O apartamento é pequeno, não tem jeito, certo ? Sabemos que é impossível aumentar o espaço, mas podemos fazer com que ele pareça maior!  Vão aí algumas dicas:

Em todos os ambientes: Use móveis leves, simples, com pouco volume. Use espelhos, móveis espelhados (não exagere), nichos e prateleiras. Simplifique.

Na Cozinha:

1) Colocar fogão, pia, geladeira, etc unidos, como um só móvel e  usando cores claras (o branco é uma tentação, mas dá trabalho, pense nisso e prefira tons mais escuros no piso).

2) Armários superiores o mais alto que for conveniente e poucos detalhes.Aliás, armários superiores abertos também dão a impressão de maior (além de serem mais baratos).

3) Recuos para abertura de gavetas (sem puxadores), além de baratearem o projeto, criam linhas horizontais, que também dão impressão de “maior”.

4) “Subir” o frontão até o teto, como na 1a. foto abaixo, tbém faz parecer maior.

Na Sala:

1) Não compre a sofás com braços enormes, espaçosos demais. Só eles vão preencher todo o espaço de sua sala e a tornarão menor, sem acrescentar  lugar para mais pessoas sentarem! Quer dizer: O que vc ganha ? Prefira linhas retas e simples, assentos com dupla função (como puffs que se tornam mesas de centro, por exemplo)

2) Ao invés de uma mesa de centro grande, que tal mesinhas pequenas que podem ser separadas ? E tampos de vidro sempre parecem ocupar menos espaço. E tente afastar alguns móveis das paredes.

3) Ao invés de mil objetos de decoração pequenos, invista em poucos objetos de tamanho maior.

4) Escolha uma paleta de cores para todo o espaço, não divida os ambientes (por exemplo, jantar e estar) com cores diferentes. Vai parecer menor.

 No quarto:

 1) Camas com local para guardar coisas embaixo do colchão são uma mão na roda. E se o colchão esconder este local é melhor ainda. Aliás, móveis aéreos (que ficam presos à parede, sem pés) são uma boa idéia sempre.


2) Não compre a maior cama que couber no quarto! Compre a cama com o melhor tamanho para o quarto, que é aquela que permite que vc tenha uma boa circulação por ele.

3) Uma simples prateleira ao lado da cama, ou uma gaveta presa à parede, funcionando como criado-mudo é leve e muito útil.

4) Luminárias pendentes ou presas à parede funcionam quando não há espaço para criado-mudo ou ele é muito pequeno.

5) Use as paredes!

Fotos dos sites e blogs: 1st- opinion, decoratrix, interiorporn, thedesignpad, apartment therapy, onetogo, mdemulher, artezanalnet, casaabril, thediversionproject e automatism

45 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada pela resposta, e desculpe a quantidade de perguntas, estou montando meu apartamento “sozinha” e as dúvidas são muitas, vou tentar não incomodar muito. Bjs,

  2. Oi, Rosangela Reis, minha maior comentarista! rs! O que quis dizer é que é bom repetir as cores usadas em outros itens, que não precisam ser móveis, podem ser objetos de decoração. Qto a madeiras diferentes, vc pode ter em um ambiente sim, sugiro não mais que 2 ou 3 se o ambiente for grande, mas bem diferentes entre sim. E se usar o mesmo tom de madeira em itens diferentes que ele seja realmente igual.
    bjo
    Ro

  3. Rosana, obrigada pela resposta, entendi, é sempre bom não ocupar toda a parede se não houver necessidade. Com relacao a sua resposta “mas o ideal é que existam outros itens com estas cores” como assim, a madeira pode ser de tonalidade diferente ou tem que ser igual?

    Abraços,

  4. Oi, Rosangela,
    Pode sim misturar, laca e madeira, mas o ideal é que existam outros itens com estas cores. 2,55 é muita coisa, vc precisa de tudo isso para o rack? É esta a questão. Espaço vazio é sempre bom. Ou vc pode colocar plantas, puffs para visitas a mais, etc.
    bjo
    Rosana

  5. A parede onde vai ficar o rack da tv tem 2,55 m, o cortineiro 0,15. Ñao sei se faço o rack em toda a extensão da parede ou se deixo alguns cm antes de começar. Não tenho paredes laterais, de um lado é a cortina e do outro a sala de jantar. As caixas de som estão no teto.

    Outra dúvida, posso fazer o rack em laca branca e madeira, posso misturar?

    Obrigada,

  6. Oi, Fernando,
    O Roxo é complementar ao amarelo, logo, uma boa combinação tbém, nada neutra, bem impactante. Acrescente objetos nesta cor tbém.
    E parabéns pela ousadia e sensibilidade em relação à cores.
    abs
    Rosana

  7. Oi Rozana,
    Muito obrigado pelas dicas. Estava pensando em colocar um tapeto roxo que vc acha? será q combinaria com o cinza e amarelo?

  8. Oi, Fernando,
    Há diversas opções: um tapete bege claro, tipo areia, clareia e mantem a neutralidade (se o piso é escuro é uma boa opçao). Se não se preocupa com os tons escuros e (ou) o piso é claro, um tapete em preto e cinza claro ficaria bem sofisticado. A largura do tapete deve permitir que haja no mínimo uns 15 cm de cada lado (além do sofá). E ele deve entrar abaixo do sofá uns 15 cm tbém, mais ou menos.
    bjo
    Rosana

  9. Boa Tade Rosana,

    Só complementando a pergunta anterior….
    A parede da sala do meu pequeno apartamento é pintado na cor cinza (dia de chuva), o sofá é na cor chumbo, o piso é na cor bege clarinho quase branco, o rack tv é laca pretocom detalhes amarelo, o quadro na parede atras do sofá é na cor amarela, e tenho outros acessórios amarelo na sala, ainda não tenho cortina, logo estou querendo compra um tapete para a minha pequena sala, mas não sei a cor que ficaria legal. Vc poderia me ajudar na escolha da cor e dica do tamanho do tapete?

    Abraços

    fernando

  10. Bom dia Rosana,
    Complementando a pergunta anterior….
    A parede da sala do meu pequeno apartamento é pintado na cor cinza (dia de chuva) e o meu sofá é cinza chumbo e no ambiente tenho vários acessórios na cor amarelo, logo estou querendo compra um tapete para a minha pequena sala de tv, mas não sei a cor que ficaria legal. Vc poderia me ajudar na escolha da cor e dica do tamanho do tapete?

    Abraços

    fernando

  11. Oi, Fernando,
    Eu não sei a cor do sofá e nem a cor do piso, que seriam importantes para eu dar sugestões mais acertadas.O cinza e o amarelo combinam super bem, se vc quiser manter neutralidade com o tapete pode optar por um cinza ou prata, mais escuro ou mais claro, dependendo da cor do piso (se for escuro, é melhor o tapete mais claro e vice-versa).Se quiser, envie novo comentário informando a cor do sofá, piso e cortinas.
    bjo
    Rosana

  12. Bom dia Rosana,

    A parede da sala do meu pequeno apartamento é pintado na cor cinza (dia de chuva) e no ambiente tenho vários acessórios na cor amarelo, logo estou querendo compra um tapete para a minha pequena sala, mas não sei a cor que ficaria legal. Vc poderia me ajudar na escolha da cor e dica do tamanho do tapete?

    Abraços

    fernando

  13. Olá Rosana, enviei um email para você sobre projeto de cobertura aqui em Niteroi/RJ e aguardo sua resposta o mais breve possível.
    Obrigada,
    Nilma

  14. Oi, Fabia,
    Se vc mora no RJ e Sp eu tenho arquitetas/designers que podem lhe dar uma consultoria ou fazer um projeto. Caso esteja interessada, envie e-mail para [email protected].
    Se tiver uma dúvida específica sobre a decoração de sua sala, pode enviar a questão para o mesmo e-mail que lhe respondo. Disposiçao geral ou decoração geral é um projeto.
    bjo
    Rosana

  15. Oi, RUbens,
    Infelizmente não sei o nome da cor, mas sugiro que vc escolha, na loja, cores similares e compre 3 amostras diferentes e pinte quadrados de 1×1 no seu apartamento. As cores mudam muito de monitor para monitor e, pior ainda, de ambiente para ambiente. É importante que vc use a cor no ambiente para ver o efeito dela nele.
    abs
    rosana

  16. Olá, gostaria de saber o nome e a marca da cor dessa tinta q usaram no quarto da foto. Eh amarelo mas queria saber o nome exato pra poder pontar meu apartamento nessa mesma cor. Desde já obrigado.

  17. Oi, Fernanda,
    Ainda não , a não ser que sejam do RJ, pois tenho parceiras aqui. Estou fechando novos parceiros, logo, logo, para SP, que acho que é a sua terra, né ?
    aguarde que te aviso
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui