Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos

Uma cor pode gritar?

Com esta pergunta você pode pensar que finalmente eu perdi o último parafuso da cabeça, mas tenho certeza que olhando esta foto você vai saber exatamente do que estou falando:

corquegrita

Fala sério que vc não escuta este laranja gritar nesta sala, não permitindo que a atenção vá para quase nada (a não ser o cão, que não faz parte da decoração, né ?). Percebe tbém como o sofá, a parede lateral e o tapete parecem velhos ou até sujos? É como se tivessem pintado a parede e deixado todo o resto antigo e gasto com o tempo…

Agora veja a diferença com um laranja acinzentado (juro que é o mesmo laranja, só que adicionei cinza nele, “apagando” a cor):

corquegritaA

Nenhuma cor “grita”, o sofá parece mais novinho e limpo, e o amarelo da parede lateral parece mais vivo e limpo também, assim como o tapete.

Pois então, eu já “sentia” esta sensação de “cor que grita em um ambiente” faz tempo. E talvez por pintar também, sabia que tinha a ver com a “luminosidade” excessiva de uma cor em um ambiente em que as demais cores não eram tão “vivas” assim. Isso é SUPER IMPORTANTE quando você está escolhendo uma combinação de cores para um ambiente. É claro que você pode usar para o “bem” ou para o “mal”. Mas o uso depende do seu conhecimento desta questão: Cores “vivas” e cores “acinzentadas”, “meio mortas”, ou “sujas” misturadas causam um desequilíbrio. Se você não souber usar muuuuito bem, é um desastre. Vejamos mais exemplos: 

 notreloft-sancal-mobilier-0023-800x661

O sofá amarelo vivo faz uma combinação bem triste com as almofadas em um vinho/marrom meio morto (kkkkk!) … Mas se trocarmos estas almofadas por outras com cor mais viva, veja o que acontece:

notreloft sancal-mobilier-0023-800x661A

Gente! Até o amarelo do sofá parece mais vivo, concorda? 

A Maria Killam, uma expert em cores, sobre a qual eu já falei aqui, tem falado sobre a mistura incorreta de cores “limpas” e cores “sujas” (ela mostra exemplos legais neste post) que é exatamente sobre o que estou falando e que pode atrapalhar muito o efeito final que você deseja na sua decoração e mais ainda, por exemplo, ao pintar uma pequena área em seu banheiro pensando que vai “renovar” ele. Veja:

banheiro-antes-e-depois

Ao escolher uma cor super viva para o entorno do espelho do banheiro vc não considerou que todas as cores restantes são “sujas”. Então, a impressão final, com a nova cor, é que todo o banheiro é antigo, velho… menos a parte com o azul “vivão” que vc colocou. Mas veja o que acontece se vc escolher uma cor que tenha a luminosidade similar à do restante do banheiro.

banheiro antes e depois2

A cor se integra melhor às demais cores do banheiro e nada fica parecendo “velho” ou “sujo”. Percebeu? 

As cores não funcionam sozinhas na decoração de um ambiente. O conjunto é o que importa. Lembra do laranja que grita lá na primeira sala deste post? Pois veja ele aqui neste quarto:

orange-and-purple-bedroom-ideas-orange-and-black-bedroom-48f864d0b567544e

Aqui ele pode até falar alto, mas não está sozinho,não “apaga” os outros elementos, pq todas as cores são vivas e fortes como ele, inclusive o branco da parede lateral. Vc não tem a impressão de que tudo está “apagado” e só ele está “aceso”. Entende?

É claro, eu acredito, que vc pode usar cores “vivas” em ambientes “sujos” mas, na minha opinião, deve controlar muito o uso deste contraste.Uma parede é muita coisa, mas algumas almofadas com cores vivas mas não “absurdas”, por exemplo, podem trazer vida sem prejudicar como uma parede inteira faria: 

vivoesujo

Pontos de cor viva (mas não muito) em um ambiente repleto de cores “sujas” trazem alegria quando bem controladas.

Eu queria saber sua opinião sobre este post. Ajudou a perceber mais este detalhe quando combinar as cores da sua casa? Comente aqui! 

Caso tenha interesse em uma consultoria para encontrar as cores ótimas para seu ambiente, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br e envie fotos do seu ambiente na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica (e econômica) para lhe ajudar na escolha de cores dos elementos da sua decoração. 

Fotos: ApartmentTherapy, notreloft, apartmentTherapy

Posts relacionados

Comentários:

Deixe o seu comentário!