Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos

Decoração – Combinando parede, sofá, mesa, tapete…

Eu recebo muitos e-mails e comentários de pessoas que, como a Débora, que escreveu o abaixo, fica assim, sem ideia, na hora de escolher a cor do tapete, do sofá… A Débora falou assim:

“Tenho uma sala com cozinha americana… As paredes cor porcelana, e uma única de cinza (meio escuro). Na parede cinza fica o home, um painel para a parede toda, cru com ranhuras marrom, cinza… e têm nichos e contorno pretos na parte de baixo.
A parede onde vai ficar o sofá é onde estão as banquetas pretas da cozinha americana. O chão é laminado na cor cru com tons mesclados de cinza, e um quase marrom. E a cortina de fora a fora também é cru. Fiz tudo muito claro com medo de errar.
E agora estou na maior dúvida de que cor deve ser o sofá e a mesa. Será que você pode me ajudar?” 

Bem, cru, cinza, bege… são cores que tem variações de tons enormes, e não tenho muita ideia de como é o espaço… então, simplificando, minha ideia básica do espaço e da distribuição das cores no ambiente fica assim :

combinando1

Parede do rack

combinando2

Acontece que esta base é totalmente neutra! quer dizer: os grandes elementos paredes, pisos, cortinas… tem cores neutras (cinza, branco, cru…). E eu sempre respondo: “Com uma base neutra você tem grande liberdade para escolher as cores dos demais elementos!” E vou mostrar aqui somente 3 opções das milhões possíveis com esta base:

1) Vamos dizer que a Débora gostaria de um sofá vermelho, uma cor quente

combinando3O bege café com leite nas cadeiras e almofadas e o cinza mais escuro (que usei para o tapete) são neutros com mais contraste que os neutros da base e ficam super bem com o vermelho, além de não sobrecarregar o ambiente pequeno com cores. A mesa tem uma madeira mais escura, em tons avermelhados. Aí é “só” salpicar (com algum critério) estas cores  pelo ambiente, em almofadas, lisas ou estampadas, quadros e objetos, tanto na área de estar como na de jantar. Garanto que fica legal! Olhe uma ideia similar a esta (em termos de cores!)

2) Mas vamos dizer agora que a Débora quer um sofá verde (cor oposta – ou complementar – ao vermelho):

combinando4Usei agora tons de cinza e  de terra, que ficam ótimos com o verde. Troquei a mesa por uma com pés em preto (para combinar com os pretos do painel) e tampo em vidro (para ficar mais leve). E as cadeiras com assento em verde tbém. E se você pensar bem, na verdade os tons usados no primeiro exemplo também ficariam bem com o sofá verde, sabia ? Novamente uma seleção de cores que não vai sobrecarregar o ambiente. Veja uma foto similar a esta ideia de cores:

3) Mas a Débora é indecisa e agora preferiu ficar com um sofá neutro também:

combinando5

Não há problema! Vamos usar mais cores vivas porque com o sofá neutro temos mais liberdade ainda para colocar cor! Então, que tal um lindo tapete listrado em azuis, verdes, cinzas e beges ? E já que estamos usando este tapete, vamos salpicar suas cores pelo ambiente ! E podemos acrescentar um tom terroso, um laranja “amarronzado”, para dar uma aquecida nestas cores frias, certo ? E outra foto similar em cores a esta ideia:

Bem, espero que vocês tenham entendido, mas o que quero mostrar é que com a base neutra é mais fácil combinar: a partir da escolha do maior item (no caso da Débora, o sofá) escolha um conjunto de cores que combinem bem com ela e acrescente as cores já existentes no ambiente. Se escolher o sofá com cor neutra também, vc pode usar um outro item (eu usei o tapete no 3o. exemplo) mais colorido e daí usar as cores dele para compor sua paleta de cores para todos os demais elementos do ambiente.

(Fiquei tão doida procurando fotos similares que esqueci de guardar a fonte. Quem souber, me avisa que coloco os créditos)

Posts relacionados

Comentários:

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 14:01

OI, Kellwyn,
Se a sala tiver muito vermelho eu sugiro que a poltrona não seja vermelha totalmente… Q tal uma estampa com fundo cinza que tenha desenhos em vermelho ?
bjo
Rosana

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 14:23

Oi, Aline!
Vc não disse a cor do piso nem paredes….Fica difícil. E qdo vc diz estofado vc quer dizer poltronas ? Caso sim, ele deve combinar, ficar bonito junto, mas não tem que ser igual.
A cor do tapete depende da cor do piso e do que vc quer : Para “aparecer mais” ele deve ser escuro se o piso é claro e vice-versa. Se não quiser que apareça muito escolha uma cor que não contraste tanto com o piso. As cortinas eu prefiro aquelas que tem cor similar a das paredes onde estão (ou bege, areia, cinza clarinho, cores neutras) para não pesarem no ambiente. Como o rack e painel são brancos talvez a mesa em branco seja uma forma de dar unidade ao ambiente.
bjo
Rosana

Responder

Márciamaria dantas duarte do nascimento · 03 de novembro de 2012 às 16:21

Minha sala não é grande porem tem três portas meu sofá de alvenaria a parede de frente para porta principal é verde mix e a da lateral do quarto é verde porem com grafiato com duas listas largas branca as demais paredes brancas tenho uma mesa de canto amarela ouro como devo comprar as almofadas coloridas vou pintar os tijolinhos a vista de bege acompanhando o piso que é porselanato troco a cor da mesa?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:03

Oi, Márcia,
Sugiro que vc faça tudo que quer fazer e depois decida por trocar ou não a cor da mesa. Isso é muito pessoal e depende muito do espaço, luminosidade e outras coisas e cores que vc tem na sala.
bjo
Rosana

Mariana · 03 de novembro de 2012 às 14:34

Meu jogo de jantar é todo preto, meu pendente também, e o papel de parede é fundo gelo com damask cinza ..qual a cor que devo comprar meu tapete ?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 13:25

Oi, Mariana!
O tapete é para uma sala de jantar separada OU para a área de jantar de uma sala de estar e jantar (tudo junto) OU para a área de estar da sala de estar e jantar (tudo junto)?

De qquer forma: Se é para uma sala de jantar separada, o que me parece, e vai colocar o tapete abaixo da mesa, primeiro veja um tamanho que permita movimentar as cadeiras sem embolar… Ele tem que ser bem maior que o espaço que a mesa e cadeiras ocupam.
Não sei a cor do seu piso… mas considerando que há muita coisa escura, eu usaria uma cor relacionada ao fundo do papel de parede (gelo, , cinza claro) ou sei quiser acrescentar uma cor o azul Ou tbém pode usar um tapete com estampa geométrica por exemplo, nas cores que existem no ambiente (cinza, gelo, preto – em menor qto – e mais uma cor viva que goste e pode usar esta cor viva para colocar em detalhes). Se o piso for claro, aí vc pode usar um tom médio das cores acima para contrastar com o piso um pouco.
bjo
RO

Deixe o seu comentário!