É impressionante como os apartamentos estão ficando cada vez menores! Então, estou sempre falando de pequenos espaços – não é falta de assunto. É a necessidade!

Hoje vamos analisar como  simplificar e economizar espaço mantendo a  sala funcional, bonita e confortável. Mágica? Não, só bom senso.

Imaginemos uma situação comum: Você olha uma foto de uma revista (ou do Simples Decoração, aquele blog bacana, rs!) e pensa: “Poxa, queria decorar minha sala assim! Mas não dá! Estas salas de revistas (e blogs, rs!) são sempre tão grandes!!”

Pois vou lhe dar umas dicas para ajudar a adequar as idéias que vc vê nestas revistas à sua realidade. Veja só:

O que a gente faz em uma sala?- Sentamos para conversar, ler, descansar, tomar uma bebida, ver tv, ouvir música, etc. no sofá e poltronas. Então, precisamos de um sofá confortável e apoios para o descanso, a bebida, o livro…Eles devem ocupar pouco espaço, mantendo o conforto. Se temos mais espaço, podemos ter diversas opções funcionais. Se há menos espaço, uma ideía é manter as funcionalidades, mas com menos opções. Por exemplo:

Como decorar uma sala pequena ? 1

Na foto acima, se temos um cantinho menor que este, podemos, mantendo a funcionalidade: Retirar uma das mesas de apoio e uma das luminárias e trocar o sofá por um que tenha mais espaço útil; Assim teremos menos “informação” e mais área livre.

Como decorar uma sala pequena ? 2

Outro exemplo: Você adorou (como eu) esta sala que foi mostrada lá no site da Abril, mas a sua sala é menor que esta.. O que vc pode fazer?  Pode tirar uma das poltronas, por exemplo, e acrescentar, no lugar da outra poltrona de frente para o sofá, que é bem “espaçosa”, 2 puffs, mantendo o mesmo número de assentos. Ah! e se a sala for menor ainda, pode tirar a mesa de centro e usar um dos puffs como apoio (é, vc vai perder um lugar…mas…) Veja o meu garrancho mal feito abaixo:

Como decorar uma sala pequena ? 3

Quando eu escrevo aqui sobre usar as idéias das fotos não importa que tamanho tenha o seu espaço estou falando tbém disso: Adequar

Outra situação, muito comum: Já reparou que do mesmo jeito que as salas diminuem , as TVs aumentam ? E vc sabe que para ver realmente bem uma TV há uma distância ideal e que abaixo desta distância vc não vê bem e força a sua visão além do necessário? E, por fim, que a maioria das salas de estar ou TV atuais tem TVs que são muuuuuuuuito maiores do que deveriam? E, olha só esta sala:

Como decorar uma sala pequena ? 4

A TV é enorme, por isso a área do painel e prateleiras é enorme, a mesa de centro é enorme, a poltrona é enorme. Fica tudo assim compatível com  o tamanho da TV…. Agora vou diminuir esta TV enorme para uma tamanho admissível para uma sala pequena (lá vem outro garrancho da Rosana):

Como decorar uma sala pequena ? 5

Tá ruim mesmo este garrancho, mas a idéia é: Se minha TV não tem tamanho compatível com a minha sala, além dos problemas óticos que posso ter ainda acabo tendo um elefante (preto, no caso) no meio da sala que não é proporcional ao tamanho desta e dos móveis OU compro móveis grandes como ela e fico batendo canela a vida inteira neles, pois não há lugar para circular. Vejam que cortei 1/3 da mesa de centro e ela está ainda grande em relação à TV. E a poltrona?… nossa! Agora ela é o elefante (branco) da sala!

Sei que é difícil, para a maioria, não ceder a tentação de comprar a maior tv que o bolso suportar, mas .. Fica a dica.

Fotos dos sites e blogs Tudoedimais, casaabril e alifesdesign (aos quais peço mil desculpas pelas garranchadas cometidas contra suas lindas fotos)

110 COMENTÁRIOS

  1. Olá
    Estou com um grande problema: a 7anos atrás não pensei antes e mandei construir uma enorme lareira que ocupou todo espaço de minha sala. Nao quero mandar desmanchar pois vai deixar o teto com remendos . O que fazer?

  2. Ola , acabei de reformar o apartamento e percebi que a minha sala precisava nao estava bem distribuida.
    Como eu posso enviar fotos?

    Obrigado

  3. Oi, Miriam,
    Acrescente almofadas coloridas que tenham o verde da parede, objetos de decoração em vermelho ou azul fortes e se for possível, livros, que dão colorido tbém.
    bjo
    Rosana

  4. Olá Rosana! Moro em um apartamento pequeno, minha sala tem uma parede pintada de verde kiwi e o resto é branco, móveis brancos(que se resumem em um sofá cama, um rack e 3 nichos na parede),paredes e chão brancos, até colei alguns adesivos para dar um colorido e coloquei um tapete de ráfia, mas ainda acho que a sala tem cara de recepção de hospital! Gostaria de umas dicas para deixá-la mais aconchegante.
    Grata.

  5. oiee, o meu problema com sala é… acabei de casar e ainda estou comprando minhas´coisas, a sala n é tão pequena, mais a questão é que um lado da acesso a entrada, ja na parede lateral a porta do quarto e na outra ao lado acesso ao corredor, fora a outra parede que tem um buraco p cozinha(tipo americana) então só tenho uma parede toda deisponível. Me da umas dicas ai se tive please pq ta complicado ;DD

  6. ola, estou com algumas dificuldades em escolher as cores da minha sala , de momento ele esta em tons de preto e branco, nao gosto de vermelho sera que me pode dar algumas dicas , e quais as coisas que devo colocar nessa cor?

  7. Gostaria de idéias para decorar minha sala(é comprida, janela inteira no vidro,no canto dela posso colocar um vaso de planta?)detalhe a mesa só pode ser colocada na sala. Para ir para os quartos tem um corredor com aproximadamente 1 metro(posso colocar um porta-retrato de 6 fotos?

  8. Olá, estou fazendo faculdade e me mudei para uma kitnet MUITOO peqena estou com dificuldades de decorar, pois o quarto teria qe ser quarto e sala ao mesmo tempo, só q o quarto é bem peqeno… help!!! hehe qero qe o espaço fique mais amplo… BjOs

  9. Boa tarde , Rosana!

    Amo suas dicas, acho uma delicia navegar no seu site.Gostaria de tirar uma dúvida, na minha cozinha que é bem pequena não caberia uma mesa, então a antiga dona fez uma bancada em marmore cinza escuro com 85cm de altura e largura 45cm ,um dos lados é apoiado na própria parede da cozinha.O fato é que não gostaria de colocar banquetas, você acha que substitui-las por cadeiras acrílicas modelo Cindy formiga transparente?.

    Agradeço,

    Muitos beijos

    Viviane

  10. Oi, Catiane,
    Nao estou vendo , mas provavelmente vc vai ter problemas se o rack tiver uma TV. Primeiro pq as pessoas passando da porta de entrada na frente dele vão atrapalhar quem estiver assistindo tv, mas o pior é a janela de frente para uma TV: Ou vc coloca uma cortina pesada ou com blackout ou não vai ver nada pq a luz vai incidir sobre a tela da tv…
    bjo
    Rosana

  11. Minha sala é pequena, quadrada(3,5 x 3,5),restando apenas uma parede inteira.Na outras tem janela de 1,75cm bem no meio, a terceira tem a porta de entrada, sobra de um lado 85cm e do outro 1,65 e a quarta tem 1,90, vem a porta que dá para a cozinha que mede 85 e sobra 75cm inúteis.Gostaria de saber como decorar uma sala tão recortada, colocando uma mesa de 4 cadeiras, um sofa de 3 lugares e ainda um móvel para televisão, espelho, prateleiras para decoração, etc.
    Muito obrigada desde já. bj.

  12. Oi, Kelly,
    Dou gratuitamente, dicas, como a cor de uma parede, um sofá, tapete, etc. Mas para um ambiente inteiro o que vc necessita é de um projeto. Se enviar a planta baixa e as fotos, envie em 4 dias o orçamento sem compromisso. Envie para [email protected].
    bjo
    Rosana

  13. minha sala e pequena no lugar onde quero colocar meu rack fica bem na porta de entrada e no outro lado fica a janela, sera que vai ficar legal? obrigada

  14. Oi, Cristiane,
    Como a base é neutra e vc está usando só vermelho, fica bem sim. Mas sugiro que acrescente outras cores que fiquem bem com vermelho em detalhes (pode ser amarelo, laranja, marrons e toques de verde).
    Inclusive em objetos na mesa de centro.
    bjos
    rosana

  15. minha sala e perquena tenho quer dividila em dois ambiente: sala de estar e janta. como devor fazer para ganhar espaço,quero colocar um sofá de cor cinza, qual e cor dos moveis quer devo colocar.

  16. Oi, Elaine,
    Vc já encontrou a solução com o papel de parede que tem verde. Use verde em tecidos lisos e em estampados com fundo bege e estampa em verdes, marrons e vermelhos. Vai ficar ótimo
    desculpe a demora na resposta
    bjo
    Rosana

  17. ola comprei uma casa a pouco tempo e precisa de reformas se eu enviar para voce as fotos da minha casa vc me da dicas de decoraçao sem compromisso. se possivel fico muito agradecida
    bjos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui