10:42

coloquei gesso no teto na cor branca qual cor de spot devo usar minha parede e de cor areia e uma e de filetes sao tomé na cor champanhe.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 12:58

Oi, Makis,
Uma boa cor para este configuração é o marrom em tom médio.
bjos
Rosana

Vânia · 17 de janeiro de 2010 às 11:14

Olá!!
Acabei de comprar um casa e estou com dúvida cruel referente os lustres.
A sala é dividida em 3 ambientes fomato “L”. Logo que entra é a sala de janta segundi reto um living de canto e formando o “L” sala tv, meu marido quer colocar lustres pendentes nos 3 ambientes, eu tenho minha dúvidas, você poderia me ajudar??
obrigada
Vânia

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 13:36

Oi, Vania!
Há quem goste, mas eu sugiro que coloque pendente no jantar somente, de forma que ele seja enfatizado na decoração.
bjos
Rosana

Rachel · 17 de janeiro de 2010 às 17:44

Olá, Ivana! O site é ótimo e suas dicas preciosas, parabéns! Bom, acabei de mudar para um apartamento com uma sala de estar conjugada com a de jantar, ela é comprida, com 7 metros de comprimento. Posso usar um ventilador de teto na sala de estar e um pendente sobre a mesa? O ventilador de teto é branco, da mesma cor do teto, e as paredes são palha. Muito obrigada!

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 09:48

Oi, Rachel,
Obrigada!
Pode sim, se eles são distantes, não há problema. Para diminuir a sensação de “corredor” pinte as paredes mais compridas em cores mais claras que as menores, ok ?
bjos
ROsana

Abel · 17 de janeiro de 2010 às 20:42

Boa noite, gostaria de saber aonde encontrar , lustre para area externa o qual teto de apoio é alto e a iluminação teria que ser abaixo de pelo menos 2m, portanto cabo ou coisa parecida teria que nao se morver ao vento .

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 10:58

Oi, Abel,
Sugiro que procure em boas lojas de iluminação (especializadas somente nisso), com certeza vai encontrar.
Outra idéia é usar lumínária de piso.
abs
Rosana

Paula · 17 de janeiro de 2010 às 15:48

Oi, Rosana!
Gostaria de tirar uma duvida. Estou rebaixando o teto da minha sala, quarto, cozinha e banheiros e comprei plafons de embutir brancos com vidro fosco no meio. Fica feio um mesmo tipo de plafon para todos os ambientes? Eles so variam no tamanho e no formato – alguns redondos e quadrados.
Abs,
Paula

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 22:00

Oi, Paula,
Não fica feio não. Acrescente abajures, luminárias e se o teto for alto, arandelas, de forma que vc possa variar o clima dos ambientes.
bjos
Rosana

Andre Paiva · 17 de janeiro de 2010 às 15:49

Ola, Tenho uma pia de cozinha com 60 cm de profundidade. En cima há uma mini sanca de 40 cm rebaixada do teto. Vou colocar 3 luminarias pendentes nesta sanca (sobre a pia). Gostaria de uma opiniao com relação ao alinhamento da profndidade. Alinho com a pia (30 cm da parede) ou com a sanca (20 cm da parede)? Obregado. Andre Paiva.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 02:11

Oi, Andre,
Alinhe com a pia, para iluminar melhor a sua pia.
bjos
Rosana

janete · 17 de janeiro de 2010 às 20:57

Olá, estou terminando minha casa na praia, minha sala é conjugada com a cozinha e essa área tem 30 m2 com pé direito e toda madeira a vista, nesse ambiente vou ter sala, copa e cozinha, tem duas porta janela que dão para varanda, gostaria de saber que tipo de luminárias poderia colocar, pois tenho que colocar na sala, em cima da mesa, mas a dúvida é na parte que fica a cozinha. Obrigada

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 18:42

oi, Janete,
Nas cozinhas o ideal é que vc tenha no teto uma iluminação central, com luz branca (fluorescente) que pode ser embutida (se tiver forro) ou não. As com material leitoso são muito bonitas e dão uma iluminação homogênea e suave.
Já nas áreas de trabalho, se tv tiver armários superiores, uma idéia é instalar na parte inferior deles, pequenas lâmpadas, tipo spots embutidos, com luz amarela, para iluminar as bancadas e pia.
bjo
Rosana

renata · 17 de janeiro de 2010 às 23:21

ola adorei as materias tenho duvidas quanto a altura ideal do pendente sobre a mesa de jantar por favor me ajude.

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 11:22

oi, Renata,
No minimo, 90 cm de altura a partir do tampo da mesa. CUidado com a potência da lâmpada para não esquentar o espaço, ok ?
bjo
Rosana

Regiane · 17 de janeiro de 2010 às 14:07

Olá!
Estou terminanddo a construção da minha casa e tenho algumas dúvidas a respeito da iluminação: o hall de entrada tem pé direito duplo e vai descer um lustre bem no centro, entre sala de estar, escada e sala de jantar. Eu gostaria de colocar também um lustre em cima da mesa de jantar, só que está bem próximo do hall. Dois lustres vai ficar carregado demais? A outra dúvida é que na sala de estar, jantar e de tv( a de tv é no 2º andar), todas podendo ser visualizadas da porta principal, são bem integradas, têm pontos para cinco plafons, um no centro e os outros quatros nas laterais, além do já citado lustre no hall e da minha intenção de colocar um lustre na sala de jantar, que então ficaria com quatro plafons e um lustre, ai que confusão! Foi feito por uma arquiteta, mas desde o início tive dúvidas em relação a quantidade de plafon e os lustres em ambientes tão próximos.Posso usar desta forma mesmo ou mudar alguma coisa? Socorro!

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 00:34

OI, Regiane,
Acho que ficaria sim pesado, mas há quem goste. E tbém depende do lustre. Se ele for muito grande ou chamativo, não use 2. Atualmente se usa muito rasgos no teto com iluminação indireta ou sanca invertida, que são opções mais leves. Converse com sua arquiteta.
bjos
Rosana

Tatiane · 17 de janeiro de 2010 às 19:44

Olá….será que fica legal colocar em uma sala estar um pendente com 3 vidros sobreposto, não muito grande….obrigada

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 11:46

Oi, Tatiana,
Depende da mesa, do ambiente, enfim..É dificil responder. Mas ele deve ser compatível com o tamanho da mesa, deve estar a, no minimo 80 cm de distância do tampo da mesa e não deve ter luz muito forte para não aquecer a área.
bjo
Rosana

Eduardo Cuco · 17 de janeiro de 2010 às 19:24

Olá, tenho uma cozinha americana pequena pra decorar , não tenho forro e apenas dois focos de luz gostaria de combinar um plafon para o lado da sala e uma luminária para o lado da cozinha será que fica legal?

Obrigado, parabéns pelo site!

Responder

rosanafe · 17 de janeiro de 2010 às 20:48

Oi, Eduardo,
O contrário ficaria melhor. O plafon com fluorescentes que podem ser amareladas na cozinha e uma luminária bonita na sala.
bjo
Rosana

elaine alves · 17 de janeiro de 2010 às 19:49

Boa noite tenho uma sala de jantar conjugada com a de estar,a área é pequena mais ou menos 8×8. É tudo muto juntinho, sofá de costas com a mesa de jantar. Minha dúvida é sobre que tipo de luminária colocar ou seja , posso colocar o mesmo tipo nos dois ambiente, já comprei um pendente de vidrotipo meia lua ou uma tampa de panela, nao sei se compro outro igual ou se compro diferente para a sala de jantar. No aguardo.

Responder

rosana · 17 de janeiro de 2010 às 10:27

Oi, Elaine,
Sugiro que área de jantar tenha um pendente sobre a mesa e na area de estar vc coloque um plafon central discreto e abajures, spots, etc para iluminação direcionada.
bjo
Rosana

luan · 17 de janeiro de 2010 às 08:53

ola bom dia!!! tenho uma cozinha americana com teto rebaixado comprei um iluminaria para coloca no teto rebaixado tenho q coloca uma igual na sala?

Responder

rosana · 17 de janeiro de 2010 às 13:17

Oi, Luan,
Não precisa colocar igual na sala, mas se for do mesmo material e/ou estilo fica mais harmonioso
bjo
Rosana

ROSEMARY · 17 de janeiro de 2010 às 11:42

Oi se eu colocar o lustre na sala de tv, a escada minha e proxima a sala , eu tenho que colocar do mesmo jeito na escada, na sala e quadrado. na escada tem que ser tambem, ou eu posso colocar um bola.

Responder

rosana · 17 de janeiro de 2010 às 20:51

Oi, Rosemary,
Não, vc não precisa colocar o mesmo modelo, mas é bom que eles tenha algo em comum, o estilo, os materiais…
bjo
Rosana

Mariana · 17 de janeiro de 2010 às 16:06

Boa tarde, posso colocar lustre na sala de estar e paflon na sala de jantar sendo que as duas são integradas e o normal é o contrário: paflon na sala de estar e lustre na sala de estar.

Responder

rosana · 17 de janeiro de 2010 às 01:39

Oi, Mariana,
Vc está certa: um pendente sobre a mesa de jantar a plafon na sala de estar é o que normalmente se usa. Mas se vc quiser e achar que fica bem e funcional o contrário, faça assim, ok?
bjo
Rosana

Rosangela · 17 de janeiro de 2010 às 09:27

Bom dia. Estou montando minha sala de estar e jantar, elas sao integradas em L. Coloquei dois spots acima do sofa com lampadas led dicroica e 2 no rack, o que coloco no centro, pois terei um projetor e nao posso colocar pendente.
Abs, Rosangela

Responder

rosana · 17 de janeiro de 2010 às 19:07

Oi, Rosangela,
Coloque um plafon simples no ponto central, bem rente ao teto.
bjo
rosana

Rosangela · 17 de janeiro de 2010 às 08:59

Rosana, e na sala de jantar, em cima da mesa vou colocar um pendente, mas na outra parte da sala tenho que colocar iluminação tb, tem que ser igual ao da sala de estar?

Abs, Rosangela

Responder

rosana · 17 de janeiro de 2010 às 09:47

Oi, Rosangela,
Não precisa ser e se vc vai colocar o pendente na área de jantar escolha um plafon discreto para o estar. Assim o pendente do jantar fica mais evidente.
bjo
rosana

cris · 17 de janeiro de 2010 às 14:40

tenho uma sala de jantar com 2 pontos de luz e uma sala de estar conjugada tbem com a de tv e mais um ponto de hall tudo mesmo ambiente, não sei o que colocar, visto que na sala de jantar gostaria de colocar pendentes e na de estar tbem….

Responder

rosana · 17 de janeiro de 2010 às 18:22

Oi Cris,
Se o ambiente inteiro não é bem grande, sugiro que coloque pendente na sala de jantar somente e no estar use um plafon mais discreto. Assim os pendentes da sala de jantar vão ser mais enfatizados e podem ser mais vistosos e chamativos. Mas se deseja mesmo fazer isso, escolha pendentes mais discretos e pequenos para um dos ambientes e use pendentes q tenham algo em comum (estilo e material).
bjo
Rosana

Fabiano · 17 de janeiro de 2010 às 11:24

Olá!
Minha sala de estar e jantar são integradas, e estou colocando um lustre na sala de jantar e pretendo colocar paflon na outra. Minha dúvida é se as duas (luminária e paflon) precisam estar alinhadas (na mesma reta).
Desde já agradeço pela atenção.

Responder

rosana · 17 de janeiro de 2010 às 18:24

Oi, Fabiano,
Considere os 2 ambientes separadamente. o lustre deve ficar no centro da mesa de jantar e o plafon no centro da área de estar.
bjo
Rosana

Beth Moojen · 17 de janeiro de 2010 às 17:01

Olá. Boa tarde.
Gostaria de ajuda, Tenho a sala de jantar conjugada com a de estar, acontece que na sala de jantar tem uma sanca rebaixada ,em gesso , que fica localizada no centro do espaço e a mesa de jantar fica mais lateral, não acho que um pendente iria ficar bem pois não ficaria no centro da mesa, a propósito, na sanca existe iluminação embutida. Pode me ajudar?
Antecipadamente agradeço a atenção

Responder

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2010 às 23:16

Oi, Beth,
O pendente deve ficar no centro da mesa e nào da sanca. Mas o ideal seria eu ver uma foto para lhe dar uma idéia que realmente sirva. Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br foto em que apareça a sanca e a mesa para eu entender a situaçào, ok ?
bjo
Ro

Ry · 17 de janeiro de 2010 às 23:42

Boa noite, voce poderia me orientar, tenho uma sala conjugada de 6 m, sala de jantar com teto gesso rebaixado e a sala de tv tem uma sanca com iluminaçao indireta, pensei em colocar um lustre classico branco na sala tv e um pendente com um so globo e 4 dicroica na de jantar, sera que ficaria bem para estes dois ambientes?? Desde ja agradeço

Responder

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2010 às 09:14

Oi, Ry,
A sala tem somente 6m2? Eu acho que não, certo? De qualquer forma, e principalmente se a sala é pequena, acho que colocar além do globo, 4 dicróicas no jantar, talvez seja demais. Atente também para o fato, se realmente quiser as dicróicas, que elas esquentam bastante. Leds são uma melhor opção, mas amarelos e não brancos. E tenha circuitos separados para cada opção (para acenderem separadamente).
bjo
rosana

ana paula · 17 de janeiro de 2010 às 13:56

Ola, gostaria de saber se em uma sala de estar eu posso colocar um pendente no centro e outro em cima da mesa lateral, e precisam ser iguais.

Responder

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2010 às 14:09

Oi, Ana Paula,
Pode ter , mas considere se o tamanho da sala comporta estes elementos, se a circulação das pessoas não vai ser prejudicada, escolha pendentes que não ofusquem e teste a altura bastante para não errar e sugiro que o tamanho do pendente da mesa lateral seja menor que o do centro. Eles não precisam ser iguais, mas devem ter alguma característica comum (o estilo, principalmente).
bjo
rosana

Rosely de Fatima Martins · 17 de janeiro de 2010 às 19:59

Olá Rosana! Será que poderia me ajudar? Meu apartamento. tem uma sala de estar conjugada com sala de jantar em formato de L. Na sala de estar tem um ponto de luz e na sala de jantar ponto de luz sob a mesa de jantar. Mais um ponto de luz na entrada. Então são 3 pontos de luz no total, sendo que 2 sempre ficam paralelos em ambos os ambientes. Meus móveis são todos antigos de madeira escura. Onde moro faz bastante calor. Pensei em ventiladores de teto. Vc acha que fica bem 3, 2 , 1 ventiladores iguais ou 2 ventiladores e uma luminária na sala de jantar , ou 2 luminárias e um ventilador…Pensei nos ventiladores da marca Latina control. e a/s luminárias ainda não sei. Agradeço imensamente se puder me dar dicas. Obrigada

Responder

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2010 às 19:34

Oi, Rosely!
Eu sugiro 2 ventiladores (entrada e estar) e uma luminária na sala de jantar. Luminária com Lâmpada de led para não aquecer, ok ?
bjo
Rosana

Rosely · 17 de janeiro de 2010 às 13:40

Rosana! muito obrigada mesmo! comprarei 2 ventiladores, e talvez então coloque um bonito lustre ou pendente sob a mesa de jantar, com led como vc sugeriu. Um abraço. Sucesso!

Responder

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2010 às 00:29

Obrigada, Rosely!
bjo
Ro

Daniela · 17 de janeiro de 2010 às 23:30

Olá Rosana, parabéns pelo site e pelas dicas, muito bons!
Você poderia me ajudar? Tenho uma sala conjugada em L não tão grande. A primeira parte (perto da entrada) com 13,72m2, onde vai ficar a tv, a 2ª parte com 4,5m2, que dá p/ varanda, e uma bancada de vidro da cozinha americana ao lado da sala de jantar. Usar ventilador branco com luz na sala de estar e um pendente na sala de jantar, de metal (ou cristal) fica brega? Se eu colocar 3 pendentes brancos simples sobre o balcão da cozinha americana fica brigando com o pendente da sala de jantar né? Melhor colocar spots encima do balcão da cozinha americana?
Muito obrigada.

Responder

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2010 às 00:39

Oi, Daniela,
Não há qquer problemas com o ventilador+o pendente. E vc está certa em relação aos pendentes + o pendente na sala de jantar, ainda mais se o ambiente for pequeno. Melhor colocar spots.
bjo
Rosana

Fernanda · 17 de janeiro de 2010 às 15:41

olá…gostaria de saber, se em uma area de churrasqueira posso colocar um pendente maior sobre a mesa e dois menores no balcão, ambos são de aluminio escovado e tem o mesmo segmento…desde ja agradeço

Responder

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2010 às 20:27

Fernanda,
Só depende da área. Os materiais e estilo serem iguais é perfeito. Mas se a área é pequena, talvez só spots embutidos no balcão seja o bastante.
bjo
Rosana

juliana · 17 de janeiro de 2010 às 22:28

Olá, estou em construção e preciso muito de ajuda…tenho uma sala em l… na parte q vai ficar o home tem uma sanca e vou colocar um lustre pequeno com critais, e em cima da mesa de jantar um lustre de cristal…na parede da mesa de jantar coloquei placas de sao tome….e colocarei 18 spots na sala toda, 3 em cima do home, 3 em cima do sofa, 5 na parede das placas de sao tome, 2 em uma parede q vai ficar o aparador, 2 no espelho e mais 3 p dar seguimento na parede do sofa…minha sala nao é muito grande…vc acha q estou exagerando? Estou usando espaço de 75cm p cada spot…acha q vai ter muito brilho de cristais na sala?

Responder

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2010 às 18:28

Oi, Juliana!
Sim, vc está exagerando. Os spots devem ser usados para enfatizar objetos ou revestimentos e não para iluminar ambientes. Pense bem: spots acima do sofá vão incidir sobre as pessoas sentadas. Para que? Sobre o home sempre deverão ser desligadas qdo estiver vendo tv (pois atrapalham a visualização). Só vejo sentido nos spots sobre as são Tomé (que devem ser direcionadas mais à frente e em ângulo, de forma a enfatizar as pedras de cima abaixo), Os da parede que vai ficar o aparador devem iluminar um quadro ou objeto (talvez não precise de 2), os do espelho veja bem se não vão espocar e refletir atrapalhando a visão. Os demais eu não colocaria. Vc gasta menos luz e sua sala fica mais bonita, exaltando os pontos que vc deseja exaltar. Colocando os spots em todos os lugares assim vc não vai enfatizar nada, no final, ok ?
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!