Conceitos

Decoração – Combinando parede, sofá, mesa, tapete…

Eu recebo muitos e-mails e comentários de pessoas que, como a Débora, que escreveu o abaixo, fica assim, sem idéia, na hora de escolher a cor do tapete, do sofá… A Débora falou assim:

“Tenho uma sala com cozinha americana… As paredes cor porcelana, e uma única de cinza (meio escuro). Na parede cinza fica o home, um painel para a parede toda, cru com ranhuras marrom, cinza… e têm nichos e contorno pretos na parte de baixo.
A parede onde vai ficar o sofá é onde estão as banquetas pretas da cozinha americana. O chão é laminado na cor cru com tons mesclados de cinza, e um quase marrom. E a cortina de fora a fora também é cru. Fiz tudo muito claro com medo de errar.
E agora estou na maior dúvida de que cor deve ser o sofá e a mesa. Será que você pode me ajudar?” 

Bem, cru, cinza, bege… são cores que tem variações de tons enormes, e não tenho muita idéia de como é o espaço… então, simplificando, minha ideia básica do espaço e da distribuição das cores no ambiente fica assim :

combinando1

Parede do rack

combinando2

Acontece que esta base é totalmente neutra! quer dizer: os grandes elementos paredes, pisos, cortinas… tem cores neutras (cinza, branco, cru…). E eu sempre respondo: “Com uma base neutra você tem grande liberdade para escolher as cores dos demais elementos!” E vou mostrar aqui somente 3 opções das milhões possíveis com esta base:

1) Vamos dizer que a Débora gostaria de um sofá vermelho, uma cor quente (coloquei tudo como se fosse na mesma parede, mas acho que dá para entender. E os quadradinhos representam a paleta de cores que pode ser usada no ambiente (em almofadas e objetos).

combinando3

O bege meio café com leite e o cinza mais escuro (que usei para o tapete) são neutros com mais contraste que os neutros da base e ficam super bem com o vermelho, além de não sobrecarregar o ambiente pequeno com cores. A mesa tem uma madeira mais escura, em tons avermelhados. Aí é “só” salpicar (com algum critério) as cores dos quadradinhos pelo ambiente, em almofadas, lisas ou estampadas, quadros e objetos, tanto na área de estar como na de jantar. Garanto que fica legal! Olhe uma idéia similar a esta (em termos de cores!)

2) Mas vamos dizer agora que a Débora quer um sofá verde (cor oposta – ou complementar – ao vermelho):

combinando4

Veja os quadradinhos e o tapete: Usei agora tons de cinza e  de terra, que ficam ótimos com o verde. Troquei a mesa por uma com pés em preto (para combinar com os pretos do painel) e tampo em vidro (para ficar mais leve). E se você pensar bem, na verdade os tons usados no primeiro exemplo também ficariam bem com o sofá verde, sabia ? Novamente uma seleção de cores que não vai sobrecarregar o ambiente. Veja uma foto similar a esta idéia de cores:

3) Mas a Débora é indecisa e agora preferiu ficar com um sofá neutro também:

combinando5

Não há problema! Vamos usar mais cores vivas porque com o sofá neutro temos mais liberdade ainda para colocar cor! Então, que tal um lindo tapete listrado em azuis, verdes, cinzas e beges ? E já que estamos usando este tapete, vamos salpicar suas cores pelo ambiente (veja os quadradinhos) ! E podemos acrescentar um tom terroso, um laranja “amarronzado”, para dar uma aquecida nestas cores frias, certo ? E outra foto similar em cores a esta idéia:

Bem, espero que vocês tenham entendido, mas o que quero mostrar é que com a base neutra é mais fácil combinar: a partir da escolha do maior item (no caso da Débora, o sofá) escolha um conjunto de cores que combinem bem com ela e acrescente as cores já existentes no ambiente. Se escolher o sofá com cor neutra também, vc pode usar um outro item (eu usei o tapete no 3o. exemplo) mais colorido e daí usar as cores dele para compor sua paleta de cores para todos os demais elementos do ambiente.

(Fiquei tão doida procurando fotos similares que esqueci de guardar a fonte. Quem souber, me avisa que coloco os créditos)

Posts relacionados

Comentários:

Kelly · 03 de novembro de 2012 às 10:46

Bom dia!!

Estou adorando suas dicas!!! Mas, mesmo assim, continuo com uma dúvida. Minha sala (dentre sofá, estante, tapete, cortinas, piso… etc) está toda em marrom, cinza, bege, preto e branco, como vc disse no post. Mas falta algo com cor, mas não sei que cor usar. Ainda não coloquei quadros, nem objetos de decoração. Mas os outros elementos maiores como sofá, tapete, cortina e estante já estão todos lá. Qual seria a mais indicada para continuar um ambiente harmônico, mas com vida?

Desde já, obrigada e parabéns pelo site… está maravilhoso!

Kelly

Responder

rosana · 03 de novembro de 2012 às 11:12

Oi, Kelly,
Mas é o que disse no post – Tudo neutro? Acrescente 3 cores que vc goste e sejam harmoniosas entre si e use-as nos objetos. Vc pode usar, por exemplo, as cores do 3o. exemplo, com o sofá neutro. Pode usar tbém cores harmônicas (quentes =>amarelos, laranjas, vermelhos OU frias+> azuis e verdes) OU cores contrastantes (vermelho/verde, amarelo/violeta, azul/laranja) OU fazer um paleta medianamente contrastante (vermelho/azul piscina , amarelo/lilás , azul/bege tendendo para o amarelo).Sempre acrescentando pequenas qtd de objetos (ou nas estampas) de algumas das cores já existentes,à sua escolha.
O importante é escolher um destes grupos e só usar estes, mas pode variar a tonalidade (por exemplo: se escolher azuis e verdes, pode colocar tonalidades diferentes (mas que fiquem bem juntas) de azuis e verdes. Ok ?
bjo
Rosana

elisangela de pinho · 03 de novembro de 2012 às 08:41

oi rosana ,gostaria de saber se posso mandar uma foto para voce analisar, minha sala. e como faço para olhar no site sua resposta . beijos

Responder

rosana · 03 de novembro de 2012 às 13:24

Oi, Elisangela,
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br que lhe respondo.
bj
ROsana

vanessa · 03 de novembro de 2012 às 10:56

minha parede da sala uma e roxa e outras branca,meu sofa e roxo e minha estante e branca com preta,ainda nao comprei cortina e nem o tapete gostaria de saber qual cor combinaria com as coisas que ja tenho,a cor do tapete e da cortina?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:30

Oi Vanessa,
Acredito que o sofá roxo não está na parede roxa, certo ? Bem, o roxo é uma cor forte e o branco/preto, apesar de neutros tem um contraste forte. Por isso sugiro que vc use cinza, que é a mistura de preto e branco e combina com o roxo. Como há muitos cinzas e não sei a cor do seu piso, sugiro que teste com diversos cinzas diferentes, para ver o que mais combina com o seu roxo. Acredito que um cinza cor de prata pode ser interessante para o tapete e um cinza bem claro para a cortina (vc pode tbém pensar em cortina em um areia, cor bem neutra). Sugiro tbém que acrescente a cor amarela, em estampas , objetos, almofadas. Pois alegra e combina muito bem com roxo e cinza.
Um beijo
Rosana

LUZIETE · 03 de novembro de 2012 às 10:30

OLÁ GOSTARIA DE SUA AJUDA VOU ME CASAR EM JUNHO E ESTOU COMEÇANDO A ORGANIZAR MINHA CASA.
BOM! O MEU SONHO É UMA PAREDE DA SALA EM AZUL,MEU NOIVO PINTOU E FICOU UM POUCO DIFERENTE DA COR QUE EU SONHAVA, FICOU UM TOM + CLARINHO E EU RESOLVI DEIXAR. MAS GANHAMOS O SOFÁ COM ALMOFADAS ESTAMPADAS EM UM TOM VERDE, O MEU GOSTO ERA POR UM SOFÁ CLARINO TIPO BRANCO, CREME. MAS NÃO FOI POSSÍVEL ATÉ PORQUE A SALA É BEM PEQUENA E NA MEDIDA SÓ TINHA NAQUELE MODELO.
AGORA NÃO SEI + O QUE FAÇO PORQUE UMA PAREDE É AZUL CLARO,O SOF´S VERDE E RACK COM DETALHES VERDES PARA COMBINAR, MAS NÃO SEI QUAL COR DEVE SER O TAPETE, CORTINA E ADESIVO PARA DECORAR A PAREDE AZUL ?????????????? ME AJUDE POR FAVOR!!!!
GRATA

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 17:23

Oi, Luziete,
Mas vc gostou, achou que o azul e o verde combinam ? Pq se não gostou não há jeito de gostar, certo ? Em geral estas cores combinam, mas há tons de azuis e verdes que não combinam. Então, esta é a 1a questão. Se não gostou o mais fácil é mudar a cor da parede para um azul que combine com este verde, o que não deve ser difícil de conseguir. Mas se vc gostou, como já tem estas 2 cores, sugiro acrescentar cores neutras, por exemplo: Tapete marrom (o tom do marrom vai depender do seu piso e do seu sofá, principalmente), cortina em bege ou areia (se precisar escurecer devido à muita luminosidade acrescente um xale na cortina em marrom similar ao do tapete). Qto ao adesivo para ficar uma coisa simples e elegante, pode ser em uma cor só – preto, marrom, branco se o azul não for tão claro – ou vc pode colocar um adesivo mais colorido que tenha verde, azul, marrom, bege e se quiser, mais uma cor, que pode ser amarelo, vermelho, laranja e acrescentar alguns objetos com estas cores do adesivo pela sala (nas almofadas e elementos de decoração).
espero ter ajudado
bjo
Rosana

graziela · 03 de novembro de 2012 às 10:48

Oi gostaria muito que me desse uma ajudinha fiz minha escada de marmore travertino minha parede de cangiquinha nao sei que cores devo comprar meu sofa minha cortina etc… me ajuda

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 18:02

Oi, Graziela,
Parece-me que as cores dos revestimentos são neutras. Então vc tem grande liberdade para escolher as cores dos itens de decoração. O que eu sugiro é que não acrescente tecidos em estampas fortes em grandes itens (sofá, cortinas, tapetes) pois já tem bastante detalhes com a textura do mármore e da canjiquinha. Prefira lisos nestes itens e use no máximo 3 cores (com suas variações) para decorar todo o ambiente, além de branco e preto ou cinza (estes se desejar). Para um ambiente neutro, escolha variações de bege até marrom, por exemplo, que combinarão bem com este revestimentos.
bjo
Rosana

dalva · 03 de novembro de 2012 às 13:04

gostaria que me ajudase a decorar minha sala tenho parede palha ,sofa beje escuro mesinhas cerejeiras enão sei que cor faso o rack para tv.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 18:05

Oi, Dalva
Vc pode usar para o rack madeira da cor das mesinhas, por exemplo. Caso não queira, use branco, bege ou um madeira bem diferente da cerejeira, Madeira muito escura só se o ambiente for muito bem iluminado naturalmente. Do contrário, prefira madeira clara.
bjo
Rosana

Vanessa Pereira · 03 de novembro de 2012 às 18:02

Oi Rosana, gostei muito do post! suas dicas são ótimas, parabéns!.. estou há uma semana do meu casamento, então como a festa já está toda resolvida, decidi dar uma olhadinha nas suas dicas, pois ainda estou na fase de decoração do meu apartamento.
Como dica nunca é demais, vou pedir uma pra mim! Então, tenho paredes brancas, piso e um rack marrom ( o rack é mais escuro), e sofá bege.. se te entendi bem, tenho uma base neutra, certo?! pensei em escolher as cores contrastantes vermelho e verde para compor a sala, mas a questão é que não sei que cor usar no tapete, o que vc acha? e sobre as cortinas, mantenho a cor neutra? pensei em usar persianas, acha que ficaria bem? Desde já te agradeço.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 18:16

Oi, Vanessa,
Sim, vc tem uma base neutra!!! Muito bem!
Escolha bem os tons do vermelho e verde (fuja dos que fizerem lembrar o Natal, viu ?) fora isso é uma ótima opção. Sugiro que o tapete e as cortinas tbém sejam neutros. Como o sofá é bege, o tapete pode ser em marrom ou talvez um listrado com beges, marrons, vermelhos e verdes, o que acha ? Eu gosto muito de persianas, são muito práticas, mas não use as verticais, daquele tipo de escritório, sabe? Invista em boas persianas, que podem ser de madeira ou tecidos tratados mais leves (em bege, areia, branco..) Se quiser, pode tbém colocar persianas mais simples e à frente delas, uma cortina de voal por exemplo, bem leve, em um tom mais escuro ou mais claro que as persianas ou marrom médio em em tecido não translúcido, mas leve, se vc tiver problemas de sol entrando em casa, ok ?
PARABÉNS pelo casamento, muitas felicidades, curta muito este momento e depois pense na decoração, viu ?
bjo
RO

Michele Boia · 03 de novembro de 2012 às 09:01

Bom Dia, adorei suas dicas, mas estou muito chateada com a decoração do meu apto, ele é todo branco paredes portas tudo preciso investir na pintura mas não consigo decidir a sala de estar é integrada com cozinha americana e sala de jantar compramos os moveis marrom sofa marrom rack marom e alguns detalhes de decoração vermelho, qual cores posso usar na parede e objetos de decoração?
Abraço,
Michele

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 14:40

Oi, Michele,
Com marrom e vermelho eu gosto de off whites tendendo para o bege (como o Lua Crescente – D202 da Suvinil) ou para o cinza (cinza puro – como o Papel Couché – D208 da Suvinil ou tendendo para o azul – como o Iogurte Natural – P204 Suvinil). E vc pode fazer uma das paredes na mesma cor que escolher para as outras mas em tom mais escuro.
Acrescente amarelos alaranjados na decoração
bjo
Rosana

Cândida · 03 de novembro de 2012 às 19:58

Oi Rosana!
Segui tua dica para decorar minha sala de paredes rosas e teto branco, usei móveis pretos e almofadas em cetim pink (ficou lindo!). Como as aberturas são bancas, usei também uma cortina de voal dupla branca, para aproveitar a luminosidade do dia.
Meu dilema agora é o tapete: que cores poderias me sugerir (meu piso é de parquê), já que tenho medo de deixar ou muito berrante ou muito escuro e pesado?
Obrigada!
Abraços,
Cândida

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:44

Oi, Cândida!
Que bom que vc gostou!
Eu sugiro que o tapete seja cinza tipo prata. Fica ótimo com rosa, branco e preto, vai se destacar no piso e dar um clima mais sofisticado e um toque masculino (o que é sempre bom qdo temos rosa..)
um beijo
Rosana

Eliane Gomes · 03 de novembro de 2012 às 12:22

Tenho uma sala ampla……porém de móveis tenho um home bege com moldura preta, Sofá em L, sendo estofados marrom e almofadas beges, tapete da cor do piso laminado, conforme meu piso< e uma mesa de vidro com 8 cadeiras. a pergunta é: qual cor usar no fo fundo da moldura do home e na parede da sala de jantar?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:04

oi, Eliane,
Todas as cores que vc citou são neutras. Vc pode manter a neutralidade, usando um off white tendendo para bege como o do home em todas as paredes exceto a da sala de jantar, onde vc pode colocar papel de parede estampado com fundo de bege similar ao das outras paredes ou pintar com um tom mais escuro do bege usado nas outras paredes, ou pintar com uma cor que goste (um azul acinzentado por exemplo, fica bem com o marrom do sofa provavelmente).
bjo
Rosana

Juliana · 03 de novembro de 2012 às 14:54

Primeiramente quero parabenizar pelo site, gostaria de uma dica, na minha sala tenho um sofá bege e uma estante tabaco com branco. Comprei duas mesas de canto redondas e pequenas e quero pintar de alguma cor colorida, para dar vida ao ambiente. Que cores combinam?Não sei se devo pintar as duas coloridas ou apenas uma, ou pintar uma colorida e a outra de branco ou deixar na cor madeira?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:03

Oi, Juliana,
Desculpe a demora na resposta.
Como vc está usando bege e tabaco (e acredito que as paredes devam ser brancas, já que vc não falou delas), qquer cor viva praticamente ficará bem. Eu sugiro que vc pinte as 2 de uma só cor, pq fica mais fácil combinar o restante do ambiente. Seja qual for a cor que vc escolher, acrescente no ambiente outros objetos com esta mesma cor, não precisam ser muitos, ok ?
bj
Ro

jane alves dias · 03 de novembro de 2012 às 18:05

adorei as salas mais eu queria mais simples só com sófa ,tapete, cortinae raque

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:04

Obrigada, Jane,
Procure na categoria salas que acredito que vc vai encontrar o que procura.
bjo
Rosana

Alessandra Bueno · 03 de novembro de 2012 às 13:39

Adorei as dicas…gostaria de saber que cor posso comprar rack vou trocar, o meu sofá é vermelho queimado e o tapete é palha…mas o chão da sala é piso cinza. Me ajudem, por favor.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:20

Oi, Alessandra,
EU sugiro que vc combine o rack com o piso (cinza até preto).
bjo
Rosana

Vanessa Pereira · 03 de novembro de 2012 às 17:30

Rosana! só agora consegui vir te agradecer pelas dicas!! O casamento passou, foi lindo!! e agora sim vou me dedicar a decoração.. aos poucos.. Grande abraço!

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 18:14

Que bom, Vanessa!
Que seu casamento seja repleto de felicidade!
E faça aos poucos mesmo.É o melhor jeito!
bjo
Rosana

danyele ortiz · 03 de novembro de 2012 às 16:04

BOA TARDE ESTOU PRECISANDO DE AJUDA MINHA SALA E RETANGULAR TODA BRANCA COM UMA PAREDE PINTADA DE AZUL OCEANO, O SOFÁ QUE COMPREI E DE SUEDE GRAFITE O RACK E CINZA COM PRETO, QUERO SABER QUE COR DE TAPETE, CORTINA E QUADROS OBJETOS DE DECORAÇÃO DEVO COMPRAR FICO AGUARDANDO O CONTATO MUITO OBRIGADA URGENTE.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 21:59

Oi, Danyele,
Um boa cor para o tapete seria cinza médio (mais claro que o sofá) que combinaria tanto com ele qto com o rack, ou cores como cru, bege, enfim, cores neutras em tom médio. As cortinas podem ser em azul como o da parede só que bem claro ou tbém em bege claro, que fica bem com o azul e o cinza. Quadros e objetos podem ser nestas cores já usadas e se quiser um contraste alegre, alguns toques de amarelo e/ou laranja.
bjo
Rosana

rosilene · 03 de novembro de 2012 às 17:32

Olá tenho uma parede roxa na minha casa a que cor devo comprar o meu sofá aguardo retorno.
obrigada

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:22

Oi, Rosilene,
Depende. Se vc quer uma coisa mais tranquila, sugiro um bege mas se quer um sofá que se destaque bastante e não tem medo de ousar, o amarelo é o maior contraste. No meio, vc pode escolher um azul por exemplo, que combina bem, mas não é tão contrastante.
bjo
Ro
Rosana

MIRIAN · 03 de novembro de 2012 às 13:39

Olá preciso de um auxilio, tenho uma sala pra decorar, conjugada jantar e estar, tom dos moveis e rack em madeira padrão castanho escuro, assento das cadeiras vermelho, mesa de vidro petra, vasos e e enfeites predominam na cor vermelho e dourado, porém não sei que cor colocar de sofá, nem de tapete, pois a parede da sala atual foi pintada de azul turquesa. e na minha antiga sala era branco e cereja, atualmente meu tapete é vermelho, e as cortinas são cinza claro e o sofá num tom grafitte. Preciso mudar isso mas tenho dúvida no que ficaria bom.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:14

Oi, Mirian,
O azul turquesa e o vermelho já são cor bastante para os olhos. Sugiro que o sofá seja em um neutro em tom médio, que poderia ser cinza mesmo, talvez o grafite tenha ficado pesado, não? E o tapete tbém colocaria em uma cor bem discreta, que harmonize com o piso da sala. Assim vc poderia manter os vasos e enfeites em vermelho e dourado e ainda acrescentar alguns toques do azul da parede. Acrescente tbém neutros como o branco, bege, cinza…
bjo
Rosana

gracyella · 03 de novembro de 2012 às 00:57

Oi Rosana, estou adorando as dicas.
Gostaria de sua opinião: minha sala retangular mede 7.5 por 4.5m. As salas de estar e jantar são integradas. Tenho 2 sofás cinza que ficam de frente um pra o outro e do lado de cada um deles fica o painel da tv. Após os sofás, no meio da sala, fica a mesa de jantar redonda c/ 4 cadeiras e o assento é cru c/ listras suaves. Tenho 1 cristaleira (do lado da mesa e encostada na parede) e 1 aparador (atrás da mesa, encostado em outra parede). Todos os móveis são em tabaco. A cristaleira é tabaco e vidro c/ pés cromados e o aparador é tabaco com tampo de espelho.
O piso é areia. As cortinas também areia mais fechado. As vezes acho que a cor dos móveis carregaram o ambiente, principalmente a mesa e o painel da tv. O que faço para suavizar? Pensei em colocar sobre a mesa de madeira tampo de vidro ou espelho. O que vc aconselha?
Queria dar um ar mais sofisticado, em que tipo de acessórios posso investir? Quais cores para almofada?
Queria uma mesa lateral ou de centro para quebrar a monotonia. Entre os sofás o espaço é de 1.70m. O espaço comporta mesa de centro? caso não, o que fazer p/ subtituir a mesa de centro ou a lateral?
Fico também com medo de encher muito ambiente, por isso para qualquer mudança tenho que fazer algo bem racional. Aguardo sua dica.
obrigada

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:07

Oi, Gracyella,
Realmente todos os móveis em tons escuros podem pesar. Mas como vc tem o piso claro (e acredito que as paredes tbém são claras), vc pode melhorar com o acréscimo de objetos, almofadas, etc em cores claras. Na verdade, todas as cores que vc tem na sala são neutras, então é só escolher 2 ou até 3 cores que lhe agradem e combinem entre si, acrescentando tbém branco ou bege/cru como os assentos. A ideia da mesa em tampo de vidro tbém é boa e para sofisticar escolha poucas e boas peças. O cinza fica bem com amarelo, vermelho, azul. E com este espaço entre os sofás vc pode sim ter uma mesa de centro. Deixe 50 a 60 cm de cada lado. Uma mesa comprida e estreita atenderá bem. Acrescente as coisas devagar, assim vc não terá o perigo de encher mjuito o ambiente.
bjo
Rosana

Ana · 03 de novembro de 2012 às 08:03

Comprei um sofa roxo e com almofadas de listras amarela e cinza ,porém também veio dois pufs roxos com o assento igual a estampa das almofadas.Minha cortina é bege e meu piso cinza.Qual cor compro o Rack para sala ?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 02:31

Oi Ana,
Como estas cores são fortes, sugiro uma cor neutra para o rack. pode ser branco ou madeira clara a média…
bjo
Rosana

Lucia · 03 de novembro de 2012 às 14:04

Gostaria de saber que cor de tapete colocar na sala,quando o sofá e verde e o chão é cna cor cru? também gostaria de saber quais cores de almofadas usar?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 02:36

Oi, Lucia,
Penso que um tapete marrom médio ou bege seja a melhor escolha. Mais escuro que o piso. Combina bem com o verde e com o cru.
bjo
Rosana

Nelise Vitor · 03 de novembro de 2012 às 22:11

Gostei muito das suas dicas, por isso peço sua opinião para ajudar na decoração das 3 salas de casa. As paredes são beges quase branco, pisos areias e persianas areias. A 1a é de tv, tapete c listras bege cru,marrom claro (café c leite),cinza e vermelho. O rack é tabaco, painel branco, e em cima do painel a parede é café com leite. O puf ,a parte de baixo bege cru e em cima com estampa nas cores bege cru de fundo e a flor de vermelha, laranja discreto e um contorno em azul. O sofá é bege cru ( suede)e almofadas na cores do tapetes e lisas.O sofá deveria ser bege ou cinza claro? Os enfeites vermelhos e/ou beges? Uma escada e nível de piso separa da sala de visita,com sofás brancos,2 poltronas mrrons,almofadas em bege cru,vermelho,cinza(c/estampa, ,lisas e listradas),mesas de centro e canto tabacos.As poltronas deveriam ser cinzas claras?A sala de jantar,cadeiras tabacos devem ser de tecido branco? As 3 salas estão harmoniosas?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:58

Oi, Nelise,
O sofá hoje bege cru não lhe agrada ? As cores me parecem boas, mas se ele não agrada pode pensar em outra das cores do tapete (marrom, cinza ou vermelho) . E para os enfeites use as cores já existentes e não precisa ser só uma. Qto mais forte a cor e/ou quanto mais ela existir na sala, menos quantidade dela vc precisa nos enfeites. Qto às poltronas, se deseja clarear o espaço, o cinza claro é uma boa opção sim. E nas cadeiras, eu escolheria cinza tbém ao invés de branco. E as cores me parecem muito bem escolhidas.
bjo
Rosana

Monica · 03 de novembro de 2012 às 14:10

Oi Rosana

Gostaria de sua opinião para decoração da minha sala. O piso é marrom escuro, as paredes são brancas, meu sofá é areia, que cor de cortina e almofadas eu posso usar?

Obrigada,
Monica

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:03

Oi, Monica,
Marrom escuro , branco e areia, são praticamente neutros. Eu faria a cortina em bege, talvez com uma estampa leve em marrom (mas bem discreta mesmo, um tom sobre tom bege, marrom claro, por exemplo) e nas almofadas colocaria um pouco de cor: Algumas lisas outras estampadas, usando bege, marrons variados, talvez azul se vc gostar de marrom com azul, mas pode acrescentar qualquer cor viva e alegre (amarelo, verde, vermelho, por exemplo).
bjo
Rosana

aline de souza · 03 de novembro de 2012 às 15:34

oi Rosana
Então meu sofá é vermelho e comprei uma cortina, vermelho com cru, e um tapete ,umas ondas marrom bege e creme, e almofadas vermelhas com rendas brancas!! e meu rack e marrom com umas partes marrom!! esta correto a forma das cores que comprei!! ????

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:06

Oi, Aline,
Estas cores ficam bem juntas, mas vc tem que avaliar se não há vermelho demais para o espaço. Se ele for grande e/ou o vermelho não for vivo demais e as paredes forem em branco algo próximo, está legal. Mas não acrescente mais objetos em vermelho ou outra cor viva, prefira usar os neutros (branco, bege, creme, marrons), ok ?
bjo
Rosana

Mirna Ferreira · 03 de novembro de 2012 às 19:27

Boa noite Rosana!!!amei seu trabalho…está de parabéns!!!!
Estou mobiliando minha sala, comprei o sofá cinza e as poltronas roxas, e vou fazer a rack e painel planejados, estou analisando os catálogos madeirados e queria saber de o madeirado pode puxar pra o marrom…sou muito básica, por isso achei que ficaria melhor no tom de cinza, mas vendo umas fotos na internet não gostei de nenhum painel/rack cinza, pelo catálogo parece bonito, mais o móvel grande acredito que não vou gostar…será que misturando o tom marrom não vai carregar? desde já obrigada!!!
Vou enviar fotos no e-mail, se puder olhar….

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:20

Oi, Mirna,
Olhando as fotos que vc enviou, vi que o piso é claro e vc tem paredes brancas e uma puxando para o lilás. Neste caso, acredito que um móvel em madeira não escura demais e nem puxando para o amarelo, um tom médio amendoado ficará bem sim.
bjo
Rosana

Ricardo · 03 de novembro de 2012 às 08:49

Rosana parabéns pelo site.
Eu e minha esposa estamos de casa nova e, a nova sala é toda branca com uma parede texturizada amarelo. Não penso em pintar até porque gosto da cor. Entretanto penso em por um painel para tv de madeira envernizada ou branco e um sofá com cor quente, vermelho por exemplo. O problema é que temos medo de errar nas cores e parecer um circo… rsrs
Pode por favor nos auxiliar com mais essa questão?
Muito obrigado.

Ricardo.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:25

Oi, Ricardo,
Se o vermelho não for aquele vermelho vivo, cheguei (rs!) acho que não vai ficar ruim não de jeito algum . Vermelho e amarelo combinam bem, só quando são muito vivos os 2 é que podem ser um exagero… Escolha uma madeira que não seja escura demais. E acrescente detalhes, cortina, tapete em cores mais suaves e neutras.
abs
Rosana

Isabelle Medeiros · 03 de novembro de 2012 às 11:01

Oi Rosana
Queria saber se tem como eu mandar a foto da minha sala, para vc me dar umas dicas de como decorar, minha sala é um pouco estreita mais comprida, e é sala de estar e jantar juntas, meu sofá é cinza com as almofadas soltas estampadas que combinam com as poltronas, a mesa de jantar é de madeira escura com o tampo de vidro preto e as cadeiras são marrons com o assento preto, estou achando que a sala ta muito escura e sem vida, não sei que cor de tapete colocar, e nem a cor das paredes, preciso muito da sua ajuda!!!
bjo
Isabelle

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:44

Oi, Isabelle,
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Flávia · 03 de novembro de 2012 às 18:08

Rosana, tudo bem?
Estou precisando de ajuda…quero decorar a minha sala de tv, mas estou com várias dúvidas.
Estou querendo comprar um rack e um painel branco com preto, o piso é claro e as paredes beges (pretendo mudar), tem 01 porta de correr e uma janela, então tenho apenas 03 paredes livres.
Quero saber qual a cor que uso para pintar a parede que vai ficar o rack e as demais paredes, cortina e a cor do sofá (pensei no cinza ou bege escuro), pensei também em almofadas brancas, pretas, vermelhas ou azuis.
Sobre a porta de correr qual seria a sua opção…colocar uma cortina ou deixa-la livre, sendo que na janela já vai ter a cortina.

Obrigada! Parabéns pelo site!

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:28

Oi, Flávia!
Com os móveis em branco e preto o sofá, tanto em cinza qto em bege escuro são boas opções. As paredes podem ser todas da mesma cor, já que vc terá um painel na parede onde está a tv, ou vc poderia fazer diferente a cor do sofá. No caso do sofá em cinza, as paredes poderiam ser em um off white tendendo para o bege, com a parede do sofá na mesma cor, mas um pouco mais escuro. No caso do sofá em bege, as paredes poderiam ser em off white tendendo para cinza com a parede do sofá um cinza um pouco mais escuro. Se a sala for estreita ou muito pequena é melhor todas as cores iguais, bem claras. A cortina pode acompanhar a cor das paredes só que em um tom um pouco mais escuro. Em qquer dos casos, as almofadas em cinza, bege, vermelho e objetos nestas mesmas cores, além de branco e preto ficariam ótimos. Não coloque cortina na porta de correr.
bjo
Rosana

roberta · 03 de novembro de 2012 às 11:54

olá rosana, parabéns pelo site.
Estou decorando minha sala, e preciso de algumas dicas. Minha sala é pequena, a cor do sofá hoje é marron, a parede é dover white, é um amarelinho bem claro, as janelas e portas na cor branca, comprei uma cortina na cor creme, Gostaria de algumas dicas.
1- cores para meu novo painel,
2-qual cores de almofadas posso colocar e cores para enfeites.
3 – gostaria de mudar meu sofá, qual cor posso comprar que vai combinar e tapete/.
Aguardo suas dicas, para que posso deixar minha sala linda e aconhegar meus amigos..
bjus.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:44

Oi, Roberta!
As cores que vc citou tendem todas para o amarelo, inclusive o sofá. Para mudar teria que saber (ou vc tem que saber) o que gosta: Tons neutros ? Sofá bege médio, tipo café com leite; Aí vc colocaria cores mais vivas nas almofadas e objetos e poderia colocar muito colorido (puxando para os vermelhos, laranja,amarelo, marrom). E o tapete poderia ser um tom mais escuro deste bege do sofá. Agora, se vc quer mais impacto, uma coisa mais ousada? Sofá azul, que pode ser um bem vivo ou um mais escuro, depende da sua ousadia; neste caso o tapete pode ser um marrom mais claro e os objetos em tons de azul, bege, marrom, e verde por exemplo. Há muitas opções, pq sua base é neutra. Decida o sofá e vá colocando as coisas aos poucos…
bjo
Rosana

GILSAMAR · 03 de novembro de 2012 às 11:32

Ola Rosana gostaria que você me ajudase na decoração da minha sala de tv , meu tapete é preto eo sofa cinza minha home tbem é ecura ,gosto de vermelho, minha sala de jantar já e decorada em azul.
aguardo..

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:35

Oi, Gilsamar,
Como sua sala de jantar já é decorada em azul e vc gosta de vermelho, sugiro que vc acrescente detalhes em vermelho na sala de jantar e objetos em vermelho e azul na sala de estar.. Mas tbém acrescente objetos em cinza e branco nos 2 ambientes, para clarear e dar leveza.
abs
rosana

jana · 03 de novembro de 2012 às 09:29

ola bom dia rosana eu queria saber sim vai fica bom a minha sala meu sofa e cafe e meu tapete e marrom e a cortina bege e as parede na cor palha e o racke e atacama com preto sera que errei

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:39

Oi, jana,
Inicialmente, se vc gostou, não errou! Mas considerando tecnicamente tbém não me parece que vc errou não. Sugiro acrescentar objetos, almofadas, etc, em tons do amarelo ao marrom e, se quiser, cinza e azul
bjo
rosana

nelise Gobbo · 03 de novembro de 2012 às 12:35

Muito obrigada pelas dicas!! Ótimo final de semana!!

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 19:18

Obrigada a vc, Nelise, por visitar o Simples Decoração e comentar!!
bj
RO

valeria · 03 de novembro de 2012 às 11:09

oi meu sofá é cinza fica bonito se eu colocar um tapete fofinho cinza claro e cortina branca

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 21:27

Oi, Valeria,
Com certeza, fica! As cores são neutras e vai ficar suave.. Se quiser, acrescente algo colorido em detalhes, almofadas, etc.
bjo
Rosana

teresa melo bacelar · 03 de novembro de 2012 às 10:25

“Minha casa tem as paredes cor branco gelo forro da casa branco ,piso claro e todos os meus movéis são da cor tabaco e preto
o sofá também é cinza escuro,somente na cozinha tenho todos os moveis branco. Gostaria de saber qual a composição de cores deve pontuar nos objetos decorativos,
Será que você pode me ajudar?”

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:25

Oi, Teresa,
Com preto, branco e cinza, vc realmente pode usar quaisquer cores. Sugiro escolher 2 cores que goste juntas e acrescentar cinzas e branco e usar estas cores para todos os objetos tanto na sala qto na cozinha.
bjo
Rosana

Renata · 03 de novembro de 2012 às 13:32

Olá,
Tudo bem?
Preciso de ajuda rs. Dúvidas e dúvidas.
É o seguinte:
Quero deixar minha sala harmônica e agradável.
Minha estante é dorale com preto e meu sofá preto. Paredes brancas e piso claro tbm.
Quais os tons ideais de cortina, tapete, quadro e acessórios?
Obrigada. Aguardo.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:37

Oi, Renata,
Todas as cores são neutras, me parece que este dorale é uma madeira clara, puxando para o bege, amarelo, certo ?
Então, se vc gosta de ambientes neutros, pode trabalhar com bege, marrom, cinza, branco, preto. Cortina em bege, tapete cinza ou listrado em bege, marrom e uma cor que vc goste – azul ficaria bem, acessórios tbém nestas cores e de qualquer forma é bom acrescentar uma cor mais viva, mesmo que escolha um tapete liso, que pode ser o azul mesmo. Os quadros podem ter os mesmos tons ou os tons da natureza (em imagens por exemplo.
bjo
Rosana

sandra · 03 de novembro de 2012 às 20:02

oi,linda,estou muito na dúvida da cor do meu tapete,tenho sofá preto e goataria de saber se o vermelho fica legal,ou é melhor marron ou cinza. é para sala de estar.bjs

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:40

Oi, Sandra,
Vc tem que ver se o vermelho comporá bem com o restante da sala. Como o sofá é preto, o vermelho não deve ser muito escuro, logo, vai chamar bastante atenção. Se as demais cores forem neutras é mais fácil ficar bom, mas tenha em mente que para acrescentar outras cores precisará sempre ver se esta combina com o vermelho do sofá.
Se escolher uma cor neutra, como um bege de claro a médio ou um cinza (tipo prata) qualquer dos 2 fica bem com sofá preto e não pesam tanto no ambiente, por serem cores neutras.
bjo
Rosana

Caroline · 03 de novembro de 2012 às 13:39

Olá, preciso de uma ajuda: Quero reformar a minha sala mas não consigo decidir a cor das paredes. Meu sofá é de corino preto, meu rack branco, cortina bege bem clara, piso de madeira e a minha cozinha americana, onde a mesa é de mármore travertino. Gostaria de deixar a minha sala com um ar bem sofisticado, o que faço??? esde já agradeço a sua atenção… Bjs

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:45

OI, Caroline,
Para um ar sofisticado com um sofá preto e cortina bege, nada melhor que um off white cinza. Mas atenção na escolha, pois há cinzas que tendem para o verde, para o azul, enfim… Escolha um cinza que seja realmente mistura de preto com branco. O vendedor pode lhe informar isso, vendo a combinação de cores usada para fazer a cor.
Se sua sala for escura, use cinza bem claro mesmo!
bjo
Rosana

Michelle · 03 de novembro de 2012 às 14:22

Olá Rosana,

Adorei suas dicas, mas continuo com dúvidas.

Minha sala tem piso preto com poucos detalhes marfim, as paredes são palha e a única parede que fica atras do rack é – não sei dizer a cor certa é mais escuro que rosa e bem mais claro que vermelho, as cortinas são brancas. O sofá atual é mostarda e apesar de estar novo já estou enjoada. Qual cor posso encapar o sofá – tenho criança em casa, e qual cor posso colocar no tapete e móveis.

Estou muito indecisa e perdida.

Obrigada pela resposta.

Michelle

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 14:56

Oi, Michelle,
Eu sugiro que vc use tecido em cinza ou marrom claro. Estas 2 cores devem ficar bem com o preto e o rosa meio vermelho que vc tem e são mais neutras, não vão cansar.
bjo
Rosana

Elisabeth · 03 de novembro de 2012 às 19:27

Olá Rosana, primeiro quero dizer que amei o seu site e dicas, dificilmente encontramos dicas tão completes assim!!! Mas vamos lá, gostaria da sua sugestão para a Cortina, tapete e acessórios que posso usar em minha sala de jantar e Tv, os dois ficam em um mesmo ambiente, o meu sofa é na cor cru ou bege (não sei direito) e a minha mesa de jantar é com tampo de vidro e as cadeiras de estofado preto e uma delas bege ou cru com detalhes em folhas cinza escuro, cinza e verde (cores bem neutras), meu piso é clarinho e minha parede também (pessego bem clarinho) e para finalizar, meu home é escuro como se fosse café. Como faço para acertar nos objetos e acessórios? Meu ambiente é bem pequeno… Desde já obrigada pelas dicas….

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 15:01

Elisabeth,
Se vc está contente com todas as cores existentes, não mude nada. Só acrescente objetos usando estas mesmas cores. É impossível errar fazendo isso. Vc pode ter as cortinas em cinza ou bege claros, o tapete pode ser liso em um tom mais escuro da cor do sofá ou listrado, por exemplo, com as cores bege, verde, cinza e um pouco da cor das paredes; Nas almofadas, use em tecidos lisos e estampados as cores que já existem no ambiente (mas o pessego das paredes em menor quantidade). Nos acessórios tbém, mas use mais as cores neutras (cinza, bege..)
bjo
rosana

fatima · 03 de novembro de 2012 às 14:00

minha sala tem sofá cinza , rack preto com cinza e cortinas brancas.quero colocar uma mesa de jantar qual cor combinar.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 15:08

Oi, Fatima
Todas estas cores são neutras, então vc pode escolher branco (para contrastar e clarear) ou cinza (para harmonizar), se quiser ousar pode ter uma mesa de jantar em uma cor viva que goste (azul turquesa, amarelo, por exemplo ficam super bem). Se escolher as cores neutras (o branco ou o cinza) acrescente cores nos detalhes, almofadas, objetos, etc.
bjo
rosana

Dulcemeire · 03 de novembro de 2012 às 19:14

Oi, preciso de sua ajuda, quero decorar minha sala em meu sítio. O sofá é marrom com almofadas com flores beges, e os móveis são no tom de caramelo. Queria uma parede com uma cor mais vibrante e as outras mais calmas. Não sei qual cor combina. Por favor me ajude.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 15:13

Oi, Dulcemeire,
Marrom, bege, caramelo são cores neutras com tendência para o amarelo. Eu sugiro um lilás quase roxo ou um azul médio, não claro. Mas na verdade, vc pode usar qualquer cor, praticamente. Só sugiro não usar amarelo ou laranja, para que haja algum contraste com as cores restantes.
bjo
rosana

marcia · 03 de novembro de 2012 às 13:22

gostaria de saber como decorar minha sala tenho uma parede riscada branca com vermelho e as outras trez em vermelho teto e aberturas brancas nao tenho nenhum movel nem tapete nem cortina ficaria muito feliz se me respondese

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 17:21

Marcia,
Com tanto vermelho nas paredes, o ideal é que os móveis sejam em cores claras e neutras, como branco ou cinza. O tapete depende tbém da cor do piso, que não sei, mas um cru ou bege, assim como as cortinas, diminuiriam o impacto das paredes em vermelho. Vc pode tbém acrescentar quadros em cores claras e leves nas paredes.
bjo
Rosana

katrin · 03 de novembro de 2012 às 20:57

olá Rosana!

minha sala é pintada de erva verde e tem uma parede pintada de roxo e meu tapete é rosa pink…qual cor poderia colocar meu sofá? lembrando que não quero cor neutra pro sofá,quero cor mais viva!

obrigada!

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:31

Oi, Katrin,
Pode ser azul turquesa ou azul bic, que ficam bem com roxo, verde claro e pink.Outra cor seria um verde oliva vivo.
bjo
Rosana

Sabrina · 03 de novembro de 2012 às 14:30

Oi Rosana !!

Adorei as dicas , mas como todas preciso de ajuda !!!

Acabei de comprar minha casinha e estou com duvidas para montar minha sala , as paredes estam todas brancas e piso é bem claro um branco também , mas comprei meu sofá marrom com almofada de um lado marrom e outro meio florido cru com marrom meu rack e mesa de centro é bem neutro um ton de casca de arvore !! minha cortina comprei branco mas estou querendo pintar as paredes e comprar um tapete mas não sei o que faço em relação a cor !!! Me ajude ???

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 17:24

Oi, Sabrina,
Todas as cores que vc informou são neutras, portanto, vc pode acrescentar uma cor mais viva em uma das paredes e deixar o restante em branco ou um off white bem claro. Ou então, manter a neutralidade com um off white tendendo para o bege. E o tapete, como o sofá é marrom, sugiro um bege claro Ou então um estampado ou listrado que tenha marrom, bege, e mais uma ou 2 cores de sua preferencia, mais vivas (como azul e verde, ou vermelho e laranja..etc). acrescente objetos nestas cores mais vivas pela sala.
bjo
Rosana

FABIANA ANDRADE · 03 de novembro de 2012 às 10:29

Olá Rosana,

Adorei as dicas!!! Preciso de uma ajudinha.

A minha sala é pequena e compõem-se de um sofá preto reclinável de 3 lugares, um painel de parede todo branco com madeira em cerejeira e detalhe em vidro, uma mesa em vidro retângular com 6 cadeiras em branco com os pés em tabaco. Gostaria de saber que cor de tapete e cortina comprar e quais cores de objetos de decoração usar. Lembrando que a sala é toda branca com uma parede em azul turquesa onde fica o painel. Gostaria de colocar algumas almofadas no sofá.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 19:31

Oi, Fabiana!
Para manter a neutralidade (fora a parede turquesa o restante é neutro) e permitir mais cor nos objetos, quadros, almofadas,as cortinas poderiam ser neutras tbém. Como o sofá é preto, eu colocaria as cortinas em cinza claro. O tapete depende tbém da cor do piso, que vc nao informou, mas poderia ser, por exemplo, listrado em marrom, bege, cinza, azul turqueza (em menor quantidade) e nos objetos e almofadas vc poderia colocar estas mesmas cores acrescidas de algo em laranja ou amarelo para contrastar com o azul.Se quiser o tapete em uma só cor, poderia ser um bege ou marrom ou cinza médio.
bjo
Rosana

Daniella · 03 de novembro de 2012 às 22:11

Olá Rosana,
Estou montando minha sala q é retangular numa medida de 5x3m….meu sofá é na cor azul (velujeans, paredes brancas, piso areia, cortina branca. Q cor coloco no rack, ou estante home theater? E na mesa de jantar? Posso colocar um aparador pequeno na cor vermelha ou amarela na parede continua a sacada, q vai para os quartos, e faz parte da sala de estar?
Obrigada Daniella

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:53

Oi, Danielle,
O móvel pode ser em madeira que não seja escura demais, a mesa de jantar pode acompanhar no mesmo material. O aparador tanto em vermelho qto amarelo ficará bem (eu prefiro o amarelo com o azul do sofá). Acrescente objetos nestas cores + lilás e laranja, por exemplo, q sua casa vai ficar bem alegre e cheia de vida!
bjo
Rosana

Ariana · 03 de novembro de 2012 às 15:56

Boa tarde!!
Primeiro gostaria de parabenizalos pelas dicas; e aproveitar para pedir uma sugestão, minha sala de estar no momento está com as paredes todas brancas, meu rack é marrom c/preto, tapetes e cortinas bege, 2 sofás marrons e um vermelho, minha dúvida é… Gostaria de trocar a cor das paredes e a parede que fica o sofá vermelho gostaria de destacar de alguma forma. O que me sugere? Desde já agradeço a atenção.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:57

Oi, Ariana!
Com vermelho eu adoro cinza. Um cinza médio, tendendo levemente para o azul ficará lindo na parede do sofá. As demais eu ou manteria branco ou usaria um off white tendendo para o bege, mas quase branco.
bjo
Rosana

MUNIKY MARQUES · 03 de novembro de 2012 às 11:07

oi bom dia !! eu queria saber se eu pintar minha parede de amarelo (manga ou banana) se combina com sofá preto ????

Responder

MUNIKY MARQUES · 03 de novembro de 2012 às 11:14

meu sofá e minhas 2 poltronas são pretas eu queria colocar uma cortina amarela com cinza ou branca e pintar a parede de amarela gostaria de saber se combina??? bom dia !!

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:58

Oi, Muniky,
O preto e amarelo são uma combinação forte de muita personalidade. Só sugiro que a cortina tenha mais cinza que amarelo e tenha uma estampa discreta.
bjo
Rosana

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 14:36

oi, Muniky!
Combina e muito! Eu adoro preto ou cinza com amarelo. Na verdade, gosto mais ainda do cinza com amarelo. Mas combina sim!
bjo
Rosana

Eloisa dos Santos Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:12

Amei este site, ele tem me ajudado muito repaginar minha casa.
E automaticamente minha vida, o legal de tudo que estamos todos envolvidos.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 19:23

Fico feliz, Eloisa! Muito feliz!
Um beijo
Ro

Maira · 03 de novembro de 2012 às 18:52

Olà,tdo bem?
Estou de mudança e minha sala de estar està com um tom ,puxando para um lilàs claro,e meu sofà é bege claro,e minha dúvida é qual
cor devo comprar p o Rack,Tapete,al
mofada,
sendo
q o piso da casa é ardósia e a sala de jantar q està dividida pela porta balcão e està na cor verde !!

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:04

Oi, Maira,
Fico em dúvida se, sendo possível ver a sala de jantar estando na sala de estar, a combinação do lilás com o verde está ok para vc. Se não estiver, sugiro escolher uma das cores para os 2 ambientes. Para o rack vc pode pensar em madeira em tom médio. Qto ao tapete, sugiro um tom do bege, quase marrom, mas não escuro, ou cru, já que a ardósia é escura.
bj
Rosana

cris · 03 de novembro de 2012 às 14:11

OI ROSANA ,
PRECISO MUDAR A CARA DA MINHA SALA ,ESTA TUDO MUITO NEUTRA.
A SALA É CONJUGADA O SOFÁ É BEGE CLARO E A MESA DE JANTAR É TABACO COM VIDRO E CADEIRAS DE MADEIRA COM ESTOFADO NUM TOM BEGE MAIS ESCURO.QUAL A COR DE CORTINA E OUTROS DETALHES DEICHARIAM ESTE LUGAR + ACONCHEGANTE E AO MESMO TEMPO DELICADO.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:10

Oi, Cris,
Vc não precisa necessariamente mudar a cor dos móveis, mas sim acrescentar objetos, almofadas, enfim.. em cores que lhe agradem. Como vc quer aconchego e delicadeza, eu sugiro usar tons de azul e tons terrosos (laranja, vermelho fechado, etc) acinzentados, nada muito vivo demais.Acrescente tbém bege e um pouco de verde.
bjo
Rosana

marcia · 03 de novembro de 2012 às 09:31

Ola querida,
por favor podes me ajudar,,
minha sala e piso branco sofa branco, mesa vidro preta com cadeiras em laka preto e cinza, qual a cor de tapete poderia usar para colocar no ambiente da sala de estar, deveria colocar tapete também na sala de jantar que cores combinariam? ainda não comprei almofadas , tenho alguns quadros em azul e vermelho, preto e branco, mas anda não coloquei nas paredes porque acho que não combinam. se preferir posso te enviar uma foto da sala p ficar mais fácil.
obrigada
bjss

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:22

Oi, Marcia!
Envie a foto para rosana@simplesdecoracao.com.br.
bjo
Rosana

Suzielle · 03 de novembro de 2012 às 14:28

Olá Rosana…
È que eu estou montando minha sala agora
Meu sofá é marrom escuro meu painel é preto com ciliego , que cores posso usar para almofadas , carpete, cortinas e decoração.
Sendo que o meu piso é cor branco com preto.
Desde ja agradeço
(OBS: e-mail invalido, exclui o meu)
Suzielle Fogaça

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:34

Oi, Suzielle,
Todas as cores são neutras. Sugiro que vc use cinza médio para o tapete e bege ou cinza médio para as cortinas e nas almofadas e objetos use as cores já existentes (preto,branco, marrom, cinza) mais uma ou 2 cores que vc goste (tons de vermelho por exemplo)
bjo
Rosana

izolane conceição pimentel cecim · 03 de novembro de 2012 às 14:13

oi a minha sala é da cor pérola se eu comprar o sofá vermelho e as cadeiras da mesa de jantar forem vermelha combina ou fica muito caretaEstou confusa não sei que cor eslher os moveis das salas,.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 14:14

Oi, Izolane
Eu acho que vc pode fazer uma combinação mais sutil… por exemplo: as cadeiras com assentos em estampa que possua tons em vermelho seria melhor que vermelho liso… Outra ideia seria, no caso das cadeiras serem inteiras em uma cor, ter 2 cadeiras em vermelho e as outras em outras cores que sejam ou neutras (cinza por exemplo OU uma cor parecida com o pérola, um bege claro) ou que combinem com o vermelho. (amarelo, laranja, azul, bege). Acho melhor a 1a opção (cadeiras vermelhas e cadeiras cinza) pq vc fica mais livre para colocar mais cores na sala e fica mais sofisticado.
beijo
ro
ROsana

aline · 03 de novembro de 2012 às 14:15

bom dia, gostaria de uma ajuda para escolher que cores pintar as paredes da minha sala de estar, meu sofá é um chocolate(camurça), tapete vermelho, pufs vermelhos(camurça), rack tabaco com branco, mesa da sala de jantar branca(com assento das cadeiras vermelho)

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:55

Oi, Aline,
Eu sugiro que vc faça as paredes em um off white tendendo para uma destas cores: cinza, areia, bege (esta seria minha ordem de preferência). Estas cores são neutras e combinam bem com as cores que vc tem na sala. Escolha a que melhor combine com o piso, que não sei que cor é…rs!
bjo
Rosana

Sueli · 03 de novembro de 2012 às 01:29

Olá Rosana, tudo bem? minha sala de jantar é integrada a sala de estar (faz um “L” pequeno), o pé direito 2,60 e portanto preferi não rebaixar o teto. Resolvi colocar moldura 15 x 15 na sala e corredor. somente na parede de largura 3,30 mts onde ficara a mesa de jantar pedi para fazer uma sanca fechada com 04 spots de leds. Nessa parede pretendo colocar papel de parede e em uma parede lateral pretendo colocar um espelho. Na outra lateral que tem 0,90 de largura pensei em colocar pedra canjiquinha, mas ainda estou em duvida se ficará muita informação. Gostaria da sua opinião quanto a essa ideia de somente uma parede com sanca fechada, e uma ideia para o papel de parede. Minha sala terá o piso porcelanato tipo mármore travertino e moveis claros. Preciso centralizar a luminaria da mesma, mas sem o rebaixo não sei o que fazer.Me ajuda?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 09:21

Oi, Sueli!
Vc pode enviar fotos? Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

dete · 03 de novembro de 2012 às 17:47

olá Rosana adorei suas dicas, é possível enviar uma imagem da minha pequena sala para que você me ajude a deixa-la mais interessante , esta tudo muito neutro.

Abraço
dete

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 19:59

Oi, Dete.
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Ane · 03 de novembro de 2012 às 09:21

oie Rosana, tudo bem?
me ajuuuuda, estou começando a decorar minha sala.
o meu sofá é azul claro, e quero muito destacar uma das paredes (são todas brancas), só não faço idéia de qual cor combinaria com um sofá azul claro. O meu rack é branco e o chão bem clarinho (begezinho).

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 17:03

Oi, Ane!
Bem,vc tem muitas opções de cor, mas depende muito do seu gosto: 1) A cor contrária ao azul é o laranja. É um impacto muito forte, que chama muito a atenção. Eu adoro, mas pode cansar … 2) Já indo para uma coisa mais tranquila e aconchegante, o marrom de médio a claro fica lindo com o azul 3) Outra combinação que fica bonita com o azul claro é o tijolinho, que pode ser a cor (aquele avermelhado meio laranja) ou até um papel de parede com estampa de tijolinhos 4) Eu também gosto de azul com cinza azulado médio. Fica bem sofisticado e fácil de decorar o restante do ambiente 5) Por último, o azul claro com a parede em azul escuro fica sofisticado também. Teste com tecido nestas cores ou com amostras de tintas para ver o que gosta mais e não se esqueça de observar qual destas cores combina tbém com o que já tem na sala, além do rack e piso (que combinam com todas as 5)
bjo
Rosana

MARCOS AURELIO · 03 de novembro de 2012 às 16:49

olá, me ajude por favor, minha sala tenho um sofá marron (tabaco) com um rack marrom e branco, e logo ao lado tem uma mesa de jantar na cor marrom mas claro que o sofá, tudo na mesma area retangular, e as paredes são brancas, gostaria de saber qual cor pintar a sala, ou só uma parede dela, e se coloco uma luminaria de cor ou nao que vai ficar em cima da mesa de jantar, desde ja obrigado

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 17:39

Oi, Marcos!
Se vc gosta de cores neutras, sugiro um off white tendendo para o cinza, que pode ser aplicado em 3 das paredes e uns 2 tons mais escuro na parede que quiser que seja enfatizada. Se pensa em usar uma cor mais viva, sugiro um off white tendendo para o bege (muito claro mesmo, quase branco) nas 3 paredes e um verde oliva claro na parede que deseja enfatizar.
Nos 2 casos, uma luminária que tenha a cor vermelha (um vermelho mais fechado) ficará ótimo. Outra opção mais sóbria (há muitas, pois as cores que vc tem são neutras) é a luminária em marrom e bege. Acrescente objetos e quadros coloridos para alegrar a sala.
abs
Rosana

Aline · 03 de novembro de 2012 às 16:13

Olá.
Tenho sofa cinza, 1 parede marron e rack e painel preto com cinza e chao beje…
qual cor de cortina colocdar na minha sala… Bate muito sol e atrapalha pra assistir tv. Pode me ajudar? Obrigada

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 13:36

Oi, Aline,
Antes de tudo, analise se não é possível posicionar os móveis de forma que a TV fique lateral à janela ou que haja um móvel entre ela e a janela, de forma que a luz que incida nela seja menor. Se não houver jeito, vc deve usar uma cortina com tecido encorpado, que não deixe passar luz. Outra opção são 2 cortinas, em varões diferentes, uma na frente da outra, sendo uma com tecido translúcido e outra com o tecido encorpado, de forma que vc possa controlar a quantidade de luz que entre na sala, abrindo mais um menos cada uma delas. Com estas cores na sala vc pode colocar diversas cores, mas como a parede é marrom eu escolheria um bege de médio a escuro. O importante não é a cor da cortina mas sim o tecido não deixar passar muita luz.
bjo
Rosana

Renata · 03 de novembro de 2012 às 13:38

Olá Rosana,
Tudo bem?
Gosto muito de ler suas orientações e dicas, mas estou muito em duvida na hora de escolher.
Por isso, prefiro pedir sua ajuda para não ter erro.
Sala:
Então, minha sala é bem ampla. Tenho paredes tom areia, piso claro e minha estante é marrom escura e grande, até aí pelo que leio tenho uma base neutra, correto? Apesar da estante sair um pouco desse tão neutro. Já meu sofá é preto e grande e minha sala infelizmente não tem luminosidade, esses apartamentos abençoados rs. Adoro inovar, um ambiente aconchegante, mas moderno.Tenho um quadro que tem uma mistura de cores de branco, bege e preto.
Enfim, pensei em cores com diferentes contrates, mas estou numa enorme dúvida de cor de tapete, cortina e o modelo da cortina, quero também um aparador, mas não sei se compro na cor da estante ou outra.Esqueci de citar as almofadas. Quero troca-las urgente, mas como quero tudo em harmonia não sei que cor ou cores usar.

Quarto:
Tenho uma cabeceira marrom escura e rack/gaveteiro também. Paredes e piso claros. Já no quarto tenho muita luminosidade. Sei que é preciso o blecaute, mas aí pinta a dúvida da cor da cortina.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:33

Oi, Renata,
Se sua sala é escura, acredito que a estante +sofá em preto não ajudam muito, certo? Ela deve escurecer mais ainda o ambiente. Sugiro ou pintá-la em uma cor mais clara ou se não desejar uma mudança tão grande, que pinte ou forre com papel de parede claro (em areia, por exemplo) o fundo dela.
Para diminuir o peso do sofá preto sugiro almofadas estampadas com fundo claro e lisas em cores claras (vc pode escolher umas 3 cores que goste e que considere harmoniosas entre si). usando tbém o bege e o branco.
Para cortina sugiro seguir um tom mais escuro que o das paredes, um areia mais escuro. Já o tapete tbém sugiro cores claras , pode ser um cinza prata por exemplo. mas veja um cinza que combine com o piso,
Sugiro que o aparador seja em madeira clara. Não siga a estante. Acrescente alguma outra coisa pode ser uma mesinha lateral, enfim, nesta mesma madeira clara.
Para a cortina do quarto, mesmo bem iluminado, eu usaria cores claras em tecido encorpado. Pode ser inclusive uma cortina com uma estampa leve em fundo claro.
bjo
Rosana

Rita Gomes · 03 de novembro de 2012 às 19:38

Olá, Rosana!
Fiquei muito feliz em saber que posso contar com sua orientação na decoração de minha sala e, por isso, peço-lhe que me dê uma força nessa empreitada.
Tenho um ambiente espaçoso que se divide em sala de jantar e estar. Ambos com mobiliário de mármore bege tipo travertino (mesa de jantar, rack e aparador), estofado marrom e piso frio bege. Como preciso pintar as paredes, confeccionar cortina e comprar um novo tapete, preciso que você me ajude na escolha das cores para esses itens.
Desde já, agradeço.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 09:58

Olá, Rita!
Envie fotos do ambiente para rosana@simplesdecoracao.com.br. Com isso poderei orçar este serviço para vc.
bjo e obrigada!
Rosana

Karien · 03 de novembro de 2012 às 01:57

Boa Noite…
Gostaria muito da ajuda de vocês, minha sala é toda branca, mas gostaria de destacar uma das paredes, sendo que meu sofá é marrom, meu rack e mesa de centro são imbuia com preto, minha cortina é roxa, e pretendo colocar capa roxa no sofá também…

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 14:40

Oi, Karien,
Como as cores dos móveis são fortes, sugiro que esta parede seja em cinza, de claro a médio. Cinza fica super bem com roxo e não vai escurecer a sua sala.
Se vc desejar, acrescente objetos em amarelo, poucos. É a cor que faz mais contraste com o roxo e chama bastante atenção.
bjo
Rosana

Millane · 03 de novembro de 2012 às 10:15

adorei as dicas.. posso te enviar uma fotos do meu soá e dos quadros para me ajudar com a cor da parede/? SOU EXTREMAMENTE CONFUSA COM ISSO…

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 08:18

Oi, Millane
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Ro

Taiana · 03 de novembro de 2012 às 16:01

Olá, Rosana
Gostaria de uma ajuda sua. Tenho um sofá na cor cinza e estou na dúvida em qual cor usar para o estofamento das cadeiras da sala de jantar, que fica no mesmo ambiente do sofá.
Agredeci sua atenção.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:09

Oi, Taiana,
O Cinza é uma cor neutra, que enfatiza as cores que se usa no restante do ambiente. Então, se vc usar nas cadeiras uma estampa com fundo cinza e que tenha outra cor que vc goste (o amarelo e o vermelho por exemplo, ficam muito bem com o cinza) vc pode colocar almofadas nestas cores (ou o amarelo ou o vermelho) no sofá. Esta é uma ideia, vc pode realmente usar muitas cores.
bjo
Rosana

Ianara Steil · 03 de novembro de 2012 às 13:26

Boa Tarde Rosane, Tudo Bem??

Encaminhei um email pra você com algumas fotos da minha sala de jantar e da sala de estar, precisa de algumas dicas para compor a decoração dela, gostaria muito de receber sua opinião estou super indecisa.

Muito Obrigada desde ja.

Ianara Steil

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 17:19

Ianara,
Já recebi seu e-mail e responderei assim que possível… Muito obrigada!
bjo
Rosana

Tatiana · 03 de novembro de 2012 às 15:08

Olá,td bem? Eu gostaria de uma dica: a sala do meu apto é em em cor branco e uma parede é azul céu. Eu comprei o sofá marrom,mas estou em duvida em relação ao rack,cortina e tapete. Bjos

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:38

oi, Tatiana,
O marrom com azul em geral ficam bem bonitos juntos. O rack pode ser em madeira clara ou média, as cortinas em bege ou cinza claro ou médio ou marrom claro ou areia se quiser que ela fique bem discreta e o tapete pode ser em cinza prata, marrom claro ou mesmo bege médio. Outra opção seria um tapete listrado com azul, marrom, laranja, bege, se vc quiser mais cor. Use objetos nas cores que escolher para o tapete e cortina além de alguns poucos em azul (se quiser tbém alguma coisa em laranja para contrastar) espalhados pela sala
bjo
Rosana

LEILA · 03 de novembro de 2012 às 21:51

OLÁ ADOREI AS DICAS E ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDINHA
MINHA SALA TEM TRÊS PAREDES PINTADAS LILÁS E UMA ROXO
O RACK E O PAINEL DA TV É MARROM COM BEGE E O SOFÁ É MARROM ESCURO
GOSTARIA DE SABER QUE COR PODE SER O TAPETE AS ALMOFADAS E A CORTINA.
AGUARDO RETORNO…
BJOS

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:45

Oi, Leila,
Como já há muitas cores nas paredes, sugiro que a cortina seja neutra, em bege claro, por exemplo.
No sofá, almofadas que tenham azul, lilás, rosa, bege devem combinar bem.
Qto ao tapete, sugiro um bege ou marrom de médio para claro.
bjo
Rosana

Dariane de Fávare · 03 de novembro de 2012 às 16:57

Oi, Rosana. Li as suas dicas e achei você sensacional. É muito complicado querer ter uma decoração simples, mas elegante, charmosa. Sem ser excessiva demais, ou sem graça. Ou simplesmente sem nexo. A minha sala está assim. Ganhei um lindo tapete felpudo na cor vermelho escuro, quase vinho. Tenho uma cristaleira em mogno e vidro, e um lindo quadro de barcos na cor amarelo ouro e tons de vermelho escuro. Esses três itens eu ganhei no meu casamento. E agora? KK…Como escolher uma cor de sofá? Minha sala é muito pequena então, colocarei um sofá de 2 ou 3 lugares, provavelmente duas poltronas. Uma mesinha de canto para colocar o telefone (vintage) e no outro canto um cachepô com hafia. Mas fico em dúvida na cor do sofá. Preto, ou amarelo ouro como o quadro, ou marrom claro. Enfim. Como devo pensar na cor do sofá mediante a cor do tapete?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:46

Oi, Dariane,
Eu sugiro um tapete em cor neutra. Um bege ou marrom claro ou ainda cinza, que fica muito bem com vermelho.
bjo
Rosana

Liana · 03 de novembro de 2012 às 21:56

Ola. Suas dicas sao muito boa, parabens! Mas eu ainda tenho um duvida quanto ao que fazer no rato da minha filha e talvez vc possa ajudar. Nos fizemos os moveis em tons off white e ela escolheu uma cadeira para colocar na escrivaninha estampada com um tecido floral ( fundo azul claro e rosas cinza e rosa). Agora queremos colocar um papel de parede na pade contraria a que ficara a escrivaninha. Gostaria de sua dica om relacao a este papel. Como faco para escolhe lo? Tenho duvida se ficaria bom colocar um floral totalmente diferente do da cadeira ou tenho que seguir os mesmos tons? Obrigada.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:48

Oi, Liana,
Qdo há mais de um floral, um deve ser o protagonista e o outro mais discreto. Repetindo as cores ou somente uma das cores da cadeira (com fundo neutro) fica mais fácil combinar.
bjo
Rosana

Marcelly lopes · 03 de novembro de 2012 às 11:04

Oi,Rosana
Estou com uma duvida meu sofá e cinza claro ,comprei uma mesa madeira escura conjunto com bufê de madeira escura agora to com duvida a cor do rack que devo comprar e o tapete.bjus parabéns .

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 17:14

Oi, Marcelly,
Vc pode acompanhar a madeira dos móveis já existentes (mas o ambiente pode ficar muito escuro), pode comprar o rack em uma madeira clara, bem diferente da escura, ou pode comprar um rack colorido (desde branco até um cinza claro, passando por amarelo, azul, enfim, uma cor que vc goste e não seja tão escura qto os móveis).
Qto ao tapete, depende do piso tbém. Se o piso for claro, um cinza mais escuro que o sofá, ou um bege médio que combine com os tons da madeira dos móveis. Se o piso for escuro, escolha uma destas cores mas mais clara. Ou vc pode usar um tapete em listas ou estampas com fundo cinza.
bjo
Rosana

silvana · 03 de novembro de 2012 às 18:41

oi gostaria de saber que cor de tapete combina com sofá marrom escuro tenho trés paredes da sala em branco e uma em vermelho o piso é claro ,desde já agradeço .

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:08

Oi, SIlvana,
O tapete pode ser em bege, marrom claro, cores terrosas.. ou listrado com estas cores mais um pouco de vermelho (muito pouco).
bjo
Rosana

Célia Borges · 03 de novembro de 2012 às 15:10

Ola..
Gostaria de ajuda na decoração de minha sala. Meu sofá é preto no Nobuck e ganhei um tapete castanho. .puxado pro marrom.Meu painel é marron com detalhes preto.Sera que combina o tapete escuro com o sofá preto. ? E que cor de cortina posso colocar? Preciso de ajuda.
Obrigada.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:48

Oi, Célia,
Infelizmente é bem difícil esta combinação, pois não há contraste e tudo acaba ficando meio escuro. O q vc pode fazer para amenizar isso é colocar almofadas, objetos, mesa de centro, enfim, as coisas em volta, em cores mais claras. Eu sugiro que use beges claros (o marrom do tapete bem mais claro) e cinzas ( o preto clareado) nestes itens, pois combinam com eles e clareiam a sala, criando contraste. Se quiser acrescentar uma cor mais viva para alegrar, sugiro azul. Na cortina, mantenha-se nos neutros, cinza ou bege, qualquer das 2 vai combinar. Tente testar sempre antes de fechar uma compra, peça pedaços de tecido, etc,.. cinzas e beges enganam muito.
bjo
Rosana

edina aparecida de almeida oliveira · 03 de novembro de 2012 às 20:55

BOA NOITE ROSANA.
ASSIM COMO MUITAS EU TAMBÉM TENHO DUVIDAS E MUITAS DUVIDAS QUERO FAZER UMA MUDANÇA NA MINHA SALA MAS NEM SEI POR ONDE COMEÇAR.
GOSTARIA DE COLOCAR UM PAPEL DE PAREDE NO FUNDO DA MINHA ESTANTE QUE PRETO E BRANCO, MEU SOFÁ É VERMELHO TAMBÉM GOSTARIA DE MUDAR, ESTOU COLOCANDO UMA JANELA DE VIDRO NA SALA DE 1,5CM, GOSTARIA DE UMA PINTURA , GOSTO DE CORES CLARAS, MAS A MINHA CASA COMO FOI COMPRADA PRONTA TEM UNS DETALHES QUE EU NÃO GOSTO E PEDREIRO DIZ QUE É MUITO TRABALHOSO E CARO PARA RETIRAR E MESMO PORQUE NÃO TENHO DINHEIRO DE SOBRA VIVO DE UM SALÁRIO MINIMO. PEÇO SUA AJUDA VOU TIRAR FOTOS DA MINHA SALA E LHE ENVIAR TENHO CERTEZA QUE IRÁ ME AJUDAR. MUITO OBRIGADA.
EDINA APARECIDA

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:28

Oi, Edina.
Envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br. Talvez possa lhe ajudar com questões gerais.
bjo
Rosana

phelipe · 03 de novembro de 2012 às 10:30

ola bom dia,compre um sofa verde oliva queaparentaum veludo sofa de canto, gostaria de saber quais cores xe parede combinmcom ele?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:25

Oi, Phelipe!
Se vc quer que as paredes sejam discretas, um off white cinza fica super bem. Agora se quer um cor mais impactante, as cores terrosas, puxando para o laranja ou lilás (não use vivos demais!) enfatizam a cor do sofá. Eu acho mais elegantes os cinzas.
abs
Rosana

marcia · 03 de novembro de 2012 às 13:26

Olá tudo bem? Buscando blog de decoração acabei encontrando o seu, que por sinal e maravilhoso o seja conseguei entender um pouco sobre o ambiente sala. Mais não a ponto de conseguir decorar minha sala, tenho uma sala pequena nessa sala tem uma rack da cor taboco, um centro marfim com um espelho na parte superior, e acabei de comprar um sofá de 02 e 03 lugares na tonalidade verde escuro e agora não sei o que fazer? Troço o rack o troço o centro que cor tapete usar?

Me ajude a decidir isso?

Um abraço, e muito obrigada.

Márcia

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 21:00

Oi, Márcia!
Não sei se vc precisa trocar o rack ou a mesa de centro. Talvez escolher a cor certa para o tapete seja o bastante, visto que tanto o marfim qto o tabaco são cores que podemos considerar neutras. Escolha um tapete em cor neutra (bege, marrom claro, etc). Eu sugiro uma cor neutra clara, visto que todas as cores são escuras.
Use em almofadas cores similares às do tapete e cores vivas, alegres e claras, junto com algum marrom. Acho que vai ficar legal.
bjo
Rosana

edina aparecida de almeida oliveira · 03 de novembro de 2012 às 22:20

OI ROSANA BOA NOITE.

GOSTARIA DE SABER SE A SENHORA RECEBEU AS FOTOS Q ENVIEI DA MINHA SALA

DESDE JA AGRADEÇO.
MUITO OBRIGADA.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 20:43

Recebi sim, Edina.
E vou responder assim que for possivel.
bjo
Rosana

edina aparecida de almeida oliveira · 03 de novembro de 2012 às 16:57

OI ROSANA BOA TARDE
ME DIVIRTO EM OLHAR SEU SITE TODOS OS DIAS, NÃO VEJO A HORA DE RECEBER SEU EMAIL, POIS JÁ COMECEI A REFORMA DA MINHA CASA, COLOQUEI AS JANELAS DE VIDRO E COMEÇAR COM PROCESSO DE PINTURA, ENTÃO ESTOU ANSIOSA.

ABRAÇOS
MUITO OBRIGADA.
EDINA APARECIDA

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 21:33

Oi, Edina.
Vou lhe responder, mas no momento estou bem enrolada com muito trabalho. Mas vou lhe responder, ok?
bjo
Rosana

Patricia Gonçalves · 03 de novembro de 2012 às 19:30

Ola Rosana, resolvi mudar todos os móveis da mh sala, vou pintar mh parede de bege e estava pensando em um sofá marrom café, um painel para tv imbuia e preto, e estou querendo dar mais uma cor, talvez uma mesa de centro amarela, e colocar uns objetos amarelos no painel para combinar com a mesa o que acha ? estou em dúvida na cor do tapete da pra me ajudar ? Obrigada !

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:27

Oi, Patricia.
O amarelo sempre dá vida e realmente é bom que haja alguns objetos na mesma cor no ambiente. Com o sofá em marrom café e a mesa de centro amarela, o tapete pode ser em uma cor neutra, um bege médio, ou cru, por exemplo.
bjo
Rosana

MÁRIO HENRIQUE TEIXEIRA VALENTE · 03 de novembro de 2012 às 10:17

bom dia.tenho um apto e as cores das paredes são em palha qual cor devo escolher para meus sofás .meu apto é pequeno.gostaria da sua opinião desde já agradeço

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:03

Oi, Mario,
O palha é uma cor neutra. Não sei a cor do seu piso nem de outros móveis, cortinas, etc. Enfim, é difícil dizer qual cor vc deve escolher. Posso falar que sofás em cinza médio (e cores neutras em geral) são os mais fáceis de harmonizar e em geral, agradam no ambiente masculino.
abs
Rosana

Fernanda Correa · 03 de novembro de 2012 às 11:12

Boa tarde! Adorei o blog e estou super precisando da sua ajuda!!!
Estou montando a minha casa e tanto na sala quanto no quarto usarei paredes brancas com uma parede em textura chapisco na cor palha. comprei um quadro de MDF abstrato vazado preto com vermelho e as capas de almofadas sao vermelhas com desenhos barrocos, que vou usar num sofá marrom ou cinza escuro (ainda não comprei) com uma manta de linho crua.
Não sei que cor de rack comprar (branco ou cor de madeira), pode me ajudar? Gosto de toques rústicos mas não queria um ambiente muito pesado… penso também naquele puff de pneu encapado com corda, pode me dizer se os itens estarão em harmonia?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 23:00

Oi, Fernanda,
Eu acho que tanto o branco como o em madeira podem ficar bem. Como vc não quer nada pesado mas gosta de rústico, talvez uma madeira clara faça mais o seu estilo. Cuidado com o uso em excesso do vermelho.
bjo
Rosana

TAISE · 03 de novembro de 2012 às 20:51

Boa noite Rosana,
Tudo bem?
Será que você pode me ajudar na cor que devo pinta minha sala e cozinha?
Meus moveis da sala são cinza com preto, e o piso claro,qual cor posso usar,posso usar dois tons?
Na cozinha são armário,mesa e fruteira preto com branco,fogão e geladeira inox, qual cor posso usar. Hoje está pintado na cor branco.
Desde já fico grata.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 22:23

Taise,
Todas as cores que vc citou são neutras. Portanto, me parece que vc gosta de cores neutras. Neste caso, pinte as paredes com cores neutras tbém (pode ser cinza bem clarinho ou até um bege bem claro – e teste as cores, pois cinza engana muito e bege tbém) e acrescente cores mais vivas nos detalhes.
Mas caso queira alguma cor nas paredes, sugiro uma delas (a menor em área, em uma cor mais viva, que pode ser praticamente qquer cor. Eu gosto de amarelo, vermelho, azul ou verde (qquer destas) com cinza, preto e branco. E acrescente alguns objetos nesta cor pelo ambiente. Faça isso na sala e deixe a cozinha em cinza ou bege mesmo pq cozinha já tem muitas coisas coloridas, em geral, ok ? Acrescente (na cozinha) algumas coisas na cor da parede e vai ficar tudo legal e harmonioso.
bjo
Rosana

PATRICIA · 03 de novembro de 2012 às 10:46

gostaria de uma ajuda quanto a minha sala de dois ambientes.
O meu sofá e preto, queria saber que cor posso forrar as minhas cadeiras de mesa de jantar e qual a cor posso colocar na textura. Me dê algumas ideias, o meu apartamento é bem pequeno. Obrigada

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 10:39

Oi, Patrícia,
Como o apartamento é pequeno e o sofá já é preto, sugiro que dê uma “clareada”, da seguinte forma, por exemplo: Cadeiras com estampa em fundo preto e desenhos em cores claras que vc gostar. Qto à textura, eu sempre sugiro que a cor da parede onde a textura será aplicada não seja muito forte, mas uma pouco mais clara ou escura que a cor das demais paredes. Isso pq a textura já chama a atenção (bem iluminada, melhor ainda) então não há necessidade de colocar um cor forte. Se as paredes forem em branco, um cinza claro ou médio (cuidado na escolha para não usar muito escuro para o ambiente) pode ficar bonito já que o sofá é preto.
bjo
Rosana
Rosana

Denise Luiza Machado de Carvalho · 03 de novembro de 2012 às 21:26

Me ajude estou decorando minha sala, meu sofa e marrom escuro, que cor que deveria usar para meu painel de tv e que cor devo colocar o papel de parede em uma das parede. Tenho uma cadeira com floral amarelo com fundo claro. Estou com muita duvida me ajude. E um tapete cinza.

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 10:35

OI, Denise,
O painel de tv, para dar mais conforto à visão é recomendável que seja em uma cor de média a escura, que não seja viva demais. Madeira ou MDF em tons de madeira médios, puxando para o marrom por exemplo. O papel de parede, se a parede for grande, é melhor que seja discreto, liso ou com estampa discreta. Mas se a parede for pequena vc pode usar uma estampa com fundo cinza claro e detalhes em amarelo, bege e marrom, assim combina com o tapete, cadeira e sofá.
bjo
Rosana

MARY · 03 de novembro de 2012 às 14:05

Boa tarde!

por favor, gostaria de tirar uma dúvida a mesa de centro tem que ser igual a mesa de canto?

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 10:29

Oi, Mary
Não necessariamente. Elas podem ser diferentes mas é bom que tenham algo em comum, o estilo principalmente.
bjo
Rosana

Robson · 03 de novembro de 2012 às 08:33

olá, adorei seu site…
Eu e minha esposa vamos decorar nossa sala agora (apartamento pequeno) e a única coisa que já decidimos foi o sofá, sera um de couro cor marrom café. E não sabemos como combinar a mesa de jantar e o rack…. minha esposa axa bonito mesas com tampo de vidro banco leitoso, já eu prefiro o vidro transparente pra dar mais espaço ao ambiente, o que vcs axam??? Outra coisa é cor da base da mesa, da parte de madeira das cadeiras e do rack… grato

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:25

Oi, Robson,
Esta cor me parece muito boa para o sofá. É uma cor fácil de combinar e q facilita a manutenção. E também é uma cor considerada praticamente neutra, portanto, vcs tem muita liberdade de escolha na cor dos demais móveis.Móveis com transparência são ótimos para espaços pequenos sim. E permitem mais liberdade na escolha das cores dos demais elementos. Infelizmente, como não sei cores de paredes, piso e outros objetos/móveis existentes, é difícil q eu acerte na sugestão, o que posso dizer é que como o sofá é escuro, é importante que vcs acrescente elementos claros no ambiente. O marrom fica bem com outros tons terrosos claros puxando para o laranja e amarelo. Também fica ótimo com verde, azul turquesa e vermelhos. Mas não esqueça de acrescentar cores neutras e claras. As madeiras claras também combinam bem com esta cor de sofá e seriam, à principio, minha sugestão para as madeiras usadas no ambiente.
abs
Rosana

Mary Jane · 03 de novembro de 2012 às 13:59

Boa tarde!

Rosana sempre que posso estou ligada no seu blog e amo suas sugestões, por favor, me ajude a colocar os moveis da minha cozinha no local certo, estou enviando três fotos para você ter uma ideia e me ajudar, o que mais me incomoda nessa cozinha é o fogão não sei onde coloca-lo toma muito espaço, essa máquina vai sair desse local, fico aguardando sua sugestão, desde já obrigada, como faço para enviar as fotos?

Mary

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:16

OI, Mary,
Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Raquel · 03 de novembro de 2012 às 17:58

Olá Rosana adorei suas dicas, Mas tenho uma dúvida, minha sala é branca com uma parede com textura vermelha, meu sofá é marrom e meu rack é preto com imbuia, que combina com com o sofá certo?. Mas quero colocar uma cortina e um tapete na minha sala agora pro natal e queria a sua ajuda pra saber qual cor comprar …… Obg

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:32

OI, Raquel,
As cores usadas são fortes. Combinam sim, mas precisam de um “respiro” com cores mais leves e discretas. Por isso eu sugiro que use uma cor neutra na cortina, Um cinza claro a médio, por exemplo, pois combina muito com preto e vermelho.
Qto ao tapete, vc pode usar por exemplo, um cinza prata ou um bege médio (depende tbém do seu piso, que eu não sei a cor). Outra ideia seria um listrado cinzas, beges, marrons e, talvez, vermelhos (o vermelho em bem menor quantidade). Ficaria bem legal.
bjo
Rosana

Shayenne Lucio · 03 de novembro de 2012 às 21:55

Olá, tenha acompanhado suas dicas e tenho gostado bastante. Acabei de comprar um pequeno apartamento e a princípio queria decorar minha sala (3m X 4m) nos tons de marfim e marrom. Sendo assim, comprei o sofá na cor castor, móveis no tom carvalho e cortina marrom. Queria saber que cor posso usar para dar um pouco mais de vida. Pensei em colocar um vaso de planta também.

Abraços,

Shayenne

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:35

OI, Shayenne,
Olha, sinceramente, com esta base neutra vc pode usar praticamente qquer cor. Pode até colocar diversos objetos (pequenos) em 3 ou 4 cores diferentes. Mas considerando que vc gosta de neutros, acho que prefere 1 ou 2 cores. Pense em tons de azuis ou vermelhos (desde o rosa até o lilás). Planta sempre é bom!
bjo
Rosana

Solane Reis · 03 de novembro de 2012 às 00:57

Rosana, boa noite.
Vou me casar e estou reformando minha casa, estou com grandes duvidas.
Gosto de ambientes mais claros e que passe aconchego e limpeza. Comprei meu rack e o painel nas cores preto com palha (ébano com cappuccino se não me engano), gostaria de colocar uma papel de parede na parede do rack, tava pensando em uma cortina e um tapete mais claros e o sofá no marrom. Queria saber se essa combinação daria certo ou caso contrário quais cores posso usar.
Muito obrigada, no aguardo

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 21:36

Oi, Solane,
Todas as cores q vc mencionou são neutras, o q facilita a harmonia, mas sempre busque amostras e teste as cores. Como vc gosta de aconchego sugiro que o papel de parede seja bem discreto, usando as cores que já possui: fundo claro e detalhes em bege e marrom, por exemplo.
bjo
Rosana

Ingrid Borges · 03 de novembro de 2012 às 18:34

Olá, boa noite Rosana!
Estou querendo renova minha sala pro fim de ano pois tenho duvidas, meu sofá é bege e meu rack preto com branco, eu queria gostaria de saber qual cor poderia pintar as paredes e se um puff fofão ficaria legal .
Desde já agradeço!

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 00:11

Oi, Ingrid!
Bege, preto, branco são neutros. Não sei se vc prefere usar neutros ou quer colocar cores não neutras nas paredes. Caso queira manter os neutros nas paredes vc pode usar off whites acinzentados por exemplo e acrescentar colorido nos objetos, o que é sempre uma boa ideia.
Qto ao puff, depende muito do estilo do ambiente (se é mais descontraído é mais fácil de combinar) e se vai servir para todos em casa. Puffs fofões em geral não são muito confortáveis para pessoas com mais idade.
bjo
Rosana
bjo
Rosana

fran · 03 de novembro de 2012 às 15:05

Ola querida Rosana mim tire uma duvida tendo um sofá vermelho com uma parede vermelha e o resto cor de areia com o piso cinza clarinho qual cor deve ser a cortina?????? Obrigadinho desde ja….

Responder

Rosana Silva · 03 de novembro de 2012 às 18:17

Oi, Fran
Como o vermelho é uma cor forte e vc já tem sofá e parede nesta cor, sugiro que as cortinas sejam mais neutras. Pensei em uma cor similar às demais paredes ou ao piso.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!