Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, segui com os contrastantes e agora vou falar agora das combinações Harmônicas.

Combinando cores – Harmônicas

Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores Harmônico pode ser acromático, neutro, monocromático e o que muitos consideram o harmônico mesmo (ou cores análogas), aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO. Ficam do ladinho uma da outra:

circulo-cromático - Combinando cores - Harmônicas

(este círculo cromático é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

Então, por exemplo, o amarelo, o amarelo alaranjado e o laranja são harmônicos ou análogos. O vermelho o Magenta e o violeta também e por aí vai. No esquema análogo vc pode usar 2, 3 ,  4 cores “vizinhas”.

Assim, veja nestes exemplos como é bonita esta combinação, deixando os ambientes vivos mas aconchegantes ao mesmo tempo. Perceba , na maioria, o uso de cores neutras como base, um “refresco” para o olhar.

omovelsalarosa4

corredorApartment

SMALL-SPACES_bellemaison1

cafofofinocantinho

vtwonendotn74

wunderweibDOTde8

combinacaodecores tomsobretomYfrogCoral

Fotos dos sites e blogs: wunderweib.de, velvetandlinen, coral, bellemaison, cafofofino, vtwonen, casaabril, omovel e apartment therapy

159 COMENTÁRIOS

  1. Minha sala de jantar e conjugada com a de estar, as paredes sao branca (sala pequena) gostaria de pintar uma das paredes onde fica a mesa de jantar , detalhe é que tenho um quadro laranja (santa ceia) na parede que quero pintar e adoro este quadro, que cor devo pintar para uma sala pequena com mesa em vidro e cadeiras tons creme?

  2. meu sofa è vermelho qual a cor indicada para as paredes, almofadas e demais itens por favor me ajudem .grata

  3. Amei seu blog.
    Preciso de uma ajuda. Meu escritório tem paredes brancas, mobiliário cinza (aquele padrão) e cadeira azul. Gostaria de colocar persiana vertical de pvc, mas com um tom agradável, moderno, que minimizasse o cinza dos móveis, uma vez que a universidade não permite que eu os troque. Qual sua sugestão?
    abraços

  4. Oi, Thais,
    Sugiro que a sua sala seja em bege como os azulejos e se quiser uma parede em tom diferente, pinte de marrom médio.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Rê,
    A cor cuia de chimarrão é um marrom de médio para escuro e fica super bem com o azul das cadeiras.Não vejo problemas.
    O tampo de madeira pode ser em um tom de madeira puxando para o mel, tipo freijo.
    bjo
    Rosana

  6. Olá!

    Da minha cozinha é possível ver a sala, pois elas são separadas por umn portal. Estou querendo pintar a minha cozinha de rosa só que num tom bem escuro e claro colocar azulejos bege. A Minha dúvida e qual cor pintar a sala, será que na sala eu posso ter uma parede de fundo??? Att.

  7. Olá. Pintei uma parede do escritóri de cuia de chimarrão (Suvinil), o chã é parcelanato cinza e as outras paredes bege bem claro (quase branco). O problema é que as minhas cadeiras são azuis (tipo claro – royal) com os pés cinza claro e a base da mesa também.
    Como escolher um tampo de madeira para mesa e para o armário que combine com essas cores?
    Ps: não gostaria de wengue ou tabaco.
    Aguardo, obrigada

  8. Oi, Anita,
    Sugiro que mantenha a cama e comodas em branco e acrescente lilás , rosas e azuis nas cortinas, tapete, almofadas, roupa de cama… Vai que elas mudam de idéia ? Vai ser mais fácil trocar a cor destes itens que dos móveis. Além disso, os móveis em branco vão clarear e diminuir o peso da parede em lilás.
    bjo
    Rosana

  9. Minha sala e retangular mede em torno de 15×3,00m na cor gelo e azul. gostaria de dicas para decora-la. cores e tipo de moveis que combine com essa medida de sala e cor. gostaria tambem da sua opiniao o que acha dessas cores utilizadas na sala. vou descreve-las pq sao duas salas com uma porta de correr dividindo as duas, sendo uma retangular e uma quadrada msm, as duas estao pintadas as paredes gelo com faixa, teto e chao azul na sala quadrada e a retangular nas msm cores, com diferenca que duas paredes menores uma de frente pra outra nao sao pintadas e sim com como se fossem tijolinhos a vista avermelhado. e muito dificil descreve-la, mas tenta entender mais ou menos e o que puder me dar de dica sera bem vindo.

    agradeco desde ja.

  10. Olá, queria uma dica. Quero pintar um lado da parede do quarto das minhas filhas de lilás não muito escuro. Ainda as mobilias são de cor branca. Queria saber se ficava bem pintar a cama e as cômodas com cores lilás e cor de rosa ficava bem. Auqria tb colicar um candêeiro de tecto (de papel) tom lilás? E o tapete, cortina e almofadas que cor é que devo colocar?

    Obrigada
    Anita

  11. Oi, Michelle,
    Penso o seguinte: Se vc amou, está ótimo! A casa é sua, é vc quem tem que se sentir bem nela. Sinceramente.
    Bjos
    Rosana

  12. Olá! Estou construindo uma casa e gostaria de receber dicas de decoração da sala de estar com medidas de 4,5 x3,5 e janela de blindex de 1,60 e porta de blindex de 2,20

  13. olá, gostaria de tirar uma duvida, minha casa a cozinha e conjugada com a sala ai o que eu fiz minha sala eurebaixei o teto e pintei o fundo do teto com um vermelho (rosa suave da coral) coloquei uma luminaria de duas lampadas fixa no teto fumê (vidros)meu sofa de canto e cinza e oloquei uma namoradeira verde lagarta e na sala de jantar fizemos um detalhe com dois buracos no teto com lampadas embutidas e entre estes, um pendente fumê ( vidros)com tres lampadas no centro da mesa e minhas cadeiras são verdes lagarta.Minha cozinha tem detalhes vermelho pastilha sobre a pia.e um detalhe de bascula vermelha.
    sera que eu carreguei de mais no verde e vermelho ou não

    euparticularmente amei, mais queria opinião de um profissional.

    m,e ajude

    obrigada
    Michelle

  14. Oi, Maria Jose
    Acho que vc deve comprar o tapete em cinza somente, já que o piso já é decorado. A cortina pode ser um pouco mais escura, mas no mesmo tom das paredes.
    Qto as almofadas, sugiro que use tons mais leves e neutros, como amarelo leve atenuado e beges, para não ficar tudo muito escuro e forte.
    bjos
    RO

  15. Oi, Rosana, td bem?
    Gosto mto do seu blog, me deu ótimas idéias p decorar o meu apê… =)
    Vou pintar a parede atrás do meu sofá de vermelho (tomate seco da Suvinil), o resto da sala de um off white (Gelo da Suvinil). Meu sofá será cinza, mais ou menos como esse da penúltima foto e o meu piso é branco meio rajado de salmão…
    Pensei em comprar um tapete cinza e vermelho, vc acha q ficará bom? E de q cor pode ser a cortina?
    Pensei em umas almofadas violetas e vermelho escuro, mas será q o ambiente não ficará feminino demais? Aí o maridão não ia gostar, tadinho… rsrsrs…
    Bjs, parabens pelo blog!!

  16. oi, noiraci,
    Considerando que vc não vai pintar a parede atrás do sofá mas só colocar um ou mais quadros, por exemplo, sugiro que escolha um quadro que tenha as cores verde, vermelho ou laranja, cinza e marrons.
    bjos
    Rosana

  17. oi adorei todas as dicas de como usar cores nos ambientes,quero pintar uma parede da sala de verde cor fortuna da suvinil mas tenho uma parede grande do outro lado que só tem um sofá cinza de três lugares, o que posso colocar atrás do sofá na parede que combine?
    abraços e parabéns pelo blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui