As cozinhas abertas para a sala, inteiramente ou não, são uma forte tendência da decoração. E isso acontece por duas razões principais: Os apartamentos estão cada vez menores (então, quanto menos divisões – paredes – mais espaço para usar) e a vida está cada vez mais corrida, cada um almoçando/jantando em um horário diferente, muitas vezes fora de casa. Engraçado que acho que o sonho da maioria é aquela cozinha grande, onde todos se juntam, participam, com uma copa, mesa grande, cheia de gente … mas a realidade é bem outra, não é ?

Então, se a realidade é este corre-corre e os imóveis minúsculos, temos que ter criatividade para fazer esta realidade ficar bem bonita! Abaixo, fotos de cozinhas que podem ser bem maiores que a sua, mas perceba os detalhes, revestimentos, etc e use-os para se inspirar e fazer sua cozinha por menor que seja, linda!

Seleção dos sites e blogs: yoquesedreamhomes, tranquiltownhouse, roxxon,smallplacestyle e  stadshem

tranquiltownhouseblogspotcozinha1

Detalhes interessantes: A combinação madeira/aço, o quadro para recados na parede esquerda, a abertura na bancada no lado da mesa, para guarda de objetos e nos toques de branco para clarear o espaço.

roxxonwordpresscozinha1

Atenção à combinação branco/aço (apesar que eu prefiro o piso mais escuro para aquecer e facilitar a limpeza) e na leveza dos móveis, com quase nenhum detalhe

yoquesedreamhomescozinh7

O uso das cores para delimitar a bancada (veja como o azul escuro dá profundidade), os ladrilhos com desenhos geométricos, a cortina para esconder a bagunça.

smallplacestylecozinha3

Detalhes interessantes: 1) A combinação da cerâmica escolhida com a parte superior dos armários e as cadeiras, repetindo os “quadradinhos”, a escolha de cores de leve harmonia, o tapete e o revestimento tipo lambri da bancada divisória. Eu não gostei da cortina. Acho que não combina com os traços retos da cozinha.Uma persiana reta ficaria melhor. E também escolheria outras luminárias.

Cozinhas integradas à sala 1

Repare no “super” uso do espaço na divisão entre a cozinha e a sala; no rasgo para a bancada de refeição (e que ela continua após ele); no recuo para os banquinhos, na combinação verde e madeira, na divisória para a área de serviço.

Cozinhas integradas à sala 2

Detalhes interessantes: Na cerâmica que parece um muro de tijolos, branca e leve, no contorno preto das bancadas, no rebaixo para a iluminação da pia e fogão, nas leves prateleira e  no recuo da bancada para os banquinhos

Quer ver mais cozinhas? Veja todas em Categoria Cozinhas

54 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cláudia!
    Como a cozinha tem branco e preto, 2 cores neutras, vc tem grande liberdade em escolher as cores da sala e pode harmonizar os ambientes com objetos de decoração e acessórios da cozinha na mesma cor. Sua idéia de usar cinza é boa, pq ele é a mistura do preto com o branco, mas acrescente cores mais vivas e repita estas cores que escolher nos 2 ambientes.
    bjos
    ROsana

  2. Olá! Minha cozinha é integrada a minha sala e gostaria de saber que cor posso fazer o rack, painel de TV e sofá da minha sala,uma vez que os armários da cozinha são branco com pedra preta. Penso em fazer algo que próximo da mesma tonalidade como: painel cinza claro com sofá chumbo, mas ao mesmo tempo penso em fazer algo diferente uma vez que são ambientes diferentes. Estou em dúvida. Se puder me dar algumas dicas agradeço. Abraço

  3. Oi, Marta!
    Móvel tipo cristaleira na sala é uma tendência, não vai ficar estranho, a não ser que ele não combine de forma alguma com o restante dos móveis da sala. Coloque na sala e veja o que acha ou o que pode fazer (colocando objetos que combinem, se necessário mudando a cor, etc) pois me parece que na cozinha ele vai lhe dar trabalho, né ?
    bjos
    Rosana

  4. Bom dia!Gostaria de saber o que posso fazer,minha cozinha é piso branco e bem espaçosa,tenho uma mesa de vidro quadrada e agora comprei um movel de madeira tipo cristaleira,posso coloca-lo nessa cozinha ou poderia coloca-lo na sala de tv que fica ao lado?por favor me ajude,estou em duvida,pois se coloco na cozinha vou precisar lavar o chão constantemente,e se coloco nessa sala não ficaria estranho?obrigada

  5. Oi, Paulinha!
    Não compreendi bem a sua idéia do passa pratos. Sem divisórias, como assim? O passa pratos é em termos bem diretos, um “buraco” que vc faz em uma parede para comunicação entre a cozinha e a sala de jantar, preferencialmente perto da mesa, de forma que possa passar objetos de um ambiente para outro sem precisar se locomover a este outro ambiente. Então, não entendi… Se quiser mandar fotos, mande para [email protected], ok ? Em relação aos tapetes, só usaria se a sala fosse bem grande, entre outras coisas pq o tapete da sala de jantar deve ser bem maior do que a mesa, de forma que as pessoas possam movimentar as cadeiras sem “carregar” o tapete junto, entende? Então, em geral, uso só no estar. Mas é claro que isso depende do ambiente que vc tem.
    bjos
    rosana

  6. Olá, meu apartamento vai ter cozinha e sala de jantar integrada e também sala de estar junto, da cozinha para a sala de jantar gostaria de fazer um passa pratos para separa a sala de jantar e estar estou precisando de uma idéia, ou eu posso montar sem divisórias mesmo. E também gostaria de saber se fica legal usar tapete tanto na sala de jantar como na de estar?
    bjoO

  7. Oi, Deise!
    Realmente esta disposição não é usual. Mas nada mais fácil que testar para ver não é ? Outra opçao, que talvez fique melhor esteticamente é acrescentar um aparador bem estreito e simples entre a mesa e o sofá. Teste e depois me diga!
    bjos
    RO

  8. Olá!

    Estou pensando em colocar a mesa com um dos lados (o mais estreito)encostado nas costas do sofá, ao invés de encostar na parede. A meu ver assim haveria mais espaço para as pessoas se acomodarem e circularem em torno da mesa. Minha dúvida é se isso seria esteticamente interessante, já que não tenho visto fotos com este tipo de distribuição.

    Obrigada.

  9. Oi, CAREN!
    Já tenho visto algumas reformas que fazem exatamente isso: Derrubam parte da parede que liga cozinha à sala e, neste espaço, colocam a mesa de jantar. Mas isso depende do grau de formalidade que vc deseja para suas visitas…
    bjos
    Ro

  10. Oi,estou fazendo minha casa, mas eu tenho duvidas se na divisão entre a sala e a cozinha posso fazer como mesa, mas não vou ter sala de jantar, fica ruim? pq penso que pode ficar chato pra receber vizitas e tals….bjo

  11. Estilos exelentes, onde há integração com os ambientes sociais, unindo a família,familiares e amigos.
    Estou fazendo Desing de interiores na Etec Carlos de Campos São Paulo.
    Ótimas idéias e uma grande referencia para nós iniciantes no mundo de Design.

    Abraços, Parabéns!!!

  12. OI, LUIS HENRIQUE!
    Ter como fazer uma mesa fixa depende do espaço que vc tem no entorno. Se há espaço para colocar as cadeiras e para que as pessoas possam usá-las sem “aperto”. Se há espaço para ter, no mínimo, uns 30 cm a 35 cm de largura desta mesa (que é o que ocupa um prato e um copo, mais ou menos – Isso se vc vai ter cadeiras só do lado da sala) , então dá! Se não, não dá!
    Ah, e observe que a altura deve ser de uns 75 cm se vc vai usar cadeiras comuns (assento de 45 cm a partir do piso, mais ou menos) e que deve haver espaço para que as pessoas posicionem as pernas, isso é, o tampo da mesa tem que vir à frente, entende?
    Espero que funcione
    bjos
    Ro

  13. olá, moro em um apartamento e resolvi abrir um vão entre a sala e a cozinha ligando os dois ambientes. Fiz tipo uma “janela” na parede, quero idéias para colocar nest vão uma mesa fixa… Será que tem como?

  14. quero saber se tem como integrar uma sala de jantar e ozinha no espaço de 4m x 4m. e como eu posso fazer.por favor mande a resposta pro meu email.obrigada

  15. Oi, Josi!
    Vc pode fazer as 2 coisas. Quando tudo é igual, fica mais “integrado”. Atualmente até madeira eu tenho visto em cozinhas integradas, mas tem que ser muito bem tratada e a manutenção é cara! Se vc vai colocar piso frio na sala, fica mais fácil. E há soluções em que vc põe um revestimento especifico para a cozinha, o importante é que combine com o piso da sala, que não haja uma mudança brusca demais de cor, ok ?
    bjo
    Rosana

  16. Olá, tenho uma dúvida! Minha sala será integrada à sala de jantar e à cozinha. Posso colocar um piso diferente na cozinha ou fica melhor os três ambientes com o mesmo piso?
    Obrigada!!

  17. Oi, Juliana!
    Idealmente a sala de jantar deve ficar mais perto da cozinha, logo, tem todo o sentido a cozinha integrar-se à ela, facilitando a circulação. Agora, se vc faz jantares mais formais, deve pensar em haver uma forma de fechar a cozinha (com portas de correr, etc) quando estiver realizando estes eventos.
    abs
    Rosana

  18. Olá, gostaria de tirar uma dúvida ! Devo deixar qual sala integrada a cozinha? A sala de jantar ou a de estar? Ou posso integrar as duas a minha cozinha ??

    Agradecida desde já .! Amei o site !

  19. Oi Ro
    Adorei, a minha vai ser integrada, mas meu estilo é de movéis de demolição quando estiver na epoca mostro pra vc.
    Hoje coloquei post sobre cozinhas também : )
    bjos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui