Já repararam que é difícil vc ver cortinas estampadas? Quer dizer, cortinas estampadas que sejam bonitas e fiquem bem no ambiente? Pois é! Pessoal acha que vai ficar brega (ainda se usa esta palavra?) , que vai “prender” a decoração, que vai pesar, que vai ficar ridículo, que está fora de  moda… enfim. Eu acho que é uma opção, que pode ser usada para variar, alegrar, diferenciar, um ambiente. E que pode ficar bem bonita e chique, sim! Vamos ver umas idéias (para que vc tenha outras!!!) :

Decoração - Cortinas estampadas 1

Decoração - Cortinas estampadas 2

Decoração - Cortinas estampadas 3

Na 1a foto acima, a cortina, em um estampado tipo étnico, aquece a sala com seus tons avermelhados e realmente cria um clima. 2) Na segunda foto, repare que tecidos em cores diferentes repetem as listras da poltrona 3) Na terceira foto, o estampado possui todas as cores da sala em um fundo branco que suaviza seu efeito.

Decoração - Cortinas estampadas 4

Decoração - Cortinas estampadas 5

1) A pequena cortina em em estampado leve com fundo amarelo esverdeado ilumina e alegra a sala 2) A cortina da segunda foto, acompanha com discrição  os cinza e preto da sala e tem outra função, que é diminuir a entrada de luz quando fechada.

Decoração - Cortinas estampadas 6

Decoração - Cortinas estampadas 7

1) Neste quarto, uma escolha mais clássica, já: A cabeceira é forrada com o mesmo tecido da cortina 2) Eu achei lindas estas cortinas  em estilo tye dye que reproduzem as cores do sofá e almofadas, complementando belamente a decoração.

Decoração - Cortinas estampadas 8

Decoração - Cortinas estampadas 9

1) Novamente, veja a cortina repetindo cores do ambiente (foi incluída uma almofada no mesmo tecido, mas veja que, devido ao fato de ser só uma junto com diversas outras de diversos tamanhos e cores, não fica aquela coisa “certinha demais”). 2) Na segunda foto uma idéia de facilita a escolha da estampa com uma parede colorida – Que o tecido tenha como fundo exatamente a mesma cor da parede! Fica bonito, não ?)

Outra coisa interessante é que em nenhum destes ambientes vc precisa ficar presa eternamente à cortina estampada: poderia trocar qualquer uma por outra, lisa, que tenha uma das cores da cortina estampada. Para não errar na escolha, use as cores do ambiente, prefira estampas simples , “adultas” (aqueles barrados um tanto infantis deixe para o quarto de bebê, talvez…) , geométricas e com poucas cores.

Fotos dos sites e blogs: decoreju, alifesdesign, achadosdedecoração, decophoto e wunderweib

21 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Juciara,
    Será que vc não pode usar esta cortina em outro cômodo?
    Se a sala é pequena e a outra janela está muito perto, acredito que vai ficar estranho….
    Caso não, se pintar a parede vermelha em uma cor que seja similar ao fundo da cortina (este bege clarinho) e colocar a outra cortina tbém em cor similar, pode ser que diminua o peso e fique razoável.
    Acrescente almofadas nas cores das figuras.
    bjo
    Rosana

  2. olá,boa tarde,estou com ma dúvida em relação a minha cortina…na verdade comprei um tecido com estampas geométricas,o fundo é bege clarinho,mas as figuras tem tons de amarelo,verde e marrom..foi escolhida para uma casa,mas mudei de lá e gostaria de aproveitá-la na minha casa atual…que tem a parede da sala em vermelho,meu sofá é bege escuro e meu tapete preto…o que faço?pois nessa sala tem outra janela,e não estou encontrando o tecido com as mesmas estampas pra fazer outra cortina.devo colocar uma lisa?e as almofadas qual cor escolho? e a parede vermelha vai pesar o ambiente,ja que as estampas são mais coloridas? me ajude!!

  3. Ola, vi que o ideal para usar em uma janela onde o sofa fica em baixo e Persiana, mas Qual cor ficaria legal sendo que Minha parede e palhA com sofa marrom e rack Branco?

  4. Oi, Sara,
    vc pode colocar cortina até o chão se o sofá não ficar agarrado na parede. Mas eu prefiro persiana neste caso, com uma cortina fina (tipo voal) para ficar mais sofisticado.Sugiro que seja branca ou da mesma cor que a parede ou em cinza. Mas não preto e branco.
    bjo
    Rosana

  5. Olá achei os site lindo,as dicas são maravilhosas…Gostaria de pedir alguma sugestão para minha sala pois estou bem em duvida relação cortina ou persiana?
    A principio as paredes da sala é branca,o sofa em tecido veludo amassado cinza,a rack com painel é cinza com preto tenho dois puffs como decoração preto com branco e os decorativos da rack também é preto com branco.O sofa fica embaixo da janela nesse caso tem que ser uma cortina ou persiana somente até o inicio do sofá???Pensei em trabalhar algo em preto com branco, mas ai pensei que vai ficar tudo mto preto entende?Preciso muito de ideias obrigadaa!

  6. Oi, Edivane,
    Como vc precisa diminuir a claridade, sugiro cortinas em marrom médio. A cortina fica melhor na janela somente. E o varão pode ser uma forma dela pesar menos no ambiente, já que não irá ate´o teto.
    bjos
    Rosana

  7. Bom dia Rosana as materias postadas são maravilhosas. Tenho várias duvidas sobre decoração e uma delas em colocar cortina na minha sala de estar, será que você pode me ajudar? é o seguinte os sofás da minha sala são em tecido amarelo tipo cor de mostarda, mesa de centro e estante são cor de mogno, qual a cor da cortina ficaria bom para a cor dos meus móveis, se eu arriscar em uma cor parecida com a do sofá ficará bom? inclusive vou pintar as paredes de branco pois ela é cor neutra e fica bem com qualquer item que eu possa adicionar a decoração não é mesmo? Olhe só, a porta e janela ficam na mesma parede são de aluminio e vidro mais não coloquei cortinas nela e sim na porta que dá para a salinha de jantar. Fico na dúvida coloco cortinas na janela e porta porque quero diminuir também a claridade que fica dentro de casa, outra coisa será que ficaria bem as cortinas na porta e janela e a outra do outro lado da sala da passagem da sala de estar para a sala de jantar? Tenho muitas dúvida por favor, me ajude Tenho vontade também de mudar de trilho para varão pois pelas fotos que vejo as cortinas de varão estão em moda e ficam muito mais bonitas e charmosas. Agradeço pela atenção se você puder me responder e solucionar as minha dúvidas que são muitas.

  8. Adorei o site!!!! Simplesmente lindo! Enviei um email, para fazer um orçamento para minha sala.

    Aguardo retorno.

    Bjs

    Raquel

  9. Adrei as dicas! Estou montando uma sala e é até difícil escolher que “ar” dar a ela… Amo cortinas, lindinha a com pesianas por baixo, ilumonou o ambiente e ao mesmo tempo deu um aconchego. Parabéns!

  10. Rosane, acho que a maioria das pessoa tem medo de tudo que é colorido. Eu já adoro essa riqueza de informaçao das estampas.

    Valeu pelas dicas linda.

    Beijos,

    Cris Turek

  11. Cortinas uma mais linda que a outra e com decorações do jeito que eu gosto!!
    Parabéns e obg por colocar o DJ aqui na lista’
    Bjoo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui