Dias atrás fiz um post sobre quartos de crianças compartilhados mas uma leitora (A Rebecca) pediu que eu falasse sobre compartilhamento de quartos para crianças de sexos diferentes.  Vou lhe contar: Além de lidar com os pequenos quartos de hoje para dividir entre 2 irmãos, eles ainda serem um menino e uma menina…. Não é fácil mesmo! Então resolvi fazer este post só sobre este assunto. Espero que vcs (e a Rebecca) gostem!

Há diversas situações diferentes que necessitam de “estratégias” diferentes:

1) Quando há um bebê e uma criança maiorzinha: O bebê  não vai fazer questão de uma cor ou outra, né ?  O importante é ter um bercinho legal, lugar para ser amamentado e limpo, luz e ventilação. Ouça e aceite, dentro do possível, os desejos da criança maior. Ele ou ela precisa sentir que estar ganhando e não perdendo.  Crie um ambiente para ela (nem que seja só na cor das paredes em torno da cama), mantenha separados seus brinquedos e roupas. Se possível, faça uma separação (estante ou divisória ou cortina) entre os espaços das 2 crianças. Se a maiorzinha já puder ficar em uma cama suspensa, pense em um beliche com um berço na parte inferior (neste caso, o pé direito tem que ser alto…)

abril quarto-menino-menina-4

dividir-quarto-05

pinterest 55535c7959c3

2) Quando os dois tem idades próximas e são grandinhos: Aí vc tem que ouvir os 2. Peça que escolham 2 cores que adorem e 2 que odeiem e tente usar, no canto de cada um, a cor que adorem e no canto do “outro” a cor que o “um” não odeie. Se um odiar as cores que o outro adora, seja democrática(o): coloque as paredes neutras e use as cores que cada um gosta nos detalhes dos seus cantos. Eu sempre acho que, para qualquer idade, é necessário o mínimo de privacidade e, ao mesmo tempo, ter uma área comum – uma mesa de estudos, por exemplo. Beliches são ótimos e se os 2 quiserem ficar “em cima”, combine um rodízio para resolver a questão. Use prateleiras nos lados de cada um para que coloquem suas coisas, deixe-os decorarem  seus cantos e divida o espaço dos armários entre eles.

mamaepratica cortina

menino-e-menina-casa.abril2_

mamaepratica listrados

morandosemgrana como-decorar-um-quarto-compartilhado-entre-irmaos-5

3) Quando as idades são bem diferentes: Sugiro o mesmo que no item acima, mas neste caso, a privacidade e separação entre os ambientes das 2 crianças é muito importante. Beliches podem continuar sendo uma boa ideia. E neste caso também, as cores neutras criam menos problemas.

via home styling blogspot

(Particularmente não gostei desta decoração e este quarto é enorme, mas foi o único exemplo que achei perto da ideia do que poderia ser um bom quarto para uma menina já bem grande – 10 anos, por exemplo, e um menino bem menor – o móvel dá privacidade e é vazado, permitindo passar luz e ventilação)

quarto-criancas-4lojasdk

(Trocando objetos e roupa de cama este quarto seria tbém bom para menino/menina de idades bem diferentes, já grandinhos)

alovelylark _Y3s9Yjgn_c

(Idades diferentes mais ainda bem pequenos, tipo menino com 3 e menina com 6/7 anos)

O ideal, nos casos 2 e 3 é que cada um tenha uma cama de solteiro ou que haja um beliche. Somente em último caso mesmo escolha bicamas. No primeiro e no terceiro caso, evite ter televisão no quarto… É péssimo para um bebê e no caso de idades muito diferentes, é briga na certa!

(Vou lhe contar: É difícil achar fotos de quartos pequenos para 2 crianças de sexos diferentes! Mas espero que vcs tenham compreendido as ideias)

Fotos dos sites e blogs: alovelylark, lojasdk, home styling, morandosemgrana, mamaepratica , casaabril e pinterest

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi Amanda! veja estas possibilidades para 2 crianças e veja se consegue colocar alguma e mais o berço da seu bebê: https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/12/10-quartos-pequenos-para-mais-que-uma-crianca/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/03/quartos-de-crianca-com-beliches/
    Caso não consiga, envie um e-mail para mim com fotos e a metragem do quarto. ([email protected])
    bjo
    Rosana

  2. É bem complicado achar uma decoração legal pra conseguir decorar o quarto tenho uma menina de 8 anos e um menino de 4 e agora vai chegar outra mocinha kkk preciso de ideias urgente não sou criativa e isso mim deixa as vezes bem frustrada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui