Chega uma hora em que vc quer mudar e renovar aquela cozinha que vc não aguenta mais olhar: Trocar o fogão por cooktop e forno embutidos (que afinal, hoje estão mais acessíveis e são tão lindos!) , instalar uma coifa muito da chique e tal…. Muita calma neste momento, viu?  Vou lhe dar algumas informações que não se fala muito por aí mas são essenciais!

Isso é óbvio mas algumas vezes o óbvio não é pensado: Um fogão é um só equipamento, já o cooktop e o forno são elementos separados que podem ser posicionados de diversas formas. Veja só:

amandocasandoedecorandoa848db3e74

Um fogão de piso: É necessário o espaço livre e a instalação da tubulação de gás e elétrica.

casaefesta100-cozinhas-pequenas-decoradas-inspire-se-nas-ideias-37

Um fogão embutido: É necessário construir um nicho para instalá-lo, assim como a tubulação de gás e elétrica.

desiretoinspire 14-duplex-home-design

A melhor forma de usar cooktop+forno: O cooktop (este é por indução, aquela placa fina preta), depois uma pequena bancada para apoio  e depois o forno em uma altura que facilita a colocação e retirada dos recipientes.

Note que quase toda a área abaixo do cooktop fica livre para guardar coisas, mas não se “ganha espaço” com isso  pq o forno vai estar em outro lugar, é claro !  Ele pode até ser colocado abaixo do cooktop, mas perderia a vantagem desta posição que facilita o manuseio.

Outro ponto importante é que tanto para a instalação do cooktop quanto para a instalação do forno são necessários nichos específicos e tubulação de gás e elétrica… Quer dizer: É um pouco mais complicado…

E o mais importante: É IMPRESCINDÍVEL seguir as instruções dos manuais dos equipamentos para a correta execução do projeto. Então, escolha estes equipamentos ANTES de fazer o projeto dos móveis.

Agora vamos prá história da coifa, depurador e tal;

COIFA é um equipamento que retira o ar fumacento da cozinha usando um motorzinho e joga lá fora de casa. Já o DEPURADOR pega o ar fumacento, dá uma filtrada nele e coloca na cozinha denovo, não joga lá fora.

Há equipamentos que podem ser usados como coifa ou depurador.

Além disso, para jogar o ar lá fora de casa, a COIFA precisa de um duto (um tubo) que vá até um “buraco” da parede para o exterior.

Este desenho peguei aqui: http://babuchydecor.blogspot.com/2011_03_01_archive.html (ótimo post sobre o mesmo assunto)

Então a coifa é super legal, prá que este tal de depurador? Porque o seu prédio por exemplo, pode não permitir que vc faça buracos para o exterior ! Então, descubra isso antes de comprar aquela super coifa caríssima que vc só vai usar como depurador…

Além disso, se sua cozinha é bem ventilada e vc tbém não é fã de frituras, talvez vc não precise de coifa. O depurador resolve.

Outras 2 coisas: 1)  Há coifa de parede (que encosta na parede)  e coifa de Ilha. 2) A coifa tem que ser compatível com o fogão: Qto maior o fogão, maior a coifa. Escolha corretamente.

 

Foto 1 – Depurador; Foto 2 – Coifa de Ilha; Foto 3 – Coifa de Parede

E o mais importante, de noooovo! Vou repetir pq é muito importante mesmo! É IMPRESCINDÍVEL seguir as instruções dos manuais dos equipamentos para a correta execução do projeto. Então, escolha estes equipamentos ANTES de fazer o projeto dos móveis.

Fotos e sites: casa abril, delikassen, adiaryoflove, amandocasandoedecorando, desire to inspire

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Roberta,
    Realmente uma solução criativa e simples (como quase tudo que é criativo mesmo, né ?) Mas as condições ajudaram bastante, certo ? Se vc quiser enviar fotos eu posso postar sim. Quem sabe ajuda alguém com a mesma situação ? Envie para [email protected],ok ?
    E muito obrigada por escrever
    bjo
    Rosana

  2. Minha soluçao foi super hiper simples: qd desenhei a cozinha pedi ao marceneiro que fizesse acima do fogao uma caixa de lambri..
    vale informar que o fogao fica com seu lado direito na parede que da numa varanda da minha casa ok?
    O que aconteceu entao: compreu um exaustor na Leroy Merlin daqueles baratos mesmo,instalei na parede que da pra varanda DENTRO dessa caixa…
    A caixa serve de concha captando a fumaça e o exaustou xupa a fumaça pra fora. Ate mostro pras pessoas q aqui vem e duvidam da eficiencia da minha engenhoca tao simples..ai acendo um incenso e eh impressionante como a fumaçinha vai pro exaustor igaul fumaçinha de desenho animado.Pena eu n poder postar foto aki..senao o faria pq essa foi uma soluçao rapida barata e q funciona MESMO!

  3. Que post bem na hora certa, estou me organizando para montar minha cozinha e foi super conveniente essas informações!!! Eu achava que poderia montar a cozinha e só depois escolher coifa, forno e cooktop…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui