Simples Decoração - Porque o bom é simples

Jardim Quintal Varanda

Uma planta especial para sua saúde!

Sempre defendi o uso de plantas dentro de casa. Qualquer ambiente fica melhor e mais aconchegante com plantas, mas não é só isso!

Gostaria de começar falando sobre uma espécie muito difundida, de muito fácil cultivo, que ocupa pouco espaço e tem uma característica especial, boa para todos e principalmente para os alérgicos. E poucos sabem disso!

limaonaagua quarto-branco-plantas

 

A diva a que me refiro é a conhecida “Espada de São Jorge” cujo nome científico é: Sansevieria trifasciata, que tem muitas variedades: folhas com margens creme-amareladas, com manchas verde-clara, acinzentadas com margens amarelas, de folhas curtas (anãs), rajadas, mais finas, mais largas, enfim, tem pra todos os gostos.

perfildaplanta Sanseveria boaddd

 

marcia4

Mas o melhor de tudovocê sabia da capacidade despoluidora dessa plantinha?  Eu li muito a respeito e assisti documentários sobre o assunto, daí fiz o teste: Vivo numa região bem poluída e toda manhã acordava com os olhos irritados e espirrava muito.

Quando soube que esta belezura tem como característica liberar muito oxigênio durante à noite (diferente da maioria das plantas) e que absorve diversos gases tóxicos dos ambientes internos – como o formol existente em madeiras tratadas, tecidos sintéticos, tapetes, carpete, tintas, etc, – coloquei-a para dormir ao meu lado.

Resultado: olhos limpos, sem irritação pela manhã e nada de espirros. E o quarto fica lindo!

marcia P1040342

Minha companheira no quarto

Portanto, indico muito para uso nos dormitórios, especialmente para os que sofrem de rinite e outras alergias respiratórias.

marcia P1040553

Esta composição de 3 vasos fiz para uma cliente usar no quarto dela e contém Espada de São Jorge, Espada anã e Jibóia.

marciaP1040708

Composição de Espada de São Jorge + Filodendro + Dinheiro em penca (uso no escritório)

O que ela necessita:

 Solo: coloque argila expandida, ou brita ou qualquer coisa que sirva como dreno; por cima coloque manta drenante; depois uma mistura em partes iguais de substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa. Daí é só plantar, lembrando que quem gosta de terra são as raízes. Firme bem as mudas para que não fique bambeando.

Clima: Sol pleno ou Meia Sombra (ótima luminosidade).

Rega: quando o solo estiver seco ou cerca de 1 vez na semana. Molhe o solo, não a planta, para não acumular água. A quantidade depende do tamanho do vaso. Não precisa encharcar. A terra precisa ficar úmida. Quando necessário passe um pano úmido nas folhas. Coloque areia no pratinho e seja feliz com sua “Espada de São Jorge”.

decorarosenbaum Pinterest c3cc9d7a

Ambiente by Marcelo Rosenbaum

Ah. Não deixe de nos contar os resultados. E se quiser saber mais sobre plantas despoluidoras, pergunte! Existem várias interessantes para ambiente interno, como  o Lírio da Paz, Jibóia, Hera, Samambaia paulistinha, Pleomele, Ráfis, etc.

Observação: Se vc tem pets, coloque a planta fora do alcance deles. Apesar deles serem inteligentes o bastante para não comerem o que não lhes faz bem, filhotes podem fazer isso e ela pode ser tóxica para cães. 

Qual você curte mais? Aguardo seus comentários!

Marcia Nassrallah

Fotos dos sites e blogs: Rosenbaum Pinteresthypeness , Marcia Nassrallah e  limaonaagua 

Posts relacionados

Comentários:

Marcia · 18 de fevereiro de 2016 às 13:31

Oi Vânia, tudo bem?

Olha, uma planta específica que facilite seu sono eu desconheço, mas certamente há algumas coisas que podem ser feitas para melhorar a qualidade do sono ou o seu bem estar… algumas a Rosana já comentou. Segue outras:

Tem mais a ver a com a Manutenção do Ambiente (terapia do ambiente):

Manter o quarto o mais livre possível de objetos e coisas, Limpo. Arejado.

Pode buscar ajuda na Aromaterapia tbm pois estudos indicam que alguns aromas podem ajudar no sono, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Exemplos de Óleos Essenciais usados na aromaterapia para melhorar o sono:
Lavanda
Manjericão
Cânfora
Camomila
Manjerona
Neroli
Rosa
Sândalo
Ilangue-ilangue

Música suave. Sons da natureza, como o de chuva suave. Às vezes o próprio barulhinho do ventilador ajuda. Tenho uma amiga que só dorme quando liga o ventilador. Ela nem vira pra ela. É só pra ouvir o som mesmo.

Deixar o quarto com cores mais suaves e usar plantas na decoração dele.

Esses elementos podem ser de ajuda.

Mas não deixe de buscar ajuda médica. Existem clínicas de distúrbios do sono que fazem testes específicos para detectar o problema e buscar uma solução.

Bjos querida. Obrigada por ler nossas matérias.

Responder

Vânia Andrade · 18 de fevereiro de 2016 às 23:03

Muito obrigada pela resposta, vou seguir sua orientação. Adorei.

Responder

Vanil Sellmer · 18 de fevereiro de 2016 às 23:52

Gostei das dicas vou fazer,ADORO plantas dentro de casa.O lírio da paz ta mbém pode colocar dentro de casa ?

Responder

Rosana Silva · 18 de fevereiro de 2016 às 18:21

Oi, Vanil!
Claro que sim! Eu tenho e eles ficam muito bem, pq são plantas de sombra.
bjo
Rosana

Malú · 18 de fevereiro de 2016 às 01:03

Boa noite,
Adoro plantas, neu quarto é o ambiente mais iluminado da casa e pega sol o dia inteiro, tenho algumas suculentas que estão próximas da cama. Estou com crise de renite e resolvi perguntar se é aconselhável manter este tipo de planta no quarto

Grata

Responder

Rosana Silva · 18 de fevereiro de 2016 às 09:08

Oi, Malú,
Não há qquer problema, ainda mais que as suculentas não devem ficar encharcadas…Só molhe quando a terra estiver bem seca e tudo bem.
Melhoras para sua rinite. Pegue bastante sol da manhã, tome vitamina C e proteja-se do frio. Eu tbém tenho rinite alérgica, principalmente no frio… 🙁
bjo
RO

Deixe o seu comentário!