Oi, Pessoal! Senti a falta de vcs, viu ? Problemas na carcaça que minha alma carrega me deixaram fora do ar por uns dias, mas estou de volta ! 🙂 E continuando a série do que NÃO fazer na sua casa, Veja aqui O que NÃO fazer no quarto de casal, este ambiente tão importante para a saúde de toda a casa que merece toda a atenção do mundo!

O que NÃO fazer no quarto de casal

O que NÃO fazer no quarto de casal

Esteja onde estiver a janela e principalmente se o sol da manhã bater onde ela está, a cortina e/ou persiana deve lhe proteger da luminosidade (a não ser que você queira acordar com as galinhas ou tiver o sono tão pesado que nem um holofote te acorde). Escolha cortinas com tecidos não translúcidos e grandes o bastante para não deixar escapar a luz nas laterais, como esta.

makingitlovelycom

Neste quarto a cama “invade” a área da janela dificultando que qualquer cortina ou persiana faça o seu serviço… Não parece haver espaço para a cortina ficar atrás da cabeceira e se houver, é meio complicado e apertado, né não ? Além disso, ninguém merece este monte de lâmpadas logo acima da cama, tá vendo ? Só funciona em foto.

quarto2achados

O gato é lindinho mas o que estou lhe mostrando mesmo é este tampo de vidro bem pontudo, pertinho da cama… Perigo à vista, concorda? Então, é melhor evitar: um móvel mais estreito e/ou mais baixo, com quinas arredondadas resolve.

Robinson_Casa_Pal_Pang_Another_Design_afflante_com_4

Eu também adoro o espaço enorme que este quarto tem, mas deixar toda esta área da parede da cabeceira sem nada não dá uma depressão ?  O formato dela e estas cores tbém ajudam a piorar a situação… Evite isso, principalmente se seu quarto tem pé direito alto: Um painel, quadros, prateleiras, enfim… tanta coisa pode preencher este vazio, gente!

fiosmesacopos1lydia

Tudo bem ser “descolado” e resolver fazer umas coisas diferentes, mas estas “soluções” que parecem um quebra ganho enquanto a mesa de cabeceira não vem são bem desestimulantes em um quarto… Evite.

home adore008-scandinavian-apartment-soma-architekci

A iluminação é um capítulo especial em um quarto. Pois veja se tem sentido colocar luminárias deste tipo e nestas alturas acima de uma cama ?

contemporisttb_170413_13-940x1410

Outra coisa que não entendo é esta mania de colocar spots na direção do rosto da gente acima da cama. A ditadura acabou por aqui e tortura é crime. E não vá dizer que funciona para ler porque não funciona – é só pensar em que posição você vai ter que colocar o livro e a sua cabeça para não haver sombras!

decophotoqtominimo

Se você quer ou precisa colocar a cama encostada em uma parede, evite a possibilidade de, no meio da noite, “cair” no espaço que  deixou entre o colchão e a parede, ok ? Use camas cujo colchão fique rente à parede. E para melhorar o conforto, revista a parede com mdf, madeira…. até papel de parede já ajuda a evitar a parede fria.

HGTV DP_Gacek-Design-Group-blue-master_h_lg

Para evitar o indesejável torcicolo, coloque a tv (se vc quiser tv no quarto) em uma altura tal que consiga ver bem deitado. A não ser que vc só veja a tv sentado(a) na cama, o que não é muito comum.

apartmentcolocariadivisoria__w_540__s_fit

Se você tem um só ambiente para usar como estar e quarto é legal colocar uma divisória (um biombo, uma estante estreita..) entre as duas áreas. Assim as visitas e você vão se sentir mais á vontade, concorda ?

 artinterior1536496h415

Uma coisa importante que muita gente esquece: Roupa de cama ocupa espaço, sabia ? Então, seja ao planejar um móvel como este ou ao comprar uma mesa de cabeceira, considere um espaço de 5 a 8 cm de folga para não ficar esta coisa feia aí.

micasarevistaquarto1

Finalizando, ao criar nichos na cabeceira da cama pense em uma boa altura para vc não acordar com a cabeça dentro dele. Ele não deve ser tão baixo nem atrapalhar se vc tiver o costume de sentar na cama, por exemplo.

Detalhes, Detalhes…mas tão importantes!

E veja também:

O que NÃO fazer no banheiro ou lavabo

O que NÃO fazer no Home-office

O que NÃO fazer no quarto do bebê

O que NÃO fazer na cozinha

O que NÃO fazer na sala de estar

O que não fazer na sala de Jantar 

O que não fazer no jardim, varanda ou quintal 

23 COMENTÁRIOS

  1. ADOREI esses posts do que NÃO FAZER nos projetos/decoração dos diversos espaços. Vejo muita coisa “idiota” que só tem beleza ( às vezes, nem beleza tem! ) mas funcionalidadezero!!!
    Esses programas de decoração e / ou reforma que vemos na televisão apresenta esse mesmo problema: bonito na foto (???) mas pára por aí.
    Você foi ÓTIMA. Parabéns!!

  2. Oi Rosana adorei seu blog . Precisava muito de uma sugestão sua para meu quarto.pois quero comprar uma cabeceira e criados mas não sei a cor certa para combinar com o guarda roupa. Teria como eu te mandar uma foto por email para uma sugestão sua?

  3. Oi, Hébia!
    Obrigada!
    Olha, foi exatamente isso que fiz no meu quarto. Funciona para mim super bem! E ainda permite controlar muito bem a quantidade de luz no quarto durante o dia…Eu adoro esta solução.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Ana!
    Inscreva-se aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?email=+&uri=simplesdecoracao&loc=pt_BR
    bjo e obrigada!
    Rosana

  5. Oi, Rosana!
    Adoro a sua forma leve e descontraída de postar. E confesso que aprendo e me divirto muito com a série “o que não fazer”.
    No momento estou buscando uma inspiração.
    Sei bem o que é acordar com as galinhas… No meu quarto tenho persianas horizontais de alumínio e, realmente, elas permitem a passagem dos primeiros raios solares.
    Sofro muito com isso…rs
    Como solução, eu poderia instalar cortinas de tecido, deixando as persianas de fundo, para que elas funcionem como uma espécie de blackout?
    Desde já agradeço a sua ajuda!
    Beijo!

  6. Pena que não encontro em nenhum site exemplos como o meu quarto, com uma pilastra estrutural ao fundo de onde deve ser minha cama e ainda um ar condicionado que não dá pra trocar.

  7. OI, Catarina!
    Puxa, muito obrigada!
    Fico muito feliz quando recebo um feedback tão gentil!
    Um beijo
    Rosana

  8. Rosana, adoro seus posts!

    sempre que estou procurando inspiração vejo um montão de fotos e depois venho aqui pra ter uma visão mais “profissional” sobre o assunto.

    Estou adorando essa série “o que não fazer”! ajuda muitoooo! Toda vez que alguém vem me contar algo de decoração lembro das suas dicas 😀

    um beijo!

  9. Sobre o último exemplo : acordo várias vezes para puxar o travesseiro de volta para a cama e, olha, muito torcicolo e a impressão de que não durmo nem metade das 6 horas como mostra meu aplicativo de sono. Pensei que fosse estresse do dia a dia, problema hormonal etc.. mas agora ficou claro que pode ser esse “pequeno” detalhe. Vou ter que eliminar o móvel e instalar uma cabeceira. Paciência agora, rs.

    Estou curtindo demais essa série de posts ~O que não~ ! ^^

  10. Essa série tá otima! A maioria das fotos eu vejo e penso “quero igual!”. Tem que ter um olho bem treinado (e conhecimento, claro) pra sacar essas ciladas. Com a sua pitada de bom humor, os posts ficam uma delícia! (Minha segunda série favorita até agora; só perde pra de estampas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui